TRADUTOR

sábado, 21 de julho de 2012

FUA E REVOLUÇÃO PERMANENTE II

A Frente Única Antiimperialista é a tática, a Revolução Permanente é a estratégia atual diante das guerras imperialistas no mundo semi-colonial
Documento elaborado por Ret Marut do Socialist Fight da Grã Bretanha.
A apresentação deste documento, publicada sob o título “Revisando o revisionismo, retomar o caminho de Lenin e Trotsky sobre a Frente Única Antimperialista", elaborada pelos camaradas Humberto Rodrigues da LC e Leon Carlos da TMB argentina e impresso em conjunto com o documento de Marut pela Editora Vorkuta no livreto “A tática da Frente Única Antiimperialista e a estratégia da Revolução Permanente contra a atual ofensiva imperialista” já foi publicado pelo blog da LC em: http://lcligacomunista.blogspot.com.br/2012/03/fua-e-revolucao-permanente.html

Introdução

Este texto procura defender, esclarecer e desenvolver a teoria da Frente Única Anti-Imperialista (FUA, em português ou castelhano, ou AIUF, como é tradicionalmente conhecida a sigla em inglês) e solidariza-se com aqueles que lutaram para elaborá-la no passado. Infelizmente, muitos falharam ao por em prática esta teoria na guerra contra suas próprias burguesias.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

GREVE NACIONAL DO FUNCIONALISMO PÚBLICO FEDERAL - RS

Direções cutistas sabotam a luta enquanto governo Dilma ameaça com retaliações
Apoiando-se em seus agentes políticos dentro do movimento sindical, Dilma Roussef resolveu ameaçar contar o ponto dos servidores públicos federais mobilizados desde o final do ano passado. Dia 9 de julho passado o Correio do Povo, um dos principais jornais de Porto Alegre, estampou em sua capa a manchete de que "Dilma enfrenta servidores e rejeita aumento salarial". No mesmo dia o governo federal mandou um comunicado interno aos gestores de recursos humanos dos órgãos ligados ao Executivo, que cortem o ponto do servidores em greve.
A CUT manifestou-se formalmente contra o corte do ponto para na prática continuar sabotando a vitória da luta sobre o governo. Em Porto Alegre houve uma oportunidade ímpar de impor a partir dos trabalhadores do judiciário federal uma derrota a Dilma e seu arrocho salarial, no dia 04 de julho, fim do prazo para o registro das candidaturas para prefeito e vereador. Entretanto a corrente Democracia Socialista, que dirige o Sintrajufe/RS, sindicato dos servidores públicos do Judiciário Federal, não preparou nada e depois de muita pressão do ativismo combativo fez um ato "surpresa", mais uma vez de "mentirinha", um pseudo piquete no Anexo do TRE/RS. Nenhuma candidatura foi impedida de ser registrada, pois a DS "ignorou" completamente o "plano B" da Alta Administração do TRE, que montou um dispositivo de registro na sede do órgão, na Rua Duque de Caxias, no centro da cidade.

sábado, 7 de julho de 2012

CARTA AOS LEITORES

Medidas ‘anti-crise’ de Dilma,
matando a sede com água salgada
Editorial d'O Bolchevique #10
Gravura retratando a crise econômica de 2008
Estímulo ao crédito, redução do IPI, redução de juros bancários, ‘PAC das compras do governo’,... as medidas anti-crise de Dilma, de pesadas transferências de recursos estatais ao grande capital, expropriando trabalhadores através do arrocho salarial e do super-endividamento das famílias, ao mesmo tempo que retardam também potencializam a crise no Brasil


Na década passada, o governo Lula tentou blindar os capitais instalados no Brasil dos efeitos das crises econômicas (2001 e 2008), reorientando parte das exportações de commodities do país, que antes se dirigia a Europa e EUA, para a China, que no mesmo período suplantou os EUA como “locomotiva” da economia internacional.
Esta reorientação nas exportações, embora tenha retardado paliativamente a chegada da crise no Brasil, apenas acentuou o caráter semi-colonial agro-exportador do país. A aposta na China, que converteu-se no principal parceiro comercial do Brasil, favoreceu setores da classe dominante ligados ao extrativismo, como a Vale do Rio Doce, os magnatas da Soja associados a Monsanto, Eike Batista, etc., que acumularam enormes fortunas assim como os banqueiros.
Quanto à produção de bens de consumo, que até 2008 estava voltada para a exportação e ficou prejudicada com o estouro da crise internacional, o governo do PT apresenta como saída, o escoamento através do estímulo ao consumo em cascata: expansão do crédito das empresas e da população, renúncia fiscal e por fim antecipação e aumento das compras às indústrias pelo próprio Estado.

terça-feira, 3 de julho de 2012

O BOLCHEVIQUE # 10 - CAPA E SUMÁRIO

SUMÁRIO

CARTA AO LEITOR
Medidas anti-crise de Dilma,
matando a sede com água salgada

NACIONAL

POLÍTICA DE CRÉDITO FÁCIL “ANTI-CRISE” DE DILMA
Dando “mais corda para o enforcado”, a sobre endividada população trabalhadora,
e enforcando mais aos bancários

DIA DO ORGULHO GAY
Violência homofóbica cresce
enquanto movimento é seqüestrado pela burguesia

SADISMO MIDIÁTICO
Abaixo o Estado burguês, a polícia assassina,
a mídia criminosa e o jornalismo canalha!
Em defesa dos presos comuns, pretos e pobres,
filhos da classe trabalhadora!


CAMPANHA ELEITORAL EM PORTO ALEGRE
Após defender o código florestal para os latifúndiários,
PCdoB agora articula aliança eleitoral com o PP (ex-PDS, ex-Arena),
no momento em que a luta por justiça contra os crimes da ditadura militar
cresce em todo o Brasil