TRADUTOR

sábado, 11 de abril de 2020

FRANK FITZMAURICE (1938 - 2020)

Frank Fitzmaurice (1938-2020),
Presente em nossas lutas!
Hoje e sempre!
Humberto Rodrigues


Lamentamos anunciar a morte do camarada Frank Fitzmaurice (1938-2020). Conheci Frank em 2015, ele era um ativista do movimento trabalhista, membro do Socialist Fight, do Comitê de Ligação pela IV Internacional. Anteriormente ele fizera parte da ISL (Liga Socialista Internacional), originalmente de um grupo morenista em Liverpool.

Frank nasceu em Prescot em 1938. John Owen, um dos camaradas da velha guarda de Frank o descreve como:
"Uma pessoa profunda e sucinta as suas respostas a perguntas complexas muitas vezes curtas e doces como ele...Frank era mais rápido mais vivo do que a maioria.
Em uma mensagem após o falecimento de Frank Owen reforça:
Humberto,obrigado pela sua preocupação. Frank considerou tudo do ponto de vista internacional antes de se procurar com a Grã Bretanha. Ele fazia discussões com camaradas de todo o mundo, especialmente sobre o tema do trotskismo e a construção de uma internacional dos trabalhadores, tendo a crise de direção como assunto principal. Embora gostássemos de nossa conexão com a literatura trotskista argentina na América Latina, defendíamos mais ainda mais os nossos princípios. Discordamos totalmente da posição adotada sobre a suposta "revolução líbia" no Oriente Médio. Uma política de traição. Apoiando os patetas imperiais dos EUA. Isso não tem nada a ver com a defesa de Kadafi como a reação tentou apresentar. Tratou-se da obediência oportunista à opinião pública liberal e burguesa prevaleceu da mesma forma como com Saddam Hussein. Que bom que você dedicou um tempo para retransmitir essa mensagem.Tudo de bom camarada.Pelo futuro socialista para a humanidade.RIP FRANK FITZMAURICE."
 Outro camarada, faz suas condolências assim:
"Estamos todos em dívida com pessoas como o Frank. Ele era o melhor de nós na ISL. Ele pode não ter escrito muito, mas era um grande pensador e quase sempre certo em todas as grandes questões. E ele estava sempre a encorajar os outros - a tentar mantê-los no caminho. Ele pode não ter sido um "peso-pesado" intelectual (talvez tanto melhor), mas isso não significa que ele não estava interessado em teoria - bem recentemente ele estava a encorajar-nos a reler o "Em Defesa do Marxismo" - e ele tinha razão. Na verdade não consigo pensar que sempre concordei com ele - mesmo quando estava errado (para começar). Ele era tão paciente, que me lembro que passava muito tempo a explicar-me coisas depois das reuniões. Vou sentir muita falta dele."
O agrupamento, do qual Frank fazia parte, teve suas raízes no antigo WRP (Partido Revolucionário dos Trabalhadores em inglês), e o grupo que Frank liderou foi um dos que lutaram para sair daquela organização deformada e tentaram restabelecer uma autêntica tradição trotskista e bolchevique.

Frank foi um dos militantes trotskistas que na última década fez a trajetória de melhor superação da política adotada pela LIT morenista. Enquanto a Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT, corrente internacional a qual o PSTU é ligado) apresentava as intervenções orquestradas pela CIA na Líbia e Síria como "revoluções", Frank rompe com essa corrente internacional por, entre outras causas, defender os países oprimidos contra as intervenções imperialistas que sofriam e juntamente com a CLQI assinava e divulgava declarações como essa "A libertação de Aleppo e as tarefas dos revolucionários anti-imperialistas e socialistas".

Em breve, publicar mais sobre Frank. Agora, expressamos nossas condolências a toda a sua família, amigos e também a todos os camaradas que o conheceram e o admiraram como nós.

Leia também: