TRADUTOR

domingo, 20 de março de 2022

FOLHA DO TRABALHADOR, NOVO SITE

Novo Site da Folha do Trabalhador, folhadotrabalhador.org
Para continuar acompanhando nossas publicações, clique na imagem ou no link do endereço.



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Apelo a todos os trabalhadores, movimentos operários, movimento comunista e toda a humanidade progressista!


Nós, um grupo de camaradas da Bielorrússia, Cazaquistão, Ucrânia e Rússia, apelamos a você: devemos impedir a guerra! Não à guerra que os imperialistas ocidentais planejam desencadear jogando a Rússia e a Ucrânia uma contra a outra!

Esta guerra fratricida é benéfica apenas para os magnatas do capital financeiro. No mundo contemporâneo, os predadores capitalistas entendem que qualquer guerra entre potências nucleares é imprevisível em termos de consequências e apresenta uma ameaça real de destruição da humanidade, usando as pilhas de armas letais acumuladas ao longo dos anos. Portanto, imperialistas sanguessugas se beneficiam de conflitos locais nos quais uma ditadura abertamente chauvinista e terrorista do próprio capital financeiro, isto é, o fascismo, pode ser usada.

Grécia: Breve visão geral da situação em 2022

Breve visão geral da situação na Grécia em 2022

M. Santaskidis, KED (Grécia)

A presidente grega Katerina Sakellaropoulou em frente a um muro na fronteira, significando ao mais alto nível a política anti-migrante do estado"

A Grécia, com seu atual governo neoliberal eleito com uma retórica racista, anti-imigração e medo, chegou a um momento peculiar, onde após uma década de austeridade e turbulência, políticas e práticas semelhantes do Estado não estão sendo contestadas. A nova legislação antilaboral, a normalização de um ambiente de trabalho com baixos salários e altas jornadas de trabalho, novos tipos de emprego – prejudiciais para os trabalhadores – o aumento dos aluguéis e dos preços em geral, são as novas condições de vida em que as pessoas são forçados a lutar pela sobrevivência.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

ARGENTINA: Alberto con FMI, Cristina contra

Acuerdo de Alberto Fernández con el FMI provoca crisis política en el Frente de Todos



Publicamos abaixo a análise de nossa corrente irmã argentina TMB sobre a crise dentro do governo do partido chamado Frente de Todos, devido as negociações entre o presidente Alberto Fernandez e o FMI, criticadas por nós aqui. É interessante destacar que na Argentina ocorre um fenômeno simetricamente inverso à Honduras, mesmo levando em consideração todas as diferenças entre as duas conjunturas e entre as nações. Em Honduras, ocorreu uma rebelião parlamentar pro-imperialista de uma fração de parlamentares do partido Libre contra a presidente recém eleita pelo Libre, Xiomara Castro (ver aqui). Os rebelados se aliaram com a oposição de direita, ao partido do ex-presidente JOH, contra a presidente para tentar impor o então dirigente parlamentar do Libre como mandatário do Congresso. Foram expulsos do Libre. Na Argentina, a rebelião tem um signo de esquerda. A fração kichnerista do partido Frente de Todos, do presidente Alberto Fernandez, se rebelou contra o acordo com o FMI e a aproximação da Argentina com os EUA, movimento de Fernandez que conta com as simpatias de parlamentares da oposição de direita, ligados ao ex-presidente Macri.

Para los marxistas la lucha de clases (aunque sea entre sectores de una misma clase) y la geopolítica se imponen sobre las fronteras partidarias. La renuncia de Máximo Kirchner - que a no dudarlo tiene val de Cristina Kirchner - a la presidencia del bloque de diputados del FDT, marca un distanciamiento del kirchnerismo del gobierno de Alberto Fernández.

domingo, 30 de janeiro de 2022

Honduras

Como evitar um novo golpe?

O que a primeira tentativa de golpe nos ensina desde a cooptação pela própria liderança parlamentar do próprio Libre e foi desvelada com a mobilização popular

Declaração do Comitê de Ligação para a Quarta Internacional, uma organização internacional de trabalhadores comunistas

Honduras (2009), Líbia (2011), Paraguai (2012), Ucrânia (2014), Brasil (2016), Bolívia (2019)...? Os golpes de estado voltaram com toda a força para se tornar moda entre os mecanismos dos Estados Unidos para não perder o controle do planeta diante de um bloco de países inimigos, como China, Rússia, Irã, Venezuela, Cuba, .. As velhas justificativas também voltaram, a suposta luta contra a corrupção, o comunismo, a “guerra às drogas”. O objetivo também permanece, de impor governos fantoches contra a vontade da maioria popular e continuar a saquear o sul do continente como se fosse seu quintal.

Que a OTAN tire suas mãos da Ucrânia!

Defender a Rússia e a China contra a Guerra Fria OTAN/AUKUS!

Declaração CLQI





O atual confronto pela Ucrânia é consequência do impulso fundamental do imperialismo dos Estados Unidos, como imperialismo hegemônico mundial, de reconquistar os dois principais países do mundo onde o capitalismo foi derrubado durante o século XX, Rússia e China, para o seu capitalismo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Iêmen

Pela derrota dos EUA, Israel e da Monarquia saudita!

Por Christian Romero


No dia 21 de janeiro, em uma atitude cruel e covarde, ataques aéreos liderados pela Arábia Saudita deixaram mais de 70 mortos, pelo menos três crianças e 200 feridos. 

A quase totalidade dos mortos eram prisioneiros indefesos na cidade de Saada, cidade localizada ao norte do Iêmen, perto da fronteira saudita. Mais a sul na cidade portuária de Hodeidah, as crianças morreram quando os ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita atingiram uma instalação de telecomunicações enquanto brincavam nas proximidades, disse Save the Children. O Iêmen também sofreu um apagão na internet em todo o país. A Arábia Saudita lidera uma coalizão militar apoiada pelos EUA e por Israel, contra os guerrilheiros houthies, apoiados pelo Irã e pelo Hezbollah.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Coletes Amarelos no Cazaquistão?

Uma revolução contra a inflação, a oligarquia, o imperialismo, sufocada pelas tropas de Putin?

Humberto Rodrigues


Era melhor acreditar que no Cazaquistão ocorreu o início de genuína revolução contra tudo e contra todos. Uma revolução que foi desencadeada pela luta contra a inflação dos combustíveis, os oligarcas, os monopólios imperialistas e desgraçadamente abortada pela intervenção dos tanques russos (como ocorria durante a primeira Guerra Fria 1945-1991).

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Lenin e Trotsky sobre o assassinato de Rosa e Karl

"Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, já não estão neste mundo, mas continuam entre nós; Viveremos e lutaremos animados por suas idéias, sob a influência de sua grandeza moral" Trotsky

Lenin, na inauguração do monumento a Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht no primeiro aniversário de seus assassinatos, Praça de Petrogrado, 1920.

Na manhã de 19 de janeiro em Moscou, grupos de trabalhadores e unidades de soldados do Exército Vermelho se reuniram na Praça Sovetskaya. Lenin, Sverdlov, Lunacharsky e outros dirigiram-se à manifestação da sacada do prédio soviético de Moscou. No dia da morte de Rosa e Karl, 16 de janeiro de 1919, Lenin denunciou:

“Hoje a burguesia e os traidores sociais suspiram de alegria em Berlim; conseguiram-no assassinando Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo. Ebert e Scheidemann, que durante quatro anos levaram os trabalhadores ao massacre por causa da pilhagem da I Guerra Mundial, agora assumiram o papel de massacrar os líderes proletários. O exemplo da Revolução Alemã mostra que a "democracia" é apenas uma camuflagem para o roubo burguês e a violência mais selvagem. Morte aos açougueiros‼”

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Sistema Mundial Capitalista perto da morte

Sistema Mundial Capitalista perto da morte:
Distribuição Infinita de Moedas, Inflação e Classe Trabalhadora


Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal (EUA)
Gráfico mostrando o aumento do volume monetário do Banco Federal dos Estados Unidos de 1959 a agosto de 2021

A “crise financeira” de 2008 foi o precedente mais famoso de quando o Banco Federal dos EUA (FED) espalhou moeda em uma escala exuberante. Naquela época, a maioria das notícias econômicas começava com palavras desconhecidas, como “flexibilização quantitativa” e “salvamento”. A crise econômica de 2008, desencadeada pela crise das “hipotecas subprime” e que atingiu a economia norte-americana, levou inclusive à aceitação da “teoria capitalista da falência” como se fosse um fato consumado. A onda abalou o mundo por anos. Em particular, o epicentro da onda, os Estados Unidos, vem sofrendo muito há algum tempo. O movimento Occupy Wall Street foi um evento simbólico das dores no corpo. No entanto, este gráfico faz com que o formidável aumento da moeda ao longo dos anos desde 2008 pareça insignificante. Olhe para a elevação do ângulo final direito!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

O NED no Cazaquistão

O NED pagou US$ 1,2 milhão pela Revolução Colorida no Cazaquistão
Por Jeremy Kuzmarov, Revista de ação secreta.




Em 2 de janeiro, protestos eclodiram na cidade de Zhanaozen, no oeste do Cazaquistão, que desde então se espalharam por todo o país. Mais de 160 pessoas foram mortas, incluindo pelo menos 18 policiais, com centenas de feridos.

O New York Times e outros grandes meios de comunicação retrataram a violência como resultado da duplicação dos preços dos combustíveis e da infelicidade com o autoritarismo político e a corrupção .

Rosa, Liebknecht e Lenin

O legado dos 3Ls: Luxemburgo, Liebknecht e Lenin

Humberto Rodrigues

 "A ordem reina em Berlim!... Ah! Estúpidos e insensatos carrascos! A revolução levantará sua cabeça novamente amanhã e, para o horror estampado em vossos rostos, anunciará com todas suas trombetas: ‘Eu fui. Eu sou. Eu serei!"

Últimas palavras escritas por Rosa.

Luxemburgo, Liebknecht, Lenin. Ninguém será esquecido! Levante-se e Resista!


No mês de janeiro, criou-se uma tradição saudável na esquerda europeia de homenagear os 3Ls, Luxemburgo, Liebknecht e Lenin, que morreram nos anos de 1919 e 1924 em janeiro.

Lenin e as "revoluções coloridas" do nosso tempo 

V. I. Ulianov faleceu em  21 de janeiro de 1924. Além de toda elaboração e todo exemplo de militância deixados por Lenin aos lutadores comunistas das gerações futuras, há uma parte do legado de Lenin que ganha maior relevo nesse século XXI. São bem conhecidos os feitos de V.I. Ulianov como construtor da concepção de partido operário revolucionário, que conduziu a luta dos trabalhadores ao triunfo consciente na revolução bolchevique; da luta contra o oportunismo e contra o sectarismo; do desenvolvimento teórico do materialismo dialético; da concepção de Estado; da própria orientação efetiva na construção do primeiro estado operário da história e da luta contra a burocratização desse Estado (através de seu Testamento e do seu famoso Diário das Secretárias).

sábado, 15 de janeiro de 2022

Cazaquistão - Declaração Internacional

Derrota de mais uma Revolução Colorida

Declaração internacional ampliada em seu conteúdo e em assinaturas pela adesão de novos camaradas e organizações da Austrália, Grécia, Coréia do Sul, Grã Bretanha, Turquia, Argentina, Bangladesh e Brasil.


Uma revolução colorida é uma mudança de regime em favor do imperialismo. Consideramos que o recente motim de 10 dias armado contra o governo do Cazaquistão como uma das estratégias para expandir o poder do imperialismo da OTAN centrado nos EUA. Após o colapso da União Soviética e o renascimento do capitalismo, a OTAN está se movendo em direção ao seu objetivo final, a Rússia, subjugando países próximos à Europa Ocidental um após o outro. O objetivo da operação não é apenas reviver o capitalismo, mas estabelecer um regime pró-imperialista obediente para maximizar os superlucros.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O RCEP e a Economia Mundial

O Acordo do RCEP e a Bomba Armada na Economia Ocidental
Fabio Sobral 
*




O acordo do RCEP (Regional Comprehensive Economic Partnership), que começou a funcionar em primeiro de janeiro de 2022, criou no Oriente a maior área de livre comércio mundial. Haverá alterações profundas na configuração dos setores produtivos, comerciais, financeiros e militares.

O acordo do RCEP não foi feito para a China aproveitar sua imensa capacidade industrial e esmagar a indústria dos outros países. A Índia acusou a China de ter esse objetivo e recusou-se a participar. À primeira vista parece uma conclusão acertada, mas o que está nos fundamentos desse acordo?

As lições do Cazaquistão

A Revolta no Cazaquistão nos traz Grandes Lições 
Fabio Sobral *



O Cazaquistão sofre uma revolta interna de grandes proporções. Uma revolta iniciada contra a elevação dos preços dos combustíveis.

A revolta evoluiu para confrontos sangrentos nas ruas das principais cidades. O presidente revogou os aumentos e pediu a renúncia do primeiro ministro. Mesmo assim, os manifestantes aumentaram seus ataques a prédios públicos e a forças policiais, quase como uma repetição do método utilizado para derrubar o governo Yanukóvych na Ucrânia, no que ficou conhecido como revolta da Praça Maidan.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Há um ano do levante trumpista

No aniversário da insurreição fascista de 6 de janeiro, um chamado à ação

Republicamos este apelo à ação emitido pela Frente Unica por um Partido Trabalhista de Massa e já apoiado por organizações de quatro continentes. Estamos assinando e conclamamos todas as organizações e indivíduos da classe trabalhadora internacionalmente a endossar e compartilhar este apelo na construção até 6 de janeiro. Novas adesões ou notícias de outras ações em 6 de janeiro podem ser enviados para labormedia1@gmail.com


Republicamos este apelo à ação emitido pela Frente Unica por um Partido Trabalhista de Massa e já apoiado por organizações de quatro continentes. Estamos assinando e conclamamos todas as organizações e indivíduos da classe trabalhadora internacionalmente a endossar e compartilhar este apelo na construção até 6 de janeiro. Novas adesões ou notícias de outras ações em 6 de janeiro podem ser enviados para labormedia1@gmail.com

A vitória de Biden e dos democratas nas eleições de 2020 não conteve nem poderia impedir a ascensão do fascismo. O único grupo da sociedade que tem força para deter os fascistas é a classe trabalhadora.  Os esforços sistemáticos de Trump para transformar o Partido Republicano em um corpo fascista estabelecerão as bases para a reviravolta da eleição em 2024. As teorias da conspiração de Trump estão sendo usadas como teste de tornassol para expurgar qualquer um no Partido Republicano que não seja completamente leal a Trump. Assim, movendo o cenário político ainda mais para a extrema direita no sentido da preparação de um golpe fascista.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Não Olhe para Cima

Ciência, Decadência Burguesa e Revolução

Frederico Costa – Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE


Finalmente assisti ao filme Não olhe para cima; e trago, aqui, minhas primeiras impressões. Embora primeiras impressões nunca sejam completas, penso que isso não quer dizer que sejam insignificantes.

Em primeiro lugar, gostei. O roteiro de Adam McKay e David Sirota prende do início ao fim. A trama gira em torno de Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), astrônomos que fazem a descoberta de um cometa que está em rota de colisão com a Terra. Com a ajuda do doutor Teddy Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall vão à Presidente dos Estados Unidos (EUA), Janie Orlean (Meryl Streep), e a seu filho, Jason Orlean (Jonah Hill), Chefe de Gabinete, que, inicialmente, mostram-se indiferentes diante do desastre iminente. Como é comum à política burguesa, só se interessam em buscar uma solução quando precisam capitalizar politicamente o caso. A apenas seis meses do impacto que irá destruir a civilização e boa parte da diversidade biológica, trava-se uma batalha da verdade científica contra os interesses políticos da extrema direita, a lógica destrutiva do capitalismo e a decadência da sociabilidade burguesa.