TRADUTOR

quinta-feira, 30 de abril de 2020

ZIMBABUE - 1o DE MAIO

Declaração do UFAWUZ para o dia 1o de maio do 2020
Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e dos trabalhadores afins do Zimbábue (UFAWUZ)
30 de abril de 2020
"Somos trabalhadores, não servos"
"Trabalhadores do mundo uni-vos!", disse Karl Marx na época. Permitam-me que comece saudando a atitude internacionalista do governo cubano enviando os médicos cubanos para o serviço internacional para Itália, Espanha, China, África do Sul etc. na luta contra o Covid-19, apesar do embargo ilegal de mais de cinco (5) décadas contra o ilha pelos Estados Unidos imperialistas da América.
Saúdo ainda a classe trabalhadora da Venezuela por sua galante resistência à imposição de um regime de marionetes e em defesa da Revolução Bolivariana. Abaixo o imperialismo! Avante com solidariedade prática! Acabar com sanções e bloqueios!

Camaradas, hoje comemoramos nosso dia de maio de uma maneira, forma, estilo e tristeza diferentes. Pela primeira vez na história da proclamação do primeiro de maio de hoje, hoje, o mundo inteiro está honrando o dia de uma maneira diferente. Diferente em que aproximadamente 90% da população mundial é e foi forçada em ambientes fechados por causa do Covid-19.

Celebramos e honramos o dia após o surto de uma doença cuja origem, disseminação e cura ainda permanece um mistério para o mundo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e vários líderes mundiais concordando que atualmente a solução para parar a doença é fechar o mundo cercando país por país.

A doença provou que, de fato, o problema da humanidade, da classe trabalhadora e dos camponeses é especialmente um - o sistema do capitalismo. A doença demonstrou apropriadamente a necessidade do chamado de Karl Marx, então, "Trabalhadores do mundo uni-vos!".

Nas maiores economias do mundo, Estados Unidos da América (EUA), em particular, mais de 26 milhões de empregos foram perdidos desde o surto da doença. Como resultado dos bloqueios, a União Europeia (UE) antecipa várias perdas de empregos, com várias companhias aéreas reduzindo em mais de 50% o pessoal desde o início dos bloqueios.

O pior ainda está para ser sentido na África, cuja maioria das economias se baseia em seus antigos sistemas coloniais. Já praticamente todos os países estão trabalhando no pacote de resgate da indústria para economizar perdas de empregos.

A medida que a doença e seus efeitos socioeconômicos se desenrolam, a resposta capitalista era e continua sendo a demissão dos trabalhadores, de modo a embolsar a mais-valia feita pelos trabalhadores antes do início da pandemia. Tão cruel é o sistema capitalista que despede trabalhadores em grande escala como se o crime dos trabalhadores fosse ter causado a pandemia.

Para o trabalhador do Zimbábue, quero avisar a todos que se preparem para o pior quando o bloqueio terminar. Prepare-se para contenções, perda de ganhos através de desculpas frívolas, perda unilateral de empregos / demissões e casualização maciça de mão-de-obra em seu nível mais alto.

A crescente aliança profana entre empregadores e governo já está piorando as condições já piores dos trabalhadores no país. Os empregadores, com o apoio tácito ou a aprovação do governo, estão se recusando ou renegando a rever as condições dos trabalhadores contaminados.

Estamos honrando este dia em que há confusão sobre a questão da moeda com os preços disparados. Hoje, a linha de pobreza, para uma família de cinco (5) pessoas, está acima de RTGS $ 6000,00 (US $ 120,00 usando taxa de mercado paralela atualmente em 1:50), contra um salário médio de RTGS $ 1.500,00 (US $ 30,00). Este RTGS $ 1 500,00 não pode atender nem um décimo das necessidades básicas.

Nós estamos unidos! Apesar de tudo, há esperança no fim do túnel. Acreditamos que os trabalhadores se preparem para a importante luta pela frente. A classe trabalhadora deve criar uma oportunidade dentro desta crise e transformar seu atual estado defensivo em ofensivo e mudar as condições sociais, econômicas e políticas a seu favor. A história sempre nos ensinou que onde há opressão, conflitos e rebeliões são inevitáveis.

As condições atuais em nosso país, região e internacionalmente são uma receita fértil para um possível levante social econômico. O sistema do capitalismo atingiu seu auge, não pode ser reformado. Chegou ao estágio de decadência e precisa ser impiedosamente substituído por uma revolução. O mundo anseia por um novo arranjo; os governados não podem e estão se recusando a ser governados sob a ordem antiga.

Para não seguir enterrando seus idosos, a classe trabalhadora como Covid-19 provou que a classe trabalhadora deve quebrar as fronteiras, interligar suas lutas e lutar com uma voz coletiva. A classe trabalhadora mundial, os criadores da riqueza, deve perceber que sua força está unida. A classe trabalhadora sustenta o mundo! Quem sustenta o Zimbábue? A classe trabalhadora sustenta o Zimbábue!

Agora é a hora de virar o mundo de cabeça para baixo. Para conseguir isso, deixe-me advertir a classe trabalhadora mundial da tática divisiva do capital, que inclui, entre outros, suborno de legisladores, promoção de sindicatos amarelos e uso de violência pelo Estado para reprimir a revolução. Assim, o maior desafio para a classe trabalhadora hoje é saber com quem trabalhamos, conhecer nossos verdadeiros amigos e nossos verdadeiros inimigos. Abaixo o neoliberalismo! Abaixo o capitalismo! Abaixo o imperialismo! Encaminhar para o socialismo! Unidos nós viveremos, divididos nós caímos!