TRADUTOR

quarta-feira, 28 de abril de 2021

GRÃ BRETANHA - TORYS BREXIT E LABORISTAS EM QUEDA LIVRE

Os Torys do Brexit Britânico e os Laboristas em queda livre

Fração Trotskista - Grã Bretanha


Na Grã-Bretanha de hoje, o governo Brexit Tory de Boris Johnson se recuperou um pouco no apoio popular do severo descrédito que sofreu por causa do grande número, mais de 150.000, que morreram de Covid. O governo originalmente tinha uma política ultrajante de "imunidade de rebanho" sem vacinas, depois mudou sob pressão de baixo para uma série de lockdowns indiferentes, que na verdade ele próprio sabotou ao suspendê-los quando estavam prestes a ser eficazes, para permitir lucros para retomar. Agora que o amplo programa de vacinação está mostrando sinais de gerar imunidade de rebanho real, o regime de Johnson está levando o crédito.
Johnson só consegue se safar porque, sob a orientação Blairista (referência a ex-premiê Tony Blair) Keir Starmer, não há oposição ao governo e todos sabem disso. Starmer disse não muito depois de se tornar líder que estava buscando consenso com Johnson, que o Trabalhismo apoiará o governo, seja o que for que ele escolha fazer.

Starmer apoiou a reabertura imprudente de escolas que foi o ponto de partida tanto para a segunda onda, que essencialmente começou em setembro, embora não houvesse lockdown para combatê-la até novembro, que foi tímido e realmente um fakedown. Os testes foram abandonados como sistema em março de 2020 e o que foi restabelecido em junho foi um trem da alegria para os doadores conservadores embolsarem bilhões de libras de financiamento do governo, não um instrumento para rastrear e isolar para eliminar Covid. Mas Starmer apoiou tudo isso e demitiu Rebecca Long-Bailey do cargo de porta-voz da Educação por se opor à reabertura de escolas inseguras, encobrindo isso ao acusá-la de 'anti-semita'. Isso deu ao vírus espaço para sofrer mutação na variante Kent, muito mais infecciosa, que saiu do controle na terceira onda que começou na época do Natal.

Starmer também se recusou a se opor à legislação conservadora ultrajante, como o projeto de lei dos 'policiais disfarçados', que legalizou crimes como assassinato, tortura e estupro cometidos enquanto se infiltrava naqueles que a classe dominante considera 'subversivos' ao seu poder. Os trabalhistas se abstiveram de um projeto de lei que dava imunidade total às leis de direitos humanos em operações militares no exterior. Iriam se abster e permitir 
também que o projeto conservador de policiamento, crime e condenação, que amplia maciçamente o poder da polícia para proibir protestos, passasse sem oposição. Mas o enorme clamor sobre a brutalidade policial contra uma vigília sobre o assassinato, por parte de um policial do sexo masculino, nada menos, de Sara Everard no sul de Londres destacou este projeto de lei, que os conservadores esperavam obter sob a cobertura da pandemia. Então, o Trabalhismo teve que se opor a isso tardiamente. Os laboristas de Starmer imitam os conservadores, pois cada vez que Starmer ou seus companheiros aparecem na televisão no Zoom etc, eles sempre têm uma bandeira sindical visível atrás deles. Essa troca de bandeira, para rastejar diante de ex-eleitores trabalhistas que apoiaram Johnson de forma reacionária, transformou Starmer em uma piada desprezível.

Enquanto a direita laborista rasteja para os Troys, desencadeia uma enorme caça às bruxas da esquerda no Partido, centenas de milhares. Trata-se da perseguição clara a maioria do partido se você perceber que na eleição da direção no início de 2020, mais membros trabalhistas se recusaram a votar em qualquer candidato do que votaram em Starmer e porque não havia candidato à liderança que não fosse um caçador de bruxas.

A difamação de 'anti-semitismo' é usada contra qualquer pessoa que expresse qualquer simpatia pelos direitos palestinos, e o número de expulsões e suspensões de esquerdistas atingiu o teto. Mais de cem mil membros supostamente deixaram o Trabalhismo desde que Starmer se tornou líder, embora a liderança mantenha os números do expurgo bem escondidos.

O pronunciamento de Starmer de que apóia o sionismo "sem qualificação" durante sua campanha a direção, sua colaboração aberta com racistas conservadores de direita, como o Conselho de Deputados, e os próprios sabotadores de direita do Partido Trabalhista, contra seus próprios membros, seu endosso do relatório fraudulento Tory EHCR e a perseguição de membros negros e asiáticos e até MPs que contradizem os virulentos sionistas do Trabalhismo, mostram que o Trabalhismo sob Starmer é abertamente racista e sionista e não merece apoio dos socialistas e trabalhadores com consciência de classe. Somente aqueles que estão de alguma forma em desacordo com a direção de Starmer sobre essas coisas merecem apoio nas eleições. Mas agora eles geralmente não têm permissão para ficar em pé.

Um grande número de ex-trabalhistas de esquerda, tanto membros quanto aqueles que mais apóiam, que foram atraídos e radicalizados pela ascensão de Corbyn há alguns anos em centenas de milhares, senão mais, desprezam Strarmer na medida em que estão determinados a punir Trabalhe retendo seus votos. Portanto, o Partido Trabalhista de Starmer, de acordo com uma pesquisa de opinião recente, está 14 pontos atrás dos conservadores. Não porque Johnson seja popular; na verdade, seu governo agora enfrenta a erupção de grandes escândalos de corrupção, que podem ser extremamente prejudiciais, mas porque Starmer's Labour é profundamente impopular e não é visto como uma alternativa. Portanto, o Governo está no topo por enquanto, mas apenas porque a pandemia limitou as mobilizações políticas, e apenas por omissão.

Nossa seção britânica não está abertamente apoiando o Partido Trabalhista de Starmer neste momento, usando de forma proeminente o slogan 'Não Vote no Novo Trabalhismo Sionista' para traçar a linha política contra aqueles que capitulariam à manifestação concreta da traição trabalhista.

A Grã-Bretanha tem potencial para grandes lutas sociais à medida que a pandemia começa a diminuir. O movimento contra a lei de Priti Patel de restringir o direito de protestar é enorme em seu potencial. Houve lutas como os trabalhadores britânicos do gás contra 'fogo e recontratação', que a burocracia sindical apunhalou como de costume, mas é provável que haja muito mais lutas contra esses novos ataques. Mascarado pela pandemia, o Brexit está se revelando um desastre. A indústria pesqueira, que foi uma força chave na promoção do populismo do Brexit, está em sérios problemas por causa das consequências econômicas do Brexit. A posição dos 'expatriados' britânicos, ou seja, emigrantes que partiram para viver em países europeus e se autodenominavam 'expatriados' para negar ser migrantes, um número considerável dos quais em sua arrogância apoiava o Brexit para manter 'estrangeiros' fora da Grã-Bretanha, agora é um assunto digno de nota, uma vez que vários deles caíram em conflito com o fim da livre circulação e foram expulsos da Espanha, entre outros lugares. E o norte da Irlanda foi desestabilizado, com lealistas explodindo em motins, pelo acordo Brexit de Johnson, que colocou uma fronteira comercial no mar da Irlanda para evitar outra na fronteira com a República da Irlanda.

Há um potencial considerável, portanto, para um desafio de esquerda ao Trabalhismo por parte das centenas de milhares de partidários dissidentes e desiludidos de Corbyn, que tem o potencial de lançar as bases para um genuíno partido da classe trabalhadora emergir na Grã-Bretanha da crise de Trabalhismo. Nossos camaradas na Grã-Bretanha estão se envolvendo nisso através do Movimento de Resistência, iniciado por Chris Williamson, que parece ser o veículo mais promissor para tal movimento.