TRADUTOR

sábado, 29 de dezembro de 2012

A DINÂMICA DA LUTA INTER-BURGUESA NO BRASIL

PT, o partido preferencial da burguesia, na berlinda

“Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
 São trezentos picaretas com anel de doutor”
Luís Inácio (300 Picaretas) -1994
Os Paralamas do Sucesso

A ofensiva jurídico-midiática da direita contra o PT foi, até agora, o ponto alto da disputa inter-burguesa no Brasil. Instrumentalizada via Supremo Tribunal Federal através do “maior julgamento da história do país”, a investida expressa as ambições da oposição burguesa para retomar o governo federal combinado as crescentes pressões do capital especulativo para que Dilma revalorize a taxa de juros pagos aos especuladores detentores de títulos públicos brasileiros. Mal foram condenados os mensaleiros 1, a ofensiva ameaça ampliar-se contra Lula através de outra forte instituição do Estado – a Polícia Federal 2 – e isto é uma prévia das disputas eleitorais burguesas de 2014.

Este avanço sucessivo e ativo da direita demonstra que é para a burguesia, e só para ela, válida a concepção de disputa contra-hegemônica por dentro do Estado – para usar expressão adorada pelos reformistas gramiscianos. Ironicamente, embora José Genuíno tenha sido um dos precursores desta concepção no PT, o resultado do mensalão demonstra que a tese da contra-hegemonia intra-estatal não foi muito grata ao defensor 3. Ironicamente também, o mensalão é a integração do modo petista de governar comandado por Luís Inácio com os 300 picaretas contra os quais ele havia avisado.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

BALANÇO DA V CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP

O plano da burocracia não foi organizar os professores para lutar pelos interesses dos filhos da classe trabalhadora nem muito menos  pelo socialismo, mas para aprofundar a colaboração com os governos burgueses

Prof. F.E.M., Representante escolar e delegado na V Conferencia Educacional da Apeoesp
Prof. E.C., Representante escolar e delegado na V Conferencia Educacional da Apeoesp

Entre os dias 28 e 30 de novembro de 2012 ocorreu a V Conferencia de Educação da Apeoesp em Serra Negra, São Paulo. O Fórum que contou com a participação de mais de 2000 delegados tinha como tema “bases para um plano estadual de educação que atenda aos interesses dos filhos da classe trabalhadora”. Um objetivo correto para o maior sindicato da América Latina, mas que não passou de uma meta distracionista utilizada pela direção do sindicato para traficar sua política completamente distinta do tema central da Conferência. Valendo-se do imenso peso do aparato burocrático o setor majoritário do sindicato, Articulação, Art/Nova (PT) e PCdoB, ligadas ao governo federal, “elegeu” quase 2/3 dos delegados da Conferência. Como coadjuvante deste esquema estiveram às correntes sindicais minoritárias da diretoria, hegemonizadas pelo PSTU (oposição alternativa) e o PSOL (Bloco de oposição educação movimento e luta) e seus satélites dividindo menos de 1/3 dos delegados.

A metodologia das mesas de discussão foi avessa de um processo de debates e aprofundamento teóricos em vista de uma prática transformadora. Primeiro, valendo-se de um curtíssimo prazo de inscrição para restringir as contribuições escritas para as pré-conferências (nove ao total). Segundo, restringindo o debate democrático impedindo inclusive que o conjunto das contribuições participasse das mesas de debate, restritas a representantes do PT, PCdoB, PSTU e PSOL.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TERRORISMO DE ESTADO EM SÃO PAULO

Incêndios em Paraisópolis, Moinho, Vila Leopoldina,...  A queima da população a mando da especulação imobiliária
Folha do Trabalhador 17
Toda noite cerca de 20 jovens são assassinados nos bairros proletários da grande São Paulo por “motoqueiros fantasmas” que atacam a população pobre e trabalhadora, espalhando terror estatal “invisível”.

FORA A PM TUCANA DE PARAISÓPOLIS E DA SAN REMO!

As vítimas são as de sempre: pobres, pretas e jovens trabalhadores, arrancados de casa ou perseguidos pelas ruas, capturados, torturados e fuzilados sozinhos ou nos bares. Paraisópolis e San Remo são comunidades que já estão sob intervenção policial do governo Alckmin.

Frustrando quem esperava uma mudança com Haddad, depois de todos os incêndios criminosos de Kassab, o prefeito petista nomeou um malufista para controlar a habitação. É Haddad/Maluf quem vão continuar o “bonde do terror” dos governos estadual e municipal contra a população trabalhadora.

TERRORISMO DE ESTADO E EXPLORAÇÃO DE CLASSES

Os alvos do terror são os trabalhadores, seus filhos, os baixos funcionários da empresa ilegal do narcotráfico (os verdadeiros patrões desta companhias multinacionais da droga são intocáveis  burgueses, sócios do Estado e seu aparato repressivo). Trata-se de uma ofensiva aterrorizante contra a população apresentada como uma disputa entre a PM e o narcotráfico. A burguesia utiliza inclusive do fato do sujeito ter caído no lumpesinato, passando a trabalhar para o tráfico para sobreatrerrorizar o proletariado de conjunto, fazendo do Brasil o país de 4ª maior população carcerária do planeta (500 mil!) em cárceres medievais que o próprio ministro da justiça petista, uma vez que tem alguns de seus companheiros correndo o risco de passar alguns dias lá pelo mensalão, reconheça que prefere morrer do que passar alguns dias em uma prisão brasileira.

SP - INCÊNDIOS E GUERRA DE EXTERMÍNIO CONTRA O PROLETARIADO

Sem combater o governo malufista de Haddad e do PT não será possível conquistar moradia digna!
Folha do Trabalhador 17

O que a juventude trabalhadora e o proletariado pode esperar dos governos burgueses de Dilma, Alckmin e Haddad?

DILMA: Minha casa minha dívida e intervenção militar federal como no Rio e no Distrito Federal. Preferindo morrer a ficar preso no sistema penitenciário brasileiro, o Ministro da Justiça do governo federal petista oferece o sistema prisional nacional para ajudar a guerra de Alckmin contra os pobres.

ALCKMIN: Guerra de extermínio contra jovens das periferias por décadas seguidas

HADDAD: Já entregou para Maluf a continuidade a política “incendiária” de Kassab e ainda manterá a política kassabista de militarização das sub-prefeituras, dirigidas por delegados de polícia, repressão aos camelôs, etc.

A nomeação do PP para a secretaria de habitação demonstrou mais do que o cumprimento de um acordo eleitoral podre, o compromisso do PT com a especulação imobiliária contra a reforma urbana e a luta por moradia digna. Sendo assim, um petista faria grande diferença para a população que precisa de habitação?

Que o ativismo honesto, e combativo do movimento popular (UMM, CMP, FLM, etc.) rompa com o PT, amigo de Maluf, inimigo dos sem-teto e do povo pobre e trabalhador!

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO

Uma vitória importante na luta pela organização dos trabalhadores na CIPA do HC
por Geisa Amaral

No dia 30 de novembro ocorreu eleições para a CIPA nos diversos institutos que compõem o Hospital das Clínicas de São Paulo. Este complexo hospitalar é considerado um dos maiores e mais importantes hospitais da América Latina, concentrando aproximadamente 15 mil trabalhadores.

As eleições aconteceram num momento em que o complexo está prestes a sofrer um perigoso ataque pelo governo do Estado e setores privados da saúde, que pretendem transformá-lo em autarquia especial, ou seja, entregar livremente a gerência do Hospital para as mãos da iniciativa privada, sob o pretexto de aumentar o orçamento da instituição.

sábado, 8 de dezembro de 2012

O BOLCHEVIQUE # 13 - CAPA E SUMÁRIO


Sumário Interativo

ESTRUTURA BRASILEIRA E PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS 2/2

ESTRUTURA BRASILEIRA E PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS 1/2

BOX
20 anos depois, PSTU realiza o curso do cretinismo eleitoral trilhado pela CST/UIT

DA PALESTINA A PARAISÓPOLIS

ARGENTINA - MANIFESTAÇÃO DE 20/11/2012 EM BUENOS AIRES – Tendencia Militante Bolchevique

DECLARAÇÃO DO CLQI SOBRE A RECOLONIZAÇÃO DA LÍBIA

ATO NACIONAL CONTRA O EXTERMÍNIO INDÍGENA

INGLATERRA – A MARCHA DE 20/10/2012 EM LONDRES – Socialist Fight

Encarte Folha do Trabalhador # 16:
A importância da luta teórico-ideológica nos professores
Contribuição da LC à V Conferência Educacional da Apeoesp

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 1/5

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 2/5

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 3/5

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 4/5

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 5/5

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NIEMEYER, COMUNISMO E PROLETARIADO

O "comunista" Oscar Niemeyer e o levante dos operários na construção de Brasília

Oscar Niemeyer faleceu aos 104 anos, identificado pelas novas gerações como uns dos mais antigos comunistas do país. Para os saudosistas do "velho comunista" recomendamos assistir o vergonhoso depoimento do mesmo no documentário "Conterrâneos Velhos de Guerra", acerca do massacre de centenas de operários da construção civil, os candangos, tragédia que na época teve a dimensão do massacre dos sem terra de Eldorado dos Carajás. O trecho a seguir foi extraído do filme citado, dirigido por de Vladimir Carvalho, 1991.  http://www.youtube.com/watch?v=-qIjSCVwflU

Recomendamos também assistir a entrevista do igualmente "aclamado" arquiteto Lúcio Costa http://www.youtube.com/watch?v=dA6M_C5vTcI) sobre o mesmo episódio com os candangos nos canteiros de obra de construção de Brasília que viviam em situações iguais ou piores aos dos operários das obras do PAC de Dilma. A chacina dos candangos teria ocorrido em resposta a manifestação de operários que cobravam melhores condições de trabalho nas obras da nova capital.

domingo, 2 de dezembro de 2012

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 3/5

10% do PIB para quem? 100% das verbas sob o controle da comunidade escolar!
Folha do Trabalhador # 16 
Não podemos cair na ilusão vendida por várias correntes da diretoria da Apeoesp (Art, ArtNova, CTB, Na Escola Na Luta, Unidos, LTS, OposiçãoAlternativa/PSTU) de que a elevação da parte do PIB destinada a educação para 10% signifique alguma melhoria real. Enquanto a verba for controlada por governos gestores dos negócios da burguesia ela vai direto para o bolso dos tubarões capitalistas.

A “autonomia” escolar defendida pela Secretaria de Educação significa um “te vira” para a escola, livrando o Estado de ter que garantir plenas condições materiais para o ensino. Por sua vez, a política co-gestão defendida pela burocracia da Apeoesp e seu arremedo de democracia escolar, limita-se a eleição de gestores sob a mesma estrutura arcaica falida atual.

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 2/5

A quem serve a “política educacional” do PSDB?
 Folha do Trabalhador # 16
Embora a escola em que trabalhamos seja pública e estatal, tanto seu objetivo imediato quanto o resultado do ensino estão a serviço dos empresários. No imediato, a escola pública serve ao parasitismo de centenas de capitalistas que recebem vultosas verbas estatais.

Não é só a escola privada que enriquece com a educação. Dezenas de sócios do tucanato, fornecedores de material didático, alimentos e de variados serviços abocanham grande parte das verbas destinadas à educação e o que sobrar vai para os holerites dos trabalhadores. Os partidos burgueses são gerentes da classe dominante e a educação é parte deste negócio. Daí que como o capitalista está interessado em ganhar dinheiro, a verba destinada ao ensino tem como principal função enricá-lo e não educar.

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA APEOESP 4/5

Direção da Apeoesp (PT, PCdoB, PSTU e PSOL)
“consensua” com governo do PSDB
contra professores em Comissão Paritária
Folha do Trabalhador # 16
A direção do sindicato substitui a mobilização da categoria contra o governo, pela conciliação permanente com os Secretários de Alckmin através da Comissão Paritária cujos “importantes consensos” comemorados pela burocracia no caderno “Conversando sobre a Carreira” são acordos contra os professores, como a aceitação da prova de mérito, a concordância com a matriz legal do governo, da participação nos fóruns do governo como forma de evolução funcional. A diretoria é cúmplice do parcelamento do enganoso “aumento salarial” e da aplicação da Lei do Piso em quatro anos. Daí o leitor deve se perguntar: Afinal, a quem serve a diretoria da Apeoesp?