TRADUTOR

sábado, 2 de maio de 2020

GRÃ BRETANHA

Defenda Steve Hedley, defenda a democracia sindical!
Trotskyist Faction - Grã Bretanha
Steve Hedley

A Facção Trotskista da Luta Socialista dá total apoio a Steve Hedley, Secretário Geral Adjunto do Sindicato Ferroviário, Marítimo e de Transporte (RMT), contra os ataques cruéis dos Tories e da máquina de propaganda midiática de Murdoch.

Steve Hedley foi suspenso de sua posição depois de fazer recentemente comentários 'ofensivos' no Facebook. Respondendo a outro comentário em uma publicação no Facebook, ele disse: "Não quero ofender você, mas se Bojo [BOris Johnson] bater as botas, farei uma festa". Mais tarde, ele acrescentou: "Espero que todo o gabinete e os escalões mais altos do partido Conservador tenham tocado em vários pedaços dele". Depois dessas observações, Johnson foi internado no Hospital St. Thomas, em 5 º de abril, após a piora de seus sintomas Covid-19.


A imprensa de Murdoch, que há muito se apoia em Johnson há anos, descreveu os comentários de Steve Hedley como "vis". Esses ataques desses trapos de sarjeta não são novos. A propaganda contra o sindicato RMT vem ocorrendo há anos com ataques a Bob Crow, que sempre confronta com o governo e seus lacaios da mídia, simplesmente porque o RMT é um dos últimos sindicatos militantes remanescentes representando seus trabalhadores. Como resultado direto desse ataque contra ele na Murdoch Press, os burocratas da RMT capitularam com esse ataque de direita e suspendeu Steve de sua posição sindical enquanto aguardava uma investigação disciplinar.

Em uma carta conjunta / declaração em 10 thEm abril, enviados à RMT, a presidente Michelle Rodgers e o secretário geral Mick Cash disseram: "Os comentários de Steve Hedley não representam as opiniões deste sindicato e são totalmente inaceitáveis". Ele acrescentou: "Os comentários atraíram ampla cobertura negativa da mídia, o que levou a um volume extraordinariamente grande de reclamações, tanto dos membros da RMT quanto do público, através das mídias sociais e também diretamente ao sindicato e nossa equipe com níveis sem precedentes de hostilidade". Um porta-voz da RMT disse: "Após uma reunião do Executivo Nacional do sindicato, foi tomada a decisão de suspender o secretário-geral assistente sênior Steve Hedley com efeito imediato, enquanto uma investigação formal ocorre sobre sua conduta". Suspeitamos que a maioria dos membros apóie Steve Hedley,

Algumas pessoas podem ter opiniões divergentes sobre as observações feitas por Steve Hedley, sobre se suas observações pessoais em um post pessoal de mídia social eram 'ofensivas' e se seriam convenientes para alguém em sua posição como representante de um sindicato. Todavia, o que é ofensivo são os ataques dos conservadores à classe trabalhadora. Onde está o ultraje de alguém que está sem teto morrendo nas ruas a cada 19 horas, a dependência de bancos de alimentos e 4 milhões de crianças definhando na pobreza no quinto país mais rico, o corte em 17.000 leitos hospitalares desde 2010 ou permitindo deliberadamente que as pessoas sucumbam COVID-19 com falta de testes e provisão adequada de EPI para os funcionários do NHS [o sistema de saúde público britânico] na linha de frente do combate a pandemia? Estes são os problemas que devem animar as pessoas,

Os ataques à classe trabalhadora neste país são parte integrante do projeto de classe dos Conservadores, isso não é novidade. Quando Nye Bevan fez seu mais famoso discurso, na véspera da criação do SNS no Vue Rally Belle em Manchester 4 thEm julho de 1948, ele disse: "No que me diz respeito, eles são mais baixos que os vermes", continuou. “Eles condenaram milhões de pessoas à semi-fome. Eu os aviso, rapazes e moças, não ouçam o que estão dizendo, não ouçam as seduções de lorde Woolton. Eles não mudaram ou, se o fizerem, são um pouco piores. ” Suas próprias experiências amargas quando crescemos no País de Gales o levaram a ter um profundo ódio ao partido Tory; uma parte que sempre se opôs à formação do NHS e do 'Welfare State' em primeiro lugar. Bevan não estava errado na época e Steve Hedley não está errado agora. Não devemos ser simpáticos com àqueles contra os quais estamos em guerra, uma guerra de classe ideologicamente dirigida, contra os trabalhadores e os pobres deste país.

Esses ataques recentes da ala direita e da imprensa por parte desses canalhas perseguem um alvo deliberado da RMT, que já está em produção há algum tempo. Não foi por acaso que Steve Hedley foi violentamente atacado fora de um pub de Londres em 14 Julho de 2018, pelos apoiadores fascistas de Tommy Robinson. Steve e seu tipo de militância sindical representam o trabalho organizado e também têm um histórico de luta contra o racismo e a homofobia. Esses ataques da direita na RMT foram alimentados pela mídia, seja Bob Crow saindo de férias, que aliás veio do próprio Boris Johnson quando ele escreveu um artigo para o Telegraph em 2014, ou o ataque a Steve Hedley acusando ele era anti-semitismo em novembro de 2019 com pedidos para que ele se demitisse quando um vídeo dele repreendeu Richard Millett - um sionista endurecido, em um discurso atacando a opressão dos palestinos em 2011.

A aversão de Johnson à RMT está fervilhando desde novembro passado, quando houve pedidos de medidas contra o sindicato em sua greve planejada de 27 dias contra a South Western Railway em dezembro, devido a preocupações de segurança na operação de trens sem guardas com a imposição de operações apenas para o motorista. A resposta do governo após sua vitória nas eleições de dezembro foi proferir um discurso da rainha que continha 30 projetos de lei, que incluíam mais legislação anti-greve. A legislação proposta garantirá um nível mínimo de serviço em vários modos de transporte público, incluindo trens e ônibus, durante os ataques. Os Conservadores têm uma maioria de 80 MPs, o que lhes permite continuar com seus ataques frontais totais contra a classe trabalhadora, uma extensão de onde Thatcher e Major pararam. O discurso inclui pela primeira vez uma nova legislação que proíbe efetivamente as ações de greve. A defesa do direito dos trabalhadores de retirar seu trabalho e a melhoria das condições no local de trabalho é uma abominação para os Conservadores, que vêem isso como algo a ser esmagado.

Grant Shapps, Secretário de Estado dos Transportes, afirmou que “é um direito básico que os trabalhadores consigam trabalhar” ... “A capacidade de algumas pessoas de impedir que todos possam ganhar a vida tem que chega ao fim. A nova lei impedirá que Londres seja paralisada, com todos os danos ambientais adicionais causados por pessoas revertendo para carros. Haverá um serviço básico, impedindo que trabalhadores comuns sejam efetivamente resgaados. ” A segurança do público e dos trabalhadores está sendo usada como um subterfúgio para esmagar o sindicato sob um pretexto do meio ambiente e dos direitos de outros trabalhadores. Este ataque aos últimos vestígios da militância sindical e operária está em consonância com o impulso dos conservadores em relação ao modelo de Cingapura após o Brexit, que tratava do discurso da rainha.

O apoio a Steve Hedley tem sido generalizado entre os camaradas da esquerda, que podem ver que esse é mais um passo na jornada dos Conservadores e dos Blairites [referente ao ex-primeiro ministro Tony Blair] neoliberais que agora reivindicaram o Partido Trabalhista como seu. Os ataques a Steve fazem parte de um ataque concertado à esquerda de conservadores e blairitas e seus capituladores e agentes nos sindicatos. Uma carta aberta foi enviada ao Morning Star [jornal do Partido Comunista da Grã Bretanha fundado em 1930], cuja publicação foi recusada por seu editor, Ben Chacko. Isso só pode ser interpretado como uma capitulação adicional às pressões da direita e mostra como a burocracia sindical, mesmo as "esquerdas", agem como agentes dos patrões no interior do movimento dos trabalhadores quando estamos em refluxo. De fato, Steve Hedley está sendo punido pela burocracia da "esquerda" - cujo órgão da casa é o Morning Star - não pela primeira vez - por ir além de dignos como Cash e Rodgers estão preparados para se opor aos patrões.

A carta pode ser vista aqui:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvzYZoJnvfuNCqu42bQTYtQlbmcZqoHSc6cDWWlM_cPPY6Aw/viewform?fbclid=IwAR3sKHfE7oqTZXW7D4R0R4H0D

Exigimos o levantamento da suspensão do executivo do sindicato RMT pelo Secretário-Geral Adjunto e a completa reabilitação de Steve Hedley.