TRADUTOR

quinta-feira, 17 de março de 2016

USAR O GOVERNO CONTRA O GOLPE! - DECLARAÇÃO DA FCT 18/03/2016

Que Lula e Dilma coloquem o aparato do
governo a serviço da luta contra o Golpe!

Declaração da FCT, 18/03/2016

Os últimos dois dias deram inteira razão a nossa crítica à tática de Lula de entrar no governo apostando evitar o golpe com a recooptação do PMDB para votar contra o impeachment.

Nem para a posse de Lula Temer ou Calheiros foram, mesmo ganhando, de presente, um ministrinho a mais. Justo o PMDB, que não tem “fastio” por ministérios! Depois de indignar-se com a ingratidão do grande capital, da Globo, e cia que tanto lucraram em seu governo o líder petista deve estar se horrorizando espantado: “Que mundo é esse que não se pode confiar nem no PMDB!”

Está evidente que vivemos uma situação excepcional e apostar na mesma tática que conduziu o PT e seu governo a este beco sem saída só agrava a crise. O que marca o momento é a crise financeira mundial que derrubou os preços dos commodities combinada com a nova guerra fria intercapitalista entre o imperialismo, de um lado, e os BRICS, de outro. Agora, estão sendo pressionados e presos todos os setores da burguesia que estreitaram laços com a administração petista. Oderbrecht, OAS, banqueiros minoritários, sempre foram corruptores de todos os governos, agora que se quer derrubar Dilma é que os velhos e surrados políticos corrompidos, agentes nacionais do imperialismo, desejoso de destituir o governo ligado aos BRICS, recorrem a “luta contra a corrupção”, assim como o imperialismo utiliza a “guerra ao terror” para invadir os países oprimidos mundo afora. Os políticos corruptos do PMDB, PSDB, DEM, PP, etc. são tão mais corruptos que o PT quanto o imperialismo é o maior e mais perigoso terrorista de todo o globo, assim como a polícia é a instituição que mais criminosa contra a população pobre e oprimida. A grande burguesia e a pequena burguesia reacionária se entrincheiram para derrubar Dilma e impedir o PT de voltar ao governo com a prisão de sua maior liderança.

A posse de Lula agora está ameaçada e refém do arqui-reacionário e golpista ministro do STF Gilmar Mendes, para onde foram 6 das ações impetradas para impugnar a posse do líder petista.

Temos que vencer a batalha pela Avenida Paulista no dia 18/03, onde o governo tucano assegurou que vai resguardar o direito da coxinhada se entrincheirar para evitar que os manifestantes anti-golpistas se manifestem. Mas, avisamos que manter-se na atual gincana de disputa de tamanho de atos de rua contra a direita, recorrendo meramente a militância partidária e dos movimentos sociais e o aparato burocrático sindical e popular tradicional não derrotará o golpe!

Sendo assim, embora tenhamos criticado a escolha da tática de Lula, uma vez que ele assumiu o governo, que use o poderoso aparato do governo federal burguês a serviço da luta contra o golpe. Defendemos que ele apele para a única força que pode evitar o golpe de Estado, a constituição de uma frente única de ação antigolpista com todos os que se opõe a ofensiva destes agentes do imperialismo no Brasil.

Por mais que o PT tenha se aburguesado nas últimas décadas é impossível negar categórica e antecipadamente a possibilidade de que obrigados pelas atuais circunstâncias excepcionais Lula e companhia não possam ir mais longe do que queriam no caminho da ruptura com o imperialismo. Exigimos então que se o PT ainda deseja resistir ao golpe que cumpra as promessas que fez a seu eleitorado e atenda as reivindicações mais sentidas da população pobre e trabalhadora. Isso significa a anulação de todas as medidas neoliberais, entreguistas (privatização do pré-sal e da Petrobrás de conjunto), policiais (lei antiterrorista, apoio as UPPs), da era petista, a realização da reforma agrária e urbana, estabelecendo a expropriação de todo espaço de terra controlado pela especulação imobiliária e fundiária, a expropriação da rede globo; um imposto progressivo sobre os milionários.

Que Lula e Dilma façam estas “canetadas” e convoquem a população trabalhadora que ainda não entrou em cena e se encontra atônita e confundida, a defender tais medidas. Apenas medidas efetivas de enfrentamento e disputa do poder que arrastem as massas contra o golpista podem derrotar o golpe em curso.

Simultaneamente a vanguarda classista precisa seguir organizando-se com total independência em relação ao PT e sua política de adaptação passiva as pressões do imperialismo, construir uma oposição operária e comunista ao governo burguês. Alertamos a classe trabalhadora que a tendência majoritária é a de que mais uma vez o PT frustre suas expectativas. Chamamos a frente única com o PT, PCdoB, PDT, etc. contra o golpe, exigimos que o governo jogue todo peso na ação antigolpista, exigimos que o governo arme toda a população pobre e oprimida contra a direita golpista. No entanto, em nenhum momento apoiaremos politicamente o governo, deixaremos de combater suas medidas antioperárias ou criaremos qualquer nenhuma ilusão no mesmo.