TRADUTOR

domingo, 30 de maio de 2021

TRUMKA, TIRE AS MÃOS DO CONSELHO DA AFL-CIO DE VERMONT

Campanha: TRUMKA: Tire as mãos da AFL-CIO de Vermont - Nove organizações da esquerda em todo mundo defendem a resolução do Conselho da AFL-CIO de Vermont

Campanha no Facebook da VT-AFL-CIO
Site do VT-AFL-CIO


A Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (do inglês American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations), conhecida por sua sigla AFL-CIO, é a maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. Formada em 1955 pela fusão da AFL (1886) com a CIO (1935). É composta por 54 federações nacionais e internacionais de sindicatos dos Estados Unidos e do Canadá que juntos representam mais de 10 milhões de trabalhadores. Até 2005 funcionou, na prática, como central sindical unitária, mas, em razão de cisões internas, várias das maiores agremiações que a formavam deixaram a organização. A AFL-CIO tem sido acusada de receber financiamento da CIA. Pesquisadores também apontaram as relações estreitas dos sindicalistas norte-americanos com embaixadores, adidos trabalhistas, autoridades políticas, CIA e Departamento de Estado.
No Brasil, o historiador uruguaio René Dreifuss foi pioneiro ao explicitar as ligações entre o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), a AFL-CIO, o AIFLD e a ação da CIA no Brasil. Dirigentes da AFL-CIO, como George Meany, são identificados como agentes da Divisão de Organizações Internacionais da CIA. A AFL-CIO costumava ser chamada, ironicamente, de "AFL-CIA".

Na época da decadência imperialista, as poderosas organizações sindicais da classe trabalhadora são cada vez mais cobiçadas e controladas pelo capital monopolista. Mas se a maioria da classe trabalhadora está dentro delas, é nosso dever participar das organizações de massas da classe trabalhadora, buscando explorar em favor do programa revolucionário e comunista cada uma das diferenças entre a base proletária e a direção pró-imperialista. Estão destinadas a se liquidarem, a se perderem no doutrinarismo e na esterilidade as organizações que renunciam a disputa da consciência da classe trabalhadora tal como ela se encontra na vida real, inclusive e principalmente sob conjunturas políticas extremamente desfavoráveis como sob governos fascistas. Se acabarão e merecem se acabar as organizações que voltam as costas para a classe trabalhadora, que lançam posições ultimatistas (do tipo "pegar ou largar") com respeito aos sindicatos burocratizados simplesmente porque essas organizações de massa da classe não correspondem a suas concepções ideais, mas sim e sempre corresponderão as condições concretas e a co-relação de força da guerra entre as classes sociais da sociedade capitalista.

Um dos principais exemplos dessas organizações ultimatistas, inúteis para a luta da classe trabalhadora é o ICFI dos EUA, mais conhecida pelo seu instrumento de política virtual, o site WSWS.org. Esse grupo se enquadra no principal tipo de ultimatistas contenporâneo, que renunciam a luta não só dentro das centrais sindicais da classe trabalhadora, mas também dentro das próprias organizações sindicais.

A luta do Conselho da AFL-CIO de Vermont, iniciada dentro do próprio governo de extrema direita de Trump, é uma expressão real de que vale a pena disputar as organizações de massa por mais burocratizadas e vendidas para o inimigo que se encontrem em suas direções centrais. O Conselho de Vermont é um dos quase 500 conselhos estaduais da central sindical.

Como escrevem os companheiros do Conselho dos Trabalhadores da AFL-CIO de Vermont:

Hoje, o Vermont AFL-CIO teve o prazer de receber a solidariedade de nove organizações da classe trabalhadora de todo o mundo em nosso conflito contra Richard Trumka sobre nosso compromisso de defender a democracia em nossa República e nossa organização de trabalhadores.

A carta aberta abaixo é para o presidente nacional da AFL-CIO, Richard Trumka. A carta exige que ele encerre sua investigação politicamente motivada sobre o Vermont AFL-CIO por ousar realizar uma votação em novembro de 2020 autorizando nosso Conselho Executivo a convocar uma Greve Geral no caso de Donald Trump tentar realizar um golpe fascista contra nossa democracia antes de 20 de janeiro de 2021.

O Vermont AFL-CIO defende firmemente nossa decisão de que nossos membros votem para autorizar uma convocação para uma Greve Geral se nossa democracia entrar em crise existencial. Os trabalhadores que realizam ações coletivas para defender e fazer avançar a nossa democracia estarão SEMPRE fazendo a coisa certa a fazer!"

Leia também:

O golpe trumpista, contra o qual os camaradas de Vermont aprovaram sua resolução meses antes, levantou a cabeça mas não foi vitorioso. Em janeiro de 2021 CLQI escreveu na declaração "INVASÃO DO CAPITÓLIO PELO TRUMPISMO: O “putch da cervejaria” de Trump": Para nós,

"A ação de Trump teve uma semelhança com o Putsch na Cervejaria lançado por Hitler e Ludendorff em Munique em nove de novembro de 1923. Também foi possivelmente o ataque mais sério a um parlamento burguês em um país capitalista avançado desde o ataque à Câmara dos Deputados francesa por monarquistas e fascistas forças armadas em fevereiro de 1934."
"Pelo perigo que representa aos trabalhadores o golpe trumpista e porque todas as frações imperialistas são responsáveis ​​pelos crimes do próprio imperialismo ,apelamos aos trabalhadores dos Estados Unidos para que derrotem o próprio golpe trumpista sem colocar expectativas nas instituições imperialistas, no Partido Democrata ou em qualquer das frações imperialistas autênticas, algozes do proletariado internacional e os povos oprimidos de todo o mundo. Por isso, estão corretos os camaradas da AFL-CIO de Vermont em aprovar desde o dia 22 de novembro de 2020 a convocatória de uma greve geral contra qualquer ameaça golpista de Trump e também estão corretos em dizer:

"Em nossos tempos de colapso social, um Partido Trabalhista fundado e controlado pelos próprios trabalhadores é mais necessário do que nunca. Os partidos dos dois patrões estão conspirando para tirar tudo o que temos. Avançar para um partido de trabalhadores independente para enfrentá-los!"