TRADUTOR

quarta-feira, 28 de abril de 2021

1o DE MAIO DE 2021

Primeiro de Maio de 2021: a classe trabalhadora enfrenta pandemia, depressão, guerras e aquecimento global
Este ano, muitos bilionários dobraram suas riquezas e 500 novos surgiram. Enquanto mais 150 milhões foram empurrados para a pobreza extrema.
O capitalismo deve ser derrubado!


Manifesto do Comitê de Ligação pela Quarta Internacional



Nesse primeiro de maio de 2021, a classe trabalhadora internacionalmente enfrenta a pior situação desde o início dos anos 1930. Em alguns aspectos e locais, se encontra em condições ainda piores que nos anos 30. Ao redor do mundo, o capitalismo está esmagando nossa classe de muitas formas. A pandemia de Covid-19 é o resultado da pilhagem capitalista do meio ambiente e um subproduto terrível de sua exploração desenfreada da natureza. Sua aparente origem na China é, sem dúvida, um subproduto da mercantilização daquela sociedade por meio da restauração capitalista. Essa pilhagem da natureza cria riscos de infecções por transbordamento biológicos que podem causar enormes danos à humanidade e são possíveis em muitos lugares. A natureza está sendo degradada pelo capitalismo em todo o mundo.
Estamos sendo afetados por uma crise multifacetada de considerável complexidade. São necessárias soluções radicais e revolucionárias, e uma direção política que pode organizar a concretização dessas soluções. Essa é uma necessidade sentida pelas pessoas em todo o mundo. O último século contado desde a Revolução Russa de 1917 foi um século de guerras, revoluções e contrarrevoluções. Desde a década de 1980, no entanto, vimos uma onda de contrarrevoluções, quando as condições e as conquistas alcançados pela classe trabalhadora em todo o mundo sofreram um ataque combinado do neoliberalismo, a ideologia capitalista que visava libertar o capital monopolista de todas as restrições sobre ele resultantes de um século de lutas e conquistas da classe trabalhadora, em nome de um 'mercado livre' que sob a concentração de hoje, o monopólio / capitalismo corporativo é uma completa mentira.

A destruição de uma série de países chamados "comunistas" há uma geração: que eram na verdade Estados operários burocratizados ou deformados, subprodutos das lutas operárias russas e internacionais de 1917 em diante, não levou a um mundo de liberdade e democracia. Não conduziu a humanidade ao “fim da história”, como os ideólogos neoliberais como Francis Fukuyama proclamaram há uma geração em meio à contrarrevolução no Oriente. Isso levou à pilhagem desenfreada do planeta pelo capitalismo neoliberal e ao ressurgimento de uma doença pandêmica em uma escala vista pela última vez em 1918-20, após aquela que foi então a mais terrível guerra mundial da história, produto da entrada do capitalismo em sua era imperialista.

As crises que enfrentamos hoje: a pandemia e os milhões de mortes que já causou, a "ameaça climática" a que está associada, a crise econômica, que já era um problema da era pré-pandêmica e está se aprofundando em uma depressão que já empobrece desesperadamente as massas em países semicoloniais na Europa Oriental, Ásia, África e América Latina, bem como ferindo as massas também nos países imperialistas.

De acordo com a Forbes, quase 500 novos bilionários se juntaram a Jeff Bezos e Elon Musk no ano passado, quando os mais ricos do mundo ficaram US $ 5 trilhões mais ricos. Enquanto isso, o Banco Mundial estimou em outubro passado que a pandemia iria:

“… Empurrar entre 88 milhões e 115 milhões de pessoas para a pobreza extrema em 2020, aumentando para um total de até 150 milhões em 2021, dependendo da gravidade da contração econômica. A pobreza extrema, definida como viver com menos de US $ 1,90 por dia, provavelmente afetará entre 9,1% e 9,4% da população mundial em 2020, de acordo com o Relatório bienal de Pobreza e Prosperidade Compartilhada. Isso representaria uma regressão à taxa de 9,2% em 2017. Se a pandemia não tivesse convulsionado o globo, a taxa de pobreza deveria cair para 7,9% em 2020.

Todas essas coisas, como as duas guerras mundiais, são produtos do capitalismo desenfreado que levou à guerra mundial na época e está empurrando o mundo para uma catástrofe semelhante ou provavelmente pior hoje. O capitalismo é incapaz de resolver os problemas que criou no início do século XXI. É incapaz de deixar de destruir nosso meio ambiente e, assim, evitar mais catástrofes futuras, como pandemias e guerras que ameaçam nossa existência, porque a natureza fundamental do sistema é a produção ilimitada e em expansão e a realização de mais-valia para o lucro privado.

Somente quando a humanidade arrancar das garras do capital toda a produção e passar a um planejamento e distribuição de acordo com as necessidades de toda a humanidade em um nível global, preservando e sustentando o mundo natural do qual dependemos, removendo a motivação do lucro da produção social, pode o futuro da civilização humana e da natureza ser salvo da destruição. Do contrário, a catástrofe natural e humanitária serão inevitáveis. Nesse ínterim, precisamos exigir que os trabalhadores, camponeses e outras camadas oprimidas ao redor do mundo, que precisam ficar em quarentena pela ameaça mortal da Covid-19, sejam totalmente pagos e compensados ​​por sua perda de renda, com auxílio-doença integral. O capitalismo imperialista, que suga o sangue das massas trabalhadoras do mundo e acumulou uma enorme riqueza, cuja representação de valor está armazenada em paraísos fiscais ao redor do mundo, deve ser forçado a pagar por isso,

Foi a existência dos estados operários, ultimamente severamente prejudicados, dos quais agora restam apenas Cuba e Coréia do Norte, como alternativa sistêmica que obrigou os capitalistas a fazer concessões aos trabalhadores nas três décadas após a Segunda Guerra Mundial (1945-1975), que estão sendo saqueados pelo neoliberalismo hoje. Obviamente, esses Estados operários e o que resta dessas conquistas precisam ser defendidos contra a contrarrevolução, mas, acima de tudo, precisamos de um novo impulso para uma revolução internacional contra o capital. Precisamos criar os movimentos de massa e partidos para liderar isso.


Populismo mortal

A pandemia é uma questão imediata que a classe trabalhadora mundial enfrenta; a indústria farmacêutica capitalista está agora entrando em ação e lançou campanhas de vacinação em massa nos países imperialistas, tendo aperfeiçoado um conjunto de vacinas. O regime de Trump fez com que centenas de milhares de pessoas da classe trabalhadora perdessem suas vidas porque se recusou a implementar medidas básicas de quarentena e, como parte dessa forma populista de direita de neoliberalismo, os empregadores rotineiramente obrigavam os trabalhadores a trabalhar em condições inseguras. Trump até apoiou protestos de libertários de direita contra as medidas estaduais de saúde pública. Isso custou aos EUA 575.000 mortes. O que corresponde a uma calamidade mais de dez vezes maior do que as perdas dos EUA na derrota da guerra colonial / contrarrevolucionária do Vietnã, que foi anteriormente a referência de catástrofe nacional nos Estados Unidos. Agora que Trump se foi, uma administração imperialista dos EUA mais eficaz está tomando medidas para eliminar a Covid entre sua própria população e realizando uma campanha de vacinação em massa.

Isso também está acontecendo na Grã-Bretanha: a derrota de Trump parece ter forçado o mini-Trumpian Brexitista, Boris Johnson, da Grã-Bretanha, a se concentrar na vacinação em massa como forma de reabrir a economia de forma sustentável, após um ano de lockdowns que foram repetidamente sabotados antes que pudessem fazer alguma eficácia.

Na União Europeia, disputas sobre oa suprimentos limitados e os efeitos colaterais das vacinas fizeram com que a vacinação esteja sendo mais lenta do que o esperado, e alguns problemas semelhantes retardaram as vacinações no Japão. No entanto, particularmente na Grã-Bretanha, isso foi misturado com racismo. O governo de Johnson mudou sua abordagem para testes e quarentena nas fronteiras no final de 2020, com a terceira onda. Anteriormente, em 2020, o governo estava muito relutante em fechar fronteiras e, na verdade, durante parte do ano, no verão, os britânicos foram incentivados a fazer férias no exterior para 59 países, apesar da pandemia. Na terceira onda, entretanto, eles baniram quase todas as viagens. No entanto, eles planejam introduzir em maio um sistema de restrições, que proíbe todas as viagens de e para um grande número de países do Sul Global, principalmente, misturando aqueles como Brasil, México e Índia com epidemias de Covid assustadoras e novas cepas do vírus que são uma ameaça, com outros lugares que tiveram taxas de Covid muito mais baixas do que grande parte da Europa. Enquanto isso, a Europa parece estar em grande parte isenta. 

A pandemia coincidiu com a ascensão do populismo de direita não apenas nos países avançados, mas em todo o mundo, incluindo não apenas os Trumps e Johnsons, mas também o grotesco Bolsonaro no Brasil, que tornou a pandemia consideravelmente pior.

A frustração das massas com a onda populista de esquerda dos primeiros 15 anos do século (principalmente na América Latina) na superação dos males do capitalismo, favoreceu o surgimento do populismo de direita. Ao fazer esta observação, não colocamos um sinal de igual entre o populismo à direita e à esquerda. Defendemos as massas trabalhadoras e seus direitos históricos contra a ascensão do populismo de direita. Defendemos os países oprimidos e os restantes estados operários contra o imperialismo. Mas, ao mesmo tempo, sinalizamos o fracasso do populismo na esquerda burguesa. As massas trabalhadoras não podem continuar a ser enganadas para sempre por diferentes opções de seus inimigos de classe, elas devem quebrar e vencer os demagogos do capital em sua luta para expropriar todos os expropriadores.

Outros países importantes, como Índia e México, têm lutado contra epidemias de Covid fora de controle devido a uma combinação de pobreza massiva e governos incompetentes. No caso da Índia, a situação desesperada de seu povo foi agravada pelo extremismo nacionalista, com Modi proibindo o uso de vacinas testadas do exterior em favor de uma vacina caseira que não havia passado das fases de teste. A Índia é um dos principais locais para a fabricação e exportação de vacinas, mas seu próprio programa de vacinas caseiras está um caos.

A dimensão histórica do atual massacre do
povo brasileiro nas mãos do governo Bolsonaro

Nenhum massacre anterior matou tantos brasileiros quanto o atual, nem na guerra criminosa do Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai (a maior guerra da América Latina), nem durante a “gripe espanhola” (1918), nem no segundo mundo guerra. A população está exposta ao vírus de forma indefesa, as defesas foram retiradas pelo governo e pelo regime em que se baseia. O sistema de saúde foi desmontado. Direitos trabalhistas foram retirados. Os preços dos alimentos, remédios, oxigênio, combustível dispararam. Os salários reais do proletariado foram reduzidos. Os leitos foram reduzidos. A vacina não foi comprada em quantidade suficiente. As informações oficiais são falsas e tudo isso causou esse número histórico de mortes. O governo que deveria defender seu povo, o desarmou para a guerra e as pessoas estão sendo exterminadas como nunca antes. Por tudo isso, não se pode acreditar que não haja controle sobre a pandemia, mas sim uma orientação claramente voltada para criar colapso, criar caos, desespero e a precariedade de vida da população brasileira que está sendo cobaia de um experimento inédito na história.

A análise da desvalorização dos salários permite-nos revelar uma das principais expressões desta experiência capitalista. Os salários reais do proletariado foram cortados pela metade. O “auxílio de emergência” para a pandemia, que era de pouco mais que meio salário mínimo em 2020, tornou-se um parâmetro para o salário mínimo nacional informal e real, passou a ser o novo valor de referência para a desvalorização da força de trabalho. O "auxílio emergencial" para a pandemia que deveria aumentar conforme a necessidade dos trabalhadores, acabou por ser reduzido para um valor correspondente a 1/4 do salário mínimo. Ao mesmo tempo que disparou a inflação das mercadorias, com os preços dolarizados. 
Desse modo, o capital lucrou muito com a pandemia, aumentando os preços e reduzindo os salários e assim ampliando enormemente a exploração e o aviltamento da força de trabalho.

Os salários aviltados impedem que a classe trabalhadora continue reproduzindo seu modo de vida anterior, que já era precarizado. Por isso, foi recriada a fome em grande escala no país e muitos outros males propiciados pela miséria, inclusive o agravamento da própria pandemia para os mais pobres. O grau de otimização da exploração do trabalho também foi aprofundado por novas ferramentas tecnológicas que prolongam a jornada e ocupam ao máximo os momentos do dia e da noite dos trabalhadores, agora com trabalho também em casa. A intensificação do trabalho e a compressão dos salários abaixo de seu valor são duas causas que se contrapõem à queda da taxa de lucro, já apontada por Marx em em O Capital, artifícios usados pelos capitalistas há mais de 120 anos. Outro elemento importante dessa experiência é o aumento do controle social justificado pela pandemia. Este segundo elemento favorece a degradação dos salários porque coloca os trabalhadores ainda mais na defensiva, criando um obstáculo adicional para que eles lutem por seus direitos salariais e trabalhistas e suas condições de trabalho.

O resultado foi que o Brasil se tornou “um perigo para o mundo” nas palavras do presidente da Venezuela, Maduro, por causa da carnificina instalada e do espaço dado para que variantes mais nocivas se desenvolvam e se proliferem. Devido à crise econômica e à pandemia de que se valeu Bolsonaro e toda a burguesia que apoiou o golpe de 2016, em 2021, 116 milhões de brasileiros tornaram-se pobres com fome e 20 burgueses tornaram-se novos bilionários. Assim, apesar do massacre histórico, Bolsonaro continua a ter forte apoio da grande maioria dos empresários e banqueiros.
Nenhuma fração da burguesia ou a oposição burguesa da direita tradicional desejam tirar Bolsonaro do poder antes das eleições de 2022.

A oposição de esquerda encabeçada pelo PT também não defende de forma consistente e verdadeira a luta de massas contra o Bolsonaro. Hoje, a grande maioria da classe trabalhadora quer a volta de Lula e do Partido dos Trabalhadores. O PT foi perseguido em 2016 e Lula foi processado e preso por 580 dias em uma das mais escandalosas e infames farsas judiciais da história, impulsionada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos durante o governo Obama-Biden. Esse processo impediu Lula de ser candidato e favoreceu a eleição de Bolsonaro em 2018, apoiado por Trump e pela burguesia brasileira. Contudo, Parece que os vícios conciliatórios de Lula continuam mais fortes do que todo o aprendizado possível durante o processo de golpe. O PT busca aliados burgueses entre os que participaram da conspiração que derrubou Dilma, promete privatizar empresas estatais, não se compromete a revogar todas as medidas de golpe que prejudicam a classe trabalhadora, bem como as reformas previdenciária e trabalhista, e convidou a maior bilionária do país para ser sua vice-presidente. Pior ainda é que, contando com a pressão que a pandemia exerce sobre a classe trabalhadora para que não saia às ruas para protestar, o PT, a central sindical CUT e o MST, não contam com suas bases sociais para frear o processo golpista e retorno ao governo na luta pela derrubada do Bolsonaro ou mesmo nas eleições de 2022. Lula e o PT apostam em uma política de aumento dos compromissos com o capital golpista. Essa tática de confiar no inimigo foi a que favoreceu o sucesso de todo o processo golpista, sem que os golpistas precisassem disparar um único tiro ou recorrer aos tanques para atingir seus objetivos. Tudo isso significa que, apesar de todas as crises e acontecimentos bizarros, a manutenção de Bolsonaro no governo também se baseia na fragilidade de quem se opõe a ele, especialmente na política de reconciliar as direções operárias e populares com o regime golpista instituído desde 2016.


A Argentina e a Pandemia

Na Argentina, a situação econômica piorou com a pandemia e a inflação levou ao aumento dos níveis de pobreza. Ao mesmo tempo, o governo de Alberto Fernández não tomou nenhuma iniciativa para averiguar e rechaçar a dívida herdada do Macrismo. Os meios de comunicação de direita e de oposição estão promovendo protestos que são formas incipientes de guerra híbrida, dadas as medidas tomadas pelo governo de Fernández em relação à pandemia.

É neste contexto que os trabalhadores devem organizar-se para não serem vítimas da pandemia e defender as suas condições de vida, sem colocar expectativas no Governo da Frente de Todos ou na burocracia sindical cúmplice dele.


Apartheid de saúde global

A questão mais explosiva é a privação de vacinas em muitos países do Sul Global. Conforme relatado em fevereiro, 130 países não tiveram nenhum fornecimento de qualquer vacina. Isso se deve em grande parte às patentes de produtos produzidos por monopólios farmacêuticos de países ocidentais, como Pfizer, Astra-Zeneca, Moderna etc. Essas patentes proíbem a produção de versões genéricas, ou seja, sem marca dessas vacinas, que se fossem feitas permitiria a organização de um programa de vacinação muito maior e global. Nenhum país do mundo ainda desafiou isso e violou essas patentes e, de fato, provavelmente haveria dificuldades práticas na maneira de fazer isso sem a cooperação dos fabricantes originais em termos de assistência com controle de qualidade e considerações de segurança.
O programa Covax da ONU, inspirado por Bill Gates, é contraposto à renúncia de patentes e à produção de vacinas genéricas para imunizar a maior parte da humanidade.

O programa Covax, para fornecimento de vacinas a países pobres e em desenvolvimento de nível médio, iniciado pela OMS em conjunto com vários outros órgãos envolvidos na distribuição de vacinas, incluindo órgãos da ONU, é bastante lento e simplesmente não possui os recursos. Uma proposta para suspender patentes e produzir vacinas genéricas, proposta pela Índia e África do Sul, obteve o apoio da maioria dos membros da Organização Mundial do Comércio em outubro, mas foi vetada pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e UE.

Bill Gates, da Microsoft, que os paranoicos que negam a Covid denunciam por buscar dominar o mundo ao tentar vacinar o mundo, é uma figura importante quem de fato resiste contra a queda de patentes. Isso é um verdadeiro crime, colocar as margens de lucro do capital acima da necessidade da maioria dos pobres do mundo por vacinas para eliminar esta doença mortal.


Palestina

Outra manifestação da insensibilidade do imperialismo é a recusa de Israel em vacinar a população palestina nos territórios ocupados, ao mesmo tempo em que realiza uma campanha massiva para vacinar preferencialmente a população judaica. A intenção clara é que os judeus ficarão imunes enquanto a doença se tornará endêmica entre a população palestina, uma política genocida usando Covid-19 efetivamente como uma arma biológica racista.

Esta política é tão flagrante que Israel está sofrendo um certo nível de pressão de seus aliados imperialistas para ceder um pouco. Mas a relação complexa e sobreposta da classe dominante israelense com as classes dominantes dos principais países ocidentais tende a atenuar essa pressão. Isso ocorre por causa da influência de uma facção poderosa, com lealdade comunal a Israel, dentro das classes dominantes, cujo núcleo é uma camada desproporcionalmente numerosa de burgueses judeus, muitos dos quais têm uma política sionista, bem como outros companheiros de viagem, como os sionistas cristãos nos Estados Unidos. O único aliado consistente que o povo palestino tem para enfrentar o projeto sionista genocida é um proletariado mundial revolucionário e com consciência de classe.


Estados operários e ex-estados Operários

Quebrando o monopólio imperialista da vacinação estão as vacinas criadas e fabricadas pelo Estado operário cubano e pelos ex-Estados operários Rússia e China. Cuba tem três vacinas em preparação, a Rússia distribui a vacina Sputnik-V e a China as vacinas Sinovac e Sinopharm. A Sputnik-V parece ser tão eficaz quanto qualquer uma das vacinas ocidentais. A vacina Sinovac da China parece menos eficaz e pode ter sido responsável por uma recaída após a vacinação generalizada no Chile. Sua outra vacina, a Sinopharm , parece ter uma reputação melhor, embora até agora apenas as vacinas ocidentais tenham obtido aprovação regulatória total pela OMS.

Em qualquer caso, os esforços admiráveis ​​dos restantes estados operários, ou ex-Estados operários capitalistas não imperialistas como a Rússia e a China, não podem substituir as forças produtivas do imperialismo mundial, incluindo a sua 'Big Pharma'. A indústria farmacêutica precisa ser expropriada, coletivizada e planejada em âmbito global, para que os problemas globais, que o capital cada vez mais globalizado impõe aos trabalhadores, possam ser tratados de forma global pelo proletariado. Precisamos recriar a Quarta Internacional como um Partido Mundial da Revolução Socialista para realizar esse programa global de expropriação e planejamento dos recursos mundiais para as necessidades humanas em uma base universal, sem lucro privado ou chauvinismo nacional retrógrado.

Todos os terríveis acontecimentos da pandemia aparentemente colocaram na sombra os conflitos, impulsos de guerra e ataques aos trabalhadores e camponeses e aos direitos democráticos que o imperialismo está travando em todo o mundo. A exploração da pandemia pelos ricos levou a outra redistribuição massiva de riqueza dos pobres para a burguesia bilionária super-rica, assim como fez a crise financeira de 2007-9. O resultado disso foi que os trabalhadores muitas vezes se mobilizaram por trás de demagogos reacionários como Trump, que direcionaram sua raiva social para outros trabalhadores, particularmente trabalhadores migrantes, e criaram a base para um novo aumento da reação capitalista. Precisamos garantir que, desta vez, o descontentamento social seja direcionado contra o capitalismo, não contra suas vítimas.

A pandemia passou a incorporar a continuação da política imperialista por outros meios. O governo Trump, por exemplo, procurou mobilizar a hostilidade à China nos Estados Unidos, apelidando a Covid, em termos rudes e racistas, de 'vírus da China' e 'gripe Kung'. Biden abandonou as cruezas racistas, mas ao mesmo tempo continuou com a política insidiosa de Trump de insinuações e acusações de que Covid era um vírus experimental que "escapou" de um laboratório de Wuhan, etc., sugerindo que era uma arma biológica chinesa. Biden está, portanto, tentando mobilizar a camada excêntrica que chafurda em teorias da conspiração sobre Covid contra a China a serviço de uma campanha de guerra imperialista.

Trump perdeu o poder por meio de um voto popular decisivo nos Estados Unidos, em grande parte por causa de sua política contra a pandemia, de negligência maligna e a carnificina resultante. Sua tentativa de permanecer no poder, apesar da perda da eleição, foi um ataque frontal aos direitos democráticos das massas americanas, particularmente da população negra e latina, dada sua supremacia branca virtualmente aberta. Isso precisava ser combatido por todos os meios.


O Plano miserável de Biden não vai reativar a decadente economia dos EUA

O centro das preocupações dos EUA hoje é o declínio de sua hegemonia imperialista sobre o planeta em face do crescimento da China. No primeiro trimestre de 2021, o PIB da China cresceu 18%, um recorde histórico. Os EUA cresceram 4,3%. Biden então lançou um plano de reativação econômica denominado “American Rescue Plan Act”. Muitos ficaram impressionados e acreditaram que isso é uma ruptura com o neoliberalismo e um retorno à política keynesiana, como o New Deal de Franklin D. Roosevelt dos anos 1930. Em primeiro lugar, defendemos qualquer ajuda material que venha a aliviar a situação miserável dos trabalhadores. No entanto, não podemos deixar de destacar o quão miserável é o pacote de estímulos de Biden, mais preocupado em seduzir o eleitorado nacional com o marketing humanitário e climático e na disputa contra a China. Mas, o plano Biden é muito mais modesto do que o New Deal. 
O plano de Roosevelt falhou em tirar a economia americana da depressão e reduzir o desemprego. Foi a Segunda Guerra Mundial que reativou a economia dos Estados Unidos em 1941, alcançando inclusive o pleno emprego.

O Plano Biden não aumenta os salários, não representa nenhuma mudança fiscal significativa contra a grande burguesia (limitando-se a aumentar a alíquota do imposto sobre as sociedades de 21% para 28%), não cria um sistema de saúde universal, público e gratuito como o O NHS britânico ou o SUS brasileiro (apesar dos mais de 570 mil mortes e milhões sem assistência médica no país), não nacionaliza nenhum ramo da economia, não faz nenhuma mudança de qualidade em relação às políticas neoliberais, não possibilita a reindustrialização dos EUA. O plano alivia apenas os mais pobres que estão no limite. No máximo, estimulará as grandes empresas a aumentar seus lucros com base na renovação da infraestrutura interna, na busca por semicondutores e alternativas energéticas, para fortalecer tecnologicamente os Estados Unidos contra a China. Mas na verdade, conforme anunciado, não pode recuperar a economia, muito menos reverter a perda da hegemonia americana.



Trump venceu em 2016 porque recebeu apoio do cinturão de ferrugem frustrado pelas políticas financeiras e de desindustrialização dos democratas. E Trump perdeu em 2020 porque frustrou o eleitorado proletário do “cinturão da ferrugem”, assim como o desgaste político com a pandemia e as maiores manifestações anti-racistas da história dos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd. Os democratas perceberam isso e tentam fazer marketing eleitoral a tempo de seduzir o eleitorado antes das eleições de meio de mandato que ocorrem no Congresso e no Senado em 2022, onde os republicanos podem vencer se a população estiver muito frustrada com o democrata. Na verdade, assim como na década de 1930, a principal medida de reativação da economia conhecida pelo imperialismo é a corrida armamentista e nesta Biden-Harris estão trabalhando em uma guerra frenética de posições em torno da Rússia e da China por todos os lados.


Derrotar os impulsos de guerra do imperialismo!

Biden substituiu um governo disfuncional por outro mais eficiente, organizado e igual ou mais perigoso para os oprimidos pelo imperialismo. A política de Biden parece ser de cortar as perdas dos EUA, visando a retirada completa das tropas americanas do Afeganistão até setembro, algo que já havia sido planejado para ser executado por Trump. Mas o quid pro quo é a redistribuição dos recursos dos EUA para a região Ásia-Pacífico, ou seja, reforçar suas forças para combater a China e lançar as bases para futuras crises, confrontos ou pior, com o objetivo de subordinar a China ao imperialismo. O cerco da China e da Rússia com forças hostis e base imperialista é um estratagema imperialista chave.


Mianmar

O recente golpe em Mianmar, que derrubou o regime semi-nacionalista e semiliberal de Aung San Suu Kyi, foi impulsionado por sua inadequada, aos olhos dos próprios militares nacionalistas, processo de guerra contra o povo muçulmano Rohingya, e foi não diretamente conectado com isso. Não apoiamos tais golpes, nem apoiamos politicamente nacionalistas traiçoeiros como Suu Kyi, que também traiu os Rohingya, e nos opomos às tentativas de explorar esta questão para apoiar o ímpeto do imperialismo contra a China. O mesmo ocorre com o clamor imperialista sobre o terror supostamente genocida da China contra o povo muçulmano uigur em Xinjiang. Notamos que as fontes para essas alegações são poucas e comprometidas por suas próprias relações com o imperialismo, e que se os uigures fossem submetidos às potências ocidentais, eles provavelmente seriam tratados como terroristas como muitos outros povos muçulmanos. Isso é evidentemente parte do mesmo tipo de campanha de guerra híbrida que vemos na Ucrânia, uma tática imperialista experimentada e confiável como parte de um esforço para explorar uma ampla variedade de queixas pela 'mudança de regime', que só beneficia o imperialismo. Não endossamos o chauvinismo chinês han da nova burguesia híbrida, interpenetrada com o Estado, que governa a China, mas defendemos a China contra o imperialismo e não nos unimos a campanhas belicistas imperialistas anti-China.

Outras manifestações disso são o lançamento de ataques de Biden na Síria poucas semanas após assumir o cargo, bem como a intensificação do esforço para trazer a Ucrânia para a OTAN, aumentando a retórica sobre os movimentos de tropas russas na Rússia que mesmo os EUA admitem são exercícios. Os EUA, entretanto, estão tentando dar continuidade a um projeto imperialista de longa data de tentar subordinar a Rússia. Na época da queda do stalinismo na Europa Oriental, foram feitas promessas ao último presidente soviético, Gorbachev, de que a OTAN não seria estendida ao antigo bloco soviético. Fazer o oposto tem sido um elemento-chave da estratégia dos Estados Unidos desde então, e Polônia, Hungria e República Tcheca foram seguidas para a OTAN pelas três ex-repúblicas soviéticas do Báltico. A Ucrânia é a próxima da lista. Defendemos a Rússia pós-estalinista, baseada em uma forma de capitalismo dependente relativamente atrasado, contra as tentativas imperialistas de mudança de regime por meio de guerras híbridas travadas para desestabilizar os países da periferia da Rússia, como a Bielo-Rússia, com o objetivo final sendo a própria Rússia.


Irã

As relações do imperialismo dos EUA com o Irã após a derrota de Trump são problemáticas, já que Trump jogou fora e rompeu o acordo de Obama de 2015 com a governança do Irã, o JCPOA. O lobby de Israel exerceu pressão feroz sobre Obama contra isso e os Likudniks do lobby dos EUA em Israel foram os maiores financiadores de Trump. Mesmo se quisesse, Biden não pode voltar no tempo para antes de Trump, e não está claro se ele quer. Um processo prolongado de barganha e pressão está acontecendo, já que sob a mira de Trump e do militarismo israelense, o Irã desenvolveu seu processamento nuclear muito além dos limites do acordo que Trump descartou. Israel esteve envolvido em sabotagem e terrorismo contra instalações iranianas e, dado que Trump falhou em sua missão de destruir o Irã, sem dúvida gostaria que Biden continuasse com essa missão.

Contudo, o acordo de Obama quando foi assinado tinha apoio bipartidário porque a burguesia americana em declínio precisava de interação econômica com o Irã; é um país de tamanho considerável e seria difícil de derrotar militarmente sem ser arrastado para um desastre que ofuscaria o do Iraque. Portanto, o imperialismo dos EUA está em conflito sobre como lidar com o Irã.

A situação geral é que o imperialismo dos EUA neste período está enfrentando resistência em várias frentes quando tenta afirmar seu domínio e hegemonia. Em particular de um bloco de países semicoloniais e ex-estados trabalhadores: da Rússia, China, Irã, Síria, Venezuela, bem como os dois estados trabalhadores deformados restantes, Cuba e Coréia do Norte, que de fato fazem parte deste bloco não imperialista, que às vezes atua como bloco antiimperialista. É na América do Sul que talvez exista o mais alto nível de consciência de classe, já que a fusão do sentimento antiimperialista com uma difusa aspiração socialista é óbvia quando se olha para a Venezuela e Cuba. Este tipo de socialismo difuso também foi dramaticamente demonstrado na recente vitória eleitoral boliviana do MAS, que superou o golpe imperialista contra Evo Morales.

Os blocos de resistência burguesa ao imperialismo são problemáticos e podem se mostrar frágeis, como mostrou o destino dos BRICS no passado. A única força antiimperialista consistente é o proletariado mundial, mobilizado por trás de um programa revolucionário, e trazer essa força à consciência e ação ainda é a tarefa estratégica dos revolucionários hoje.