TRADUTOR

quinta-feira, 1 de julho de 2021

DEFENDER A RÚSSIA DA PROVOCAÇÃO BRITÂNICA

A provocação imperialista de Johnson no Mar Negro. Defender a Federação Russa!
O Defender britânico filmado de avião da Força Aérea Russa
Em 22 de junho, em uma manobra de publicidade flagrantemente óbvia a Grã Bretanha fez uma provocação militar contra a Rússia. O movimento foi evidentemente ordenado pelo próprio Boris Johnson. O Destróier HMS Defender da Marinha Real, com uma equipe de câmera da BBC e um repórter do Daily Mail a bordo, navegou ostensivamente pelas águas territoriais da Crimeia. A península fez parte da Rússia durante a maior parte de sua história. O referendo popular realizado em 2014 garantiu uma maioria massiva para que a Crimeia se tornasse parte da Federação Russa. O resultado do referendo não é surpreendente, uma vez que a maioria da população da Crimeia é russa, não ucraniana. A Ucrânia, sob um governo subalterno das potências ocidentais, segue reivindicando as águas, e a própria Crimeia.

Os imperialistas ocidentais se recusam a reconhecer o status da Crimeia como parte da Rússia, e a provocação de Johnson é mais uma parte da campanha anti-russa resultante disso. Na verdade, todo o objetivo da ofensiva ocidental contra a Rússia, mesmo décadas após o colapso do Estado operário soviético, é completar o que Hitler tentou fazer com a Rússia em 1941. Nações e povos que têm a temeridade de jamais derrubar o capitalismo não podem ser autorizados a seguir seu próprio caminho, mesmo depois de uma contra-revolução.

O imperialismo exige que eles sejam humilhados, esmagados, transformados em lacaios totalmente dependentes da hegemonia imperialista mundial, dos EUA. É por isso que, apesar das promessas feitas pelo então presidente dos Estados Unidos George HW Bush, ao último presidente soviético, Mikhail Gorbachev, de que a OTAN não seria expandida para o Leste, a OTAN foi estendida através da Europa Oriental até as três repúblicas bálticas do ex-URSS - direito à fronteira com a Rússia. A Ucrânia será a próxima. O golpe Maidan ucraniano patrocinado pelo imperialismo em 2013 foi conduzido por neonazistas assumidos, admiradores das forças OUN lideradas por Bandera que lutou por Hitler contra a URSS na Segunda Guerra Mundial.

O Defender britânico partiu de Odessa, na Ucrânia, direto pelas águas territoriais da Criméia (ou seja, da Federação Russa), próximo a Sebastopol, que é o quartel-general da frota naval estratégica da Rússia no Mar Negro, em um curso em direção à Geórgia. O governo britânico afirmou que “o navio da Marinha Real está realizando uma passagem inocente por águas territoriais ucranianas de acordo com o direito internacional”. Os russos, com razão, não consideraram a atividade do navio britânico "inocente" de forma alguma, e dispararam uma série de tiros de advertência contra o navio. Então, um caça-bombardeiro supersônico Sukhoi SU-24 russo lançou várias bombas no caminho do Defender para sublinhar o aviso.

A bizarra pretensão do governo de que isso era algum tipo de "passagem inocente", e não uma provocação pré-planejada projetada pelo governo de Johnson, foi também, da mesma forma, bizarramente exposta quando um monte de documentos confidenciais do Ministério da Defesa foram de alguma forma perdidos e encontrados em um ônibus parar em Kent, na manhã de terça-feira, 21 de junho. Incrivelmente, esses documentos discutiam o provável impacto de uma provocação que ainda não havia acontecido. A provocação com o Defender aconteceu no dia seguinte. Nas palavras do Guardian, os documentos “discutiram a potencial reação russa à viagem do HMS Defender pelas águas ucranianas ao largo da costa da Crimeia na quarta-feira”. O Guardian comenta que os documentos revelam que a operação “foi conduzida na expectativa de que o Kremlin pudesse responder de forma agressiva”:

“Três possíveis respostas russas foram delineadas, de 'seguro e profissional' a 'nem seguro nem profissional'. Na quarta-feira, a Rússia disse que tiros de alerta foram disparados e que um jato lançou quatro bombas no caminho do contratorpedeiro britânico para forçá-lo a mudar de curso. Descobriu-se que o canhão havia sido disparado a uma distância segura atrás do navio de guerra britânico, embora não houvesse nenhuma evidência para apoiar a última afirmação.” (Classified Ministry of Defence papers found at bus stop in Kent)

Os russos divulgaram imagens de vídeo um tanto fragmentadas do incidente que mostram aspectos do confronto ameaçador de sua nave com o Defender, bem como alguma atividade de aeronaves russas nas proximidades. Não é muito claro, mas isso é irrelevante. A questão é que essa foi uma provocação deliberada dos britânicos e foi planejada para "testar" a determinação das forças russas de defender as águas territoriais da Crimeia. Obviamente, foi para fins de propaganda, o que nega a convenção de "passagem inocente" que os britânicos estão tentando usar para justificar a presença do navio. A insistência de que as águas da Crimeia são águas "ucranianas" é, evidentemente, apenas um desses fins de propaganda.

De acordo com o que parece ser um blog militar freelance chamado The War Zone / The Drive :

“Enquanto tudo isso acontecia, parecia que pelo menos uma aeronave de coleta de informações da OTAN estava monitorando as atividades na área. Dados de rastreamento de voo disponíveis publicamente indicavam que um conjunto de rebites RC-135V / W da Força Aérea dos EUA estava no ar ao largo da costa da Crimeia, tendo voado da Baía de Souda, na ilha grega de Creta.” (Russia Claims Bombs Dropped To Warn Off British Warship, Royal Navy Says It Never Happened)

Se isso for verdade, ele lança alguma luz sobre o que os britânicos estavam fazendo. Johnson quer jogar a cartada chauvinista de 'Grã-Bretanha Global' com suas pretensões de que não apenas a Rússia, mas também a presença da China no Mar da China Meridional pode ser tratada pela prática do Império Britânico de “Diplomacia das Canhoneiras”. Mas isso é uma piada. O Brexit tornou a Grã-Bretanha ainda mais um imperialismo lacaio para os EUA do que antes.

O navio de guerra britânico estava desempenhando um papel semelhante ao do avião sul-coreano KAL-007 em setembro de 1983, quando voou deliberadamente para fora do curso acima do então território soviético no Extremo Oriente (Kamchatka e Sakhalin) para disparar defesas aéreas e antiaéreas para que um avião espião americano podesse reunir dados sobre as capacidades de defesa da URSS, então o principal estado operário degenerado do mundo. Agora que a Rússia capitalista, mas não imperialista, ainda é o alvo do imperialismo dos EUA, embora não como um estado operário, mas sim uma forma dependente de capitalismo que resiste à subordinação total ao imperialismo, táticas semelhantes ainda estão sendo usadas pelos EUA contra ele.

Longe de ser a 'Grã-Bretanha Global', o absurdo e decrépito Leão Britânico de Johnson é apenas um Judas Goat para os EUA. Como de fato foi e é a Coréia do Sul. Johnson até rejeitou as reservas de Raab, seu próprio ministro das Relações Exteriores sobre isso. A tarefa do HMS Defender era ativar as defesas russas para que os EUA pudessem coletar os dados. Quase não “governando as ondas”. Mais como um peixe-piloto nadando à frente de um tubarão.

O HMS Defender tem sorte de não compartilhar um destino semelhante ao KAL-007 (cujo número de vôo, no contexto britânico, era indicativo de sua missão). A Rússia teria todo o direito de responder. No atual esforço de guerra do imperialismo contra o bloco de nações não imperialistas que de alguma forma resistem à dominação mundial imperialista, não apenas a Rússia, mas também a China, Irã, Síria, Venezuela e, claro, os dois estados operários deformados restantes de Cuba e Coréia do Norte, é do interesse do proletariado mundial que os estados atualmente em conflito com o imperialismo prevaleçam.