TRADUTOR

domingo, 23 de maio de 2021

VITÓRIA PALESTINA HUMILHA ISRAEL

Vitória dos Trabalhadores palestinos e da resistência internacional humilham Netanyahu

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional


O cessar-fogo entre Israel e o governo palestino do Hamas em Gaza após 11 dias de bombardeio de Gaza é o resultado de um grande fracasso de Israel em face das múltiplas facetas da resistência à provocação deliberada de Netanyahu desta fase da guerra sionista contra os palestinos . O cessar-fogo foi concedido com muita relutância e, assim que entrou em vigor, os israelenses lançaram outra provocação em Al Aqsa, mas a queda do público ainda foi significativa e permitiu que os líderes do Hamas em Gaza reivindicassem a vitória.
É uma vitória significativa para os palestinos contra Netanyahu, apesar da morte de mais de 200 palestinos, metade deles mulheres e crianças, e da destruição de numerosos edifícios, casas e infraestrutura. As baixas israelenses no incêndio palestino foram, como é normal, mínimas. A barbárie israelense estendeu-se desde a destruição do único centro de testes de Gaza, a explosão de prédios residenciais, deixando muitos desabrigados, e a destruição de um prédio que abriga a imprensa internacional, da Al Jazeera à Associated Press, simplesmente para impedir reportagens precisas dos massacres de Israel. Netanyahu pretendia resolver o impasse de seu fracasso três vezes em formar uma coalizão governamental estável após três eleições indecisas e a ameaça de prisão por corrupção pairando sobre ele, arrasando Gaza e uma nova limpeza vitoriosa de Al Quds / Jerusalém, até mesmo a destruição de Al Aqsa.

Israel é a mais duradoura e principal ditadura do imperialismo sobre os povos oprimidos de toda a Ásia

O imperialismo e o sionismo são hegemônicos controladores da mídia e da opinião pública burguesa mundiais. Com esse poder de propaganda vendem o mito ideológico de que Israel é a única e verdadeira democracia do Oriente Médio. Mas, nesse confronto Israel foi desmascarado e mais uma vez se comprova que na verdade Israel é a mais duradoura e principal ditadura do imperialismo sobre os povos oprimidos de toda a Ásia, mesmo se comparada a piores ditaduras como as da Indonésia e de Mianmar. Recentemente, essa mesma mídia imperialista sionista, a serviço da campanha em favor de Netanyahu, apresentou Israel como um dos países que melhor conduziu o combate a pandemia, chegando a vacinar mais da metade da população israelense. Aqui também a condenação ao Estado nazi-sionista é reforçada pela descoberta do aumento do holocausto palestino durante a campanha de vacinação de Israel que se apoiou na negação do direito palestino a defender-se contra a covid, sendo que apenas 4,2% dos palestinos foram vacinados até agora.

O cessar-fogo incondicional foi o resultado principalmente da resistência dos palestinos, e particularmente da população da faixa de Gaza, cujos militantes defensores dispararam centenas de foguetes caseiros contra Israel, atingindo partes de Israel que antes não podiam alcançar. Mesmo que os danos dessas armas caseiras tenham sido leves, pois eles não têm os bilhões de dólares em tecnologia militar e armamento que Israel tinha, ainda foi um ato crucial de solidariedade com as vítimas da limpeza étnica em Sheikh Jarrar, e contra o ultrajante ataque comunalista à Mesquita de Al Aqsa, o terceiro local mais sagrado para bilhões de muçulmanos em todo o mundo, cuja destruição e substituição por um "terceiro templo" é um dos principais objetivos da direita extremista sionista, que agora domina Israel sob Netanyahu.

Mas ainda mais chocante do ponto de vista da classe dominante israelense foi a Greve Geral unificada dos trabalhadores palestinos na Cisjordânia, Gaza e Israel "propriamente dita" dentro da "Linha Verde" (as fronteiras do cessar-fogo de 1948). A população palestina dentro de Israel, aqueles que escaparam da Nakba de 1948 e não foram expulsos (mas passaram décadas sob regime militar, e então como cidadãos não judeus de segunda classe de um estado judeu), agiram em solidariedade com seus irmãos palestinos em toda a área ocupada Palestina entre o Jordão e o Mediterrâneo, sublinhando que apesar da ficção sionista que designa esta população como "árabes israelenses", eles são palestinos, parte da nação palestina expropriada, e parte de uma classe trabalhadora palestina integral e população oprimida apesar da divisão de sua população por fronteiras, postos de controle, paredes de separação e o cerco a Gaza. Esta parte da população palestina também lutou muito em cidades israelenses mistas, como Lod.

A nação palestina é uma nação do rio ao mar, e a classe trabalhadora palestina tem um poder considerável, além de seu músculo industrial formal, que é limitado porque Israel limita sua exposição ao trabalho árabe com o objetivo de longo prazo de dispensá-lo. O impacto político de tal ato das massas proletárias e oprimidas é o que assustou a classe dominante israelense a reduzir suas perdas nesta situação e aceitar um cessar-fogo que poucos dias antes haviam ridicularizado. Isso traz à mente as palavras de Marx e Engels no Manifesto Comunista de 1947, quando escreveram que:

“De vez em quando os trabalhadores saem vitoriosos, mas apenas por algum tempo. O verdadeiro fruto de suas lutas está, não no resultado imediato, mas no sindicato cada vez maior dos trabalhadores. Esse sindicato é auxiliado pelos melhores meios de comunicações que são criadas pela indústria moderna e que colocam os trabalhadores de diferentes localidades em contato uns com os outros. "

Em outras palavras, o potencial de tal ação de greve política está em sua capacidade de inspirar ainda mais tais ações, de criar e expandir um movimento ao seu redor e, assim, abalar a estabilidade do próprio governo burguês. Tem o potencial de inspirar outras seções das massas derrubadas pelo sionismo e seus apoiadores imperialistas em toda a região, e de colocar em risco a preciosa 'estabilidade' de Israel, que ainda usa sua significativa minoria palestina como uma folha de figueira para tentar disfarçar a natureza etnocrática do estado. Além disso, é capaz de inspirar ações de solidariedade internacional que o fortalecem ainda mais. As ações dos italianos em se recusar a carregar carregamentos de armas para Israel e dos estivadores sul-africanos ao boicotar cargas israelenses em solidariedade aos palestinos são um exemplo do enorme potencial para a solidariedade dos trabalhadores internacionais sobre esta questão e, sem dúvida, desempenharam um papel importante nesta revés.

É sem dúvida esse potencial de radicalização da luta que produziu a reviravolta não apenas de Israel, mas de Biden, que embora sua nomeada por Trump e fanática embaixadora sionista da ONU, Nikki Haley, tenha desafiado a pressão anterior, particularmente da China, Rússia e eventualmente, até a França no Conselho de Segurança da ONU e vetou projetos de resolução pedindo um cessar-fogo. No entanto, de repente, os clamores furtivos dos EUA por "desaceleração", enquanto insistiam no suposto "direito" de Israel de se defender contra suas vítimas, pareceram produzir um cessar-fogo. Evidentemente, foi a resistência que causou isso, não qualquer coisa que Biden fez.

No entanto, as declarações francas do líder turco Erdoğan e particularmente de Putin, ameaçando represálias não especificadas contra Israel por seus flagrantes assassinatos de civis, podem muito bem ter adicionado pressão. Além disso, a radicalização da luta palestina e a crescente exposição dos crimes de Israel produziram uma espécie de cisma no Partido Democrata dos Estados Unidos, com o apoio aberto de Biden a Israel durante este ataque sendo atacado pelo que parece ser um grupo crescente e mais radical camada, de Bernie Sanders ao 'Esquadrão' de membros negros, palestinos / muçulmanos e hispânicos na Câmara dos Representantes, mas não confinado a eles.

As contradições envolvendo esta camada são potencialmente bastante explosivas, já que o lobby de Israel não é marginal, mas embutido em posições muito poderosas dentro da classe dominante dos EUA e se sobrepõe à própria classe dominante israelense por meio de dupla cidadania e investimentos materiais em muitos casos. O lobby sionista provavelmente contra-atacará com força por meio do AIPAC, como de fato eles já tentaram fazer, e isso poderia produzir um conflito muito acirrado na política burguesa dos Estados Unidos, já que Sanders e o Squad agora têm uma base social e eleitoral considerável entre camadas parcialmente radicalizadas da classe trabalhadora dos EUA e oprimidos. Isso poderia produzir algo como o confronto com os apoiadores de Corbyn na Grã-Bretanha.

Este confronto entre Israel e os palestinos produziu um movimento mundial de apoio muito maior em todo o mundo, com manifestações de centenas de milhares em alguns lugares, apesar da pandemia. Isso precisa ser construído e fortalecido muito mais em um movimento que possa gerar ações de luta de classes muito mais poderosas e interagir com o movimento de libertação na Palestina ocupada e na região do Oriente Médio em geral. Aprofundar o potencial que evidentemente existe nas lutas da classe trabalhadora para radicalizar, regionalizar e internacionalizar, apontando para a perspectiva da Revolução Permanente, a força do proletariado principalmente árabe que pode quebrar Israel ao se colocar à frente da luta de todos os oprimidos, por um estado operário multiétnico na Palestina como parte de uma luta revolucionária regional, com uma perspectiva revolucionária mundial.

● Pelo fim do Estado nazi sionista e pela extinção das colônias de expansão dessa política imperialista!

● Por um Estado Operário Multiétnico e multirreligioso da Palestina em uma Federação Socialista de Conselhos Operários do Oriente Médio!

● Pela greve política internacional e Para Trabalhadores Sanções contra Israel!

● Incondicional defende o Hamas contra o estado sionista!

● Pela vitória militar das organizações guerrilheiras anti-imperialistas Hamas e Hezbollah na Palestina, Líbano e Síria!