TRADUTOR

segunda-feira, 1 de julho de 2019

UCRÂNIA - DECLARAÇÃO POLÍTICA DO BOROTBA

Declaração Política do Conselho da União de Borotba
23/04/2019


Publicamos abaixo, sob a autorização do Bortba, uma declaração política desse grupo acerca da situação política da Ucrânia após as eleições presidenciais do país onde saiu vitorioso o candidato oposicionista Vladmir Zelensky. O Borotba é uma organização comunista perseguida após partidos e grupos da extrema direita tomarem o poder, através do movimento do EuroMaidam, apoiado pela UE e pelos EUA. O golpe de Estado ucraniano ocorreu em 2014 e foi um dos primeiros movimentos de guerra híbrida bem sucedida do imperialismo apoiado em mílicias neonazistas. As lições políticas dos camaradas do Bortba são de grande importância para nós trabalhadores e comunistas brasileiros, em nossa luta contra o governo Bolsonaro.


A derrota do regime de Poroshenko nas eleições foi o resultado lógico de um governo baseado em reformas neoliberais e na impressionante propaganda nacionalista. O povo da Ucrânia expressou sua desconfiança em relação às autoridades corruptas que se escondiam por trás da retórica patriótica.

O presidente Poroshenko realizou sua campanha tentando estabelecer um Estado confessional, com uma retórica militarista, bem como slogans nacionalistas em questões de linguagem.

O slogan eleitoral "Exército, idioma, fé" encontrou apoio de apenas 25% dos eleitores. Deve-se notar que o resultado foi a derrota mais esmagadora de um presidente na história da Ucrânia. Mesmo esse modesto resultado só foi alcançado graças a criação de uma atmosfera de medo na sociedade, no contexto da proibição de organizações políticas de esquerda, controle sobre a mídia e o uso de tecnologias políticas sujas.

Tudo isso dá ao povo da Ucrânia otimismo e fé no futuro.

Infelizmente, apesar de algumas melhorias na atmosfera pública, a Ucrânia ainda terá tempos difíceis pela frente. Para a maioria das pessoas comuns, Vladimir Zelensky é apenas um comediante e ator. Na verdade, ele é o dono de um estado multimilionário, um dos produtores mais ricos e proprietário de empresas offshore. Ele é um amigo íntimo e parceiro de negócios do oligarca Igor Kolomoisky, que agora está em desgraça.

Zelensky é uma figura de compromisso entre algumas das maiores burguesias ucranianas. Os oligarcas há muito sonhavam com o chamado presidente "técnico", que terá poderes limitados, no contexto do fortalecimento do papel do parlamento. Os oligarcas, temendo o fortalecimento do papel de um deles, querem fazer de uma república parlamentar uma espécie de “clube para os eleitos”, que estabelecerá um equilíbrio de interesses.

Há o perigo de que, dependendo do apoio popular colossal e da expectativa de mudança, o presidente Zelensky comece a perseguir as reformas mais impopulares e neoliberais, como a venda de terras agrícolas, a privatização do sistema de transmissão de gás e a privatização de empresas estatais.

Nesta situação, não há forças políticas e partidos no país que possam resistir ao curso neoliberal. O Partido Comunista e Borotba estão, de fato, em situação ilegal.

Na atmosfera de renovação, muitos esperam do presidente Zelensky a democratização da situação política no país, em particular:

> desarmamento de gangues nacionalistas e exércitos privados;
> a libertação de todos os presos políticos;
> desnazificação dos departamentos de poder e do exército;
> Legalização de organizações e partidos da oposição, banida pela liderança anterior do país.

Se o novo presidente atenderá às expectativas de milhões - o tempo dirá. No entanto, apesar da proibição da União Borotba, apesar da intimidação dos serviços especiais e da ameaça dos neonazistas, continuaremos a lutar por uma Ucrânia socialista livre!

Nós pedimos a todas as pessoas honestas que não se calem!
Pedimos a todos que querem mudar, se unam em grupos autônomos e entrem em contato!
Convocamos todos aqueles que estão cansados da propaganda nacionalista a sair às ruas em 1º de maio sob bandeiras vermelhas!