TRADUTOR

terça-feira, 7 de abril de 2020

GRÃ BRETANHA: BORIS JOHNSON E SUA ARROGÂNCIA SOCIAL-DARWINISTA E SUICIDA NA UTI

Arrogância social-darwinista suicida de Boris Johnson
Ian Donovan - Trotskyist Faction of Socialist Fight (Grã-Bretanha) 


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, está hoje na UTI do Hospital St Thomas's de Londres, em tratamento intensivo, recebendo oxigênio em um ventilador duas semanas depois de contrair Covid-19 e ter o seu quadro clínico evoluído para uma situação grave. É possível que ele não sobreviva à pneumonia viral desencadeada. Essa é possivelmente a demonstração mais chocante e proeminente até agora da natureza muito perigosa do vírus Coronavirus-Sars-2, responsável por essa pandemia. Os próprios ministros de Johnson começaram a enfatizar que o vírus não discrimina suas vítimas e pode infectar ou matar qualquer pessoa. Mesmo um primeiro-ministro conservador, educado e formado no internato de elite Eton College, pode ser derrotado por ele!

Isso apenas sublinha a estupidez da atitude que parte da burguesia, incluindo o próprio Johnson, adotou em relação à pandemia. Isso é particularmente verdade entre os populistas de direita dos quais Johnson é um excelente exemplo; não é o pior ou o mais irracional, mas é bastante arrogante e estúpido. O presidente dos EUA, Donald Trump, também é um dos principais exemplos dessa idiotice irracional anticientífica, assim como Jair Bolsonaro, o presidente brasileiro neofascista e populista de direita.

Você poderia literalmente dizer que Johnson pode ter assinado sua própria sentença de morte com sua estupidez anti-científica e insensível. No programa This Morning de 5 de março, Johnson apresentou uma estratégia para lidar com o vírus da seguinte forma:

“Bem, é uma pergunta muito, muito importante, e é aí que tem havido grande parte do debate e uma das teorias é que talvez você possa golpeá-lo no queixo, levar tudo de uma só vez e permitir a doença, pois movimentar a população sem tomar tantas medidas draconianas ”.(Health boris johnson coronavirus this morning)
Desmascarada a criminosa “imunidade de rebanho” como suposta técnica contra a pandemia
 
Johnson adiou por várias semanas medidas cruciais como o fechamento de escolas ou a introdução de medidas de distanciamento social, e igualmente importante, ignorou completamente a necessidade óbvia da introdução de testes generalizados para o vírus. O governo do Reino Unido foi forçado a agir em algumas dessas coisas a partir de baixo, como pais que mantêm seus filhos fora da escola, desafiando o governo. Essa foi a reação quando ficou claro que o resultado dessa estratégia seria 500.000 mortes, que o governo de Johnson teve que, pelo menos publicamente, abandonar a tática de "imunidade de rebanho", método que se comprovou criminoso para essa pandemia, que só fez potenciar o adoecimento e morticínio da população, inclusive com relação ao próprio Johnson. No entanto, sua falha em testar a população quanto à doença revela que a estratégia permanece.

É uma estratégia genocida anticientífica cuja verdadeira força motriz ocasionalmente vazou, como quando Dominic Cummings, conselheiro e mentor de Johnson, foi citado como tendo dito em uma reunião em fevereiro que a estratégia do governo era “imunidade de rebanho, proteger a economia, e se alguns pensionistas morrem, então é uma pena ”(Sunday Times, 22 de março).

Essa é a lógica do neoliberalismo, do darwinismo social ou da sobrevivência do mais apto; os pobres, os doentes e os idosos podem morrer, devido às economias potenciais que os ricos podem obter com benefícios e pensões sociais. Como escreveu um escritor do Daily Telegraph, Jeremy Warner, em 3 de março:

“Para não exagerar, de uma perspectiva econômica totalmente desinteressada, o COVID-19 pode até se mostrar levemente benéfico a longo prazo ao abater desproporcionalmente os idosos dependentes. (Telegraph journalist says coronavirus ‘cull’ of elderly could benefit economy)

Johnson é a personificação da arrogância do populista neoliberal. Sua presunção de "golpear no queixo" poderia muito bem ser seu epitáfio. Em sintonia com isso, ele se vangloriava de visitar um hospital e apertar a mão "de todos", incluindo pacientes do Covid-19, com a basófia de que “bastava lavar a mão”. Ele pode ter espalhado a doença dos infectados para os outros apenas por esse ato de pura estupidez. Parece que ele também infectou sua parceira grávida, Carrie Symonds, durante o processo.

Ele não é o único, é claro. Quando o Covid-19 surgiu pela primeira vez, Trump declarou inicialmente que a pandemia não passava de uma 'farsa' apresentada por seus oponentes políticos para desacreditá-lo durante a campanha eleitoral. Johnson e Trump tentaram explorar o aparente ponto de origem do vírus em Wuhan, na China, chamando-o de o “vírus chinês”. Mas pior mesmo foi Johnson e vários outros governantes declararem que a prioridade é 'a economia', em vez de preservar vidas. Ele foi forçado a declarar uma Emergência Federal por causa do vírus, ao mesmo tempo em que tenta continuamente prejudicá-lo com pedidos para amenizá-lo, para que as pessoas voltem ao trabalho depois da Páscoa etc. Seus notórios tweets, como o ditado " "Não podemos deixar que a cura seja pior do que o próprio problema" e sugerindo uma flexibilização da quarentena pelo bem da economia, apontam no mesmo caminho estúpido e mesquinho. No entanto, Trump também foi forçado a garantir o pagamento de hospitais pelo governo dos EUA para os milhões não segurados, risco de enormes contas hospitalares para tratamento da doença. Assim, Trump foi forçado, temporariamente, a instituir uma forma de medicina socializada. Como na Grã-Bretanha, vemos o mesmo desprezo ultrajante pela vida sendo forçado a recuar pelo certo conhecimento de que a falha fazer essas coisas elementares levará a uma explosão social.

A inevitabilidade de milhares de mortes é fatalismo burguês com a vida dos explorados

A ideologia genocida e anticientífica da direita neoliberal sobre a pandemia tem como maior expoente mundial Bolsonaro no Brasil. Segundo o presidente brasileiro, a pandemia terminará quando 70% da população de seu país estiver infectada. Em países imperialistas, como a Grã Bretanha ou a França, esse fatalismo já seria criminoso porque nem essas nações capitalistas avançadas possuem leitos para os previsíveis 5% de casos graves dessa população de 70% que precisam de internação. Em países como o Brasil, muito mais pobres e com sistemas de saúdes destruídos por políticas neoliberais, neocoloniais e que os pobres são muito mais pobres e em maior número, esse índice de 5% tende a ser muito maior. Bolsonaro propõe a visão ultrajante de que o isolamento social não serve para nada e apenas atrapalha a economia.

Mas a retirada da maré de infecção na China é uma evidência concreta de que o isolamento social e o distanciamento funcionam. Um país com 1,5 bilhão de pessoas teve 83.000 casos e, no entanto, o vírus parou de se espalhar. O vírus não é um ser vivo, depende de encontrar corpos adequados para se multiplicar. Se todos estão em isolamento social, as pessoas infectadas criam anticorpos ou, infelizmente, acabam morrendo. Assim, o vírus desaparece. Como o tempo de contaminação e reação do organismo é de 3 a 4 semanas, se o isolamento social durar 2 a 3 meses, é possível interromper a circulação do vírus e ter um pequeno número de pessoas infectadas, o que está acontecendo hoje na China.

É por isso que é necessário colocar em quarentena todos os que vêm de fora do país, para que não haja nova introdução do vírus e, portanto, nenhum novo ciclo de pandemia. Para que esse ciclo seja realmente quebrado, é essencial que os governos garantam todo apoio e renda continuada para a população permanecer em isolamento social e aplicar testes a todos. Testar para todos é crucial, para que os infectados possam realmente ser isolados e não serem o foco de novas transmissões. Somente após a interrupção do ciclo e a execução desse programa de teste, é possível relaxar o isolamento.

Mas para Bolsonaro e a elite que ele representa, a preocupação deles não é como interromper a circulação do vírus e salvar vidas, mas como não interromper os lucros das empresas. E para isso ele usa todos os argumentos mentirosos possíveis e a negação de evidências científicas, e de maneira mais descarada e consistente do que Johnson e Trump, dá expressão ao social-darwinismo bárbaro e genocida que está no centro do neoliberalismo e do populismo fascista gerou.