TRADUTOR

quinta-feira, 25 de julho de 2013

BOLHA IMOBILIÁRIA

O estouro da bolha aqui, além dos despejos, incêndios criminosos e do parasitismo já sofrido, tende a ser pior para a população trabalhadora brasileira do que foram para nossos irmãos estadunidenses e espanhóis

A crise imobiliária estourou primeiro nos EUA em 2008, onde os endividados devolviam os imóveis, eram despejados e se livravam da dívida. Como ninguém arcou com as dívidas, os ativos tóxicos derivados dos subprimes, a bolha estourou e os EUA se aproveitaram de sua condição de potência imperialista hegemônica para resgatar seus bancos,  exportando a crise ao resto do planeta. Pagou as dívidas imobiliárias com os bancos pintando papel garantido por sua prepotência militar, ou seja, emitindo dólares. Este processo agravou a crise na Europa.

Na Espanha, os endividados devolvem os imóveis e seguem endividados, pois sendo um país imperialista de segunda ordem, os espanhóis não podem recorrer à mesma medida dos EUA, estourando sua bolha imobiliária em 2010.

Neste mesmo ano, o “esperto” governo semi-colonial brasileiro tratou de atrair os grandes especuladores globais,  dando-lhes similares garantias pela especulação imobiliária. A partir do enorme déficit habitacional brasileiro, em que boa parte da população trabalhadora é refém dos aluguéis, o governo do PT perversamente fabricou uma bolha imobiliária no Brasil. Através do programa “Minha casa, minha vida”, uma outra ferramenta do plano de “estímulo ao crédito”, atraiu o capital especulativo para o mercado imobiliário brasileiro - potenciado pela valorização da terra, turbinada pelos mega-eventos - através de uma garantia legal para os especuladores similar àquela dada pelo Estado espanhol, qual seja, a escravidão por dívida, a partir da nova lei do inquilinato de 2010, possibilitando que 1) quem atrasar o pagamento tem 15 dias, depois de notificado, para quitar a dívida. Se não fizer o pagamento e o juiz aceitar a ação de despejo, tem um mês para deixar o imóvel. Antes, esse processo durava, em média, 14 meses e que  2)  nem despejado o trabalhador se livre da dívida. Devolvido o imóvel, ele volta para a ciranda especulativa com valor maior do que no primeiro financiamento (diferente de um automóvel que perde valor de mercado),  alimentando a “indústria do leilão” da Caixa Econômica Federal.


“As famílias brasileiras nunca estiveram tão endividadas. De acordo com os dados mais recentes do Banco Central (BC), divulgados ontem, o nível do endividamento subiu de 43,97% em março para 44,23% em abril. Quebrou todos os recordes desde que a autoridade monetária começou a registrar as informações, em 2005. Isso significa que a dívida total com os bancos representa quase a metade de toda a renda familiar anual... Os números do BC mostram que o aumento da dívida foi provocado por financiamentos da casa própria. Descontados esses financiamentos, o endividamento das famílias ficou estável em 30,47% no mês. Segundo economistas, o dado comprova que o crédito voltado para o consumo não aumentou em relação à renda e que a alta da dívida foi causada pela compra de moradia.” (O Globo - 25/06/2013)

As garantias dadas pelo governo do PT aos especuladores da bolha brasileira herdam o pior das medidas anti-operárias empregadas nos EUA e Espanha. O que faz com que o estouro da bolha aqui, além dos despejos, incêndios criminosos e do parasitismo já sofrido, deva ser pior para a classe trabalhadora brasileira do que foram para seus irmãos estadunidenses e espanhóis. É preciso formular um programa correspondente a estas demandas, que coloque ao lado da luta por um salário mínimo vital,  a criação do 14o salário que incorpore definitivamente aos rendimentos fixos o que hoje é pago em forma de PLR, tendo como referência o teto máximo já conquistado;  a abolição de todas as dívidas dos trabalhadores com o pagamento de sua casa própria e a expropriação dos especuladores imobiliários, assim como o congelamento dos aluguéis, juros negativos com o capital comercial e com o capital financeiro, rumo à estatização de todo os bancos, grandes redes de supermercados, lojas comerciais e do grande capital imobiliário sob o controle dos trabalhadores.