TRADUTOR

sábado, 31 de dezembro de 2016

COMO OS BOLCHEVIQUES ORGANIZARAM OS DESEMPREGADOS

Como os bolcheviques organizaram os desempregados
Publicado pelo Socialist Fight britânico, seção do Comitê de Ligação pela IV Internacional, CLQI, do qual o jornal Folha do Trabalhador faz parte.
Por Sergei Malyshev – 1931
Sergei Malyshev discursando em 1926
INTRODUÇÃO
Tendência Leninista Trotskista - 05/1992

Esta nova edição do panfleto de Sergei Malyshev deve despertar mais do que interesse histórico. Publicado pela primeira vez em 1931 sob o título “Conselhos de Desempregados em São Petersburgo em 1906”, trata de um importante episódio da história bolchevique que poucos outros trabalhos abordam. Embora seu autor não fosse teórico, o interesse do panfleto reside em sua vívida descrição das experiências práticas feitas pelos organizadores bolcheviques entre os desempregados na sequência da revolução de 1905. Sua relevância hoje, em meio a uma profunda recessão internacional com vastos bolsões de desemprego "conjunturais" e "estrutural", não deve ser desprezada por nenhum socialista autêntico.

sábado, 24 de dezembro de 2016

SÍRIA - KED

The liberation of Aleppo is a defeat for the international conter-revolution
Reproduzimos abaixo artigo dos camaradas do grupo trotskista Acção Revolucionária Comunista (KED) da Grécia:
"A libertação de Aleppo é uma derrota para a contra-revolução internacional"


15542041_355784268119959_77797534672414294_n
Este é simplesmente um 
maravilhoso 
artigo trotskista ortodoxo. A seguinte passagem se assemelha muito o que nós do Comitê de Ligação pela IV Internacional escrevemos desde 2011 sobre a Líbia e a Síria várias vezes:

"Vocês são partidários do ditador"
"O fato de que tais frases sejam usadas por pessoas que se dizem trotskistas é lamentável, mas é indicativo da degradação de certos partidos que costumavam se dizer trotskistas. Sim, senhores, isso é certo: nós 'apoiamos' Assad - exatamente da mesma maneira que Trotsky "apoiou" Chiang Kai-shek contra o imperialismo japonês. Nós "apoiamos" Assad da mesma maneira que Trotsky tinha "apoiado" Vargas no Brasil e Haile Selassie na Etiópia contra o imperialismo britânico e italiano, respectivamente [13, 14].
Sem deixar de lado as questões que temos de resolver com o regime sírio - como fazemos com todos os regimes burgueses do planeta - e sem dar qualquer apoio político, defendemos incondicionalmente a autodeterminação da Síria contra o imperialismo e seu empenho em dividir e subjugar O país, impondo duplas e tríplices correntes sobre o que resta do povo sírio. O apoio incondicional ao direito à autodeterminação das nações oprimidas é um princípio básico não negociável para os comunistas e é independente dos valores e do conteúdo de classe dos governos desses países ".

22/12/2016 · by kseeath · in english,Αριστερά,Διεθνή,Μεταφρασμένο
This article was originally published in Greek on December 20 2016. By P. Pap. for avantgarde

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A DIALÉTICA DE LENIN

Sobre a questão da Dialética

V.I.Lenin

Introdução

O fragmento “Sobre a questão da Dialética” foi escrito por Lenin em Berna, Suíça, em 1915, encontra-se nos “Cadernos Filosóficos”, entre o resumo do livro de Lassalle acerca da filosofia de Heráclito e o resumo da Metafísica de Aristóteles. No entanto, as referências a “Metafísica” que figuram neste fragmento permitem presumir que foi redigido após Lenin ter lido a obra de Aristóteles. O fragmento é, portanto, uma espécie de balanço do trabalho de Lenin sobre os problemas filosóficos em 1914-1915.

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1925, na revista Bolchevik, o Instituto Marxismo Leninismo, anexo ao CC do PCUS fez a seguinte nota:

"Neste texto, Lenin analisa a dialética da unidade e da luta dos contrários, a concepção metafísica e a concepção dialética do desenvolvimento, as categorias de absoluto e relativo, do abstrato e do concreto, do geral, do particular e do singular, do lógico e do histórico, etc. Ele põe em evidencia o caráter dialético do processo de conhecimento e mostra as raízes gnosiológicas e as raízes de classe do idealismo."

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

SÍRIA - DERROTA IMPERIALISTA EM ALEPPO

Liberada Aleppo, derrotar o imperialismo
em Raqqa, Mosul, Iêmen e Ucrânia!

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional, CLQI

Libertação de Aleppo pelas tropas Síras,
apoiadas pelo Irã, Rússia e Hezbollah
Em todo o Oriente Médio acontece agora uma complexa série de lutas centradas em Aleppo e Raqqa (Síria), Mosul (Iraque) e no Iêmen, nas quais o imperialismo norte-americano está procurando desesperadamente manobrar apoiando-se em vários governos tíeres e forças jihadistas para alcançar seus objetivos estratégicos.

Outras áreas de conflito, como a Ucrânia, refletem esses objetivos também. Estes objetivos são a mudança de regime e a dissolução do Estado na Síria e no Irã e a derrota das forças rebeldes no Donbass, tendo atingido estes objetivos Afeganistão, Líbia e Iraque, a fim de passar para a mudança de regime e a divisão da Rússia e da China.

domingo, 27 de novembro de 2016

FALECIMENTO DE CASTRO E O FUTURO DE CUBA

O Falecimento de Fidel Castro e as perspectivas da revolução cubana hoje

Declaração do Comitê de Ligação pela Quarta Internacional

Fidel Castro foi o último dos grandes dirigentes revolucionário do século XX a falecer. Morreu aos 90 anos de morte natural. É bem verdade que Raul participou igualmente do comando da revolução de 1959 e do Estado dela nascido, mas o irmão mais novo só ganhou algum destaque político mundial após a renúncia de Fidel em 2006, devido ao seu afastamento do poder por causa de uma doença no intestino. Todavia, foi Fidel o principal estrategista e organizador do movimento que tomou o poder do ditador Fulgêncio Batista em 1959 e conduziu Cuba pelas décadas seguintes.

sábado, 19 de novembro de 2016

EUA

Venceu Trump:
A ascensão global da extrema-direita e do fascismo


Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional

A Reação imediata à eleição e ao governo Trump

A eleição de Donald Trump, em 8 de novembro, após a votação britânica do Brexit, em 23 de julho, reflete uma longa e tardia reação política sob a forma de populismo de direita.

O período pós-eleitoral nos EUA está politicamente dominado por duas coisas: O grande número de manifestações em todo o país (e também internacionalmente) e as nomeações do governo Trump, que incluem muitos fanáticos religiosos, racistas e políticos da extrema direita.


Estas manifestações ocorrem sob slogans como "não é o nosso Presidente" e incluem a queima da bandeira americana. A queima da bandeira era uma ação ilegal até 1969. A convicção de que Trump será um presidente ilegítimo baseia-se no fato de que Hillary obteve mais de um milhão de votos a mais do que ele e no caráter muito divisionista, racista, misógino, homofóbico e mais chauvinista de sua campanha para a presidência. O último presidente que enfrentou tal rejeição de sua vitória eleitoral foi Abraham Lincoln, em 8 de novembro 1860, o que resultou rapidamente à secessão de sete estados e na guerra civil.

sábado, 29 de outubro de 2016

VENEZUELA

Que Maduro arme a população para expropiar aos sabotadores da economia do país, agentes do imperialismo que estão matando a população de fome!
Nenhuma confiança no exército e na justiça burguesa!


Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional

A Venezuela está sofrendo um Golpe de Estado. A direita burguesa, agente do imperialismo, está provocando a escassez de alimentos, sabotando a economia para desestabilizar o governo, controla o Parlamento e tenta derrubar Maduro por todos os meios.

Por trás da crise que a população pobre do país enfrenta está uma ampla política de sabotagem econômica e política imposta pelo imperialismo. O principal produto dá Venezuela é o petróleo. O preço internacional do barril de petróleo foi reduzido de 115 para 30 dólares. Essa queda faz parte de uma guerra comercial, um dumping deliberado dos EUA e seus aliados contra a Rússia, Venezuela, Bolívia e Irã. Estes últimos são Petro-Estados que se associaram para resistir a ofensiva imperialista.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

THOMAS SANKARA, HÁ 29 ANOS DE SEU ASSASSINATO

Sankara, el “Che africano”, los límites de un régimen progresivo dentro del estado capitalista
«Aunque los revolucionarios, como individuos, puedan ser asesinados, nunca se podrán matar sus ideas»
Thomas Sankara
Leon Carlos, TMB - Argentina
Thomas Sankara fue asesinado el 15 de octubre de 1987 él estaba al frente del gobierno de Burkinia Faso cuando un golpe del imperialismo lo derroco.

Burkina Faso (antigua Alto Volta) es un país de África Occidental que no pose salida al mar. Ex colonia francesa consiguió su independencia formal en 1960. Hoy es uno de los países más pobres del mundo. La situación actual de Burkina Faso se debe a la explotación e intervención del imperialismo. En el 2007 su población era de alrededor de 14.000.000. El 92 % de su población se dedica a la agricultura a su vez el país cuenta con recursos minerales. Thomas Sankara fue presidente de Burkina Faso.

domingo, 16 de outubro de 2016

VOTAR EM FREIXO CONTRA A DITADURA FUNDAMENTALISTA

Votar em Freixo contra a consolidação da ditadura fundamentalista evangélica das igrejas de Crivela, Malafaia, Bolsonaro e Garotinho!
Marcos Silva, Folha do Trabalhador - RJ
Durante o primeiro turno das eleições, fizemos uma campanha pelo voto nulo ou nas candidaturas do PCO (Rio, São Paulo e Belo Horizonte). Após o primeiro turno ficou bem evidente o que já era esperado: a derrota de conjunto de todas as candidaturas dos partidos de esquerda, com o menor número de votos e grande crescimento dos votos nulos e de partidos clássicos da direita como PSDB e DEM. Essa situação foi consequência do golpe contra o PT e do acovardamento de sua direção e da direção da CUT, durante o processo que culminou no golpe. Nunca houve uma eleição com tantas regras eleitorais com o objetivo de cercear a liberdade política como agora, com toda a fiscalização do TRE sobre os partidos de esquerda. Mas a derrota mais evidente foi que as bancadas evangélicas fundamentalistas cresceram assustadoramente nas câmaras municipais em todas as cidades, principalmente nas capitais Rio e São Paulo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

FURACÃO MATTHEW

Não é a natureza, é o capitalismo

Imagem aérea da cidade de Jeremie, no oeste do Haiti,
devastada pelo furacão Matthew (Foto: Nicolas Garcia / AFP)
Nos dias 7-8 de outubro, o furacão Mattew passou pelo Haiti e EUA. No país mais rico do planeta, o fenômeno fez cerca de duas dezenas de vítimas, no mais pobre do continente, deixou mais de mil pessoas mortas e outras 30 mil desabrigadas. Acaso? Não. Satélites, institutos meteorológicos avançados permitiram aos EUA prever e mensurar a força da natureza, com a evacuação de 500 mil pessoas das áreas de riscos para refúgios. Ainda que a pobreza tenha crescido muito nos últimos 40 anos, em termos gerais, a população dos EUA possui melhores condições para proteger-se. 

O Haiti é hoje o país mais pobre e destroçado da América. Já era antes do furacão e todos os sofrimentos infringidos ao Haiti soam como uma punição exemplar. A dominação imperialista, ditaduras militares, Golpes de Estado, ocupações militares estrangeiras (da qual o Brasil faz parte por mais de uma década), empobreceram o país que no início do século XIX ousou realizar a primeira revolução negra da história. Nem terremoto nem furacão, o Haiti é hoje punido pela revolução negra.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O SECTARISMO GOLPISTA

O sectarismo golpista
Uma ala da esquerda brasileira tornou-se funcional a ofensiva golpista a serviço do imperialismo
Publicado em 29 de setembro de 2016, última atualização 20 de setembro de 2022

Alguns partidos e organizações de esquerda adotaram posições políticas aventureiras que foram funcionais a campanha da direita pelo Golpe de Estado. Na vanguarda, que já se encontrava confundida e desmoralizada pela política de conciliação de classes do PT, a política desses agrupamentos serviu para dividir a resistência e fortalecer a ofensiva ideológica da direita, um caminho oposto ao da construção de uma alternativa proletária e revolucionária a falência do petismo.

A medida em que a ficha cai, a um alto custo para toda a vanguarda e para a nossa classe, a maior parte desse setor vai abandonando a posição original equivocada e migrando para a resistência. Todavia, uma fração cada vez mais minoritária tem se tornado ainda mais recalcitrante e segue ajudando nossos inimigos a imporem um Estado de exceção no Brasil, comemorando a vitória do Golpe, embelezando com uma fraseologia de esquerda os argumentos golpistas e a farsa do "combate a corrupção" e reivindicando, por exemplo, a prisão de Lula.

Mesmo entre os que se somaram a luta contra Temer e os golpistas tardiamente, depois que o impeachment foi aprovado, muitos ainda não reconhecem que existiu um Golpe de Estado no Brasil. Ninguém combate firmemente o que despreza ou subestima. E precisamos de muita força para derrotar o maior ataque aos trabalhadores de toda sua história. Combater essas posições divisionistas dentro da vanguarda em favor da unidade na ação da esquerda contra a ofensiva da direita é a função deste artigo. "Vamos precisar de todo mundo para banir do mundo a opressão", como diz a canção de Beto Guedes.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 - 1o. TURNO

Votar Nulo e nas candidaturas do PCO, denunciar o Golpe e construir a Greve Geral!
Posição da FCT para o 1º turno das eleições municipais de 2016

Atravessamos um grave momento político marcado por um Golpe de Estado. Na falta de resistência a altura, a direita, agente do imperialismo, avança contra os trabalhadores recorrendo por enquanto a manobras parlamentares e jurídicas A estratégia do impeachment é dar um salto de qualidade na opressão política e social do Estado sobre a população trabalhadora e pobre para impor a recolonização imperialista do Brasil. Sendo assim, essas eleições embora formalmente ordinárias são excepcionais. Visam manter uma falsa aparência de continuidade democrática pós-golpe enquanto é ampliado o recrudescimento do regime político e a repressão policial e militar. O resultado principal delas será a legitimação no poder local do centro conservador e da direita reacionária. Prefeitos e vereadores farão a sua parte para auxiliar o governo federal golpista a tornar mais intenso o saque sobre as massas com o aumento de tarifas públicas, o congelamento salarial dos servidores, o estrangulamento da saúde e educações públicas, etc.;

Diante dessa conjuntura os membros do Jornal Folha do Trabalhador decidiram:

1. Não lançar candidaturas próprias de militantes e simpatizantes em 2016;

2. Votar nas candidaturas a prefeito e vereador do Partido da Causa Operária, como instrumento da denúncia do Golpe e da política escravocrata do governo golpista sem ilusões em “eleições gerais” ou “diretas já!”;

3. Onde esse partido não possuir candidatos nós recomendamos a população trabalhadora a votar nulo, em branco ou abster-se;

terça-feira, 6 de setembro de 2016

PANFLETO DA FCT - 7/SET/2016

Do golpe à resistência do povo!

No 7 de setembro comemoram uma independência que não existe de fato no Brasil. Também nesta data, a direita costuma ir as ruas reivindicando a volta da ditadura. Por isso, é um profundo erro que o protesto dos explorados e oprimidos e agora, o GRITO DOS GOLPEADOS, saia dividido em muitas cidades. 

Precisamos acuar a direita e o governo golpista, massificar as manifestações em direção a uma greve geral, que derrote os ataques, o golpe e vire o jogo a nosso favor.

Ao contrário de andarmos para frente, em direção a uma verdadeira independência, o Golpe do impeachment de Dilma foi desferido para aprofundar a dependência do Brasil em relação aos EUA, o parasitismo, a exploração e opressão sobre a nossa classe. O Imperialismo não abre mão de seu controle sobre o Brasil e de toda América Latina, ainda mais agora, em meio a aumento das tensões contra a Rússia, a China e os BRICS.

sábado, 3 de setembro de 2016

TEMER NA CHINA

Acordos de Temer na China indicam que o golpe não foi armado pelos EUA?

Os negócios com a China que agora faz Temer não seriam um fato que desmontaria nossas análises de que os Golpes de Estado tem sido orquestrados pelos EUA, através de seus agentes nacionais (mídia, banqueiros, industriais, partidos de direita,...) para afastar os países golpeados do bloco eurásico? Como então em seus primeiros atos o governo golpistas de Temer amplia os acordos comerciais com a China? E mais, o responsável para anunciar vivamente os novos nove acordos é ninguém menos que o "chanceler" José Serra, principal homem das corporações imperialistas ianques no governo Temer. Brasil e China vão assinar nove acordos comerciais, diz Serra.

domingo, 14 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS DO RIO 2016

Os jogos e a voracidade imperialista
Despejos, higienização, tubo de ensaio da repressão golpista e Guerra fria

As Olimpíadas são mais uma tradição inventada pela burguesia recorrendo a antiguidade clássica greco-romana.

Na Grécia antiga, os festivais sacro-esportivos, realizados de quatro em quatro anos, no santuário de Olímpia em homenagem a Zeus, ainda que bem mais sadios que os jogos modernos, já eram eventos controlados pelos escravocratas. Marcadamente aristocráticos daqueles jogos não podiam participar escravos, estrangeiros (os "bárbaros", segundo a mitologia grega) e as mulheres. (Jogos Olímpicos da Antiguidade).

Nos jogos atuais, as mulheres e os escravos modernos e até os “refugiados” – vítimas das invasões militares, guerras e golpes de Estado imperialistas, como ocorre hoje no Haiti, Síria, Ucrânia – também participam. Além disso, ao contrário da regra que valia na cidade de Esparta, depois das olimpíadas ocorrerão as Paraolimpíadas (7 e 18 de setembro de 2016). Mas todos são controlados e funcionais às grandes corporações. Basta conferir a lista dos patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Internacional, COI: Coca-Cola, Atos, Bridgestone, Dow Chemical Company, General Electric, McDonald's, Omega SA, Panasonic, Procter & Gamble, Samsung, Toyota, Visa Inc., (IOC). Afora todos os demais setores do grande capital, bancos, grandes empreiteiras, mídia, etc. que fazem um festival de marketing e super-lucros do mega-evento mundial em nome do “espírito olímpico”.

sábado, 6 de agosto de 2016

ARGENTINA - CRIMINALIZACIÓN DE LA PROTESTA SOCIAL

¡Abajo la caza de brujas en contra Hebe de Bonafini y a todos los criminalizados por resistir a la ofensiva macrista!
¡Abajo el tarifazo de Macri!

Leon Carlos, Tendencia Militante Bolchevique - Argentina

Como parte de su caza de brujas contra miembros del kichenerismo, que es así como el marcrismos busca una forma de instalar un circo mediático que le sirva para esconder el brutal ataque contra el conjunto de los trabajadores.

Ahora llega el turno de la persecución contra Hebe de Bonafini. Titular histórica de las Madres de Plaza de Mayo. La persecución contra Hebe muestra hasta donde el macrismo intenta allegar en su política persecutoria que va de la mano del gigantesco ajuste que descarga sobre la población trabajadores, mediante tarifazos, elevación de la desocupación para forzar caída del salario real y una inflación que erosiona el mismo salario de los trabajadores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NEOATEISMO E ISLAMOFOBIA

Islamofobia no Brasil e ateísmo pró-imperialista

O governo golpista de Temer-Meireles-Serra-Moraes aproveita agora das olimpíadas para aumentar os mecanismos da repressão e coação contra o conjunto da população trabalhadora. De acordo com os interesses golpistas, essa manobra é fundamental para estabelecer no Brasil um regime contrarrevolucionário que possibilite a ampliação do terror de Estado policial e militar suficiente para executar o programa golpista: privatização da Petrobrás, liquidação do SUS e da educação públicas, aposentadoria aos 70 anos, jornada de trabalho de 80h semanais, etc. Para isso, estão usando o megaevento centrado no Rio de Janeiro, onde os bairros proletários já estão sob ocupação militar através das UPPs, como tubo de ensaio. Um dos ingredientes desta ofensiva está na justificativa para criar artificialmente uma onda islamofóbica no Brasil. Para isso, providenciaram a prisão arbitrária e espetaculosa de vários proletários identificados como “possíveis terroristas” e assim, surfando retardatariamente da “guerra ao terror” imperialista, criam uma histeria com o apoio do bombardeio da mídia venal (Globo, Veja e assemelhados). A islamofobia tem provocado o aumento da xenofobia, do racismo e das agressões contra a comunidade islâmica no Brasil e aos imigrantes e refugiados em geral. Tudo isso, com a ajuda inestimável prestada pelo covarde governo golpeado do PT que aprovou a legislação antiterror contra toda resistência popular a ofensiva patronal e imperialista.

terça-feira, 26 de julho de 2016

THE FAILED COUP

Down with US imperialism and its agents in the Army No political support for Erdoğan’s reactionary government! Self-determination for Kurdistan!
LCFI Statement 23/7/2016On 16 July at 00:15 Gerry Downing of Socialist Fight Britain wrote in his Facebook wall:


Mass resistance to the coup on Friday night,
15 June. Not just AKP supporters.
“Absolutely no support for this coup. As reactionary as Erdoğan is we cannot support a coup by the military in the ridiculous name of ‘democracy’ against an elected government. They don’t call it a revolution as they did in Egypt but this can only benefit the US and NATO in the region. Images seems to indicate that the masses and the left are resisting the coup and it will fail. If it does it will also undermine the autocracy of Erdoğan. Down with the coup! Victory to the popular masses!”

segunda-feira, 25 de julho de 2016

“MAIS” – RUPTURA DO PSTU

O apoio à contrarrevolução na URSS foi para o MAS argentino o que o apoio ao Golpe de Estado no Brasil está sendo para o PSTU

“Aqueles que são incapazes de defender as posições tomadas, nunca conquistarão outras novas”. Leon Trotsky

Segundo o PSTU brasileiro, no final dos anos 80,
“o MAS se transformou no maior partido trotskista do mundo, chegando a contar em suas fileiras entre sete e nove mil militantes. Isso se expressava diretamente na venda do Solidariedade Socialista, com uma média de 20.000 exemplares semanais, alcançando picos de 80.000 periódicos vendidos. ” (O Movimento ao Socialismo, da Argentina, foi um dos maiores partidos trotsquista do mundo, 30/09/2014). [1]
Se tomarmos como verdadeiros os números fornecidos pelo PSTU acerca de seu partido mãe e levarmos em conta que a população argentina tem sido em média 1/5 da população brasileira, nove mil militantes na Argentina equivaleriam a 45 mil militantes no Brasil. O PSTU, nascido em 1994, embora seja o maior partido da LIT hoje, nunca chegou a reunir 1/3 dos militantes que reuniu o MAS argentino em seu período áureo.

sábado, 16 de julho de 2016

TURQUIA - UM ESTRANHO GOLPE MILITAR

OBSERVAÇÃO.: O texto abaixo, escrito ao calor dos acontecimentos, foi superado diante dos novos fatos e informações que nos permitiram uma análise superior acerca da conspiração na Turquia, seus atores e seus desdobramentos para a luta de classes e inter-Estados. Essa reavaliação, realizada pelo conjunto dos agrupamentos que compõem o Comitê de Ligação pela IV Internacional (CLQI) resultou na declaração internacional:
"TURQUIA - O golpe fracassado: Abaixo o imperialismo dos EUA e seus agentes no exército! Nenhum apoio político para o governo reacionário de Erdogan! Auto-determinação para o Curdistão!"


Ditador Erdogan aumenta repressão política contra os trabalhadores, muçulmanos e curdos após autogolpe!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

EUA - IMPÉRIO POLICIAL RACISTA

Contra o genocídio negro promovido pelo imperialismo e seu aparato repressivo cibernético!
  
Nos EUA, o Estado policial imperialista assassina três pessoas por dia sem qualquer julgamento ou processo jurídico, em sua maioria negras. Esta violência faz parte da historia dos EUA desde a Lei dos Escravos Fugitivos de 1793, onde as forças policiais caçavam os escravos que tentavam escapar. De lá para cá, sob um rompante democrático, o número de escravos (agora assalariados) caçados, presos e executados só aumentou.

Duas mortes filmadas e viralizadas pela internet de homens negros reacenderam a luta contra o racismo policial. Em Luisiana, Alton Sterling, 37 anos, pai de 5 filhos, vendedor ambulante, foi baleado a sangue frio e sangrou até a morte após ser esmagado por seus dois assassinos policiais entre o para-choque do carro e o asfalto.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

RACISMO BRASILEIRO

O racismo brasileiro, do tipo capitão do mato, é um ingrediente predominante no capitalismo de ontem e de hoje
Humberto Rodrigues

Uma das características predominantes da ideologia dominante no país é o tipo de racismo brasileiro. Este fenômeno tem origem no sequestro de negros de tribos africanas por empresas negro-traficantes portuguesas (com ou sem a colaboração de tribos rivais) para a recriação, em pleno capitalismo, do trabalho escravo (elemento decadente no ocidente desde a crise do império romano).

A metrópole colonizadora do Brasil recriou a escravidão e instaurou o racismo negro. Mas, diferente de outros países, como os EUA, onde também a acumulação capitalista primitiva se apoiou na escravidão negra, no Brasil, acredita-se que o país haveria escapado do preconceito racial, por não parecer tão explicito e contrastante entre a cor da pele do opressor e a cor da pele do oprimido como nos EUA.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

EUA - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Escolhendo o Comandante em Chefe,
que vai dirigir o imperialismo na III Guerra Mundial
Ana Souza, do Socialist Workers League dos EUA

Pela luta dos trabalhadores, oprimidos e imigrantes, o Comitê de Ligação da Quarta Internacional, CLQI, apresenta sua nova seção, a Socialist Workers League, nascida no coração do monstro imperialista norte-americano. A SWL nasce em meio a prova de fogo da nova guerra fria. O proletariado dos EUA, multirracial desde suas origens, precisa assumir seu papel histórico na luta contra o imperialismo, consciente que o triunfo da luta contra sua própria burguesia liberará a si mesmo e ao proletariado mundial.

Prometendo desfazer-se do legado de George Bush Junior, Obama foi eleito surfando em uma onda de otimismo. Mas o seu "Sim, nós podemos" deixou à classe trabalhadora e os oprimidos a decepção do "O que fizemos?". Ao longo desses sofridos oito anos, Obama tem cinicamente implementado a agenda imperialista dando continuidade ao legado de terror de Bush no Oriente Médio, traindo as esperanças da classe trabalhadora e dos oprimidos, ampliando políticas que só aprofundaram a miséria dos trabalhadores após a depressão capitalista de 2008, estendendo a influência dos EUA ainda mais na Ásia, África, e agrupando aliados europeus ocidentais no cerco imperialista na fronteira russa, pavimentando o caminho de uma nova guerra.

O PROCESSO GOLPISTA I

Golpe encaminha-se para o fim de sua
fase "branda", parlamentar
Enquanto PT suspende luta de rua contra governo golpista, alimenta ilusões no Senado, em plebiscito por novas eleições, e outras fantasias suicidas para o momento

Um Golpe de Estado exige pelo menos dois elementos: a destituição do governo de plantão e a imposição dos interesses e do programa do bando golpista que assume o poder sobre o país.

A experiência política recomenda aos golpistas que se minimize os custos políticos. Sendo assim, é preciso obter o máximo consenso social e a aparência mais democrática possível para romper a própria ordem democrática estabelecida. A orientação predominante do imperialismo para a América Latina entre as décadas de 60 e 80 basearam-se no tripé Golpes de Estado-Ditaduras militares-Regimes fascistas. Isso resultou em um trauma social muito grande. Sendo assim, os golpes de Estado versão 2.0 em nosso continente, em Honduras, Paraguai, Guatemala, Brasil, possuíram, pelo menos a primeiro momento, uma aparência de Golpe Parlamentar, combinados com alguma operação jurídica que justificasse a derrubada do governo.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

A ESQUERDA REFORMISTA E A ILUSÃO NA DEMOCRACIA BURGUESA

A esquerda reformista e a ilusão na democracia burguesa

Uma semana depois de invadida pela Polícia Federal, a sede nacional do PT, em São Paulo, foi alvo de um ataque fascista na madrugada no dia 30 de junho de 2016. Um dos agressores foi preso, confessou o crime, fez ameaças ao partido e a seus integrantes, dizendo que repetiria o ataque e foi liberado pela polícia (G1).

A última vez que partidos de esquerda tiveram sedes invadidas por policiais e atacadas pela direita foi após o golpe de 1964, durante a ditadura militar.

A demonização e a criminalização do partido feitas pela mídia, polícia, judiciário e pela própria direita, pavimentam o caminho dos ataques.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

PLEBISCITO BRITÁNICO

¡Derrotismo ante a los imperialismos de EUA
y UE, y ante la derecha imperialista británica!
¡Por los Estados Unidos Socialistas de Europa!
Por Leon Carlos

El plebiscito de 23 de junio decidirá si el Reino Unido permanecerá o no en la Unión Europea.

Los campos están divididas entre el imperialismo estadounidense el francés y el alemán, además de un sector del imperialismo británico que están por la permanencia de Gran Bretaña en la Unión Europea y un sector del propio imperialismo británico de la salida de Gran Bretaña de la misma Unión Europea (UE).

La enorme mayoría del imperialismo, con la mayoría de los laboristas y parte de los conservadores, esta por la permanencia del Reino Unido en la UE.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

CARTA SOBRE A LUTA NA FRANÇA

Jovens e trabalhadores franceses anunciam Greve Geral para 14 de junho, durante a Eurocopa
“À medida em que esta lei toca a economia dos trabalhadores, vamos atingir a economia do Euro... até que seja retirada”
Joana Ferreira

Reproduzimos abaixo um importante relato enviado de Paris pela companheira Joana Ferreira, sobre as greves que sacodem o país. A população trabalhadora e a juventude francesas vem sendo ameaçada de perda de direitos históricos similares as medidas do governo golpista de Temer (ataques que Dilma já havia anunciado e iniciado). Assim como aqui, a alegação é a de que a flexibilização trabalhista diminuirá o desemprego. Buscando recuperar seus lucros aumentando a exploração e o parasitismo estatal, os patrões querem impor o tal “negociado sobre o legislado” com negociações individuais ou sob condições desfavoráveis para os trabalhadores e rever os direitos conquistados coletivamente e estabelecidos em períodos favoráveis aos trabalhadores (ascenso operário e estudantil, existência da URSS e dos Estados operários do Leste europeu com pleno emprego e acesso gratuito a saúde, educação que obrigaram as burguesias da Europa Ocidental a instituir o “Estado do Bem estar social”). Segundo o relato da companheira, os lutadores sociais que ocupam as ruas e os locais de trabalho e estudo hoje na França estão determinados porque sabem que estão ameaçados estabilidade e segurança e prometem paralisar tudo. Assim como o Brasil está às vésperas das Olimpíadas, a França sediará a Eurocopa em algumas semanas. As centrais sindicais francesas ameaçam com uma greve geral se o governo não recuar. Aprendamos, mais uma vez, com a luta de classes na França.

domingo, 5 de junho de 2016

FOLHA DO TRABALHADOR 27

Folha do Trabalhador 27

Sumário

EDITORIAL
Unificar as lutas para derrubar o governo golpista de Temer

APRENDENDO COM OS MESTRES
“Não somos um partido igual aos outros”
LEON TROTSKY


NACIONAL

O projeto econômico das corporações dirige o golpe
PROF. DR. FÁBIO SOBRAL

CONSTRUÇÃO CIVIL – SP
Operários fazem greve, arrancam aumento, mas poderiam ter conquistado mais se não fosse a burocracia sindical tucana, pelega e golpista da Força Sindical
DAVI LAPA, OPERÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDUCAÇÃO
"Escola sem partido": ou da inauguração do professor ameba!
GÍLBER MARTINS DUARTE - SOCIALISTA LIVRE

Esquerda pequeno-burguesa e direita, unidas pelo Estado Penal
EDIMILSON ROSÁRIO

quinta-feira, 2 de junho de 2016

RACISMO E TERRORISMO DE ESTADO

Esquerda pequeno-burguesa e direita,
unidos pelo Estado Penal

Edimilson Rosário

Após a grande repercussão dos fatos ocorridos no morro da Barão, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o tema estupro tem sido o foco da grande maioria das discussões na grande mídia, na direita e na esquerda pequeno burguesa. Esse tema obteve o êxito de unificar os discursos desses segmentos sociais aparentemente antagônicos, já que até poucos dias antes se digladiavam sobre a questão do golpe de Estado no Brasil. É como se essa diferença houvesse sido colocada em segundo plano para que corpos aparentemente diferentes se unissem em um só brado: mais Estado penal! Entre as propostas da direita e da esquerda pequeno burguesa  a única divergência é sobre qual deverá ser o tamanho da mão punitiva do Estado pós golpe. Mas, o consenso é que ela precisa aumentar e muito.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - SP

Fim da greve dos trabalhadores da construção civil

Davi Lapa, operário da construção civil e dirigente da FCT


Depois de três dias de greve na construção civil de São Paulo, o sindicato chega à um acordo com os patrões com aumento de 9,83% mas não obteve um aumento real de salário, o vale refeição de $19,00 para $ 20,00, vale alimentação de $240,00 para $265,00 em maio e $275 para setembro.

Num momentos em que os trabalhadores da construção civil vem pagando com demissões que chegam a meio milhão, nem sequer foi colocado na mesa o fim das demissões no setor. Os patrões que nos últimos anos ganharam fortunas e não deram aumento real de salário, agora querem com a conivência do sindicato que os trabalhadores paguem pela crise.

domingo, 29 de maio de 2016

UNIFICAR AS LUTAS CONTRA O GOVERNO GOLPISTA

Unificar as lutas para derrotar o governo golpista de Temer!
Construir comitês populares contra o golpe!

O movimento de massas segue em um crescente graças ao repúdio ao Golpe mas sobretudo já as medidas de Temer que provocaram um desgaste precoce do governo golpista. Isso vai aumentar com o arrocho salarial e nos programas sociais. Milhões de pessoas vão voltar a sentir fome, o que é ainda um grau abaixo à pobreza, para os que estão sendo jogados de volta na miséria. Milhares vão ser despejadas com o encarecimento das prestações do Minha Casa Minha Vida ( + ). Arrestos de bens vão acontecer para muitos que além de endividados também estão sendo demitidos ou tendo salários diminuído. A tragédia na saúde e na educação vai aumentar e jogar gasolina nos protestos com ocupação já em curso pelos secundaristas.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

GREVE DOS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL - SP

Os peões vão à luta!
Davi Lapa, operário da construção civil

Os trabalhadores da construção civil de São Paulo realizaram uma greve por tempo indeterminado no dia 23 de maio por reajuste salarial. A greve durou três dias e conseguiu arrancar um reajuste salarial de 9,83%.

O sindicato dos patrões, Sindusconsp, havia prometido dar uma contraproposta sobre a Convenção Coletiva de Trabalho até o dia 10 de maio, mas não o fizeram até o dia 23, desprezaram a categoria e seu sindicato e mantiveram a proposta de reajuste abaixo da inflação e diferenciado por faixa salarial.

O sindicato dos trabalhadores, Sintraconsp, reivindicava a recomposição do INPC, de 9,83%, além do reajuste de 18,99% do vale-refeição, elevando seu valor de R$ 19 para R$ 22,60. Do nosso lado, temos o nosso tamanho como poder de pressão sobre os patrões. Poderíamos ter arrancado muito mais do que essa inflação oficial e esse mísero reajuste no vale. Na base de nosso sindicato somamos mais de dez mil canteiros de obras, reunindo cerca de 270 mil trabalhadores.

ACUERDO EUA-VIETNAM

Se estrecha el cerco imperialista en el Pacifico
Leon Carlos, Tendencia Militante Bolchevique, Argentina
Do original no blog da TMB

La vuelta de negociaciones militares para venta de armas de EUA a Vietnam forma parte de una maniobra para aislar al núcleo euroasiático como el caso de Cuba, aprovechando que Vietnam ya pacto con el Imperialismo el inicio de la restauración capitalista ya en el acuerdo de fin de la guerra. El fin del embargo de armas para Vietnam presentada como medida generosa de la Casa Blanca en realidad beneficia al Complejo Militar Industrial estadounidense.

Por lo que se ve el interés de EUA es hacer un cordón de seguridad contra China. Para eso entre otras cuestiones, necesita desplazar a Rusia en su rol de proveedora de armas a Vietnam. Para así garantizar que Vietnam se encuadre en su cordón de seguridad estratégico que el propio imperialismo está haciendo sobre China. En el caso de Vietnam el propio imperialismo agita también oposiciones comunes frente a China la cuestión cada vez más caliente de las disputas territoriales en el mar de la China Meridional.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

O VAZAMENTO DE ROMERO JUCÁ E O MITO DA "LAVA JATO"

Uma espada de Dâmocles sobre um castelo de cartas
O golpe não foi um pacto para deter a lava jato. A operação judicial é um mecanismo de achacamento permanente do imperialismo sobre a cabeça dos golpistas e do conjunto da burguesia nacional


O vazamento das conversas comprometedoras de Romero Jucá, um dos principal articuladores do Golpe de Estado que deu posse ao vice-presidente, tende a levar a queda do recém empossado Ministro do Planejamento e fragilizar muito o governo Temer, o Breve. Jucá praticou o mesmo crime pelo qual Lula e Dilma são acusados pelo delator-bomba Delcídio Amaral: tentar brecar a super-poderosa operação Lava Jato.

Essa crise, reforçou a crença em um mito, o de que o impeachment foi um pacto momentâneo entre os golpistas para deter a todo-poderosa operação Lava-Jato, antes que todos os principais políticos burgueses do país, corruptos por natureza, fossem tragados pela investigações. Acreditar nesse mito é um profundo equívoco para os que lutam contra o golpe e pelos direitos e interesses dos trabalhadores.

Romero Jucá quer livrar-se do acosso da lava jato? Sim. Mas a operação judicial nucleada no "tucanistão PR-SP" obedece ao imperialismo, persegue os capitalistas que se associaram ao PT como os das empreiteiras para fabricar delações premiadas contra esse partido, mas também chantageia ao conjunto da quadrilha golpista que assumiu o governo (PMDB, PSDB, PP, Aécio, Jucá, Cunha, etc.) para achacá-la permanentemente para que vá até o fim no cumprimento dos interesses geoestratégicos dos EUA, mentor principal dos Golpes de Estado.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

TEMER ENCARCERA DILMA

Temer prende Dilma
Abaixo a ditadura de Temer!

Nada a Temer se não o correr da luta!

Temer encarcera Dilma no Palácio da Alvorada. A presidente golpeada pelo traidor agora está cercada por um aparato policial e militar que a impede de receber visitas e se deslocar.

Quem denunciou foi o Senador do PT Jorge Viana denuncia: Acesso a Presidenta Dilma, no Palácio do Alvorada, está sendo controlado por forte esquema militar. Ninguém pode visitá-la, sem autorização prévia dos golpistas que mantém a Presidenta (veja o vídeo com a denúncia do Senador aqui)
O governo golpista é muito frágil, se desgastou vertiginosamente em meros 7 dias, quando já fez cerca de 30 medidas draconianas contra a população (ver abaixo.

Temer precisa urgentemente apelar para a ditadura, precisa agir rápido para liquidar qualquer resistência e neutralizar os adversários.

Precisa terminar de derrubar Dilma, estabelecer uma ditadura antes que ele mesmo caia. Com a ajuda da mídia golpista (Globo, Veja e Cia.) continua tentando convencer que os direitos do povo são privilégios, e que os privilégios da elite são direitos.

Ontem os golpistas condenaram José Dirceu e Vaccari a 23 e a 9 anos de prisão, hoje Temer encarcerou Dilma, amanhã pode ser Lula. Cunha anuncia que está de volta e mantém o controle da Câmara, dando as cartas no governo Temer,...