TRADUTOR

quinta-feira, 10 de março de 2016

GOLPE E GUERRA FRIA

Qual a relação entre a ofensiva da direita no Brasil
e a nova guerra fria dos EUA contra Rússia e China?
Texto extraído do jornal da FCT,
Folha do Trabalhador 25, novembro/2015

A causa principal do Brasil estar ameaçado de sofrer um Golpe de Estado reside na estratégia dos EUA por reestabelecer o controle sobre o governo brasileiro que possuía antes da crise de 2008. A tentativa de amenizar os efeitos da crise no Brasil conduziu aos governos do PT a associarem-se comercialmente a China.

Ainda que a esmagadora maioria das remessas de lucros e de capitais especulativos do Brasil continuem sendo drenados pelo imperialismo, através das multinacionais (características que predominam nas relações de exploração imperialistas), a China tornou-se desde 2009 o principal parceiro comercial tanto nas exportações como nas importações.

Note-se, na comparação entre os dois gráficos, que a remessa total de lucros líquida do Brasil para os países imperialistas é praticamente igual a todo saldo comercial intercapitalista do Brasil com os BRICS. Apesar de vampirizar a seiva das riquezas produzidas no Brasil, o imperialismo não admite a perda crescente de mercados no Brasil e exige retomar o controle comercial e político da maior economia da América Latina, e representante anfitriã dos BRICS na região.

Quem manipula os peões da frente golpista a partir de cima pelo imperialismo é a Embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, quem orquestrou o Golpe de Estado que derrubou Lugo no Paraguai, em 2011, foi expulsa da Bolívia em 2008 acusada de tentar realizar um golpe para derrubar Evo Morales. Liliana coordena a frente golpista composta pelo burguês mais rico do Brasil, um dos donos da AB InBev, a maior cervejaria do mundo, Jorge Paulo Lemann; pela imprensa golpista (Veja, Globo, ...); algumas igrejas fundamentalistas evangélicas, a maçonaria; PSDB; DEM,...

A segunda maior motivação para que parcelas crescentes da burguesia estejam querendo abreviar o 4º mandato do PT está na necessidade do imperialismo e do grande capital aqui instalados em dar um salto de qualidade na exploração da mais valia e dos recursos energéticos e naturais do país (privatização completa da Petrobrás, dos recursos hídricos, etc.), e assim, realizar uma política econômica mais barbarizante das condições de vida da população trabalhadora a fim de fazê-la pagar pela crise econômica.

Sendo assim, os BRICS possuem relações interburguesas entre si, mas é o imperialismo quem parasita enormemente mais a força de trabalho das massas brasileiras e busca acentuar esse parasitismo, derrubando o governo do PT e retirando o Brasil da influência dos BRICS através da atual escalada golpista. Diante da ameaça do Golpe de Estado no Brasil e nos outros povos oprimidos a FCT defende uma frente única anti-imperialista com todos os povos ameaçados contra a direita golpista e pró-imperialista.