TRADUTOR

quarta-feira, 31 de julho de 2019

EUA x IRÃ

Em defesa do Irã!
Pela derrota do imperialismo!


Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional



Depois que ficou claro que a política de reação da República Islâmica seria “olho por olho, dente por dente”, a Casa Branca recuou de sua escalada contra o Irã, provavelmente avaliando que uma guerra controlada não era uma opção disponível nessa situação.


Nem durante a revolução iraniana, em 1979, na tomada da embaixada dos EUA, o nível de tensões entre os dois países foi tão alto como agora, 40 anos depois. A guerra comercial deu lugar a escaramuças militares. Navios cargueiros e petroleiros foram aprisionados, drones já foram derrubados, gasodutos atacados, anúncios de suspensão de ataques iminentes e prisão de espiões,… Faltou muito pouco para a guerra de baixa intensidade desse um salto de qualidade e se transformasse em uma guerra de alta intensidade.

domingo, 28 de julho de 2019

ARGENTINA - CRISE NO PARTIDO OBRERO

A Crise no PO e a direitização da esquerda centrista

Reproduzimos abaixo texto original em castellano dos camaradas da Tendência Militante Bolchevique argentina acerca da crise política que levou a expulsão de Jorge Altamira, fundador e histórico dirigente do Partido Obrero. 



El proceso de adaptación que el altamirismo al parlamentarismo promovió en el Partido Obreero desde el 83, en la dinámica de su propio desarrollo se llevó consigo también al propio altamirismo. En la subordinación de la actividad partidaria a la conservación y crecimiento de sus espacios parlamentarios se dio origen a luchas de camarillas en donde el sector de Altamira fue desplazado.

sábado, 27 de julho de 2019

BRASIL: DEMOCRACIA OU UMA ORDEM AUTORITÁRIA EM CONSTRUÇÃO?

Brasil: vivemos sob uma democracia ou uma ordem autoritária em construção?

Mário Maestri, Comentário no Duplo Expresso, 18/07/2019


Com as eleições de 2018, o Brasil superou o golpe de 2016 ou ingressou em uma espécie de ditadura “constitucional”? Esta não é pergunta retórica, para impulsionar simplesmente reflexões diletantes sobre a situação do país. Uma resposta correta é necessária para a definição das saídas possíveis da terrível realidade que vivemos. Para tal, devemos, inicialmente, precisar os conceitos, ou seja, o que é um “golpe” e o que é uma “ditadura” - ou “ordem autoritária”.

EM DEFESA INCONDICIONAL DO IRÃ COMO DA LÍBIA CONTRA O IMPERIALISMO

Em defesa incondicional do Irã contra o imperialismo, como na Líbia em 2011

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional - CLQI

Desde a Declaração sobre a Líbia assinada pela Liga Comunista do Brasil (nome de uma das organizações que deu origem a Frente Comunista dos Trabalhadores), o Revolutionary Marxist Group (Grupo Marxista Revolucionário) da África do Sul e o Socialist Fight (Luta Socialista) da Grã-Bretanha, em 21 de abril de 2011, o LCFI (CLQI em português) se posicionou sobre os fundamentos graníticos do leninismo-trotskismo revolucionário. Nós declaramos então:

DECLARAÇÃO AOS TRABALHADORES DO MUNDO E À SUA VANGUARDAINTERNACIONALISTA
Em defesa incondicional da Líbia contra o imperialismo!
Frente Única Militar com Gadafi para derrotar a OTAN e os “rebeldes” armados pela CIA!
Nenhuma confiança no governo de Trípoli! Somente pelo armamento de todo o povo e pela revolução permanente nós poderemos vencer esta luta!

quinta-feira, 4 de julho de 2019

POR UMA NOVA GREVE GERAL

"Por uma nova greve geral"

Recorte de 2:28 min do programa de Rádio: Mundo do Trabalho da FM Universitária da UFC, exibido em 25 de junho de 2019.
Click sobre a imagem acima para assistir ao vídeo

"A nação está sendo destruída. O Brasil foi colônia. Formalmente colônia, ou seja, quando um país é econômica e politicamente dependente de outro, no caso, Portugal, até 1822. De lá até 2016, nós eramos uma semi-colonia. Dependentes economicamente (da Inglaterra/Europa e EUA) e, politicamente, com uma relativa independência. A partir do golpe de 2016, nós temos a desconstrução do Brasil inclusive como país semi-colonial. Nós voltamos a ser colônia.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

UCRÂNIA - DECLARAÇÃO POLÍTICA DO BOROTBA

Declaração Política do Conselho da União de Borotba
23/04/2019


Publicamos abaixo, sob a autorização do Bortba, uma declaração política desse grupo acerca da situação política da Ucrânia após as eleições presidenciais do país onde saiu vitorioso o candidato oposicionista Vladmir Zelensky. O Borotba é uma organização comunista perseguida após partidos e grupos da extrema direita tomarem o poder, através do movimento do EuroMaidam, apoiado pela UE e pelos EUA. O golpe de Estado ucraniano ocorreu em 2014 e foi um dos primeiros movimentos de guerra híbrida bem sucedida do imperialismo apoiado em mílicias neonazistas. As lições políticas dos camaradas do Bortba são de grande importância para nós trabalhadores e comunistas brasileiros, em nossa luta contra o governo Bolsonaro.