TRADUTOR

sexta-feira, 1 de maio de 2020

1o DE MAIO 2020 - DECLARAÇÃO INTERNACIONAL

Declaração Internacional pelo dia do Trabalhador de 2020

Frente Comunista dos Trabalhadores (Brasil)
Tendência Militante Bolchevique (Argentina)
Socialist Worekers League (EUA)
Trotskyist Faction of Socialist Fight (Grã Bretanha)
Socialist Fight (Grã Bretanha)
Socialist Party (Bangladesh) 




Neste primeiro de maio, a classe trabalhadora enfrenta as terríveis circunstâncias da pandemia de Covid-19, que desatou uma crise capitalista mundial que estava latente. Essa situação vem provocando uma das maiores mortandades desde a Segunda Guerra Mundial. As causas da pandemia estão ligadas à relação antagônica com a natureza que o capitalismo impôs à humanidade por sua busca de lucro acima de todas as considerações de sustentabilidade e racionalidade desestabilizou o clima a ponto de ameaçar a existência humana. Assim como o perigo imediato de um grande número de vulneráveis, doentes, deficientes e idosos morrendo ou incapacitados pela doença, os trabalhadores e os oprimidos enfrentam um perigo sem precedentes de perda de meios de subsistência e, em muitos lugares, até a fome em massa da população com a enorme crise econômica do capitalismo que a pandemia cristalizou.


Nos países imperialistas, as economias estão sendo mantidas à tona por empréstimos maciços do governo, que serão uma fonte de convulsões econômicas agudas, mesmo após a pandemia por muitos anos vindouros. Após a crise de crédito e quase o colapso financeiro de 2007-2010, os pobres foram vítimas de uma década de austeridade selvagem e ataques ao salário social em um grau sem precedentes. Após essa crise, coisas semelhantes serão colocadas e a classe dominante provavelmente voltará para a classe trabalhadora para fazê-los pagar pela crise. Embora isso seja mais perigoso para a classe dominante, pois fica cada vez mais claro para as massas que a causa da fraqueza maciça nos sistemas de saúde que tornaram a pandemia muito pior para a população está enraizada nos ataques anteriores de austeridade. Isso dá esperança de que a resistência da classe trabalhadora militante possa surgir para enfrentar toda a lógica do lucro capitalista que está por trás dessa crise.

Nos países oprimidos e semicoloniais, a situação é muito pior e mais ameaçadora, pois os sistemas de saúde pública são muito mais pobres, quando existem, do que nos países imperialistas. Na África, em grande parte da Ásia semi-colonial, na América Latina e na Oceania, as quarentenas e os bloqueios têm sido muitas vezes mais severos e enormes números sofrem enorme fome e privação, pois os escassos benefícios que muitos sobrevivem nos países imperialistas simplesmente não existem. Um grande número de trabalhadores na economia informal ou negra não tem renda alguma durante a quarentena e está lutando para evitar a fome. Além disso, os países semi-coloniais enfrentam agressão imperialista que continua apesar da pandemia, como com os contínuos ataques e ameaças de Trump contra o Irã, o bombardeio da população na Somália, retomado recentemente, e o envio de navios de guerra dos EUA para ameaçar a Venezuela em meio a alegações falsas de narcotráfico dos narcotraficantes dos EUA. Um exemplo particularmente assustador é a Palestina ocupada, onde os ocupantes israelenses atacaram descaradamente instalações médicas criadas para tratar vítimas palestinas da pandemia. Assim, o impulso genocida de Israel contra o povo palestino é intensificado, explorando a pandemia como arma.

As ameaças de agressão de Trump contra a China, cujo pretexto é a mentira absurda de que o Covid-19 foi produzido em laboratório chinês, é outro exemplo de agressão imperialista contra nações do Sul Global que não se enquadram na dominação mundial do imperialismo. Apelamos à defesa de nações capitalistas subdesenvolvidas e não imperialistas, como Irã, China, Venezuela e Somália contra o imperialismo, além de defender os demais estados operários de Cuba e Coréia do Norte contra o imperialismo e a contra-revolução.

Abaixo o registro da situação nacional da classe trabalhadora por algumas das organizações que assinaram essa declaração.

Argentina

Na Argentina, o governo peronista "progressista" de Alberto Fernández tomou uma série de medidas estatistas contra a pandemia. Hoje, ele está cercado por governadores direitistas, alguns golpistas. Em nome de seu protecionismo econômico, o governo Alberto Fernández afasta unilateralmente a Argentina do Mercosul, hegemonizado por governos de tendências neoliberais, na medida em que procura negociar a dívida do governo Macri que o governo Alberto Fernández se propõe a pagar mesmo sem investigar.
Isto também inclui a possibilidade de que antes que a dívida argentina torne-se impagável seja, Argentina siga de forma planejada para um default. Hoje, frente a quarentena, os trabalhadores enfrentam a chantagem dos patrões pela redução de salários para preservar o emprego com a cumplicidade da burocracia sindical. Nesse contexto, Alberto Fernández conseguiu chegar a um pacto de governabilidade e, em alguns casos, cooptar a burocracia dos sindicatos e centrais. Tudo isso em um contexto em que os pseudo-trotskistas não consigam avançar em um reagrupamento, independentemente da classe trabalhadora.

Bangladesh

Em Bangladesh, as classes trabalhadoras são aquelas pessoas com pouquíssima educação formal que fazem "trabalho manual" com pouco ou nenhum prestígio. Os trabalhadores não qualificados nas lavanderias, caixas de supermercado, empregadas e empregadas domésticas - geralmente são mal pagos e não têm oportunidade de avançar profissionalmente. Muitas vezes são chamados de pobres que trabalham. Os trabalhadores do vestuário são frequentemente forçados a trabalhar de 14 a 16 horas por dia, 7 dias por semana. Durante a temporada de pico, eles podem trabalhar até às 2 ou 3 da manhã para cumprir o prazo da marca de moda. Os seus salários básicos são tão baixos que não podem recusar horas extras - além do facto de muitos serem demitidos se recusassem a trabalhar horas extras.

Espera-se que os salários mínimos no Bangladesh cheguem a 8000.00 BDT / Mês até ao final de 2020, de acordo com as expectativas da Trading Economics globais. Expectativas de longo prazo, o salário mínimo de Bangladesh é projetado para tendência em torno de 10000.00 BDT / Mês em 2021, de acordo com os nossos modelos econométricos. Por outro lado, os trabalhadores do chá do Bangladesh levam uma vida pobre devido ao seu baixo rendimento (menos de US$ 1 por um dia de trabalho desde o nascer do sol ao pôr do sol), que é muito inferior ao dos trabalhadores do chá na Índia. Consequentemente, os trabalhadores não são capazes de consumir alimentos e nutrição suficientes.

A condição de segurança sanitária da classe laboral no Bangladesh não são boas. Estima-se que mais de 11.000 trabalhadores sofrem acidentes fatais e mais 24.500 morrem de doenças relacionadas com o trabalho em todos os sectores todos os anos. Estima-se também que mais 8 milhões de trabalhadores sofrem lesões no trabalho - muitos dos quais resultam em deficiência permanente. Apesar de pouca investigação ter ocorrido no Bangladesh, reconhece-se internacionalmente que a maioria das mortes e lesões profissionais são inteiramente evitáveis e poderia ser evitadas se empregadores e trabalhadores tomassem iniciativas simples para reduzir os riscos e riscos no local de trabalho. O Partido Socialista, Bangladesh desde o seu início lutando para mudar a situação.

Brasil

O governo neonazista de Bolsonaro conduz a população brasileira para a morte. O coronavirus tornou-se um aliado incidental na guerra de classes. O fenômeno do bolsonarismo é um tipo de nazismo colonial, nascido no país com a mais profunda tradição escravocrata da era burguesa. O governo é apoiado politicamente nos generais e socialmente nos banqueiros, os beneficiou com cargos e capital como nenhum outro na história. Bolsonaro só cairá se um desses dois poderosos atores sociais baixar o polegar. Mas todas as frações do capital concordam com a política econômica inspirada na ditadura de Pinochet. A cúpula militar do Brasil integra, orgânica e oficialmente o Comando Sul do Exército dos EUA. O governo também se apoia nas forças policiais e para policiais (milícias), que são mais numerosas que as forças armadas. O país possui uma longa tradição de esquadrões da morte que atuaram inclusive durante os governos do PT contra sem terras, sem tetos e indígenas. O bolsonarismo não existe como força nacional, centralizada e partidária, mas o miliciano dirige um movimento nazista sem partido, assessorado pelo governo Trump e estrategistas como Steve Bannon. A base de massas dos bolsonarismo, que articula o seu consenso social, são os setores vinculados a economia informal, onde tendências pequeno burguesas, inclusive com níveis de consumo inferior ao proletariado, são potenciadas pela individualização e pelo empreendedorismo. Aí se desenvolvem, desde a instancia ideológica, a teologia da prosperidade com o neopentecostalismo, a Igreja Universal e outras seitas que se associam a seita bolsonarista governante. Mas as aspirações do núcleo governista ainda não converteram o Estado brasileiro ainda em um Estado fascista. As organizações dos trabalhadores não foram aniquiladas. Os sindicatos não sofreram intervenção estatal. O proletariado não foi reprimido fisicamente em larga escala, não estão ocorrendo prisões em massa, torturas e deportações como em épocas de fascismo clássico. Não se impôs ainda um sistema de administração profundamente dominador das massas que impedisse a ação e organização independente do proletariado. Sendo assim, a força social capaz de derrubar o presidente miliciano seria a numerosa classe trabalhadora brasileira. Mas as direções políticas hegemônicas do proletariado são profundamente conciliadoras e aburguesadas por 15 anos de governo de colaboração de classes. As direções do PT, PCdoB, PSOL, CUT, MST, MTST apoiam sua política de conciliação no fato da classe trabalhadora estar na defensiva, pela recessão econômica (desemprego) e agora pela pandemia. No conjunto dessas contradições reside a força do governo Bolsonaro. Sem resistência popular a altura da ofensiva do capital, o Palácio do Planalto virou sede de um laboratório da extrema direita mundial. Não por acaso, foi no Brasil e não no México ou na Indonésia, semicolônias igualmente populosas, onde o coronavírus explodiu com maior mortandade dentre os países capitalistas atrasados e dependentes. Tudo isso leva a crer que no Brasil o governo não está equivocado, mas já teria assumido conscientemente o massacre da população. Contra esse governo defendemos uma política de frente única antifascista dos trabalhadores, que reúna suas organizações de massa para a luta. O combate imediato é em defesa de amplos direitos trabalhistas, pela garantia de empregos e salários na quarentena assegurada economicamente pelo Estado e pelos patrões.

Grã Bretanha


Na Grã-Bretanha, os trabalhadores estão enfrentando um governo populista de direita Tory, liderado pelo aliado de Trump, Boris Johnson, que se tornou sinônimo de desrespeito descuidado à saúde pública, inicialmente se vangloriando de uma estratégia de promover a "imunidade do rebanho", permitindo que a doença se agravasse sobre a população. O primeiro-ministro chegou a se infectar como resultado dessa estratégia. Eles foram forçados a recuar parcialmente por intensa pressão popular e a instituir um bloqueio generalizado com o fechamento de escolas e lojas e um financiamento estatal incompleto dos salários de alguns trabalhadores demitidos e a subscrição de pequenas empresas, embora isso tenha sido feito com relutância e cheio de buracos. A antiga liderança social-democrata de esquerda do Partido Trabalhista foi recentemente demitida após uma derrota eleitoral que foi em parte projetada por dentro, por sua própria direita neoliberal, e agora é na prática um eco do partido Tory no poder sobre a maioria das questões. O movimento operário precisa se reagrupar em torno de um programa revolucionário por meio de esclarecimentos políticos dentro da grande camada de partidários desiludidos do Partido Trabalhista, que podem se reagrupar em torno de figuras de esquerda expulsas como Chris Williamson, e se preparar para lutar contra uma provável austeridade renovada quando a pandemia terminar.
À luz do exposto, os seguintes grupos revolucionários da classe trabalhadora enviam saudações às classes exploradas e suas organizações internacionalmente, bem como a todos os povos e camadas oprimidos da população por ocasião do primeiro de maio, nesse dia internacional trabalhadores de protesto e resistência neste ano de 2020, como parte da luta estratégica pela revolução socialista internacional.