Tradução realizada pela Liga Comunista abre
seção de Jean Van Heijenoort em português
no Marxists Internet Archive
seção de Jean Van Heijenoort em português
no Marxists Internet Archive
Clique sobre esta legenda para acessar a página do artigo de Heijnoort que abre a seção em português deste autor trotskista
A Liga Comunista teve a honra de abrir a seção em português do Marxists Internet Archiv de Jean Louis van Heijenoort Maxime (pronuncia-se highenort). Heijenoort ou JvH (23 de julho de 1912, Creil França - 29 de março de 1986, Cidade do México) foi o secretário pessoal de Leon Trotsky entre 1932-1939, militante trotskista, historiador e pioneiro da lógica matemática.Traduzimos pela primeira vez para o português o belíssimo texto “Lev Davidovich” de Heijenoort, sobre o ESTILO e o MÉTODO de Trotsky, escrito em agosto de 1941, um ano após o assassinato do grande revolucionário russo. O artigo que traduzimos foi publicado pela revista Fourth International, Vol.II No.7, pp.207-209. Até agora, os escritos do autor, inclusive no MIA, eram inéditos em português.
A LC agradece pela publicação e edição em HTML dos textos no MIA a Alexandre Linares e Fernando Araújo, o primeiro voluntário e o segundo administrador da seção em português do Arquivo.
Publicamos o texto de Heijenoort em memória de Trotsky ao completarem-se 71 anos de seu assassinato por um agente stalinista sob o texto introdutório: “Dedicar a vida à construção do partido trotskista internacional do proletariado é a única homenagem justa a Lev Davinovich”. Esperamos com esta iniciativa contribuir a partir de nossas modestas forças para a divulgação do marxismo revolucionário de nosso tempo, o trotskismo.
O QUE É O ARQUIVO MARXISTA NA INTERNET?
O Arquivo Marxista na Internet é a mais completa coleção de textos virtuais de esquerda. O MIA (em inglês), cujo endereço é www.marxists.org, é uma biblioteca virtual multilíngue impulsionada pelo trabalho completamente voluntário e sem fins lucrativos, uma biblioteca pública na internet criada em 1990. No levantamento feito em 2006, o MIA possuía em média 1,1 milhões de visitantes por mês.
No último levantamento feito pelo próprio Arquivo, em 2007, o MIA já contava com escritos de 592 autores representando um espectro completo de pensamento político, filosófico e científico, em geral, abrangendo os últimos 200 anos. O MIA contém escritos em 49 idiomas diferentes, do árabe para o urdu e deste para o vietnamita.
Em 2005, a maior quantidade de escritos era de Lenin, em idioma inglês, 3.900 documentos, seguidos pelos de Marx-Engels, 3.260 documentos e o arquivo Trotsky, 1.264 documentos. Além disto, há documentos da história da luta comunista e trabalhista, um glossário de termos marxistas, biografias, uma Enciclopédia marxista e uma seção especial denominada Encyclopédia of Trotskysm On Line. O MIA conta também com uma seção de "arquivos suplementares", onde se encontram escritos de autores que mesmo não sendo marxistas (anarquistas, social-democratas, socialistas utópicos, etc.), contribuem, de algum modo, para a compreensão do marxismo. A seção em inglês (a mais completa de todas) inclui, nos seus arquivos suplementares, textos sobre Psicologia, História, Ciências Naturais e outros.
O site também tem seções especiais com uma bibliografia dirigida a estudantes iniciantes no marxismo, sindicalistas e hospeda a maior lista de partidos de esquerda do mundo.
Para saber como tornar-se voluntário do MIA clique aqui.
Para saber como tornar-se voluntário do MIA clique aqui.