TRADUTOR

terça-feira, 5 de novembro de 2019

BRASIL-BOLSONARO-WINTER

Brasil um país-chave que pode decidir o destino da humanidade

Dov Winter - EUA (Havaí) - Socialist Fight 


Charge de Laerte Coutinho, cartunista brasileiro,
mostra Bolsonaro sendo removido como o óleo nas praias

O governo fascista do Brasil liderado pelo fascista Jair Bolsonaro e seu filho fascista, está se tornando uma chave para a situação internacional. O Brasil ainda tem algum tipo de democracia burguesa. Mas a única razão para isso é porque Bolsonaro não reúne milícias de "camisas pardas" suficientes para esmagar as chamadas instituições democratas do Brasil, e mais importante para esmagar a classe trabalhador brasileira.


Leia também de Dov Winter:
As mudanças climáticas provocam a luta de classes - mas também a ascensão do fascismo


Mas os perigos do fascismo aumentam a cada dia. Bolsonaro está aliado com a poderosa burguesia agrícola, que juntamente com Bolsonaro, estão noivos na destruição final da floresta amazônica. Eles simplesmente estão a desbravar a floresta amazônica para soja e outros produtos agrícolas, com financiamento prestado por enormes investimentos de empresas imperialistas como a Cargill, Bunge e ada.


A família Bolsonaro está falando abertamente sobre a necessidade de estabelecer no Brasil uma ditadura fascista absolutamente fascista. Bolsonaro Filho declarou que:

" Se a esquerda se radicaliza a este ponto [no Brasil] teremos de responder, e essa resposta poderá vir através de um novo IA-5... ." (The Guardian: Brazil: Brazilian president's son suggests using dictatorship-era tactics on leftist foes. Eduardo Bolsonaro’s incendiary remarks prompted many across the political spectrum to condemn him, 01/11/2019)

Essa foi uma referência a um dos eventos mais traumático da história brasileira - o ato institucional número cinco de dezembro de 1968 (AI-5) - quando os governantes militares do Brasil se mudaram para extinguir a crescente agitação política ao proibir a liberdade de liberdade. de expressão e montagem e encerramento do congresso.


" A IA-5 era um instrumento destinado a intimidar as pessoas... permitiu que a ditadura reprimir toda a oposição e a dissidência," os historiadores Lilia Schwarz e Heloisa M Starling escreveram em sua recente " biografia " do Brasil." (https://www.theguardian.com/world/2019/nov/01/brazili-president-son-jair-eduardo-bolsonaro-dictatorship-era-tactics-leftist-foes)

Bosonaro e filho querem trazer de volta a brutal ditadura que foi responsável pelo assassinato de muitos esquerdistas e trabalhadores militante. A única força que pode impedi-los é a resistência da classe trabalhador. Mas em outra área crítica esses fascistas têm um sucesso assustador: a destruição da Amazônia. Trabalhando em conjunto com a poderosa burguesia agrícola, o governo e seus poderosos capitalistas agrícolas queimam a Amazônia, e matam muitos indígenas. A Amazônia está queimando ao ponto que os cientistas pensam que em breve vai transformar-se em uma savana. Sem a Amazônia, os pulmões do planeta, o eco sistema mundial vai desmoronar. O colapso da Amazônia, juntamente com as alterações climáticas e o resto das destruição ambientais (leia a destruição da natureza), o sistema planeta eco vai desmoronar totalmente:

O desmatamento, juntamente com as políticas destrutivas do presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, poderia empurrar a floresta amazônica perigosamente para um "ponto de tombamento" irreversíveis dentro de dois anos, disse um economista de destaque. Depois deste ponto [tombamento] a floresta tropical deixaria de produzir chuva suficiente para se sustentar e começar lentamente a se degradante em uma savana mais seca, liberando bilhões de toneladas de carbono na atmosfera, o que iria exacerbar o aquecimento global e atrapalhar o clima em toda a América do Sul." (Ibidem)

O que o Bolsonaro fez em pouco tempo está além de alarmante. O Instituto de Pesquisa Espacial do Brasil, INPE, informou que o desmatamento em agosto foi 222 % maior do que em agosto de 2018! A Amazônia poderia degenerado a ponto de não voltar em poucos anos. Isto, combinado com o resto da destruição da natureza, certamente vai passar o ponto de inclinação de nenhum retorno, após o qual o planeta irá experimentar convulsões que poderiam matar a maior parte da vida no planeta. A civilização humana provavelmente irá desmoronar-se.


A luta de classes está a crescer em todo o mundo. O Chile está liderando a luta de classes na América Latina. Mas para o planeta sobreviver, ele deve se espalhar para o Brasil rápido. A classe trabalhador brasileira tem uma grande responsabilidade. Tem que derrubar o governo fascista de Bolsonaro. O tempo está a acabar. O fracasso de fazer isso, pode significar o fim do mundo natural como o conhecemos, e com isso virá o colapso da civilização, como a barbárie se estabelece em todo o planeta.