TRADUTOR

quarta-feira, 19 de junho de 2013

POR UMA FRENTE ÚNICA ANTIFASCISTA EM DEFESA DE NOSSAS BANDEIRAS

A direita está caçando e expulsando
a esquerda das manifestações
Por uma frente única antifascista para derrotar a
manipulação dos protestos de massa pela direita!

Se dependesse das tradicionais organizações de massas (Centrais sindicais, Federações, Associações e sindicatos) e de vanguardas (partidos oportunistas, reformistas e centristas), o movimento de massas que se nacionalizou nos últimos dias não existiria. As primeiras estão cooptadas principalmente pelo governo federal, as segundas estão polarizadas pelo PT ou pela oposição de direita (PSDB, DEM, PPS), STF, etc. As atuais manifestações nasceram de uma profunda e crescente insatisfação popular que teve como gota d´água a brutal repressão policial contra as manifestações de protesto pela redução do preço das passagens e pelo passe livre nos transportes coletivos. Sem dúvida o movimento nasceu de forma espontânea e esta foi sua força inicial. Mas o que até esta terceira semana de junho consistiu na força do movimento, a rebelião semiespontânea da juventude, começa a revelar-se sua debilidade.

A reação ideológica que ganhou força desde a restauração capitalista na URSS e Leste Europeu, o rechaço popular legítimo aos partidos oportunistas da esquerda tradicional, integrados aos governos Lula e Dilma, e o próprio fato de que as ideias e preconceitos dominantes são as ideias da classe dominante favorecem a capitalização da insatisfação popular pelo antipartidarismo e pela direita reacionária travestida de nacionalista, da ética na política, etc. Com a ajuda da grande mídia reacionária, à direita, que já há alguns anos tenta ganhar as classes médias e criar manifestações de rua artificiais "contra o mensalão", agora se camufla de manifestante e levanta a cabeça por dentro dos protestos e, para isso, começa caçando e expulsando a militância de esquerda dos atos.

EM DEFESA DO DIREITO DE MANIFESTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

Como agravante, o caráter horizontalista, semi-autonomista de sua direção, o Movimento pelo Passe Livre, possibilita facilmente a infiltração e o assalto do movimento pela direita fascista que precisa expulsar a esquerda de suas manifestações para melhor manipulá-las. Os ataques as bandeiras e militantes do PCO, PCR, PSTU que vimos recentemente em rede nacional de TV são um exemplo do que estamos dizendo. Deste modo, o  revolucionarismo anti-partido germina o fascismo. De forma prática mas empírica, nas manifestações do dia 17/6, a LC realizou uma frente de ação com o PCO contra a direita e policiais infiltrados. Mas esse tipo de frente não é suficiente, é necessário planificar nossa defesa, organizando-a a partir de uma plenária das organizações que se reivindicam da classe trabalhadora por uma frente única de ação antifascista com plena independência política e liberdade de crítica mútua entre seus participantes. Para tanto, chamamos o PSOL, PSTU, PCB, PCO, PCR, LER, MEPR, AND, TPOR, ASS, O.C. Arma da Crítica, LOI, NATE, LPM, LM, CL, LQB, LBI, RR,... para à constituição de plenárias para organizar nossa unidade de ação em defesa de nossas bandeiras, consignas, símbolos e da integridade física de cada militante e organização nas manifestações de massa.