TRADUTOR

domingo, 29 de julho de 2018

AMÉRICA LATINA

Ofensiva imperialista e o estrangulamento da democracia semicolonial

Leon Carlos

Tendência Militante Bolchevique - TMB - tmb1917.blogspot.com.ar

Há alguns meses, o giro de Mike Pence, vice-presidente dos EUA, na América Latina visava criar entre governos lacaios da região um consenso político para uma nova escalada da agressão do imperialismo na Venezuela, cogitando até uma invasão da própria Venezuela. Nesse sentido, os EUA esperam contar com o apoio dos governos pró-imperialistas da Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Equador e Panamá.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

EUA - BRADO

O coletivo BRADO e a luta contra o golpe em Nova York
BRADO - NY

BRADO-NY ou Brazilian Resistance Against Democracy’s Overthrow é um grupo ativista da resistência brasileira contra o golpe e pela democracia com sede em Nova York, que se formou e expandiu nos últimos anos. O desejo de interagir com outros brasileiros para trocar ideias, expressar indignação e revolta com o golpe, canalizar o mal-estar em ações concretas de denúncia, informação, conscientização e empenho com trabalho de base fez superar a sensação de impotência pela separação e distância do País e nutrir a intenção de atuar de todos os modos possíveis.

terça-feira, 24 de julho de 2018

CAMARADA CLÓVIS OLIVEIRA

Camarada Clovis Oliveira, presente, hoje e sempre!

É com uma profunda tristeza que registramos aqui o falecimento do camarada Clóvis Oliveira. Nascido em 23 de maio de 1948, Clovis fazia parte da mais antiga geração de quadros trotskistas brasileiros vivos e, no caso dele, em plena atividade política. Militante trotskista desde a década de 1960, acreditava que não havia atalho para a emancipação dos trabalhadores sem a organização política da classe trabalhadora, e nesse princípio Clóvis foi até o final no pensamento e na ação.

domingo, 22 de julho de 2018

ALCOOLISMO

Dos seis bilionários mais ricos do Brasil,
que concentram mais dinheiro que os
100 milhões mais pobres, três são donos
da ABInbev. Os outros são donos de banco,
da Globo e do Facebook
Pela expropriação da grande burguesia
golpista da indústria de bebidas!

Davi Lapa

O Brasil perde com o consumo de bebida 7,3% do PIB por ano. Esse custo atingiu em 2014, algo como 372 bilhões bancado pelo governo através de acidentes de trânsito, tratamentos, gastos com convênios médicos privados, despesas inesperadas que destroem o orçamento de famílias, desemprego, afastamento do trabalho custeado pela Previdência Social, baixa eficiência das empresas e tantos outros silenciosos sintomas.

O Brasil perde com alcoolismo 4,5 vezes mais do que o lucro dos fabricantes de bebidas, pequenos e grandes grupos de fabricantes de bebidas, movimentam 1,6% de todas as riquezas produzidas no país. A indústria de bebidas e o alcoolismo induzido pela mesma causam um prejuízo econômico enorme ao país. Mas não fica por aí.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

GRÃ BRETANHA

Trocando Churchill por Hitler:
Boris Johnson, do Partido Conservador, ex-ministro
das Relações Exteriores, defensor de um ‘hard’
Brexit, rompeu com o governo conservador
britânico apostando na onda ascendente
do populismo de extrema direita.
 
A ascensão da extrema direita e do fascismo
Gerry Downing
Socialist Fight - SF - socialistfight.com
“A explosão do Brexit de Boris Johnson arruina as credenciais comerciais do Partido Conservador” - foi o título do artigo do Financial Times no dia 25 de junho. E continua -“A ruptura do Secretário de Relações Exteriores revela que o comércio tem perdido terreno para o nacionalismo. ‘Fodam-se os negócios!’ Nunca o espírito do Brexit foi capturado de forma mais sucinta do que no modo improvisado manifesto por Boris Johnson. Está aí todo um slogan. Surgiu uma onda populista de raiva contra as elites. Com esse slogan improvisado declarado em uma recepção privada, quando questionado sobre o clamor da Airbus e da BMW sobre a ameaça aos empregos e investimentos, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido aparentemente delineou sua nova estratégia de negócios.”

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PALESTINA

Israel ataca Gaza para aterrorizar palestinos
e dissuadir retorno de refugiados


“As forças armadas israelitas lançaram o maior ataque contra o Hamas desde 2014 e aumentarão a intensidade se for necessário” declarou o carniceiro Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita. O ataque do sábado, 14 de julho, deixou 12 feridos e matou um homem de 35 anos e seu filho de 13 anos, demonstrando que os alvos não eram militares. Israel também disparou mísseis sobre o a bela e recém construída Aldeia de Artes e artesanato de Gaza, transformando-a em escombros. O ataque tinha outro objetivo. As forças armadas do Hamas contestaram com cerca de 100 morteiros, ferindo duas pessoas em território israelense.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

FUTEBOL E NACIONALISMO

A Esquerda Canarinho

Mário Maestri, historiador


“O indivíduo, mesmo aquele que apenas torce, torna-se o próprio símbolo da nação”. Hobsbawm, Nações e nacionalismo, p. 171.

No Brasil, a cada quatro anos, discute-se na esquerda a legalidade de “torcer” pela “seleção nacional”. Debate acirrado em 2018 pelo ativismo da ordem golpista contra os trabalhadores e pela a acirrada ofensiva nacionalista-conservadora, com a participação de alta oficialidade do exército. A própria população, ferida e desconfiada, enfrentou a Copa do Mundo com um retraimento inusitado. O importante para a esquerda, mais do que discutir se “torcer” ou “não torcer”, trata-se de “compreender” o sentido do uso do futebol como meio de conformação das consciências.