TRADUTOR

terça-feira, 23 de abril de 2013

TRABALHADORES DA SAÚDE - SP

Se a privatização tucana passar,
servidores e usuários perderão.
IAMSPE, defenda-o!

Compartilhamos com os leitores da LC um boletim de um grupo de trabalhadores e usuários do IAMSPE,

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, em meio a um processo de politização da base da categoria da saúde em resistência a ofensiva privatizante do governo Alckmin. Devido a este processo, este setor do funcionalismo se unificou no grande ato do último dia 19 de abril com os professores que deflagraram greve nessa data. Lamentavelmente, na assembleia dos servidores da saúde realizada no dia 19/04 pelo Sindsaúde, a greve da saúde estadual está indicada para começar apenas no 1º de maio. Esta direção sindical, assim como a Apeoesp, é ligada ao PT e PCdoB, partidos de oposição burguesa ao governo tucano e portanto que não tem como principal objetivo a vitória dos trabalhadores mas apenas o desgaste eleitoral do carrasco de turno, Alckmin, para elegerem um novo carrasco.

Se a privatização do IAMSPE avançar, seus servidores estão com seus empregos, salários e direitos gravemente ameaçados. E os milhares usuários, sob a promessa da descentralização do atendimento médico, perderão tratamentos, direitos de internação, principalmente, os casos mais graves e mais complexos para os quais as unidades básicas de saúde não tem estrutura.



Desde quando foi publicado no Diário Oficial o resultado de uma reunião do Conselho do governo tucano responsável pelas Parcerias-Público-Privadas (PPP), onde estavam presentes o vice-governador e muitos Secretários Estaduais, ficaram claros os seus planos para o IAMSPE. O que eles querem é entregar tudo de bandeja para os empresários parceiros do tucanato, até o terreno ocupado hoje pelo Instituto. O plano “contemplaria a permuta do terreno hoje ocupado pelo IAMSPE como dedução da contrapartida a ser paga ao parceiro privado” (Diário Oficial do Estado de São Paulo, 09/02/2013 - http://www.planejamento.sp.gov.br/noti_anexo/files/ATA%2052%C2%AA%20CGPPP_DOE%2009-02-2013.pdf). Se vão entregar até o terreno do Instituto, nossos empregos, direitos trabalhistas, etc, são meros detalhes insignificantes, facilmente “saneáveis” através de ilusórios planos de demissão voluntária (PDV).



A privatização do IAMSPE, assim como do HC, do Mandaqui, não será uma novidade. Já estão privatizados muitos setores do Instituto. Para saber qual o destino dos trabalhadores depois que esta privatização avançar, basta ver as condições de vida dos nossos colegas terceirizados: ganham uma miséria e não têm direito a quase nada. Os motoristas terceirizados, por exemplo, perderam, de uma hora para outra, R$ 800 de salário, pois ganhavam R$ 1.800 e passaram a receber mil reais, e também deixaram de receber a cesta básica que o IAMSPE paga para a empresa terceirizadora contratada. Os outros terceirizados não estão em situação melhor.



As companheiras terceirizadas da limpeza do Prédio da Administração deram o exemplo de resistência contra tudo isto: fizeram greve contra a falta de pagamento do salário e foram imediatamente atendidas.



Não é a toa que a Superintendência do órgão vem se explicando a torto e a direito diariamente com “esclarecimentos” feitos para nos confundir. Dizendo que a entrega do terreno onde está o complexo hospitalar, garantida à empresa Kitmed na famigerada reunião pelo vice-governador e publicada no Diário Oficial citado acima, foi descartada pela administração do IAMSPE, como se a direção do Instituto, ao invés de receber ordem de Alckmin, fosse quem manda nele. Mentira deslavada: tudo para nos tranquilizar enquanto os empresários avançam devorando o Complexo Hospitalar.



Lamentavelmente, nesta operação que visa nos adormecer diante do ataque eminente, as entidades que deveriam nos representar, como a Associação dos Funcionários (AFIAMSPE), reproduzem o discurso da Superintendência ou ficam em um silêncio comprometedor, com no caso da Associação dos Médicos (AMIAMSPE).



Abram os olhos colegas! Querem entregar o que é nosso! Exigimos a imediata convocação de uma assembleia conjunta pela AFIAMPSE e pela AMIAMSPE para barrar a privatização. Em defesa da saúde pública e gratuita! Fora empresários parasitas da saúde! Lutar contra a PPP e pelo fim de todas as terceirizações, reestatização e controle do IAMSPE pelos servidores e usuários!



Trabalhadores e Usuários em Defesa do IAMSPE