O primeiro confronto direto entre as Forças Armadas e os trabalhadores brasileiros após o regime militar ocorreu em 1988, entre o Exército e os metalúrgicos da CSN (Volta Redonda-RJ). Há 30 anos. |
A cada nova pesquisa, amplia-se a vantagem eleitoral de Lula, próxima da metade das intenções de voto. Se os inimigos reconhecem, a vantagem tende a ser bem maior. Lula vence em todos os cenários: em todos os Estados e, em alguns, com o triplo de votos do segundo colocado e a soma dos votos de todos os outros candidatos. Seria fácil, inclusive, orientar em poucas horas, pelas redes sociais, os eleitores de Lula a votarem em Haddad. Se sob condições infinitamente mais adversas, em apenas cinco dias, Getúlio conseguiu eleger Dutra contra o favoritismo de Eduardo Gomes, em 1945, imagine Lula sendo favorito e dispondo dos meios de comunicações atuais:
Faltavam apenas cinco dias para a eleição presidencial de 1945. Naquela época, é claro, não existiam internet, redes sociais e muito menos WhatsApp. Nem mesmo havia TV. A informação, imaginava-se, corria de modo lento. O favorito, ao que tudo indicava, era o brigadeiro Eduardo Gomes, um homem autoritário, conservador nos costumes, apoiado pelos liberais da UDN e que prometia impor a ordem, diminuir o estado, promover a autoridade e consertar o país. Getúlio Vargas, recém-derrubado pelos quartéis, estava aparentemente sozinho, derrotado, politicamente morto, preso à própria rede de dormir, em São Borja. Até o momento em que, às vésperas do pleito, anunciou que apoiaria o general Eurico Gaspar Dutra, um mal menor, candidato que aparecia como um azarão em todas as sondagens da imprensa. "Ele disse: votai em Dutra", propagandearam os seus militantes. Em menos de uma semana, tal frase decidiu a eleição. Dutra foi eleito. E Getúlio preparou a volta ao poder, dali a cinco anos." Lira Neto, Facebook, 25/08/2018Mais um motivo para levar a luta pela candidatura Lula até o último momento, até o último dos recursos. O gesto é o mesmo, basta teclar o número 13 para presidente. Todavia, a vida não está assim tão fácil. Essa lógica alimenta um transe em grande parte da esquerda e dos trabalhadores.