TRADUTOR

quinta-feira, 13 de junho de 2013

LUTA PELO TRANSPORTE - 13/05/2013 - 17h00 - Teatro Municipal de São Paulo

Nenhuma trégua ao aumento das passagens!
Liberdade imediata e incondicional para todos os
nossos presos políticos, reféns do Estado capitalista
na luta pelo direito da população ir e vir!
Passe livre e estatização dos transportes 
sob o controle dos trabalhadores!
Folha do Trabalhador # 24 - junho de 2013
Acreditavam que com a repressão policial acovardariam a nossa luta. Mais lutadores se incorporaram a luta e ela se radicalizou!

Acreditavam que as calúnias da mídia isolariam o movimento da população. As manifestações dobraram de tamanho!

Agora apelam para uma velha chantagem patronal que condicionam as negociações a suspensão da luta. Este é o atual intento do Ministério Público paulista que propõe 45 dias de suspensão das manifestações (com manutenção do aumento dos preços) supostamente “enquanto prosseguem as negociações”. Nádia Campeão, vice de Haddad e prefeita interina de São Paulo pelo PCdoB, faz a chantagem de todo o patrão e exige a suspensão das manifestações para “abertura do diálogo”, já antecipando que não pode baixar as passagens. Não podemos depositar qualquer confiança na Justiça deles. A repressão e a calúnia não nos detiveram, nossa luta mostrou tenacidade, persistência e cresceu com protestos localizados e sobretudo com duas manifestações de massa semanais.
Por isso, agora eles querem nos tapear, nos dissolver, apostam no esfriamento do movimento. Por isso, não concordamos em esconder a manifestação longe de locais onde ela se realizou até agora como propõe o dirigente do PSTU, “Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente dosindicato dos metroviários, que também participou da reunião [de negociação] efez questão de deixar claro que a suspensão dos protestos durante o período doacordo diz respeito às manifestações em vias públicas mas que os encontrosserão mantidos em espaços como o Parque do Ibirapuera.” (FSP, 13/06). Isso tá errado como mais ainda esteve o fato do PSTU e da Conlutas na frente do sindicato dos metroviários defenderem o aborto da poderosa greve dos metroviários por míseros 8% de reajuste salarial. Hoje, os ferroviários de dois sindicatos da CPTM realizam uma heroica greve contra o Estado patronal sem contar com uma greve de seu irmão mais forte, os metroviários que seguem com salários igualmente defasados. Todavia, segue sendo crucial para nossa vitória a unificação das lutas dos trabalhadores dos transporte, da juventude e doconjunto da população trabalhadora e usuária.

O conjunto da burguesia e suas instituições se unificam para derrotar as maiores manifestações de rua protagonizadas pela juventude do país, contra o aumento das passagens e pelo passe livre. Do Governo Dilma ao governo Haddad, passando pelos arqui-truculentos governos da tucanalha paulista e dos lambe-botas de Eike Batista do PMDB fluminense e carioca no governo e município do Rio de Janeiro, da mídia venal ao Ministério público paulista, todos juntos em defesa dos lucros dos empresários e para impedir que os exemplos de Teresina, Porto Alegre e mais recentemente em Goiânia, onde o movimento de massas radicalizado conseguiu reverter o aumento das passagens seja também conquistado nas outras capitais em luta. O governo Dilma, através do Ministro da Justiça do PT, invocou a Polícia Federal para espionar o movimento. Alckmin espuma raiva acusando o movimento de "vândalos e baderneiros" e manda a políciaespancar e prender jovens desarmados. Neste momento, 12 ativistas de nossa luta que foram sequestrados pela PM de Alckmin ainda eram mantidos como preso políticos pela tucanalha que exige 20 mil reais de fiança para cada refém.

Por tudo isso, mais uma vez a manifestação do dia 13/05 vai ser maior:
Concentração as 17h na frente do Teatro Municipal
(perto do metrô Anhangabaú e do Terminal Bandeira)