TRADUTOR

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

FRANÇA: COLETES AMARELOS

Quem são eles, por que lutam e como podem vencer

Viriato Lusitânia


Para resumir os eventos até esta data, 06/12/2018, devemos começar desde o início.

Por muitos anos, uma profunda, oculta insatisfação desmoralizada tem se escondido nas profundezas e em todos os níveis da sociedade francesa.
Os grupos mais afetados foram provavelmente aqueles que não têm nada para viver senão a caridade estatal, os jovens desempregados, aqueles que perderam o emprego e não conseguem encontrar novos, alguns pequenos agricultores, membros das classes médias esmagados por impostos, trabalhadores pobres que não conseguem sobreviver com seus salários muito baixos, pensionistas, deficientes, mulheres solteiras com filhos, estudantes pobres e / ou aqueles que têm que trabalhar além de seus estudos, etc. Aqui são os chamados les laissez pour compte. Muitos dos manifestantes que montam os bloqueios pertencem a essas categorias.

Depois vieram os trabalhadores empregados que não receberam um aumento salarial real durante décadas e que sofrem cada vez mais com a precariedade, más condições de trabalho, medo constante de demissão, intimidação, mas que têm sido capazes de sobreviver. Pequenos burgueses dependentes de um grandes grupos econômicos, espremidos como limões secos por uma guerra por baixos custos que os tornam verdadeiros empregados desses grandes grupos e bancos capitalistas. São a chamada "classe média".

Diante deles, se impõe a riqueza arrogante do conjunto das frações burguesas mesquinhas, insolentes e desprezíveis, sendo as mais visíveis os empresários, proeminentes senhores da mídia, artistas e esportistas. As duas últimas categorias são muito mais aceitas que as duas primeiras porque todos, pensem que seus ingressos são justificados.

A imprensa que durante todo o dia promove a propaganda capitalista (neoliberal como alguns a chamam) e a defesa de todas as medidas contra as classes trabalhadoras e a chamada classe média; bem como a maioria, se não todos, os políticos perderam todo o seu prestígio diante dessas massas empobrecidas ou que estão se tornando assim.

Na política, isso se traduz em pessoas votando por oposição, por rejeição ou apenas por “ter que escolher alguém”, sabendo que o próximo representante eleito fará o oposto do que ele prometeu, quando prometeu algo, e que assaltará os cofres do Estado para seu próprio benefício. Muitas vezes as pessoas não votam mais e em cada eleição há mais abstencionistas.

Os conselhos de diretores de grandes corporações capitalistas impõem suas necessidades aos políticos. Os políticos de esquerda se encontram em uma difícil escolha, de um lado, são pressionados por suas bases por defender uma completa reviravolta na sociedade, do outro lado, pela cúpula capitalista são coagidos a aceitar o "modelo" e a colherem todos os benefícios de sua corrupção. Ao final eles nunca hesitaram nessa escolha e se apegaram a ela; assim como os da direita, que fazem exatamente a mesma política, exceto por algumas nuances sociais.

A massa desorientada é novamente e novamente desmoralizada, os partidos tradicionais de esquerda vivem confortavelmente em sinecuras, gozando de posições suculentas da “representação nacional” e só pensam em perpetuar esta situação nas próximas eleições.

As lutas sociais, quando surgem, são usadas em suas campanhas eleitorais. A saída para os problemas da sociedade se tornam um tipo de prêmio de consolação que é distribuído com parcimônia para afirmar que a sociedade “mudou” e que estamos “nos movendo na direção certa”.

De fato, a sociedade como um todo está voltando à situação do século XIX se pensarmos nas relações entre as classes, no empobrecimento progressivo dos amplos estratos sociais, no relativo empobrecimento de todos os empregados.

Se somarmos a isso a crise econômica, que resultou em uma orgia de fundos públicos e no confisco dos salários dos trabalhadores para o benefício exclusivo de uma minoria mesquinha, que não está interessada em reinvestir, e que deposita essa riqueza na em especulação financeira ou na ostentação indecente de luxo, podemos dizer que todas as condições para uma explosão social já foram estabelecidas.

A pólvora estava seca e pronta, mas a faísca não apareceu

As poucas organizações políticas a possuírem um número significativo de militantes, cerca de mil cada um, que poderiam ter conduzido uma política correta para os trabalhadores (LO, NPA, POI-D) importaram concepções ideológicas dos intelectuais burgueses. Isso ficou mais evidente no apoio indireto e até direto à política agressiva do imperialismo francês na Líbia e na Síria, por seu nacionalismo, e ora por seu sectarismo, ora pelo extremo oportunismo, que os isolou e os reduziu a nada depois de alguns anos.

As massas, depois de apoiá-las durante as eleições, observando diretamente o divisionismo e o sectarismo posteriores, afastaram-se dessas organizações quase que instantaneamente. Isso reforçou o sectarismo centrista em algumas organizações e o oportunismo descarado em outras, condenando-as a insignificância, tanto no processo eleitoral quanto no movimento social.

O resultado de sua política é uma pregação social alijada da atividade política das massas e, para os centristas, uma criação artesanal ou anarco-sindicalista que é chamada de “trotskismo”.

Assim, não apenas entregaram de bandeja a revolta à direita, que está se desenvolvendo neste exato momento, mas também, em seu início, estavam completamente equivocados em perspectiva, embora hoje tentem dizer o contrário.

O LO confundiu tudo e até escreveram:
É correto que os militantes operários não queiram se mobilizar para que os empresários dos transportes possam tirar suas castanhas do fogo, ou para que a extrema direita possa se promover. Mas isso não é motivo suficiente para abandonar o campo da oposição política ao governo. Se os trabalhadores não fizerem ouvir suas vozes com suas demandas e seus próprios modos de agir, outros estarão no centro das atenções. E é possível, se os proprietários de caminhões reduzirem o poder sobre os impostos, que isso possa se voltar contra os trabalhadores.Para não permitir que essas forças, que são hostis ao mundo do trabalho, tomem providências, devemos oferecer aos trabalhadores a oportunidade de se mobilizar em seu próprio território ”.
Jean Sanday, Jornal Lutte Ouvrière, 7 de novembro.
Eles tocaram as trombetas para que a CGT se oponha ao movimento dos coletes amarelos. Isto é, eles se opõem ao movimento real da classe trabalhadora, que de todos os modos é um avanço, em favor do que eles querem que o movimento seja.

O NPA escreveu em um folheto no dia 6 de novembro:
CUIDADO COM A ANIMAÇÃO DO ÓDIO 
Diante desses ataques, a raiva, legítima, aumenta.
As chamadas "manifestações" de sábado, 17 de novembro, para “bloquear as estradas e rotatórias” ou “colocar um colete amarelo no seu painel” estão circulando. Estas chamadas limitam-se à questão do preço dos combustíveis, que é o principal alvo dos empregadores dos transportes, que vem sendo apoiados por vários movimentos ou personalidades de extrema-direita.
Recusamo-nos a participar das manifestações juntos com a extrema direita, os mais ferozes inimigos do movimento operário e de qualquer progresso social. Além disso, a defesa de nosso poder de compra não pode se limitar à mera redução do preço dos combustíveis”.
Apenas o POI, muito enfraquecido por uma divisão recente, apoiou o movimento. O POI-D (o racha do grupo lambertista POI-U) até hoje canta em coro com a CGT….

Desde a manifestação de 17 de novembro, diante das evidências, eles mudaram seu discurso, mas não se engajaram totalmente na luta. Para alguns, porque lhes falta a capacidade e a disciplina militantes; para os outros, porque consideram esse movimento, que está se espalhando como um rastilho de pólvora, em toda parte e ameaçando seriamente o poder burguês, como se fosse apenas mais uma tarefa de sua rotina diária.

Os líderes sindicais fizeram exatamente o mesmo discurso, mas com mais determinação. Eles desempenham seu papel de bombeiros de luta de classes e garantidores da “tranquilidade social”. Tanto a imprensa burguesa quanto os ministros lamentam a falta no controle sindical sobre os conflitos porque desejam que os “interlocutores fossem enganados” e conhecessem bem o longo histórico de serviços prestados pelos líderes sindicais à burguesia.

O resultado é que hoje, quando a necessidade de uma organização que possa guiar essa revolta popular é aguda, nos deparamos com um vácuo político completo.

A extrema direita que se ofereceu desde o princípio para assumir esse papel de dirigente do movimento carece de organização e militância, mas acima de tudo as massas revoltadas não as querem. Ela fracassou ao longo do caminho, até mesmo seus setores de base brutalizados foram duramente rejeitados pelos trabalhadores em luta, porque a própria natureza do movimento leva-o a demandas sempre mais à esquerda: aumento de salários, pensões e cada vez mais colocando a questão política de poder, centros de tomada de decisão, políticas que afetam a vida de trabalhadores e cidadãos pobres e de classe média.

Então, 'organizados' da Internet e do Facebook, pessoas completamente frustradas pelas inúmeras injustiças, perda de poder de compra, etc. se viram obrigados a reunir-se em mais de 300 mil na rua para protestar contra essa situação. A maioria absoluta eram trabalhadores que faziam exigências muito além da redução do imposto sobre combustíveis. Foi uma questão de perda do poder de compra da grande maioria da população.

O estado de espírito dos manifestantes pode ser resumido em dois slogans: “Macron renuncie!”, Um slogan político que visa o poder agora e “Nós não nos renderemos!", uma demonstração da raiva acumulada e um sinal claro contra as “greves sindicais de um dia” às quais os sindicatos estão acostumados a fazer.

Esses chamados "dias de luta" são usados ​​para fazer as pessoas acreditarem que estão "lutando" e para marcar um novo "dia de luta" no mês seguinte até "vencer no cansaço" os trabalhadores, que estão cada vez mais enojados com as manobras dos burocratas em conivência tácita com os empregadores e o governo.

O movimento, como era de se esperar, avançou lenta mas firmemente, afastando-se dos oportunistas, da extrema direita sem romper o movimento, movendo-se cada vez mais para as demandas de esquerda e agora, depois da luta de rua que não deixa dúvidas sua motivação, envolvendo outras categorias, como estudantes e trabalhadores que, levados pelo exemplo e ansiosos para lutar mesmo sobre as cabeças de suas direções, se juntam à luta.

O governo já recuou, removendo os impostos sobre a gasolina. O primeiro-ministro pendurado por um fio discorda abertamente de Macron, que o jogará ao fogo para se salvar. Mas Macron quase já não tem apoio político entre a população, 80% está contra ele, ou entre os políticos, que esperam como abutres pela a morte do aventureiro desprezível.

Mas isso não vai parar o movimento ttão cedo. No próximo sábado, podemos esperar uma manifestação ainda maior, à medida que sindicatos e estudantes se juntem. O governo anunciou uma dura repressão, mas poderá arcar com as ameaças? Isso vai parar os manifestantes? Pode o governo, os capitalistas que representa, se permitir ir tão longe? Aqui, apenas o estudo muito cuidadoso de todas as variantes, e não de generalidades, torna possível traçar uma ideia, mesmo que ninguém possa caminhar de volta e a demonstração ocorrerá.

Mas a bancarrota política de toda a esquerda, que não entendia que esse movimento tinha que ser apoiado com exigências justas e avançadas, porque qualquer um podia sentir a expressão aberta da raiva social a ponto de explodir, não pode ser superada pela simples falta de opções válidas.

Muitos pequenos grupos surgiram com análises precisas que estão presentes ou participando do movimento, mas não podem substituir os batalhões maiores de outras organizações.

Poder-se-ia esperar mais se o envolvimento da classe trabalhadora fosse na escala de maio de 68, porque hoje o movimento está condenado a triunfar com base em demandas cada vez mais avançadas. Do contrário, um processo eleitoral desenterrará todos os medos e sentimentos reacionários do chão e ainda estabelecerá um inimigo dos trabalhadores para a presidência. Também pode resultar em outro caminho se o movimento for mais longe, de um novo experimento social-democrata “de esquerda”, mas as chances disso acontecer são menores.

Essas reflexões, essas idéias, são feitas antes de uma data que pode ser fundamental em ambas as direções, mas que possibilita seguir o caminho político de um movimento em que as massas sempre se encontram mais avançadas do que as direções e que continuam avançando.