TRADUTOR

sábado, 15 de janeiro de 2022

Cazaquistão - Declaração Internacional

Derrota de mais uma Revolução Colorida

Declaração internacional ampliada em seu conteúdo e em assinaturas pela adesão de novos camaradas e organizações da Austrália, Grécia, Coréia do Sul, Grã Bretanha, Turquia, Argentina, Bangladesh e Brasil.


Uma revolução colorida é uma mudança de regime em favor do imperialismo. Consideramos que o recente motim de 10 dias armado contra o governo do Cazaquistão como uma das estratégias para expandir o poder do imperialismo da OTAN centrado nos EUA. Após o colapso da União Soviética e o renascimento do capitalismo, a OTAN está se movendo em direção ao seu objetivo final, a Rússia, subjugando países próximos à Europa Ocidental um após o outro. O objetivo da operação não é apenas reviver o capitalismo, mas estabelecer um regime pró-imperialista obediente para maximizar os superlucros.

Nas últimas décadas, a Otan chamou as operações de mudança de regime de “revolução colorida”. Recentemente, a linha de frente da operação pró-imperialista de mudança de regime continuou ao longo da fronteira russa com o Cazaquistão, seguindo a Ucrânia e a Bielorrússia. Os think tanks americanos estão apresentando vários relatórios, enfatizando o papel dos países da Ásia Central no projeto.

A estratégia do Deep State dos EUA em um relatório da corporação RAND de 2019, Extending Russia . O Capítulo 4, sobre “medidas geopolíticas”, detalha tudo, desde “fornecer ajuda letal à Ucrânia”, “promover a mudança de regime na Bielorrússia” e “aumentar o apoio aos rebeldes sírios” – todos grandes fracassos – a “reduzir a influência russa na Ásia Central, do qual faria parte a revolução colorida no Cazaquistão”


A direção do motim e a classe trabalhadora no Cazaquistão

A derrota da última revolução colorida, no Cazaquistão, com a ajuda do CSTO (Organização do Tratado de Segurança Coletiva) é uma boa notícia para os trabalhadores e forças populares do mundo.

Se essa revolução colorida tivesse vencido, o Cazaquistão provavelmente acabaria se assemelhando aos conflitos da Líbia, Síria ou Ucrânia. 

Um regime fantoche servindo aos interesses do capital financeiro imperialista teria que ser estabelecido, e os trabalhadores teriam que sofrer uma exploração e opressão mais duras.

Claro, o atual governo do Cazaquistão é um regime corrupto para o benefício de um pequeno número de capitalistas, como Putin na Rússia. Nesse sentido, apoiamos a luta do povo cazaque pela democracia, condição de vida e socialismo. No entanto, as forças que lideraram o motim armado usaram apenas a insatisfação dos trabalhadores com o regime capitalista como cobertura, como os rebeldes na Líbia e na Síria em 2011, o Euromaidan na Ucrânia em 2014 e a liderança de Hong Kong buscando a independência da China em 2019 , mas não está interessado em melhorá-lo.


Revolta armada dos trabalhadores e mudança de regime (Regime Change) imperialista

Historicamente, a luta dos trabalhadores contra os exploradores passa por um período de desenvolvimento consciente e organizacional suficiente para evoluir para uma insurreição armada, o meio final. À distância, para que a Revolução Russa de 1917 avançasse para o levante armado, era necessário um crescimento consciente e organizacional através de várias fases políticas. Os protestos contra a ditadura no Egito e na Tunísia de 2010 a 2011 continuaram por dezenas de dias ou meses, mas não conseguiram avançar para um levante armado organizado. Os Estados Unidos são um país onde o porte de armas é comum. No entanto, não houve revolta armada organizada no Movimento Vidas Negras que abalou os Estados Unidos por meses em 2020. No entanto, incluindo o caso do Cazaquistão, Líbia e Síria em 2011, Ucrânia em 2014, Irã em 2018 e Hong Kong em 2019 imediatamente começou a organizar protestos violentos sistematicamente.


Que posição tomar?

As tarefas dos comunistas no Cazaquistão são difíceis, pois devem priorizar o imperialismo como seu principal inimigo, mantendo sua independência de classe das forças burguesas de seu país. O pior que podem fazer é pintar movimentos contrarrevolucionários com cores progressivas. Algo semelhante se aplica aos comunistas na Rússia.

Os comunistas que vivem em países que pertencem ou aliados do bloco imperialista ocidental têm um trabalho mais fácil: a luta implacável para derrotar os planos de seu próprio imperialismo, sabotar o cerco à Rússia e à China e defender os países que se encontram na mira do imperialismo.

O que não fazemos é nos esconder atrás dos trabalhadores e oprimidos para apoiar o imperialismo. Nem agora, nem no passado, nem nunca.

Deixamos este papel vil para aqueles que assinaram a declaração conjunta de "solidariedade com o levante no Cazaquistão", que parecem ter transformado em profissão o apoio ao imperialismo através de vários movimentos de “revolução colorida”. As revoluções vermelhas, como defendemos, pressupõem, na atual fase do capitalismo, a luta pela libertação em relação ao imperialismo.


Assinam:

Organizações:

Consciência de Classe - Austrália

Ação Revolucionária Comunista (KED ou Κομμουνιστική Επαναστατική Δράση) - Grécia

Grupo Bolchevique (볼셰비키그룹) - Coreia do Sul

Consistent Democrats - Grã Bretanha 

Liga Comunista - Brasil


Tendencia Militante Bolchevique - Argentina 


Indivíduos:

Safak Can - militante marxista independente - Turquia

Mohammad Basir Ul Haq Sinha, Presidente, Rede de Imprensa Inter, Daca - Bangladesh

Nigel Singh, militante de esquerda independente, Oxford - Grã-Bretanha

Anna Brogan – Londres, - Grã-Bretanha.