TRADUTOR

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Dossiê Afegão - Grupo Bolchevique da Coréia do Sul

A derrota do imperialismo no Afeganistão e as Tarefas da classe trabalhadora

Publicamos abaixo o documento do Grupo Bolchevique da Coreia do Sul, com o qual temos acordos gerais sobre a Questão Afegã.


Viva a derrota americana na Guerra do Afeganistão! / Divisor de águas: A tendência geral tem se inclinado contra os imperialistas / A natureza reacionária do Talibã / A natureza mais reacionária e bárbara do imperialismo / Resistência anti-imperialista e Talibã / O Regime do Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA) em 1978 / A “operação secreta” do imperialismo dos EUA e o envolvimento soviético / A Libertação das mulheres sob o governo do PDPA / Ocupação soviética e sob o Talibã / Simpatizantes hipócritas do imperialismo / A Invasão dos EUA em 2001 e o Talibã como força 'anti-imperialista' / O Destino do Talibã / Ensinamentos de Lenin e Trotsky / Tarefas da classe trabalhadora no Afeganistão e no mundo

Esta é uma tradução do coreano para o inglês e em seguida para o português de 제국주의의 아프가니스탄 패전과 노동계급의 임무. Após a tradução mecânica da IA, nós a revisamos. Mas podem haver erros. Todos os comentários são bem-vindos.




Viva a derrota americana na Guerra do Afeganistão!

Com a queda de Cabul em 15 de agosto, as duas décadas de guerra afegã terminaram com a derrota dos imperialistas. Não apenas os EUA, mas também o Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, que é o bloco imperialista anglo-saxão chamado de 'Cinco Olhos', e outros predadores líderes ativamente engajados na guerra. Eles gastaram uma grande quantidade de despesas de guerra e mobilizaram um grande número de armas avançadas, como drones. No entanto, os imperialistas não conseguiram subjugar os guerrilheiros locais armados com equipamentos humildes e foram derrotados.

Este resultado inesperado está jogando uma grande onda de choque na situação mundial. Em primeiro lugar, o campo imperialista, que defende o sistema capitalista global, perdeu muita confiança nesta derrota absurda. Se eles não puderem vencer esse tipo de guerra, nunca será fácil extrair superlucros da região colonial. O medo também atingiu os regimes fantoches coloniais, que dependiam fortemente das forças imperialistas. Os fantoches coloniais, que viram seus senhores fugirem para sua própria segurança em face da crise, perderam muita fé na garantia de segurança dos imperialistas. A desconfiança entre eles aumentará incontrolavelmente em um momento de crise que inevitavelmente ocorrerá em um futuro próximo. Por outro lado,

Divisor de águas: a tendência geral tem se inclinado contra os imperialistas

Após o colapso da União Soviética e dos países do Leste Europeu, o campo imperialista desfrutou de uma prosperidade sem precedentes. À medida que os países que anteriormente se desviaram do capitalismo retornaram, o imperialismo expandiu suas áreas de extração de super-lucros. O Comando imperialista, OTAN, estabeleceu governos submissos um após o outro na Europa Oriental. Mas os dias de primavera não duraram muito. As coisas mudaram muito nos dias de hoje. Na última década, as operações de mudança de regime pró-imperialista, que são a construção de infraestrutura política para o imperialismo explorar o super lucro, sofreram.

Apesar de quase 20 anos de ocupação pelos EUA, o regime fantoche do Iraque permanece instável. Em 2011, uma guerra civil eclodiu por agentes locais reacionários subornados na Líbia derrubou o regime nacionalista de esquerda de Gaddafi, sob a ajuda de campanhas de bombardeio da OTAN. No entanto, o caos ainda não foi resolvido. A situação é mais difícil na Síria, onde a operação foi conduzida pelo mesmo método. Não conseguiu derrubar Assad, o alvo da mudança de regime, e está à beira da derrota devido ao envolvimento da Rússia e do Irã. A Venezuela, maior reserva de petróleo do mundo, não obedece desde Chávez. O imperialista abalou o país com o bloqueio econômico e novamente encenou um golpe pró-EUA em 2019, mas permaneceu firme. Após décadas de ameaças de invasão, a Coreia do Norte teve sucesso no desenvolvimento de armas nucleares. É um grande problema para o imperialismo se outros alvos aprenderem a segui-lo. Os EUA ameaçaram iniciar uma guerra em 2017 para acabar com as armas nucleares. Em 2018, tentou mostrar um tratado de paz como isca. No entanto, não há resultado significativo. O Irã tem sido um espinho no lado do imperialismo dos EUA desde 1979. Eles assassinaram o principal comandante militar do Irã em janeiro de 2020 e ameaçaram o Irã mobilizando todos os ativos estratégicos, como porta-aviões, mas não está fluindo suavemente. Anez, que deu um golpe pró-EUA na Bolívia 2019, foi preso em março deste ano. Eles assassinaram o principal comandante militar do Irã em janeiro de 2020 e ameaçaram o Irã mobilizando todos os ativos estratégicos, como porta-aviões, mas não está fluindo suavemente. Anez, que deu um golpe pró-EUA na Bolívia 2019, foi preso em março deste ano. Eles assassinaram o principal comandante militar do Irã em janeiro de 2020 e ameaçaram o Irã mobilizando todos os ativos estratégicos, como porta-aviões, mas não está fluindo suavemente. Anez, que deu um golpe pró-EUA na Bolívia 2019, foi preso em março deste ano.

Nessas circunstâncias, a derrota dos Estados Unidos significa que, após os dias de primavera do imperialismo, começou uma fase caracterizada pela 'corrente geral de vantagens para a classe trabalhadora global, por um lado, e desvantagens gerais para o imperialismo, por outro'. No futuro, o colapso do imperialismo e do capitalismo ocorrerá mais rápido. A superexploração do imperialismo enfrentará resistências mais ferozes de todo o mundo. Para que os imperialistas alcancem algo, serão necessários muito mais mão de obra e recursos do que antes. Ainda assim, haverá cada vez mais obstáculos. As divisões internas da classe dominante ocorrerão de forma mais flagrante. Os regimes fantoches coloniais serão ainda mais abalados.


A Natureza reacionária do Talibã

Mas o Taleban, que ganhou a guerra, é um povo anti-trabalho, anti-mulheres e forças políticas anti-comunistas. Eles estão enraizados em rebeldes treinados pelos EUA para interromper os apoios soviéticos à República Democrática do Afeganistão, fundada pelo Partido Democrático do Povo do Afeganistão (PDPA) em 1978. Esses senhores da guerra subornados pelo dólar ficaram do lado do imperialismo, demoliram o progresso social e cometeu derramamento de sangue fratricida. É uma força traiçoeira e corrupta. É semelhante ao Euromaidan da Ucrânia e às forças IS do Oriente Médio.

Nas décadas de 1970 e 80, o povo afegão passou por reformas significativas, especialmente nas áreas urbanas. Em particular, foi sem precedentes em termos de libertação das mulheres. No entanto, em 1992, a vitória de Mujahedin apoiado pelos EUA anulou todas as medidas. A mulher foi colocada de volta sob controle feudal.

A natureza mais reacionária e bárbara do imperialismo

Por isso mesmo, a maioria dos afegãos não apóia o Taleban. Mesmo nos primeiros dias da invasão militar dos EUA, havia uma atmosfera de boas-vindas às tropas americanas que expulsaram o Taleban. Mas a situação logo mudou. Foi devido ao insulto pessoal do Exército Imperialista ao povo afegão e à violência bárbara. Eles não consideravam o povo afegão humano. Eles foram pisoteados até a morte como uma formiga. Como os nativos americanos, escravos negros e árabes palestinos, a vida do povo afegão foi devastada.

A tortura e o massacre de civis não combatentes, incluindo mulheres e crianças, eram comuns na guarnição militar imperialista. Não apenas mulheres adultas, mas também crianças do sexo masculino e feminino foram estupradas ( jacobinos ) . Ainda assim, a mídia e os intelectuais imperialistas desagradáveis ​​e hipócritas clamam pelos direitos humanos das mulheres e crianças afegãs.


Resistência antiimperialista e talibã

É por isso que o povo do Afeganistão resistiu ao imperialismo. Eles lançaram suas vidas contra a destruição imperialista e o desprezo de seu modo de vida. Eles começaram a lutar como se estivessem ensacando a cabeça contra uma parede.

O Taleban era uma alternativa reacionária porque alternativas progressistas como o Partido Comunista não desempenhavam um papel. A União Soviética tem uma parcela significativa de reformas no Afeganistão. No entanto, perturbou consideravelmente os comunistas locais ao forçar uma Frente Popular com inexistentes "capitalistas progressistas". Em seguida, eles se retiraram em 1989 e entraram em colapso em 1991. A traição do Partido Comunista Chinês contra a classe trabalhadora global foi muito mais séria. A China, que está atolada em um conflito com a União Soviética desde 1960, tornou-se um aliado efetivo dos Estados Unidos em suas políticas anti-soviéticas. Junto com os Estados Unidos, eles apoiaram os rebeldes Mujahedin no Afeganistão. Nessas circunstâncias, quando o regime do PDPA entrou em colapso em 1992, os comunistas restantes foram totalmente destruídos.


O Regime do Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA) em 1978

O Afeganistão era uma sociedade centrada na agricultura, feudal, tribal e descentralizada, onde a maioria de sua população vivia em áreas rurais. Em 1978, de 17 milhões de pessoas, apenas 35.000 trabalhadores trabalhavam nas fábricas, enquanto 250.000 parasitas da classe mullah estavam na sociedade. Proprietários de terras e khans tribais controlavam 42% das terras aráveis. A expectativa de vida era de 40 anos, a mortalidade infantil era de 25% e metade das crianças morria antes dos cinco anos ( WV No 776 ).

Nessas circunstâncias, a monarquia e os regimes pró-imperialistas, patrocinados pelo imperialismo britânico e americano, não se importavam com a vida miserável do povo afegão. Então, o antigo regime foi derrubado pelo golpe de 1973 e 1978. O PDPA, que tinha o programa de reformas modernas, assumiu o poder após o último golpe.

Em colônias onde a classe trabalhadora não cresceu o suficiente, intelectuais e oficiais freqüentemente desempenham um papel importante como elites sociais. Às vezes, eles lideram o progresso social por meio de golpes anti-imperialistas e anti-feudais. O golpe de 1952 de Nasser, no Egito, e o golpe de 1969 de Gaddafi, na Líbia. O mesmo se aplica à tentativa de golpe de Chávez, na Venezuela, em 1992. Esses regimes anti-imperialistas e anti-feudais enfrentaram a reação do imperialismo e das forças feudais reacionárias.


A "operação secreta" do imperialismo norte-americano e o envolvimento soviético

Com o estabelecimento de um regime PDPA pró-comunista no Afeganistão, a CIA conspirou uma operação secreta chamada “Ciclone”, e o governo Jimmy Carter a aprovou imediatamente. $ 500 milhões foram alocados para a operação, dos quais $ 70 milhões foram gastos subornando grupos religiosos feudais que se opunham às medidas anti-feudais do regime do PDPA ( Counter Punch 2021/08/25 ).

O regime do PDPA, que sofreu um ataque devastador dos rebeldes Mujahedin, que recebeu ajuda financeira e militar maciça dos Estados Unidos, pediu ajuda militar à União Soviética. Em dezembro de 1979, seis meses após o lançamento da operação secreta, a União Soviética entrou na guerra civil mortal.


A Libertação das mulheres sob o governo do PDPA / Ocupação soviética e sob o Talibã

Medidas de progresso sem precedentes foram implementadas no Afeganistão durante o regime PDPA, de 1978 até sua queda em 1992. As dívidas agrícolas que atormentavam os agricultores pobres foram perdoadas, as terras foram confiscadas e distribuídas aos agricultores. As medidas relacionadas com a libertação das mulheres, um indicador-chave do progresso social, foram particularmente notáveis.

Antes do regime PDPA, as mulheres eram incapazes de determinar seu próprio destino. As mulheres eram possuídas como objetos sob coerção feudal. Atividades educacionais e sociais foram proibidas. O casamento foi decidido pelo patriarcado e a noiva foi vendida por dinheiro. No entanto, sob o regime do PDPA, a educação das mulheres tornou-se obrigatória e programas de alfabetização das mulheres ocorreram em todo o país. Centenas de escolas foram construídas para o programa. Os resultados foram vívidos. No final da década de 1980, metade dos estudantes universitários, 40% médicos, 70% professores e 30% servidores públicos eram mulheres ( Counter Punch 2021/08/25 ).

Mujahedin, liderados por proprietários feudais, são grupos que se opõem às reformas do regime do PDPA. Esses reacionários se sentiram ameaçados principalmente pela libertação das mulheres. Isso ocorreu porque foi um evento simbólico em que seu controle de longa data foi destruído. Esses grupos feudais, que viam a libertação das mulheres como 'uma vergonha da vida', foram organizados sob o comando da CIA. Eles começaram seu próprio negócio expulsando e matando educadoras do PDPA de suas aldeias em áreas fora do alcance do governo central.

Após o colapso do regime PDPA em 1992, eclodiu uma guerra civil entre seitas corruptas dos Mujahideen e, em 1996, o Talibã assumiu o controle da capital, Cabul. A libertação do Afeganistão desapareceu como um sonho primaveril. O recuo feudal e bárbaro do passado reviveu. As mulheres foram expulsas da escola e da sociedade, trancadas em casa e aprisionadas na burca.


Simpatizantes hipócritas do imperialismo

No entanto, quando o imperialismo dos EUA foi derrotado em 2021 e se retirou, a mídia imperialista e os intelectuais de repente criaram um alvoroço de ansiedade. Eles falam sobre a tragédia das mulheres no Afeganistão. Eles suportaram bem sem muita preocupação nas últimas duas décadas, quando 240.000 afegãos morreram e 3,5 milhões perderam suas casas.

Na verdade, a maioria delas se opôs ao regime do PDPA e à União Soviética durante 1978 ~ 1992, quando a libertação das mulheres foi realizada no mais alto nível da história do Afeganistão. Em vez disso, eles estavam do lado de Mujahedin, que oprimia severamente as mulheres.

A Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão (RAWA), fundada em 1977, é uma delas. Na superfície, eles disseram lutar pelos direitos das mulheres afegãs, mas apoiaram o retorno da monarquia derrubada em 1973. O regime do PDPA se opôs desde o início, e quando as forças soviéticas intervieram, o grupo se juntou ao lado imperialista dos EUA e fez campanha contra as forças soviéticas. A fundadora da RAWA, Mina Keshwar Kamal, apelou para lutar com Mujahedin para expulsar o inimigo da União Soviética ( WV No 776 ).


A Invasão dos EUA em 2001 e o Talibã como força 'anti-imperialista'

Depois que uma caça termina, um cão de caça não adianta. Ao lidar com o governo PDPA e as tropas soviéticas, o Taleban foi uma ferramenta útil. Mas depois que os dois desapareceram, o Talibã se tornou um estorvo. O Afeganistão é um repositório de recursos em si mesmo, localizado entre a Rússia, a China e o Irã, e é de grande importância geopolítica para os Estados Unidos. A União Soviética, um adversário poderoso, entrou em colapso. O fantasma comunista parecia ter sido erradicado e não havia necessidade de olhar em volta ao usar o punho. Assim, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em 2001.

Então as coisas mudaram. O Taleban tornou-se um ponto de encontro para a resistência "anti-imperialista" do povo afegão. Como discutido anteriormente, não é incomum na história que os reacionários sejam levados às lutas anti-imperialistas se não houver outras alternativas, como o comunismo. O anti-imperialismo não é sua escolha, mas sua compulsão forçada pelo imperialismo. É por isso que um governo islâmico foi estabelecido no Irã durante 1979-1983, e porque as forças políticas islâmicas ainda têm apoio constante no Egito, Turquia, Líbano e Palestina.


O Destino do Talibã

No entanto, a situação mudou novamente devido à derrota dos EUA em 2021. Devido à derrota das forças imperialistas, a progressividade temporária do Taleban expirou. Agora é seu destino expor sua natureza reacionária aos trabalhadores e ser sujeito à derrubada. Como Kerensky da Rússia e Chiang Kai-shek da China.

O governo provisório de Kerensky foi um regime reacionário que destruiu os bolcheviques em julho de 1917. Mas no final de agosto, Kornilov deu um golpe com o apoio britânico e francês. Kerensky então se tornou um paredão temporário contra forças mais reacionárias. Os bolcheviques formaram temporariamente uma aliança militar com Kerensky para derrotar o golpe de Kornilov. Então, em outubro, Kerensky foi logo depois deposto.

Em 1927, Chiang Kai-shek deu um golpe em Xangai, matando dezenas de milhares de comunistas chineses. O Partido Comunista Chinês teve que fugir para uma área remota para salvar sua vida depois de ser perseguido pelas forças de Chiang Kai-shek . No entanto, a situação mudou em 1937, quando o Japão invadiu a China continental. O povo chinês, incluindo capitalistas, forçou Chiang Kai-shek a lançar uma luta anti-japonesa. Conduziu uma Segunda Frente Unida com o Partido Comunista da China. Em 1945, o imperialismo japonês foi derrotado. Quatro anos depois, Chiang Kai-shek , que perdeu em 1949, fugiu para Taiwan.


Os ensinamentos de Lenin e Trotsky

Lenin e Trotsky descreveram a natureza do imperialismo versus a luta colonial e os deveres da classe trabalhadora por meio de várias obras.

Primeiro, Lenin explica a missão socialista desta forma.

“Por exemplo, se amanhã o Marrocos declarasse guerra à França, ou Índia à Grã-Bretanha, ou Pérsia ou China à Rússia, e assim por diante, essas seriam guerras 'justas' e 'defensivas', independentemente de quem seria o primeiro a atacar; qualquer socialista desejaria a vitória dos estados oprimidos, dependentes e desiguais sobre o opressor, escravocrata e 'Grandes' poderes predatórios ”. -VI Lenin, Socialism and War

Trotsky também explicou como lutar a 'luta triangular' entre 'imperialismo ─ anti-imperialismo e forças não comunistas-classe trabalhadora' em artigos como On Dictators and the Heights Of Oslo (1936) , On the Sino-Japanese War (1937) ) e A Luta Antiimperialista é a Chave para a Libertação (1938) .

Entre eles, On the Sino-Japanese War (1937) fornece uma orientação muito específica a ser usada no confronto entre 'imperialismo vs Taliban do Afeganistão' e 'Taliban vs the proletariado.'

Nesse sentido, é necessário ler um pouco mais. Esperamos sinceramente que a classe trabalhadora avançada leia todo o artigo e aprenda profundamente.

“A luta do Japão é imperialista e reacionária. A luta da China é emancipatória e progressista.

Mas Chiang Kai-shek? Não precisamos ter ilusões sobre Chiang Kai-shek, seu partido ou toda a classe dominante da China, assim como Marx e Engels não tinham ilusões sobre as classes dominantes da Irlanda e da Polônia. Chiang Kai-shek é o executor dos trabalhadores e camponeses chineses. Mas hoje ele é forçado, apesar de si mesmo, a lutar contra o Japão pelo resto da independência da China. Amanhã ele pode trair novamente. É possível. É provável. É até inevitável. Mas hoje ele está lutando. Somente covardes, canalhas ou imbecis completos podem se recusar a participar dessa luta.


“Mas pode Chiang Kai-shek garantir a vitória? Eu não acredito. Foi ele, porém, quem iniciou a guerra e hoje a dirige. Para poder substituí-lo, é necessário ganhar uma influência decisiva no proletariado e no exército, e para isso é necessário não ficar suspenso no ar, mas sim colocar-se no meio da luta. Devemos ganhar influência e prestígio na luta militar contra a invasão estrangeira e na luta política contra as fraquezas, as deficiências e a traição interna. A certa altura, que não podemos consertar de antemão, essa oposição política pode e deve se transformar em conflito armado, pois a guerra civil, como a guerra em geral, nada mais é do que a continuação da luta política. É necessário, no entanto,


“Participar ativa e conscientemente na guerra não significa“ servir a Chiang Kai-shek ”, mas servir à independência de um país colonial, apesar de Chiang Kai-shek. E as palavras dirigidas contra o Kuomintang são o meio de educar as massas para a derrubada de Chiang Kai-shek. Ao participar da luta militar sob as ordens de Chiang Kai-shek, pois infelizmente é ele quem tem o comando na guerra pela independência - para preparar politicamente a derrubada de Chiang Kai-shek ... essa é a única política revolucionária. ”


Tarefas da classe trabalhadora no Afeganistão e no mundo

O Taleban deve ser derrubado imediatamente em prol da emancipação dos trabalhadores no Afeganistão. Para isso, a classe trabalhadora do Afeganistão e do mundo devem se unir em torno do programa de Revolução Permanente, que vê a revolução de uma perspectiva global, não de uma perspectiva do estado. O partido político internacional unido e a vanguarda da classe trabalhadora do Afeganistão levantarão as seguintes demandas, junto com a 'abolição da propriedade privada'.

─  Abaixo o Talibã!

─ Pela eliminação da herança feudal!

─ Confisco e redistribuição de terras para camponeses pobres!

─ Eliminação de toda opressão sobre as mulheres na sociedade!

─ Defender o direito à autodeterminação das minorias!

─ Estabelecimento de uma república secular baseada no poder soviético!

─ Através da solidariedade com a classe trabalhadora chinesa, defender o estado operário deformado da invasão imperialista e da derrubada dos parasitas pró-capitalistas que minam a revolução de 1949!

─ Fortalecer a solidariedade com a luta global anti-imperialista!


6 de setembro de 2021