TRADUTOR

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

HISTÓRIA TROTSKISTA

"Declaração dos comunistas
internacionalistas de Buchenwald"
Buchenwald foi um Campo de Concentração nazista localizado no Leste da Alemanha

A Liga Comunista reproduz abaixo um documento importante da luta dos trotskistas contra o nazismo. Ele foi escrito em abril de 1945. A fonte do original em língua inglesa é a revista "Espartacist" da LCI, publicada em Nova York, inverno de 1979, Volume VII, No. 1, páginas: 22-28. O documento foi transcrito para a internet por Markup: John Heckman e David Walters em setembro de 2006. Domínio Público: Encyclopedia of Trotskism On-Line, 2006. Você pode copiar, distribuir, exibir e executar esse trabalho; bem como criar obras derivadas e comerciais. Por favor creditar o Internet Archive Marxist como sua fonte, incluir o endereço do trabalho e anote os transcritores e revisores acima.

Mapa dos Campos de Concentração, Extermínio e Getos
 Introdução

É com grande satisfação que publicamos pela primeira vez em Inglês deste movimento e documento de importância histórica. A "Declaração dos Comunistas Internacionalistas de Buchenwald" é um manifesto programático por quadros e simpatizantes do movimento trotskista que sobreviveu ao campo de concentração nazista. Nem a tortura fascista nem a perseguição stalinista quebrou coragem política desses camaradas. Originalmente escrito em alemão, a declaração foi emitida há pouco mais de uma semana depois de Buchenwald foi libertado em abril de 1945, sua terceira seção foi impresso em uma edição de 1946 em Neuer Spartakus, a primeira imprensa trotskista em língua alemã publicada após a guerra. Esta parte do documento foi reeditado em Outubro de 1974 na Die Internationale, revista dos pablistas da Alemanha Ocidental. Mais recentemente, duas traduções francesas diferentes do texto completo foram publicadas. Apareceu no Boletim (n º 10) do Centre d'Etudes et de Recherches sur les Mouvements Trotskyste et Révolutionnaires Internationaux (CERMTRI); o segundo em Critique Communiste (n º 25, novembro de 1978), revista dos pablistas franceses. A nossa tradução é do texto original em alemão, que foi obtida a partir dos arquivos CERMTRI em Paris. Esta introdução é em grande parte baseada nos prefácios do texto que apareceu no CERMTRI Boletim e Critique Communiste. 

Um dos internacionalistas trotskista
da resistência francesa: Yves Bodenes,
construiu uma célula em Kerhuon e tornou-se chefe
da organização clandestina “Finistère Trotskista”
(a França é dividida em 101 regiões administrativas
denominadas Departamento, départements,
Finistère é uma delas localizada na Bretanha)
.
Foi preso pela Gestapo em outubro de 1943

e morto no Campo de Concentração
de Mittelbau Dora em 11 março de 1944.
A "Declaração dos Comunistas Internacionalistas de Buchenwald" foi o trabalho surgido da colaboração entre quatro companheiros trotskistas: dois austríacos Ernst Federn e Karl Fischer, Marcel Beaufrère e Florent Galloy, francês e belga, respectivamente. Como muitos outros trotskistas alemães e austríacos, Federn e Fischer foram presos pelos nazistas antes mesmo do início da segunda guerra imperialista. Ambos foram presos pela primeira vez por suas atividades revolucionárias na Áustria em 1935, Federn foi liberado, mas Fischer e outros trotskistas austríacos foram presos e julgados em Viena em 1937 e condenado a cinco anos de prisão, mas foram liberados pela anistia decretada na véspera do anexação da Áustria pela Alemanha em fevereiro de 1938 e fugiram para a Bélgica e depois para a França. Federn foi preso novamente em 1938, enviado para o campo de concentração nazista de Dachau e depois se mudou para Buchenwald.

Muitos dos quadros trotskistas que se juntaram a Federn em Buchenwald passaram os primeiros anos da guerra clandestinamente organizando os trabalhadores e soldados alemães durante a ocupação nazista. Sua luta internacionalista fez das células trotskistas o alvo não só da Gestapo, mas também os stalinistas.

Marcel Beaufrère era típico daqueles militantes trotskistas cujo trabalho clandestino foi punido pelos nazistas com pena de prisão nos campos de extermínio. Dentro e fora da prisão desde 1939, quando ele tinha sido preso por "provocar desobediência no exército," Beaufrère trabalhou em estreita colaboração com Marcel Hic, que tinha conseguido publicar regularmente La Vérité [A Verdade] debaixo do nariz dos nazistas. Em setembro de 1943 Beaufrère foi designado para chefiar a célula trotskista na Bretanha, onde publicou o panfleto Arbeiter und Soldat [Trabalhador e Soldado] foi impresso e distribuído entre as forças armadas alemãs. Apesar da repressão feroz (em outubro de 1943, a Gestapo capturou e fuzilou cerca de 65 membros da célula, incluindo 30 soldados e marinheiros alemães), a propaganda trotskista na Alemanha continuou a ser produzida em grande quantidade (com tiragens de 10.000 cópias) e distribuídas até o final de agosto de 1944. Beaufrère foi finalmente preso em outubro de 1943, torturado e, em seguida, enviado para Buchenwald.

Muitos dos militantes trotskistas ativos neste trabalho não chegaram a ler o documento produzido pelos companheiros de Buchenwald. Marcel Hic sobreviveu a Buchenwald para morrer em Dora em 1944. Robert Cruau, militante de 23 anos, que dirigia a célula trotskista na Wehrmacht em Brest, foi preso em 1943 e, de acordo com a introdução de Rodolphe Prager a “Critique Communiste”:

"Um pouco depois de sua prisão Robert Cruau forjou uma fuga, a fim de ser morto. Ele queria ter a certeza de que não iriam obriga-lo a falar e ele era o alvo principal dos seus interrogadores." - Agosto de 1945

Abram Leon, talentoso autor da principal obra marxista sobre a questão judaica e líder da célula trotskista belga na Wehrmacht, foi preso em junho de 1944, quando chegou na região de Charleroi para assumir o controle do trabalho clandestino entre os mineiros, que abrangeu cerca de 15 minas e a publicação de Le Réveil des Mineurs [A aurora dos mineiros]. Torturado pela Gestapo, Leon foi executado em uma câmara de gás em Auschwitz com a idade de 26 anos.

Apesar do terror nazista, os trotskistas nos campos de concentração procuraram continuar lutando por seu programa revolucionário. Vários relatos atestam o heroísmo e coragem da célula trotskista em Buchenwald. De acordo com uma entrevista que Beaufrère deu a um representante do IST de janeiro de 1979, quando os nazistas estavam se preparando para abandonar Buchenwald, forçados pelas tropas aliadas que se aproximavam, através do sistema de alto-falante, os comandantes de campos transmitiram uma ordem para agrupar os prisioneiros. Suspeitando que se tratava de uma escalada final de execução dos prisioneiros judeus, Beaufrère e seus companheiros começaram imediatamente a exortar os detentos a não se apresentarem e a usarem os distintivos de presos políticos, identificados com emblemas vermelhos, para os judeus, que eram forçados a usar estrelas amarelas em seus uniformes. Era quase certa a execução em massa de judeus (e talvez dos comunistas também) que assim foi parcialmente evitada.

Os comunistas internacionalistas ganharam muita autoridade política dentro do campo de concentração desempenhando um papel importante na luta pela sobrevivência. Em outros campos nazistas como em Buchenwald, os trotskistas viviam sob a constante ameaça de assassinato pelos stalinistas, que na maioria dos casos controlavam os aparelhos militares clandestinos formados em alguns campos. De acordo com a entrevista de Beaufrère, a célula stalinista francês em Buchenwald o reconheceu como um trotskista em sua chegada em janeiro de 1944 e ameaçou matá-lo. Em outros lugares, os trotskistas foram de fato assassinados por stalinistas, com por exemplo Pietro Tresso (Blasco), líder da organização trotskista clandestino (PCI), "desaparecido" em meio a uma incursão organizada pelos stalinistas que libertou cerca de 80 combatentes da resistência de Puy, um acampamento nazista na França. Em Buchenwald os stalinistas franceses usaram seus cargos administrativos como curadores para atribuir designar a Beaufrère a uma tarefa que certamente levaria à sua morte. Beaufrère foi salvo dessa "sentença de morte" pela solidariedade ativa das células stalinistas alemães e checos, que acabou ganhando o apoio também de outras células (que foram organizados ao longo de linhas nacionais), incluindo o grupo russo.

Prisoneiros do Campo
de Concentração de Buchenwald
O que permitiu a Beaufrère ganhar a simpatia e o respeito destes quadros stalinistas foi em grande medida a posição anti-chauvinista dos trotskistas. Evidentemente, muitos dos stalinistas alemães e austríacos foram repelidos pelo chauvinismo anti-alemão de seus "camaradas" do PC francês. (Na época da "libertação" Aliada da França L'Humanité correu manchetes como "Everybody Get a Kraut!", [“Todos peguem um chucrute!”, chucrute, comida alemã elaborada a partir do repolho azedado, também era a forma pejorativa com que os alemães foram tratados a partir da I Guerra Mundial]).

Depois de sua chegada a Paris, em 1945, Beaufrère contou para a imprensa trotskista francesa do impacto da declaração de Buchenwald em stalinistas alemães:

"Alguns velhos comunistas alemães vieram se confraternizar com os nossos companheiros trotskistas [em Buchenwald], Beaufrère contou em seu retorno a Paris, e disse-lhes: é chegada a hora, você tem que mostrar-se publicamente, e pediram um prévio debate político. Um texto de nossos camaradas alemães que nos declarou a favor de uma república soviética alemã teve um profundo impacto sobre os camaradas comunistas alemães, que pediram para manter contato com os trotskistas."- La Vérité, 11 de maio, 1945, citado em Critique Communiste, novembro 1978.

A declaração de Buchenwald também possui suas fraquezas. Do ponto de vista do trotskismo, o manifesto contém formulações sobre as questões da URSS e da Quarta Internacional que são distorcidas se não simplesmente ambíguas. Assim, apesar da burocracia soviética ser apresentada como uma casta, a declaração evita caracterizar a URSS como um Estado operário degenerado. Explicitamente coloca um ponto de interrogação sobre a evolução futura do regime e em nenhum lugar chama a defesa militar incondicional da URSS.

Da mesma forma, enquanto o "IV Internacional" aparece na parte final do documento entre parênteses, a Quarta Internacional e o trotskismo não são mencionadas no texto. Em vez disso, a declaração afirma que "um novo partido revolucionário mundial" será criado. Estas não eram formulações precipitada, mas o resultado de muita discussão. Beaufrère e Fischer ocuparam posições divergentes sobre o caráter de classe da URSS e sobre a Quarta Internacional. Mesmo antes da guerra, Fischer havia adotado a caracterização de "capitalismo de Estado" sobre a URSS e seu grupo estava cada vez mais distante da Quarta Internacional.

A declaração de Buchenwald representou um compromisso. Karl Fisher explicou em uma carta de 29 de Maio de 1946 a seus camaradas em Paris.

"A declaração foi elaborada em conjunto por Federn, Marcel Beaufrère, Florent Galloy e eu. Em relação à Rússia e os trotskistas eu tinha que entrar em um acordo, caso contrário, nada teria saído" – citado no Boletim da CERMTRI, No. 10

Também deve-se notar que a declaração em um tom categórico prevê a iminente erupção de uma grande rivalidade interimperialista entre os EUA e a Grã-Bretanha. Esta projeção precoce revelou-se, obviamente, falsa. No entanto, as questões envolvidas não eram novas; Trotsky, em meados da década de 1920 já analisora as bases para futuras rivalidades interimperialistas anglo-americanos. Mas, ao final da Segunda Guerra Mundial os EUA estavam claramente emergindo como potência imperialista hegemônica.

Mesmo com essas deficiências, a declaração de Buchenwald é uma declaração de princípios equilibrada e poderosa do internacionalismo revolucionário, uma afirmação do otimismo revolucionário na capacidade da vanguarda comunista a liderar o novo ascenso do proletariado a partir daquela crise de direção para a conquista do poder."


Declaração dos comunistas internacionalistas de Buchenwald

I. A conjuntura internacional do capitalismo

Como consequência da Segunda Guerra Imperialista, Itália, Alemanha e Japão foram desestruturadas como grandes potências imperialistas, enquanto que o da França foi severamente prejudicada.

Os antagonismos imperialistas e os conflitos entre os EUA e a Grã-Bretanha dominam a conjuntura da política imperialista mundial.

No início desta guerra mundial a Rússia emergiu de seu isolamento e hoje enfrenta a tarefa de política e economicamente consolidar seus sucessos militares em oposição aos apetites das potências imperialistas vitoriosos.

Apesar de seus enormes esforços, a China continua a ser um peão das grandes potências imperialistas, uma consequência inevitável da vitória da burguesia sobre o proletariado chinês.

A unanimidade tão ostensivamente exibida nas conferências internacionais de paz imperialista se destina a enganar as massas, escondendo os antagonismos inerentes entre as potências capitalistas. No entanto, os interesses militares coincidindo vis-a-vis a Alemanha não pode evitar a explosão dos antagonismos no campo aliado. Esses antagonismos devem ser adicionados às inevitáveis crises e a convulsão social do modo de produção capitalista decadente.

Uma análise precisa da situação internacional usando os métodos do marxismo-leninismo é a condição indispensável para uma linha revolucionária de sucesso.

II. A situação internacional da classe trabalhadora

Este desenvolvimento torna possível que o proletariado alemão se recupere rapidamente de sua profunda derrota e novamente coloque-se à cabeça da classe trabalhadora europeia na luta pela derrubada do capitalismo. Isolada pelo fracasso da revolução na Europa, a revolução russa tomou um rumo que levou-a mais e mais longe dos interesses do proletariado europeu e internacional. A política de "socialismo em um só país", a princípio apenas uma defesa dos interesses da camarilha burocrática no poder, hoje leva o Estado russo a realizar uma política nacionalista ombro a ombro com as potências imperialistas. Seja qual for o curso que os acontecimentos possam ter na Rússia, o proletariado internacional deve superar todas as ilusões em relação a este estado e com o auxílio de uma análise marxista perceber claramente que a casta burocrática e militar atualmente no poder defende exclusivamente os seus próprios interesses e que a revolução internacional não pode contar com qualquer apoio deste governo.

O total colapso militar, político e econômico da burguesia alemã abre o caminho para a libertação do proletariado alemão. Para evitar a reestabilização da burguesia alemã, facilitada por antagonismos imperialistas, e para o estabelecimento de um poder operário é necessário que a classe operária de cada país realize uma luta revolucionária contra sua própria burguesia. A classe trabalhadora foi privada de sua direção revolucionária pela política das duas organizações internacionais de trabalhadores que ativamente sabotaram a revolução proletária que poderia ter evitado esta guerra. A Segunda Internacional é um instrumento da burguesia. Desde a morte de Lenin, a Terceira Internacional foi transformada em uma agência da política externa da burocracia russa. Ambas Internacionais participaram ativamente na preparação da repressão dessa guerra imperialista e, portanto, compartilham a responsabilidade por isso. Atribuir a responsabilidade total ou parcial por esta guerra aos trabalhadora alemães e internacionais é apenas uma outra maneira de continuar a servir a burguesia.

O proletariado só pode cumprir sua tarefa histórica unicamente contando com a direção de um novo partido revolucionário mundial. A criação deste partido é a tarefa mais urgente dos setores mais avançados da classe operária. Quadros revolucionários internacionais já se uniram para construir este partido mundial na luta contra o capitalismo e seus agentes reformistas e stalinistas. Esta difícil tarefa não poderá ser realizada fugindo da mesma recorrendo a slogans de conciliação com uma nova Internacional 2 e meio. Tal formação intermediária impediria o esclarecimento ideológico necessário e debilitaria a vontade revolucionária.

III. Um outro 09 de novembro de 1918 Nunca mais!

No período pré-revolucionário iminente o que é necessário é a mobilização das massas trabalhadoras na luta contra a burguesia e pela preparação e construção de uma nova Internacional revolucionária que irá forjar a unidade da classe trabalhadora na ação revolucionária.

Todas as teorias e ilusões sobre um "Estado popular" ou uma "governo democrático e popular" têm levado a classe trabalhadora para as derrotas sangrentas no curso da luta de classes na sociedade capitalista. Somente a luta implacável contra o capitalismo de Estado até sua destruição e a construção do Estado de Conselhos de operários e camponeses pode evitar novas derrotas semelhantes. A burguesia e a pequena burguesia exasperadas apoiaram as ascensão do fascismo ao poder. O fascismo é uma criação do capitalismo. Somente a ação bem sucedida, independente da classe trabalhadora contra o capitalismo é capaz de erradicar o mal do fascismo, juntamente com suas causas profundas. Nesta luta, a pequena burguesia vacilante vai unir forças com o proletariado revolucionário na ofensiva, como a história das grandes revoluções demonstra.

A fim de sair vitoriosa das futuras batalhas a classe trabalhadora alemã deve lutar para a implementação das seguintes exigências:

-Liberdade de organização, assembleia e de imprensa!
-Liberdade de ação coletiva e a restauração imediata de todos as conquistas sociais anteriores a 1933!
- Eliminação total de todas as organizações fascistas e confisco de suas propriedades em benefício das vítimas do fascismo!
- Julgamento de todos os representantes do Estado fascista por tribunais populares livremente eleitos!
- Dissolução da Wehrmacht e sua substituição por milícias de trabalhadores!
- Eleição immediata e livre de conselhos de trabalhadores e camponeses em toda a Alemanha e uma convocação de um congresso geral desses conselhos!
- Preservação e extensão desses conselhos, simultaneamente a utilização de todas as instituições parlamentares da burguesia para a propaganda revolucionária!
- Expropriação dos bancos, da indústria pesada e as grandes propriedades!
- Controle da produção pelos sindicatos e os conselhos de trabalhadores!
- Nenhum homem, nem um centavo para o pagamento das dívidas de guerra e as reparações de guerra da burguesia! É a burguesia quem tem que pagar!
-Pela Revolução socialista pan-germânica! Contra a divisão da Alemanha!
- Pela Confraternização revolucionaria com os proletários dos exércitos de ocupação!
- Por uma Alemanha de conselhos operários numa Europa de conselhos operários!
- Pela revolução proletária mundial!

Comunistas Internacionalistas de Buchenwald (IV Internacional) -  20 de abril de 1945

http://socialistfight.com/2014/09/03/declaration-of-the-international-communists-of-buchenwald/