TRADUTOR

segunda-feira, 28 de abril de 2014

DIA INTERNACIONAL DO PROLETARIADO 2014 - CLQI

Saudação do Comitê de Ligação pela Quarta
Internacional aos trabalhadores do mundo
English version - Socialist Fight

Version française

O Comitê de Ligação pela IV Internacional envia suas mais calorosas saudações revolucionárias para a classe trabalhadora do mundo, para os pobres e oprimidos e, em particular, para a sua vanguarda de combate. Hoje a crise internacional do capitalismo impulsionou a classe operária na Ucrânia a condição de vanguarda da luta global e nós saudamos esses heroicos combatentes, juntamente com aqueles que lutam contra os ataques dos EUA e UE na Síria e na Venezuela.

Estamos mais perto de uma guerra mundial agora do que em qualquer momento desde 1962, durante a Crise dos Mísseis Cubanos. Os EUA têm intensificado suas provocações belicistas contra a Rússia e a China desde 21 de abril, quando o Vice- presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a Kiev para uma visita de dois dias destinada a "demonstrar o apoio americano para o novo governo ucraniano e para impulsionar a implementação de um acordo diplomático alcançado em Genebra, na semana passada entre a Ucrânia, os EUA, a União Europeia e a Rússia para acalmar as tensões". Sua visita teve o efeito desejado de encorajar aos golpistas de Kiev para atacar a um posto de controle perto do leste cidade de Sloviansk, no dia 20 de abril, deixando três pessoas mortas.

Em 24 de abril, Obama se reuniu com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para garantir total apoio a escalada militarista japonesa deste seu aliado. Ele já havia dado uma declaração à imprensa "A política dos Estados Unidos é clara – as ilhas Senkaku são administradas pelo Japão e, portanto, se inserem no âmbito do artigo 5 º do Tratado EUA-Japão de Cooperação Mútua e Segurança. E nós nos opomos a quaisquer tentativas unilaterais para retirar essas ilhas do governo do Japão". Obama compromete-se com o Japão pela primeira vez a entrar em guerra contra a China pelo controle das ilhas.

A TÁTICA DA FUA: NENHUMA
CONFIANÇA EM ALIADOS TEMPORÁRIOS

Ao mesmo tempo que não alimentamos qualquer confiança política das massas nas direções de Assad na Síria, Maduro na Venezuela ou Putin, na Rússia, nós reconhecemos que, a fim de lutar por sua própria revolução socialista internacional, a classe trabalhadora é obrigada a formar uma Frente única Anti-imperialista (FUA) com todos aqueles que estão lutando contra o imperialismo hoje. Mas uma FUA não significa que fechemos os olhos para a natureza de classe e para covardia política de nossos aliados temporários.

No dia 17 de abril, a “Declaração de Genebra sobre a Ucrânia” concordou que as partes se abstivessem do uso da "violência, intimidação ou ações provocativas" e que todos "os grupos armados ilegais serão desarmados". Os EUA, a UE e os golpistas de Kiev conseguiram um compromisso com a Rússia de que esta última iria trair os heroicos combatentes no leste da Ucrânia justamente quando a luta precipitava-se por atingir proporções revolucionárias. Denis Pushilin, chefe da República Popular de Donetsk rejeitou os termos do acordo: "Lavrov não assinou nada por nós, ele assinou em nome da Federação Russa". Claro que Pushilin é um famoso vigarista que contribuiu com o Esquema MMM Ponzi (variação do Golpe da Pirâmide financeira) na Rússia, que enganou a entre 5 a 40 mil pessoas em cerca de US $ 10 milhões, em 1990.

Isso reforça o nosso alerta aos trabalhadores de que devem estar bastante atentos para seus aliados na FUA, porque todas as direções burguesas são, em definitivo, ladras (na Ucrânia o são todos os oligarcas que se apossaram do que antes pertencia ao Estado operário), ainda que não sejam definitivamente gangsteres. Os trabalhadores são obrigados a aliar-se momentaneamente a direções que agora estão dispostos a fazê-lo mas que também se vendem para o imperialismo quando lhes é oferecida uma negociação mais favorável. Estamos bem conscientes de que Putin é um corrupto político burguês assim como também o é o primeiro-ministro da China, Li Keqiang.

Nossa oposição aos EUA, chefe do imperialismo mundial não implica no apoio acrítico ou político para todos os seus oponentes ou vítima, implica em táticas de frentes com nações, partidos e organizações operárias reformistas nos países imperialistas e Frentes anti-imperialistas com a burguesia nacional no mundo semi-colonial a fim de enfrentar o inimigo principal, os EUA que dominam o capital financeiro global.

Só assim conseguiremos a atenção das massas, que, instintivamente, identificam o inimigo principal (recorde que na Revolução Iraniana de 1979 foi na guerra contra o "Grande Satã" que as massas iranianas identificavam os EUA, embora em termos religiosos?) e necessitam supererar as direções nacionalistas burguesas regionais como Gaddafi, Assad, Putin ou as forças islâmicas anti imperialistas como o Hezbollah no mundo semi- colonial.

Neste sentido, nós nos solidarizamos com a Organização Borotba, que está dirigindo uma luta anti- fascista na Ucrânia. A imprensa relatou a brutal repressão estatal auxiliada por gangues de saqueadores armados de criminosos fascistas que estão agora se espalhando terror no leste da Ucrânia e importantes membros da Borotba foram presos.

A LUTA ANTI-IMPERIALISTA É AINDA CHAVE PARA A LIBERTAÇÃO HUMANA

Falsos "trotskistas", como a LIT (PSTU/Brasil e Argentina), UIT (IS/Argentina e CST/Brasil) e seus satélites, a Resistência Socialista (SUQI), Liam Mac Uaid (“Na Ucrânia – os russos são os agressores”) são abertos propagandistas pró-imperialistas. Sua amarga queixa não é que o imperialismo está a financiar e armando os "rebeldes" sírios, mas que estão financiando pouco e não dando-lhes as armas que os falsos trotskistas pensam que os mercenários da CIA merecem.

Na verdade, Obama e Cameron foram momentamente contidos porque: 1) ainda está na memória política a impopularidade adquirida pelas aventuras imperialistas de Bush e Blair; 2) é extremamente difícil assumir novos gastos de guerra na atual crise econômica capitalista. Obama e Cameron não reuniram condições políticas para bombardear a Síria. Porque Cameron perdeu a votação sobre o tema na Câmara dos Comuns e Obama estava foi derrotado na Câmara dos Deputados; 3) aprendendo com a tragédia líbia, a resistência nacional síria está mais preparada; 4) a Rússia oferece apoio militar na retaguarda síria.

É claro que quando explodem lutas revolucionárias reais (ao contrário do que dizem os falsos trotskistas, sobre os movimentos patrocinado pelo imperialismo na Líbia, Síria e Ucrânia), eles estão no lado errado da barricada ; na Bósnia você tentar re- executar o seu pedido de desculpas pró-imperialista anterior que fez Milosevic o inimigo principal ( os nacionalistas locais são o principal inimigo mais uma vez, você nunca vai aprender? ) e na Ucrânia você está do lado dos EUA / UE / imperialistas da OTAN e os seus fantoches, os golpistas fascistas dominado do Maidan ( um movimento de " contraditório " , em verdade , algumas bandeiras vermelhas etc! ).

Alguns, como a Tendência Revolucionária Comunista Internacional (RCIT, CCR no Brasil), o LCC (Comitê de Ligação dos comunistas), o Workers Power/LFI, a LSR-CIT do PSOL, a nova RS21C, e o SWP tomam um terceiro campo, preferindo ficar em cima do muro: “nem Moscou nem Berlin/UE/OTAN", linha política baseada na falsa equação de que existem “dois campos imperialistas, o do Ocidente e o do Oriente (Rússia/China). Estes grupos são incapazes de condenar “movimentos de massa” abertamente patrocinados pelo imperialismo. Em vez disso, recorrem à noção liberal ridícula de que tais são movimentos "contraditórias". Deveria ser óbvio até mesmo para a pessoa mais ingênua na política que um movimento é definido por quem o domina política e programática e não pelos idiotas que o acompanha e que são espancados por “fogo amigo” por sua estupidez pró-imperialista. Isto é válido para os “rebeldes” de Benghazi, da Síria ou para a extrema direita fascista do EuroMaidan ucraniano.

Steve Argue, da Tendência Revolucionária EUA corretamente diz:
“Apesar das mentiras dos meios de comunicação corporativos sobre a ‘intervenção russa’, o que está acontecendo de verdade no leste da Ucrânia é uma revolta da classe trabalhadora contra o pró- FMI e chauvinista golpe que derrubou o governo eleito da Ucrânia, em fevereiro. Essa revolta da classe trabalhadora no leste da Ucrânia apreendeu pelo menos 10 cidades . Ele também ganhou soldados para o seu lado , que foram enviadas para esmagar a revolta.”

Somente sobre estas bases anti- imperialistas claras poderá a classe trabalhadora mundial unir todas as suas forças sob o programa do trotskismo revolucionário e da IV Internacional.

O INIMIGO PRINCIPAL

William Blum descreve a seguinte imagem em “Matando a Esperança” (Killing Hope):
Se você levantar a pedra da política externa norte-americana do século passado para ver o que rasteja por baixo verá invasões, bombardeios, governos derrubados, ocupações, esmagamento de movimentos de luta por mudança social, assassinato de líderes políticos, eleições fraudadas, manipulação de sindicatos, fabricação de "notícias", esquadrões da morte, torturas, guerra biológica, ataques com urânio empobrecido, tráfico de drogas, mercenários... É o suficiente para identificar o imperialismo com algo ruim".

Nós inequivocamente identificamos que o principal inimigo da classe trabalhadora do planeta hoje é o imperialismo dos EUA, que domina o capital financeiro, a fusão de bancos e das multinacionais monopolistas. Este é o agressor belicista que está por trás de todas as guerras, desde a II Guerra Mundial. Rejeitamos as falsas concepções e, finalmente, concepções pró-imperialista, de que o conflito mundial fundamental hoje é entre o imperialismo ocidental e oriental, ou seja, imperialismo chinês/russo. Rússia e China não são potências imperialistas no sentido marxista como grandes centros do capital financeiro. São as forças dos EUA que dominam o cenário global economica, politica e militarmente com os seus aliados e as instituições globais como o FMI e o Banco Mundial, com o dólar como moeda de comércio global. Seu objetivo é o fragmentar a Rússia e a China e abrir suas economias para explorá-las através de grandes instituições financeiras e empresas transnacionais. A queda da taxa de lucro provocou de forma dramática a crise das finanças de 2008, detonada com o colapso do Lehman Brothers. Aí está a força motriz essencial para a Terceira Guerra Mundial. Rússia e China têm todo o direito de lutar contra este ataque , ajudando Criméia e leste da Ucrânia contra estes ataques , embora em seus próprios interesses imediatos sejam capitalistas.

As guerras que os EUA travaram após a queda do Muro de Berlim, tanto as que lutaram diretamente ou através de seus mercenários contratados são, essencialmente, também guerras contra seus "aliados" europeus para assegurar oportunidades de investimento para as suas empresas transnacionais, para os seus mercados e matérias-primas. Conquistar os domínios da Alemanha e da França foram os alvos reais na guerra da ex-Iugoslávia, no Iraque e no Afeganistão, França, Bélgica e Itália, em África (Ruanda, Zaire/República Democrática do Congo, Líbia, Mali e da República Centro- Africano). China e Rússia são apenas as vítimas secundárias. Os EUA foi o vencedor na Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo de guerra incluiu o controle de todas as esferas de influência da Europa e este ainda é uma estratégia vigente.

LIBERDADE PARA OS NOSSOS PRISIONEIROS POLÍTICOS
(POWs) DA GUERRA ANTIIMPERIALISTA

Estendemos nossas mais calorosas solidariedade revolucionária para os republicanos irlandeses que estão lutando contra o imperialismo britânico e seus aliados no norte da Irlanda. Saudamos os prisioneiros de guerra da Grã-Bretanha em Maghaberry, Hydebank e Portlaoise, defendemos seu reconhecimento como presos políticos e sua liberdade agora!

Da mesma forma defendemos a todos os combatentes e prisioneiros da guerra anti-imperialista, começando com os heroicos combatentes palestinos e seus prisioneiros de guerra, como na Índia, Turquia, Irã, Iraque, etc. Nas próprias masmorras imperialistas se encontram os prisioneiros de Guantánamo e os detidos pela CIA ilegalmente em segredo câmara de tortura como Mohammed Hamid na Grã-Bretanha e todas as vítimas da "Guerra ao Terror" e da islamofobia na Grã-Bretanha e nos EUA, o ex-Pantera Negra, Mumia Abu Jamal, o ativista do movimento indígena Leonard Peltier, o porto-riquenho Independentista Oscar Lopez Rivera e os cinco heróis cubanos prisioneiros de guerra detidos pelos EUA.

A CLASSE TRABALHADORA MUNDIAL

Quase a totalidade das chamadas organizações trotskistas internacionais têm apoiado as suas próprias burguesias imperialistas nas guerras contra a Líbia, Síria e agora a Ucrânia, tendo anteriormente falsificado os conflitos na Bósnia e no Kosovo apresentando-os como "revoluções democráticas" que precisavam das bombas e das armas de imperialismo dos EUA para alcançar a sua "libertação".

De país a outro a austeridade financeira é a resposta da burguesia para a crise. Na Grã-Bretanha os benefícios sociais estão sendo cortados, custear a habitação está cada vez além do alcance da classe trabalhadora. O Serviço Nacional de Saúde está sendo privatizado rapidamente para permitir que somente os ricos tenham o atendimento de saúde que é negado aos pobres. Da mesma forma, na França, na Alemanha, nos EUA, na América do Sul, na África do Sul, Sri Lanka e em todo o globo.

No Brasil, a crise capitalista chegou mais tarde, mas o imperialismo exige de forma impositiva severos ajustes: aumento do preço dos combustíveis, dos transportes, e da energia, a eliminação de direitos trabalhistas, o congelamento salarial, o aumento de juros, a restrição de crédito. Contra isso, a juventude e os trabalhadores se levantaram de forma excepcional em 2013, como não o faziam desde 1992. O número de greve vem crescendo no país, principalmente dos setores mais oprimidos da juventude e do proletariado. O governo do PT pretende adiar o ataque maior a classe trabalhadora para depois das eleições de outubro de 2014 e obter popularidade com a copa do mundo de futebol. Mas as necessidades da ditadura capitalista impostas pela Fifa e seus sócios locais para turbinar seu parasitismo durante a copa, vem matando operários com alucinados em inseguros ritmos de produção, restringindo direitos democráticos de ir e vir, e despejando milhares de famílias trabalhadoras a serviço da especulação imobiliária. Isto vem provocando o aumentando do descontentamento social. Os debaixo já não aguentam mais e se rebelam contra cada nova brutalidade policial. O imperialismo e a oposição burguesa na mídia, no Legislativo e no Judiciário exigem mais repressão e austeridade, e ameaçam ao governo do PT com denúncias de escândalos de corrupção. Setores da burguesia exigem a volta da ditadura e outros querem golpes parlamentares (impeachment) a exemplo do que ocorreu no Paraguai, na Ucrânia e da escalada golpista na Venezuela. Os trabalhadores precisam derrotar o golpismo em uma frente única anti-imperialista contra a oposição burguesa e seus satélites oportunistas (PSOL e PSTU) ao mesmo tempo em que constroem uma oposição operária e revolucionária, uma alternativa que supere o PT e seu governo burguês. Somente a mobilização independente dos trabalhadores podem dar esta saída progressista para a crise, através da unificação de suas lutas e da organização por local de trabalho em um partido trotskista do proletariado sob um programa anti-imperialista e por um governo operário e dos trabalhadores.

Na África do Sul os mineiros em Amplats estão em greve e seu sindicato, o AMCU, está sendo processado pela empresa, a Anglo American Platinum em 591 milhões de rands (54 milhões de dólares) por danos que dizem ser causados pela greve. A greve começou no final de janeiro no Amplats, o maior produtor de platina do mundo, e também em seus rivais Impala Platinum e Lonmin em uma paralisação setorial por salários que balançou a confiança das empresas na maior economia da África. Um delegado sindical AMCU foi morto em um confronto com a polícia em uma mina de Amplats em 7 de fevereiro. A greve tornou-se mais violenta e vários dos veículos da empresa foram destruídos. A luta revolucionária na África do Sul ingressou em uma nova onda de desenvolvimento após o massacre Marikana em 16 de agosto de 2012 apoiado pelo CNA, pelo PC, pelo NUM e outros líderes da Cosatu e já levou a ruptura do NUMSA em relação ao CNA e ao PC.

Na Argentina, o governo de Cristina Kirsher abandou seu caráter bonapartista desvalorizando o peso para favorecer a burguesia exportadora que tem na China se principal mercado. A inflação resultante desta ação fez despencar ao salário real. Uma ala da burocracia sindical aproveitou a insatisfação dos trabalhadores para chamar a uma greve geral de 24h, ocultando, por trás de justas demandas economicas, demandas em favor de uma reaproximação econômica e comercial com os EUA. Na atual situação de decomposição social capitalista, onde proliferam as máfias estatais e repressivas, setores das classes médias tentam compensar sua impotência através de linchamentos e aprofundando tendências reacionárias. A tarefa de agora para a classe operária argentina é a construção de um reagrupamento baseado na independência da classe trabalhadora frente as distintas tendências burguesas, isto, não só permitir-nos-ia lutar por nossas reivindicações econômicas elementares, mas também seria um obstáculo importantíssimo contra as manobras do imperialismo e seus agentes. Somente se a classe operária converte-se em classe para si é possível guiar ao conjunto dos explorados e oprimidos para que tenham uma orientação política que supere sua reação barbarizada (linchamentos), de desespero social frente a impotência, e que gera alternativas reacionárias diante da decomposição capitalista. É desta forma, pela via da independência de classe fortalecerá as próprias lutas operárias. Para que esta tarefa tenha êxito é imprescindível a construção de um genuíno partido operário revolucionário, delimitando-se do cretinismo parlamentar e eleitoral da FIT (PO, PTS, IS), a ala esquerda pequeno burguesa e oportunista da oposição burguesa pró-imperialista, única forma de alcançar a autentica independência de classe.”

A luta de clases mundial exige uma nova direção revolucionária, uma Quarta Internacional reconstruída. O CLQI dedica-se a essa tarefa como a razão central para a sua existência e para todas as suas lutas.

● Pela derrota do imperialismo e seus agentes na Ucrânia, Bósnia, Síria, Irã e em todas as guerras!
● Por uma Frente Única Anti-imperialista, sem qualquer apoio político a todas as forças que combatem o imperialismo!
● Nenhuma ilusão ou confiança nas direções políticas nacionalistas burgueses de Assad, Putin ou Maduro!
● Somente a classe trabalhadora internacional pode derrotar o imperialismo mundial!
● Reconstruir a Quarta Internacional; o Partido Mundial da Revolução Socialista !
● Avante Comitê de Ligação pela a Quarta Internacional!

Liga Comunista -Brasil
Tendencia Militante Bolchevique - Argentina
Luta Socialista – Grã-Bretanha

Primeiro de maio de 2014