TRADUTOR

sábado, 19 de novembro de 2016

EUA

Venceu Trump:
A ascensão global da extrema-direita e do fascismo


Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional

A Reação imediata à eleição e ao governo Trump

A eleição de Donald Trump, em 8 de novembro, após a votação britânica do Brexit, em 23 de julho, reflete uma longa e tardia reação política sob a forma de populismo de direita.

O período pós-eleitoral nos EUA está politicamente dominado por duas coisas: O grande número de manifestações em todo o país (e também internacionalmente) e as nomeações do governo Trump, que incluem muitos fanáticos religiosos, racistas e políticos da extrema direita.


Estas manifestações ocorrem sob slogans como "não é o nosso Presidente" e incluem a queima da bandeira americana. A queima da bandeira era uma ação ilegal até 1969. A convicção de que Trump será um presidente ilegítimo baseia-se no fato de que Hillary obteve mais de um milhão de votos a mais do que ele e no caráter muito divisionista, racista, misógino, homofóbico e mais chauvinista de sua campanha para a presidência. O último presidente que enfrentou tal rejeição de sua vitória eleitoral foi Abraham Lincoln, em 8 de novembro 1860, o que resultou rapidamente à secessão de sete estados e na guerra civil.

Por volta de 11 de novembro, as cidades que viram grandes manifestações incluíam a cidade de Nova York (vários milhares de pessoas marcharam da Union Square para a Trump Tower), Chicago (vários milhares de pessoas marcharam para a Torre Trump da cidade) em Boston, na Philadelphia, San Francisco, Los Angeles, Oakland, Seattle, Portland, Washington DC, St Paul, Minnesota; Richmond, Virginia; Kansas City; Omaha, Nebraska; e Austin, Texas.

A primeira nomeação que Trump anunciou foi a de Jeff Sessions como procurador-geral. Ele foi identificado como um dos mais direitistas e anti-imigração membros do Senado e sua nomeação só pode ser vista como uma provocação deliberada para os manifestantes. Em 1986, em uma rara decisão, a nomeação de Sessions por Ronald Reagan para juiz federal foi rejeitada pelo Congresso após vários advogados testemunharem que ele havia feito comentários racistas. O jornal The Guardian relata que o oficial do departamento de Justiça Gerald Hebert afirmou que ele descreve a muito moderada e conservadora Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) e a União Americana de Liberdades Civis (ACLU) como instituições de "inspiração comunista" e "não americana".


Um promotor, Thomas H Figures, disse ao Congresso que Sessions haviam pensado que o Ku Klux Klan estava "OK até que eu descobri que eles fumaram maconha". Sessions alegou que estava brincando e que o comentário era tão ridículo que ele não poderia pensar que alguém o levaria a sério. O promotor Thomas H Figures é um afro-americano que também testemunhou que Sessions o chamara de "boy". Sessions negou a acusação.

"Se você tem nostalgia dos dias em que os negros ficavam calados, os gays estavam dentro no armário, os imigrantes eram invisíveis e as mulheres ficavam na cozinha, o senador Jefferson Beauregard Sessions é seu homem", disse o deputado democrata Luis Gutiérrez em um comunicado. Sessions deve suceder Loretta Lynch, a primeira mulher afro-americana a servir como procurador-geral.

Mike Pompeo foi anunciado por Trump para o cargo de diretor da CIA. Pompeo compartilha das opiniões agressivas do o ex-candidato candidato republicano em vigilância e espionagem. Em 2012, ele publicou o seguinte artigo político: "Parem de assediar os irmãos Koch!" então como membro das Comissão (chamado de Comitês, nos EUA) de Energia e Comércio e da Sub-Comissão de Energia e Potência do Congresso dos EUA. Pompeu defende os bilionários do petróleo Charles e David Koch, cuja empresa está sediada no Kansas, e cujos funcionários deram US $ 75.000 para a Pompeo, de acordo com o Center for Responsive Politics. Então, Pompeu, o homem que vai comandar a CIA, era o congressista principal dos irmãos Koch, magnatas do Petróleo que patrocinaram o Golpe de Estado no Brasil e grupos o golpista MBL (Movimento Brasil Livre). Isso significa que, apesar dos Koch não apoiarem diretamente a Trump nas eleições, terão seu agente defendendo seus interesses internacionais na CIA, e em particular, no Brasil.

Michael Flynn, 57 foi anunciado para Conselheiro de Segurança Nacional. Flynn é o general aposentado, um confidente que apoia o estreitamento dos laços com a Rússia. Flynn quer usar a Rússia contra a Europa. Ele ocupará a função como um dos principais assessores em política externa. Flynn ocupou um cargo de Chefe da Agência de Inteligência de Defesa, mas foi forçado a sair em 2014, segundo notícias, por causa de suas opiniões extremamente agressivas e uma gestão caótica. Flynn, um agente aposentado da inteligência americana, também é conhecido como um general que age em fatos fabricados, assim chamado nos EUA como "fatos Flynn". Um dos mais convenientes fatos propagados por ele, e ecoado por Trump em sua campanha, é o de que o lei islâmica, a shariah, esta se espalhando rapidamente dentro dos EUA, e que tal situação exige um tratamento correspondente... este tipo de fobia lhe dará audiência para potenciar a islamofobia e perseguir os imigrantes no país.


David Petraeus é cotado para Secretário de Estado. Em março de 2013, um documentário produzido pelo jornal The Guardian e pela BBC mostrou as ligações entre o general Petraeus, o veterano de guerras sujas na América Central, coronel James Steele, e uma rede de centros de tortura no Iraque. O ex-embaixador da ONU, John Bolton, e o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, são mais duas possibilidades. Bolton e Giuliani classificam-se entre os membros mais falcões do partido, e em setembro o último disse que na guerra "qualquer coisa é legal". O apoio de Bolton para a invasão do Iraque, no entanto, e a associação de Giuliani no recebimento de dinheiro de estrangeiros ricos poderá ser um problema nas audiências de confirmação de suas indicações.

Steve Mnuchin é especulado para ser o Secretário do Tesouro. Ele é um veterano de 17 anos de serviços prestados para o banco Goldman Sachs e conselheiro de campanha de Trump para finanças.

Myron Ebell é cotado para ocupar a pasta da Agência de Proteção Ambiental (EPA). Ebell é um lobista que lidera um grupo que reivindica dissipar os "mitos do aquecimento global".

Stephen Hadley pode ser o Secretário de Defesa. Ele é um ex-assessor de segurança nacional de George W. Bush. Outro cotado para a pasta é Tom Cotton, um senador e veterano falcão de Arkansas que ganhou notoriedade e escárnio por ter escrito uma carta ameaçadora aos dirigentes do Irã. [1]

A ascensão do racista Jeff Sessions, como Procurador-Geral; de Mike Pompeo como diretor da CIA; de Michael Flynn como Conselheiro de Segurança, de Steve Mnuchin como Secretário do Tesouro; e Myron Ebell como chefe da Agência de Proteção Ambiental nos dá a dimensão da agenda reacionária de Trump, apesar de todo jogo diplomático obrigatório a um novo governo eleito quando assume uma nação. Todas estas nomeações devem ser confirmadas pelo Congresso. Pode haver algumas rejeições, mas com as duas casas controladas pelos Republicanos, serão muito poucas as rejeições. Conhecemos agora o caráter da administração Trump, ele não vai reorientar-se por um governo de centro de forma alguma.


“Mais, mais, mais Brexit”

Isso reflete e aprofunda uma nova etapa na crise política que se agravou nos EUA e na Europa desde o colapso econômico de 2008. A Frente Nacional de extrema-direita na França ameaça governar desde que Jean-Marie Le Pen chegou no segundo turno das eleições presidenciais francesas de 2002. Nos países que retornaram ao capitalismo após a queda do Muro de Berlim e da URSS de 1989-91, surgiu uma forte direita nos Estados bálticos, na Polônia, na Hungria. Destes, até agora, a direita teve sua maior vitória com “O golpe de Maidan” na Ucrânia, em fevereiro de 2014. O governo de Kiev e suas forças armadas são agora infestados de fascistas. Líderes de extrema-direita como Geert Wilders, do Partido pela Liberdade na Holanda (Partij voor de Vrijheid, PVV), e Beppe Grillo, líder do MoVimento Cinco Estrelas (M5S) na Itália, são forças crescentes. O italiano Grillo é aliado do Partido de Independência do Reino Unido (em inglês UK Independence Party, UKIP), mas tem o cuidado de evitar posições explícitas fascistas. A defesa do fascismo é ilegal na Itália. Todavia o também italiano Movimento Social - Tricolor Flame (MS-FT) é explicitamente fascista. Marine Le Pen da Frente Nacional na França pode ganhar a Presidência na França em 2017.

Juntamente com o avanço desses partidos populistas de extrema-direita, existem as formações abertamente fascistas que estão avançando política e numericamente nos EUA e na Europa, a maioria como facções dentro de grupos de extrema-direita. O Tea Party nos EUA, o UKIP inglês, a Lega Nord na Itália e o Jobbik na Hungria estão avançando fortemente. O PEDIGA (em português, Europeus Patriotas contra a Islamização do Ocidente) na Alemanha, espera grande avanço nas eleições do próximo ano. Outros como o Golden Dawn, na Grécia, e Svoboda na Ucrânia são mais explicitamente partidos fascistas. Golden Dawn expressaram admiração pela era nazista e estadistas nazistas e por Ioannis Metaxas, colaborador do Regime de 4 de Agosto (1936-1941). Sloboda exibe abertamente as bandeiras pretas e vermelhas do exército insurgente ucraniano colaborador nazista e o retrato de Stepan Bandera, seu fundador, o único colaborador nazista em tempo de guerra a ser homenageado como um símbolo nacional pelo governo ucraniano em Kiev.

Donald Trump é um racista de extrema-direita, islamofóbico, sexista, misógino homofóbico, intolerante, mas não é fascista. Mas atrás dele estão o fascista Ku Klux Klan e outros grupos fascistas e de extrema direita que potencialmente serão fortalecidos, como grupos similares estão sendo na Grã-Bretanha após Brexit. Eles já estão crescendo e são obrigados a avançar fortemente nos próximos anos. A essência de uma formação fascista; o que a distingue de todas as outras formações de extrema-direita é a sua determinação de destruir todas as organizações da classe trabalhadora, seus sindicatos, esquerda e direita, seus partidos políticos, partidos reformistas de trabalhadores burgueses reformistas, grupos reformistas, grupos centristas [2] e verdadeiras formações revolucionárias. Mussolini, Hitler e Franco não pouparam nada disso. Nem mesmo a ala mais direitista dos reformistas e colaboradores de classes, verdadeiros traidores do proletariado é de alguma utilidade para um regime fascista. Tal era a compreensão correta de Trotsky do fascismo elaborada em seus escritos e panfletos no final dos anos 1920 até o meio dos anos 1930.

Os marxistas e trotskistas sérios rejeitam a definição do Fascismo do Sétimo Congresso Comintern de 1935 por Georgi Dimitrov. Esta definição da Frente Popular Anti-fascista nega que todos os direitos civis numa democracia burguesa dependam não da "civilização" ou dos "valores democráticos", mas da força organizada da classe operária e da sua capacidade de lutar. Ele definiu o fascismo assim:

"O fascismo no poder foi corretamente descrito pelo 13º Plenário do Comitê Executivo da Internacional Comunista (1933) como a ditadura terrorista aberta dos elementos mais reacionários, mais chauvinistas e mais imperialistas do capital financeiro".
Isto é errado porque justificou a aprovação da teoria da Frente Popular no Congresso, que ele expôs em nome de Stalin, pelo qual a classe operária deveria cessar suas lutas de classe contra os "capitalistas democráticos" para formar uma aliança entre classes para derrotar o fascismo, abandonando toda a aspiração de revolução para apaziguar seus aliados capitalistas. Note-se que não se diz ser um produto do capitalismo como um todo em crise e colapso, mas apenas de uma seção particular, o capital financeiro e apenas dos elementos "mais reacionários", "mais chauvinistas" e "mais imperialistas" do capital financeiro. Deve-se mencionar que este direcionamento do capital financeiro isoladamente de toda a classe e sistema também era uma característica forte da propaganda nazista, mas é claro que os agentes "mais reacionários", "mais chauvinistas" e "mais imperialistas" do capital financeiro dos EUA eram então... os judeus.

Mas dos 13,75 milhões de votos que os nazistas obtiveram em julho de 1932, a maioria não era fortemente anti-semita nem anticomunista, mas era de camponeses e profissionais que estavam sofrendo terrivelmente sob a depressão e só Hitler apareceu como um forte líder que lhes prometeu alívio econômico. Em novembro, seu voto caiu para 11,73 milhões, enquanto a votação da classe trabalhadora permaneceu quase estática em cerca de 13,25 milhões, com os social-democratas (SPD), sangrando 75 milhões de votos para os comunistas (KPD). Não havia uma liderança revolucionária poderosa para reviver a classe trabalhadora para combater e derrotar os nazistas, o SPD era um pilar do establishment capitalista, mas o KPD os identificou como o principal inimigo e eles colaboraram com os nazistas contra o SPD.

Mesmo depois que Hitler chegou ao poder em janeiro o KPD continuou a proclamar "depois dos nazistas será a nossa vez" e não lançou nenhuma luta contra Hitler. A chamada direção revolucionária da classe operária mais bem organizada do mundo inteiro, o KPD, foi para os campos de concentração, foi executada ou fugiu para o exílio na URSS sem nenhuma resistência organizada nas ordens de Stalin, do KPD, Ernst Thälmann. Nas ruas os Antifa lutaram heroicamente, mas não possuíam direção política e foram facilmente derrotados. Muitos se submeteram posteriormente aos nazistas, tal foi o baixo nível político de sua compreensão da situação causado pela abjeta política de Stalin e Ernst Thälmann sobre seu pensamento, substituindo abruptamente apenas a força da resistência física antifascista pela sobrevivência, sem uma clara compreensão política, pela colaboração passada do KPD com os nazistas. Ninguém esperava que os líderes do SPD montassem qualquer resistência, embora seus lutadores de rua, a Frente de Ferro, também lutassem heroicamente, mas sem direção política.


Trump não foi eleito por escolha dos trabalhadores. Para ser um dos dois únicos candidatos possíveis de ser eleitos ele foi selecionado por um longo processo entre vários candidatos imperialistas e pré-escolhido pela “democracia” imperialista que não é democrática. Essa seleção é resultante de condicionamentos impostos pelo grande capital que realiza um plebiscito bem controlado para que seja legitimado um de seus representantes políticos que se encarregarão de torturar os trabalhadores e os povos oprimidos do mundo para arrancar-lhes o lucro máximo possível. Trump não representa um voto de protesto da população contra o establishment, ele foi alçado ao poder dentro de uma margem de escolha muito estreita estabelecida pelo próprio establishment depois de um funil entre mais de uma dezena de candidatos das duas alas do partido imperialista. Quem realmente o elegeu foi o sistema nada democrático de dois partidos onde o colégio eleitoral decide uma eleição. Trump foi escolhido pra ser o CEO do mundo. Desde quando os trabalhadores escolhem quem governa o mundo?!

E mesmo dentro dessa estreita margem, Trump ganhou mais porque os democratas perderam votos do que pela conquista de eleitorado para os republicanos nessas eleições presidenciais. Obama obteve 69,5 milhões em 2008; 66 milhões em 2012; e agora, Hillary chegou há 61 milhões de votos. Os democratas perderam 8,5 milhões votos nos últimos 8 anos. MacCaine obteve 60 milhões em 2008; Romney 61 milhões em 2012; e agora, Trump teve 60 milhões. Apesar de todo desgaste democrata, e apesar de já controlarem o Congresso no Governo Obama, os republicanos obtiveram menos votos que Hillary no voto popular. [3]
30/04/1975, o Vietnã vence os EUA, na imagem,
jovem vietcong, sem dedos e sem mão,
enterrando mina. Com esta determinação a
'frágil' resistência venceu o maior império do planeta!

As ideias dominantes são as ideias das classes dominantes. As ideias dominantes apoiadas sobre vitórias acumuladas das classes dominantes provocam mudanças de qualidade que impactam a consciência, permitindo que ideias conservadoras se tornem reacionárias. Afloram apetites capitalistas por superexplorar e extinguir direitos conquistados em uma correlação de forças mais vantajosas para os trabalhadores no passado. A última vitória dos trabalhadores com uma revolução social que expropriou a burguesia ocorreu há mais de 40 anos, quando o Vietnã derrotou o próprio imperialismo dos EUA. Apesar de seu programa anti-povo e de tudo que ameaça contra a população Trump obteve muitos votos. Isso corresponde a um retrocesso na consciência das massas também. Todavia, é necessário destacar que esse processo não é homogêneo, ele é desigual e contraditório, crescem os pensamentos de direita e mesmo sem direção revolucionária crescem as simpatias pelo socialismo à esquerda, como demonstrou deformadamente a candidatura de Bernie Sanders. São contradições e radicalizações complementares, unidade dos contrários, uma lei elementar da dialética. Existe um descrédito total no sistema falido americano democrático, e uma crise maior ainda do sistema explicar os 1% mais ricos e seus privilégios sobre os miseráveis. A aversão a política permite que o fascismo aumente seu potencial, pois aí a política é mais controlada pelas classes dominantes e seus agentes. A direita e o fascismo não são opções escolhidas pelo proletariado, mas ferramentas do próprio capitalismo e da crise da democracia burguesa para ampliar a exploração dos trabalhadores.


Os desdobramentos internacionais

Notamos que Trump foi um partidário muito entusiasmado do Brexit, em contraste com Barak Obama. Sua citação, “Mais, mais, mais Brexit” deixa claro que ele identificou ambos os momentos como tendo a mesma base política, chauvinismo imperialista, anti-imigrante, racista, nacionalismo econômico, protecionista, oposição aos acordos comerciais internacionais e a defesa do estabelecimento de barreiras tarifárias, etc. A oposição venenosa aos imperialistas rivais em tempos de recessão global que levou à Primeira Guerra Mundial e à Segunda Guerra Mundial é aparente. A Lei Tarifária dos EUA Smoot-Hawley de 1930 aprofundou uma já grave recessão global e, com outras ações similares para forçar o fardo da crise sobre as potências rivais, causou a ascensão de Hitler e da Segunda Guerra Mundial.

Notamos ainda que o isolacionismo de Trump ("Americanização e não globalização") é bem recebido por alguns esquerdistas estúpidos com base no fato de que Hillary Clinton era a mais feroz belicista que era muito mais provável que começasse a III Guerra Mundial. Uma pequena lição de história é necessária aqui para esses camaradas. Antes da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial, os EUA eram isolacionistas. Ele evitou guerras externas e voltou-se para dentro. Seu vasto tamanho tornou difícil invadir e conquistar e sua abstenção da Primeira Guerra Mundial até intervir na Frente Ocidental perto do final, em dezembro de 1917, permitiu-lhe estender créditos a seus rivais britânicos e franceses e emergir como banqueiro do mundo relativamente ileso enquanto a Europa havia destruído grandes quantidades de seus recursos econômicos, militares e humanos. Ainda existiu um debate se os EUA deveriam intervir na Primeira Guerra Mundial do lado da Grã-Bretanha e França ou do lado da Alemanha. Não no princípio, mas as ações tolas da Alemanha em atacar a navegação americana, particularmente a Lusitânia, decidiu que a questão eventualmente.


Os EUA surgiram como uma superpotência em 1918. A Revolução Russa complicou as coisas, mas a contra-revolução stalinista depois de 1924 efetivamente eliminou a ameaça de revolução doméstica dos EUA, Grã-Bretanha e em toda parte quando os partidos comunistas nacionais rejeitaram a revolução sob a instrução de Stalin e foram reduzidos ao papel de guardas de fronteira para a burocracia corrupta na URSS. A guerra inacabada recomeçou em 1939 e os EUA emergiram agora como o poder hegemônico imperialista global após a devastação que se abateu sobre a Grã Bretanha, Europa continental, a URSS, a China e o Japão em 1946.

No entanto, as revoluções ameaçaram na Polônia, na Checoslováquia, no norte da Itália e na Grécia de 1944 a 1946, todas foram suprimidas por Stalin em favor do imperialismo e em nome da aliança com ele no caso dos dois últimos. O colapso da URSS em 1991 removeu os problemas da URSS como um estado operário degenerado e como uma forma de alternativa ideológica ao capitalismo, embora entendida pela maioria dos trabalhadores como muito falha. Financiou e ideologicamente encorajou revoltas nacionais contra o imperialismo dos EUA no Sul da Ásia, África e América Central como peões em um jogo com o imperialismo para garantir sua própria sobrevivência. A intervenção de Cuba em 1975, em nome do Movimento Popular Africano para a Libertação de Angola (MPLA), contra as intervenções apoiadas pelos Estados Unidos da África do Sul e do Zaire apoiadas pela China de Mao, aparentemente sem a permissão da URSS no início, pelo menos. Esses líderes rapidamente capitularam e buscaram seu lugar sob o domínio do imperialista em vários processos de paz depois de 1991.

Mas, como aquela colônia inglesa, os EUA, se transformou na principal potência imperialista planetária? Obedecendo as mesmas leis da dialética que também explicam a transformação dos ex-Estados operários de China e da Rússia em potências capitalistas, no século XXI. Estas leis estão contidas na teoria da revolução permanente e na teoria do desenvolvimento desigual e combinado desenvolvidas por Leon Trotsky. A diferença é que para os EUA foi possível esta profunda modificação no curso de sua evolução histórica em um período em que as potências imperialistas ainda estavam se formando, em que o mercado mundial ainda estava se repartindo, no final do século XIX. A partir de uma ruptura revolucionária burguesa os EUA deixaram de ser colônia britânica e deixaram de ser dominados por oligarquias escravocratas agrícolas, para se converterem em um país independente e industrializado, que se tornariam potência em 1918, ao final da Primeira Guerra Mundial. Tanto nos EUA, quanto na China e na Rússia as guerras civis e rupturas revolucionárias para que se processasse um salto na evolução histórica dessas nações. China e Rússia passaram por ditaduras proletárias deformadas que resolveram tarefas burguesas pendentes.


Diferente dos outros Estados operários menores que voltaram a ser colônias após a restauração capitalista (a exceção de Cuba e da Coréia do Norte) a China e a Rússia atuais se beneficiaram de outra importante lei dialética: a transformação de quantidade em qualidade. Isso faz com que ambos os países, depois de um período de retrocesso inicial em suas economias após a restauração capitalista (principalmente na Rússia até a crise de 1998), pudessem partir de um alicerce estrutural superior para ocupar um espaço inédito no mercado mundial, como economias substitutivas, durante a retração econômica das potências imperialistas, causado pela crise de 2008. Esse alicerce estrutural consiste no fato da China possuir a maior quantidade de força de trabalho do planeta, e da Rússia ser um enorme produtor e exportador de petróleo, gás e armas, condição privilegiada, herdada também da URSS. Além disso, mas não menos importante, ambas nações dispõem de independência nuclear.

Nas duas primeiras grandes guerras, enquanto as grandes potências imperialistas europeias e o Japão se destruíam mutuamente, os EUA conseguiram se preservar dos ataques militares ao seu território continental e se beneficiaram duplamente quando passaram a patrocinar os dois lados do conflito e emprestar dinheiro para financiar a reconstrução dos países destroçados. Por ambos os motivos, se impuseram como "protetores dos oprimidos" contra o comunismo, o nazismo, o terrorismo e todos os inimigos da “democracia” imperialista, o que evoluiu para obterem a justificativa perfeita para intervir e monitorar o mundo como policial planetário a partir da II Guerra Mundial.

Essa posição excepcional ocupada pelos EUA passou a ser predominante no pós-guerra e permitiu ao que Trotsky cogitava como possibilidade minoritária a do “mundo capitalista pudesse agora gerar um novo ascenso orgânico, e se encontrasse diante de um novo equilíbrio como base para o desenvolvimento ulterior das forças econômicas” [4] na verdade, os chamados 30 anos gloriosos (1945-1975) onde se consolidou a “Pax Estadunidense” dialeticamente foram os que também possibilitaram a maior quantidade de revoluções sociais na história ainda sob direções não marxistas. 1/3 da humanidade converteu-se em Estados operários. Nos outros 2/3 da humanidade também houve duras lutas de resistência, como contra a guerra do Vietnã e contra o racismo por direitos civis nos EUA. Todavia a “Pax” só existiu na medida em que não houve guerras inter-imperialistas, ainda que seguiram existindo revoluções e guerras regionais.

Combinado a caça as bruxas do macarthismo para esmagar o comunismo, ocorreu também elementos materiais que provocaram uma acomodação na consciência das massas. A reconstrução do que foi destruído durante a II Guerra com os empréstimos dos EUA criou um ascenso econômico e tecnológico colossal. “Teoricamente, um ascenso do capitalismo na Europa criaria uma tecnologia colossal para a burguesia e modificaria a psicologia do proletariado.” (idem). Nos EUA esse desenvolvimento econômico e tecnológico, a partir da drenagem dos recursos parasitados de todo o planeta, também provocaram uma acomodação na psicologia das massas. A crise econômica dos anos 1970 pôs fim aos 30 anos gloriosos e ao ciclo das revoluções sociais, sendo a última a vitória do Vietnã em 1975. O imperialismo se adaptou mais rapidamente aos novos tempos e partiu para a ofensiva em toda a linha com Reagan e Tatcher.

Durante os períodos recessivos do capitalismo, também a luta dos trabalhadores sofre mais derrotas e entra em refluxo no mundo capitalista. Sob as direções reformistas as revoluções no Irã e na Nicarágua em 1979, mantém-se nos marcos capitalistas. Esse retrocesso somado a ofensiva ideológica neoliberal influiu como um salto de qualidade dos processos de restauração capitalista no “mundo socialista” dos Estados operários entre 1989 e 1991. Todavia, apesar de todo o retrocesso político e ideológico das últimas décadas, as leis da dialética da unidade das contradições espetacularmente permitiram uma evolução incompleta, contraditória mais importante na consciência das massas, que os ideais e simpatias pelo socialismo ressurgissem mesmo de forma frágil nos EUA, sendo capitalizados inicial e deformadamente por Sanders, uma das alas do próprio partido imperialista. Simultaneamente, Trump capitaliza parte do descontentamento das massas laboriosas com o regime dirigido pelos Democratas posmodernos, ilude as massas com suas promessas de emprego e jogando a culpa nos povos oprimidos imigrantes que tentam sobreviver das consequências da crise capitalista vendendo sua força de trabalho na metrópole imperial.

A cuidadosa conservação de recursos e ativos, enquanto seus rivais, incluindo aliados rivais, se esgotaram, foi o jogo em ambas as guerras mundiais e é o jogo de Trump agora. O Brexit aprofundou as diferenças entre os EUA e a Europa hoje. Trump quer promover o imperialismo anglo-americano contra o imperialismo franco-alemão - "tornar a América grande novamente". Ao apoiar Putin contra a UE, ao reconhecer a anexação russa da Crimeia, ele espera insuflar uma guerra entre a UE e a Rússia. Merkel e Putin provavelmente não cooperarão com os planos de Trump. Ao atacar a China na imposição de tarifas de 45%, ele espera dividi-la da Rússia. Ao romper com a OTAN, ele espera que a Guerra Mundial ocorra sem os EUA para, em seguida, intervir em qualquer dos lados que julgar mais vantajoso, interrompendo e revertendo o declínio histórico dos EUA.


É um jogo muito perigoso. Se Trump prosseguir com seus prometidos gastos com infra-estrutura como o New Deal de Herbert Hoover de 1931-1933, será necessário financiá-lo expandindo sua dívida externa com a venda de títulos do governo. Os EUA eram uma nação credora muito rica depois da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial, mas agora é uma grande nação devedora; sua dívida federal e seu déficit comercial estão piorando. A dívida pública dos EUA encontra-se na marca de US$ 19,8 trilhões como Wikipedia refere:
“Em 7 de novembro de 2016, a dívida pública foi de US $ 14,3 trilhões ou cerca de 76% dos últimos 12 meses de PIB dos EUA. As dívidas inter-governamentais correspondem a US $ 5,4 trilhões, o que representa uma dívida nacional total combinada de US $ 19,8 trilhões, ou cerca de 106% dos 12 meses anteriores do PIB. $ 6,2 trilhões de dólares ou aproximadamente 45% da dívida pública eram de investidores estrangeiros, sendo que os maiores são a China e o Japão, em US $ 1,25 trilhão para a China, e US $ 1,15 trilhão para o Japão, em maio de 2016. " [5]
Na ascensão incidem fatores favoráveis, no declínio, tudo conspira contra. Agora, o dólar está ameaçado de não ser mais a moeda padrão internacional. Se a China e a Rússia levarem adiante a desdolarização das relações comerciais entre si e com os parceiros, o dólar despencará, os títulos do tesouro dos EUA também, a dívida dos EUA se acentuará imensamente e ficará evidente a insolvência do maior devedor planetário. O grande lastro do poder econômico dos EUA tem sido o seu poder militar. Se Trump desmonta esse poder e esfacela a OTAN não tardará que as “invasões bárbaras” do século XXI exerçam uma força indefensável sobre o império dos EUA.

Trump diz sobre a China: "Não podemos continuar a permitir que a China estupre nosso país, e é isso que eles estão fazendo... Mas eu digo aos eleitores agora, sob uma presidência de Donald Trump eu posso prometer ao povo americano que sempre seremos os estupradores, não os estuprados" [6]. Se ele impuser uma maciça barreira tarifária contra os bens chineses, os 45% que ameaça, a China não quer, nem de fato pode, comprar esses títulos. Quem vai? O Japão não consegue compensar esse déficit, a Arábia Saudita está agora alarmada com o curso dos EUA sob Trump. O Irã, o Hezbollah e Assad estão muito satisfeitos porque a Rússia também está satisfeita e não estará disposta a ajudar os EUA quando eles não comprarem o petróleo do Oriente Médio. Juntamente com o muro prometido na fronteira mexicana e uma tarifa de 35% sobre os produtos mexicanos, isso causaria enorme deslocamento econômico.

A impressão de dólares nessas circunstâncias causaria hiperinflação porque o principal perigo de isolamento é a rejeição do dólar, particularmente, do petrodólar como moeda de troca mundial por parceiros comerciais. Os EUA podem agora ser auto-suficientes em petróleo devido a fracking e as areias de alcatrão canadenses, mas consultores econômicos vão se apressar para convencer Trump a entender a natureza perigosa de interferir com este sistema de finanças globais que sustenta a moderna e parasitária economia americana.

No entanto, todo esse prognóstico ainda é mera especulação, porque não está inteiramente claro o quanto deste programa de campanha eleitoral de Trump vai se tornar realidade, vai descer a Terra. O certo é que ele está desencadeando forças que no futuro próximo ele pode não ser capaz de controlar pelas promessas que fez, forças que esperam que ele as cumpra. Este programa econômico causaria o colapso da economia dos EUA em uma ordem muito rápida, e com ela seus gastos militares, suas cinco frotas, suas dez porta-aviões, suas mil bases militares estrangeiras e sua capacidade de policiar o mundo.

Com Trump, os republicanos alcançaram um nível histórico de controle das duas casas do Congresso, do Judiciário e do Executivo. Todavia, hoje não parece que a heterogênea burguesia imperialista, e nem mesmo os republicanos, depositará toda sua pólvora em um só tiro. Como o giro político proposto por Trump é muito grande, o capital financeiro, as corporações, a grande mídia, o complexo militar industrial, o narcotráfico, muitos setores hoje vinculados ao Partido Democrata irão se precaver com medidas de freios e contrapesos de um colapso conduzido por Trump. Setores prejudicados podem tomá-lo como um inimigo tanto quanto Putin. Durante a campanha, Hillary e a quase totalidade da mídia imperialista acusou-o de fazer o jogo da Rússia durante as eleições. O imperialismo em decadência não pode se dar ao luxo de acompanhar as idiossincrasias e aventuras de um milionário acumulador de falências, ainda que esse tenha conseguido se tornar presidente. Um plano B diante do curso empregado por Trump é hoje, imediatamente após as eleições, uma variante minoritária, mas que tende a ganhar força se econômica e politicamente Trump aprofundar a decadência do império americano.


Trump e a atual Guerra Fria
contra a Rússia e a China

Durante a campanha, os democratas e a grande mídia tentaram demonizar Trump, associando-o politicamente com Putin. De fato, o presidente russo apoiou ao candidato republicano. Trump anunciou um distensionamento das relações com a Rússia, o que alguns ativistas de esquerda a prematuramente comemoraram como sendo o fim da guerra fria. Logo após as eleições, Tump e Putin acordaram “normalizar” as relações entre os dois países, buscar uma “cooperação construtiva”. Trump talvez consiga inclusive no futuro pactuar momentaneamente a divisão da Síria e pacificar a divisão da Ucrânia (Dombass) com Putin. Mas não acreditamos que as intenções manifestas e estes movimentos superestruturais diplomáticos vão resolver a disputa que segue crescente pela repartição do mercado mundial entre o imperialismo e o bloco eurásico, por mais isolacionista que pretenda ser Trump.

O futuro governo de Trump tenderá a assumir formas cada vez mais fascistas. Enquanto isso, a luta entre as distintas frações internas do imperialismo estadunidense – Petroleiros, Wall Street, Complexo Militar Industrial, multinacionais manufatureiras, mídia, empresas .com, narcotráfico, etc. - segue sem uma resolução. As eleições fizeram parte dessa luta mas essa disputa não se resolverá pela via eleitoral pacífica. Na luta intra-imperialista, as diferentes frações podem recorrem a sabotagem econômica organizada pelo Federal Reserve ou Wall Street, ou por ataques de falsa bandeira, organizados pela CIA e o Pentágono contra a política internacional da outra fração.

Essa falta de resolução sobre qual seria a fração hegemônica do imperialismo dos EUA adia a guerra mundial e concede ao núcleo Eurásico um tempo histórico para preparar-se e adquirir melhores condições de enfrentamento para uma possível terceira guerra mundial. Por isso, acreditamos que a tática de Trump tende a ser a tática de tentar dividir os adversários (União Europeia, Japão, China, Rússia), enquanto internamente as frações do imperialismo estadunidense decidem qual será a ala dominante.

Um esforço de guerra mundial hoje poderia enfrentar problemas novos para os EUA. Por exemplo, a ameaça feita por vários países de desdolarização do comércio internacional pode significar em um ataque econômico profundo contra os EUA e debilitar seus investimentos bélicos.

“Os EUA lucram com a economia mundial dolarizada porque eles pintam papel e compram o que desejam. A economia imperialista dos EUA será prejudicada com a desdolarização das relações econômicas defendida por China e Rússia. Os papéis pintados perderiam "valor". Não seriam mais aceitos. Os que guardam dólares iam querer se livrar deles, pois estariam se desvalorizando, o que inundaria o mercado. Todos os títulos do governo americano também não valeriam nada. Não haveria como financiar suas compras. O comércio exterior em dólares evaporaria. O mercado financeiro explodiria. As economias americana, japonesa e europeia estancariam. E, portanto, também a capacidade do governo dos EUA de financiar sua máquina de guerra. Se desmantelaria a garantia (lastro) artificial imposto pela superioridade militar dos EUA em 1971. Na condição de "Super Imperialism", de que fala Michael Hudson, os EUA desprezaram o acordo de Bretton Woods, estabelecido com a Inglaterra ao final da II Guerra”
(Folha do Trabalhador, 27, junho de 2016, jornal da Frente Comunista dos Trabalhadores, Brasil)
Então, qual é a natureza das forças Brexit e Trump?

Há muitos que afirmam que a vitória de Brexit representa uma rejeição da classe trabalhadora ao neoliberalismo. A vitória de Trump mostrou uma classe trabalhadora desesperada com a falta de uma alternativa ao neoliberalismo. Como no Brexit, os votos do Norte e do País de Gales para o Brexit foram claramente votos da classe trabalhadora, quase exatamente aqueles que anteriormente haviam votado no Partido Trabalhista, mas votaram no UKIP na eleição geral de maio, permitindo que os Tories vencessem. A política do líder trabalhista Miliband de 'Austerity Lite' (austeridade leve) foi desprezada, os trabalhadores queriam algo para mudar agora, depois de oito longos anos de queda dos padrões de vida, do colapso do estado de bem-estar social, do NHS (o sistema de saúde britânico) e do obsceno crescimento da desigualdade social. Se ninguém atacava o próprio capitalismo e a classe dominante, a única esperança era livrar-se dos imigrantes para que houvesse mais empregos para si próprios. Como dissemos na revista Socialist Fight 23 de nosso grupo homônimo britânico:
"Os trabalhadores da Polônia e da Europa de Leste têm sido os alvos: folhetos têm sido empurrados através de portas que ameaçam aos "vermes polacos" com violência. Os centros culturais poloneses foram atacados e pintados com grafite racista, e houve um surto de ataques violentos, incluindo o repugnante assassinato de um polonês, Arkadiusz Jóźwik, durante o fim de semana do feriado de agosto, em Harlow, Essex. Isto foi seguido por outro ataque violento uma semana ou mais tarde na mesma cidade."

"As pessoas negras e asiáticas foram abusadas e ameaçadas por racistas pró-Brexit que lhes mandaram 'voltar para suas casas'. Estes incidentes são apenas uma pequena amostra de uma grande quantidade de ataques. O Instituto de Relações Raciais compilou uma lista de mais de 100 incidentes no mês após o referendo votar apenas por monitoramento de mídia. Mas mesmo estes são, sem dúvida, apenas uma pequena fração do que está realmente acontecendo. Muitas vítimas de abuso e até de crimes raciais violentos não relatam tais incidentes por causa de justificada desconfiança da polícia e do sistema legal ". [7] [8]
Os assassinatos de pessoas negras e o surgimento do Tea Party nos EUA antes de Trump serão rapidamente seguidos pelo florescimento de movimentos de extrema-direita. Se Bernie Sanders fosse o candidato para os democratas, ele poderia ter derrotado Trump. É importante registrar que em todos os estados onde Sanders derrotou Clinton nas primárias democratas, Trump derrotou Clinton em 8 de novembro. Estes eram os mesmos Estados que Reagan tomou dos democratas de modo muito mais convincente em 1980, quando muitos pensaram que seria o fim do mundo. Reagan arrastou 44 estados em uma enorme avalanche contra Carter. O que se seguiu foi o começo do saque total em favor a hegemonia da agenda neoliberal em um ataque conjunto de Reagan e Thatcher, depois da vitória dessa última nas eleições britânicas de 1979. O esmagamento da greve dos controladores de tráfego aéreo (PATCO) por Reagan, a vitória de Thatcher sobre a Argentina na Guerra das Malvinas em 1982, a derrota da greve dos mineiros britânicos em 1985, a queda do muro de Berlim e o colapso da URSS foram acontecimentos que se combinaram e se potenciaram para possibilitar o triunfo dessa agenda neoliberal.

Tornou-se o pensamento econômico hegemônico global desde então, reforçado tanto por Republicanos quanto Democratas, Conservadores e Trabalhistas, e seus contrapartes em todos os países, política imposta ao Iraque em 2003, a Líbia em 2011, como pressão sob a China, Cuba, Coréia do Norte e muito poucos outros, todos foram no passado ou continuam sendo no presente metas de guerra dos EUA. A Síria e o Irã impõem sua própria versão do neoliberalismo, mas não permitem que as transnacionais dos EUA e da UE tenham livre acesso aos seus mercados e, portanto, também são alvos. A eleição de Trump e seu protecionismo colocam ainda mais questões contra a sobrevivência da ideologia de Milton Friedman e dos Chicago Boys, economistas chilenos das décadas de 1970 e 1980 que aprenderam seu ofício no Departamento de Economia da Universidade de Chicago sob Friedman e Arnold Harberger ou na sua filial no departamento de economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile, após o golpe de Estado do Chile, em 11 de setembro de 1973. Amartya Sen, premiado com o Nobel, destacou que essas políticas de privatizações e “livre mercado” foram deliberadamente destinadas a servir aos interesses das corporações americanas à custa das populações latino-americanas. [9] Embora essa ideologia agora é cada vez mais desafiada à esquerda e à direita, ela viverá enquanto o capitalismo existir porque é uma característica fundamental desse modo de produção em si.

O reagrupamento da vanguarda da classe operária

Hoje também há uma clara mobilização da vanguarda da classe para defender e mobilizar ao conjunto da classe porque estão claramente conscientes deste perigo crescente. Nós temos dois exemplos claros: Na Inglaterra, com Corbyn em 2015 e 2016 e agora 650.000 membros do partido trabalhista britânico que desafiaram o establishment capitalista inteiro e seus aliados dentro do Partido Laborista para votar Corbyn duas vezes. Nos EUA, com Bernie Sanders que, se tivesse obtido a indicação do democrata, poderia ter derrotado Trump. O fenômeno Sanders viu um grande número de trabalhadores americanos se identificarem como socialistas pela primeira vez desde que Eugene Debbs candidatou-se cinco vezes a presidente entre 1900 e 1920, obtendo um milhão de votos em 1912.

Mas lembre-se que a maioria dos estados do chamado “Rust Belt” (cinturão da ferrugem) do meio oeste, também conhecido como cinturão da manufatura, cuja economia é baseada principalmente na indústria pesada, votou em Obama em 2008 e 2012, a maioria não são irremediavelmente racistas não mais que os trabalhadores britânicos do norte e os galeses o são hoje. Nem a maior parte dos eleitores hitlerianos eram fortemente anti-semitas ou anti-comunistas em 1932, como mencionamos acima. Mas na Grã-Bretanha e nos EUA a tendência está agora sob a influência política das forças de extrema-direita e os fascistas clamam pela fidelidade dos elementos mais lumpens da classe. É necessária uma direção revolucionária forte para enfrentar esta crise.

Para a classe trabalhadora britânica, a tarefa agora é democratizar o Comitê de Representação do Trabalho (LRC), acabando com as proibições e proscrições dos grupos de esquerda, como o Socialist Fight, o que é possível agora após a eleição de algum novo líder mais à esquerda na Reunião Nacional Anual (AGM), em 29 de outubro. Para o Momentum, um agrupamento da esquerda laborista, a conferência de lançamento de fevereiro é vital e existem boas razões para esperar que isso vá bem. É claro que as duplas tarefas e as razões para lutar dentro do LRC é democratizar o próprio Partido Trabalhista, sua conferência anual e sua Comissão Geral local nos círculos eleitorais e regiões individuais e mobilizar a classe trabalhadora contra os cortes nos conselhos locais e Privatização do Serviço Nacional de Saúde. Estamos conscientes de que Corbyn sendo um trabalhista sinceramente reformista, é um político capitalista, ligado à defesa da classe trabalhadora sob o capitalismo e, portanto, à defesa do capitalismo contra a classe trabalhadora nos tempos revolucionários. Mas ele é o líder de esquerda de um partido operário burguês que deve ser defendido contra o establishment capitalista de direita na sociedade como um todo e dentro do próprio Partido Trabalhista. A elaboração dessa política requer um documento substancial no qual abordaremos estas questões em pormenor.

Sanders é uma fraude, um político Democrata que nunca rompeu à esquerda com os democratas como Debbs após ler Marx na prisão. Sanders é um político capitalista imperialista, que representa um partido imperialista, os Democratas dos EUA. Em toda vida parlamentar de Sanders ele foi um firme defensor das guerras imperialistas, apoiou a Guerra do Golfo, as sanções contra o Iraque já no início dos 90, em seguida, apoiou o bombardeio da Sérvia, e por isso, na época, seu escritório foi ocupado por manifestantes anti-guerra, apoiou as operações militares no Haiti e Somália, apoia Israel contra o Hezbollah e o Hamas, votou pelos créditos de guerra contra o Afeganistão e o Iraque, defende a intervenção dos EUA na Síria agora. Sanders capitulou frente a Hillary nas primárias e imediatamente após a eleição de Trump declarou que sua disposição de trabalhar com o republicano “para ajudar as famílias trabalhadoras”. Portanto, Sanders não pode ser apoiado politicamente. Diante dessa trajetória cujo esgotamento precoce se amplificou após sua derrota nas primárias, a demanda por um Partido Trabalhista independente do imperialismo e dos patrões se torna a principal questão do dia para os socialistas revolucionários dos EUA.


As ilusões em qualquer político do Partido Democrático são substancialmente diminuídas, então agora precisamos claramente de um partido de trabalhadores de massa, um Partido Trabalhista apoiado nos sindicatos. O potencial está claramente lá. O fenômeno Sanders destacou o potencial da classe trabalhadora dos EUA. Mas eles precisam desesperadamente de sua própria direção e partido político. E a esse objeto toda a esquerda socialista nos EUA deve orientar-se. Todos eles têm de exigir de todos os líderes sindicais que eles começam a formar um Partido Trabalhista independente nos EUA agora.

Corbyn também é um político capitalista e imperialista como Sanders, mas Corbyn é um pacifista político anti-guerra na tradição do Partido Trabalhista britânico de Kier Hardy, seu fundador, 1906-08, e George Lansbury, 1932-35. Toda liderança e governo trabalhistas foram capitalistas e imperialistas. O próprio partido é uma contradição viva, baseada nas organizações de base dos trabalhadores, nos sindicatos, mas distorcidas pelos moldes burocráticos que dominam os sindicatos, o partido e seus parlamentares, que são apenas os representantes daquela burocracia no parlamento, o lado oposto da mesma moeda. Se os sindicatos burocráticos são organizações de trabalhadores, o Partido Trabalhista é uma organização de trabalhadores com uma direção capitalista / imperialista, mas com uma base de organização e de votação da classe trabalhadora. A razão pela qual pedimos voto em Corbyn e não em Sanders reside na natureza do Partido Trabalhista britânico como um partido operário burguês enquanto os Democratas dos EUA são absolutamente um partido burguês.

Trotsky defendia firmemente um Partido Trabalhista nos EUA. Exigia que os líderes sindicais rompessem com os democratas, mas o partido revolucionário se esforçaria dentro desse partido trabalhista para formar um partido revolucionário contra os líderes reformistas que querem um Partido Trabalhista tipo britânico. Mas a grande vantagem seria obter a audiência dos militantes trabalhadores alienados pelos democratas.

Entre abril e junho de 1938, Trotsky realizou três discussões sobre a questão do Partido Trabalhista nos Estados Unidos, na Cidade do México, com James P. Cannon, Vincent R. Dunne e Max Shachtman, na qual ele explicava como abordar essa questão, e como operar os métodos transicionais que ele tinha desenvolvido em seus anos como um revolucionário marxista. [10] É notável que durante estas discussões Max Shachtman continuamente não consegue entender a essência do programa e método de transição defendidos pelo revolucionário, sempre colocando objeções ultra-esquerdistas contra o envolvimento do SWP com os trabalhadores através da demanda de construção de um Partido Trabalhista independente, quando essa tática era necessária como parte da luta para ganhar os trabalhadores para um partido revolucionário. Trotsky explicou pacientemente o método em detalhes e claramente ambos James Cannon e Vincent Dunne entenderam o que era necessário, mas Shachtman não o fez. Dentro de alguns meses do final da discussão em junho, Shachtman publicou em agosto um artigo conjunto com James Burnham questionando o valor da filosofia marxista, do materialismo dialético, que foi o início do conflito faccional dentro do SWP. Obviamente, sem uma compreensão dialética da disputa pela consciência dos trabalhadores na luta de classes é difícil compreender a necessidade do combate por um Partido Trabalhista como tática da construção de um partido revolucionário nos EUA. As diferenças políticas com Shachtman se desenvolveram levando à divisão no início de 1940.

Trotsky, ao explicar na discussão de abril as contradições dialéticas entre os trabalhadores e suas direções, explica:

"Agora temos um movimento de enorme importância - o CIO; Cerca de 3.000.000 ou mais são organizados em uma organização nova, mais militante. Esta organização que começou com greves, grandes greves, e também envolveu a AFL parcialmente nestas greves por aumentos salariais, esta organização no primeiro passo da sua atividade encontra-se com a maior crise nos EUA. A perspectiva das greves econômicas está excluída do próximo período, dada a situação do crescimento das fileiras dos desempregados, etc. Podemos avaliar a possibilidade de que ela volte todo o seu peso no equilíbrio político.

Toda a situação objetiva se impõe sobre os operários quanto aos seus dirigentes - aos dirigentes a pressão se coloca em um duplo sentido. Por um lado, eles exploram essa tendência para fortalecer sua própria autoridade e, por outro lado, tentam quebrar essa tendencia para não permitir que ele vá além de seus líderes. O LNPL tem essa dupla função. Acredito que nossa política teórica não precisa ser revisada, mas precisa ser concretizada. Em que sentido? Estamos a favor da criação de um partido trabalhista reformista? Não. Estamos a favor de uma política que possa dar aos sindicatos a possibilidade de voltar o seu peso no equilíbrio das forças? Sim... Sim, nós propagamos este programa nos sindicatos, o propomos como o programa básico para o partido trabalhista. Para nós, é um programa de transição; Mas para eles, é o programa. Agora é uma questão de controle dos trabalhadores da produção, mas você pode realizar este programa apenas através de um governo de operários e camponeses. Temos de tornar este slogan popular.
Mas Shachtman simplesmente não entende:
"Como você concilia isso com a ideia original de que não podemos defender a organização de um partido trabalhista reformista? Gostaria de esclarecer o que concretamente fará o nosso camarada quando o seu sindicato, filiado à LNPL o envia como delegado ao Partido Trabalhista. Aí ele irá sugerir a questão do que fazer nas eleições e propõe: "Apoiemos LaGuardia". Concretamente, como se apresenta a questão aos nossos camaradas? [11]
Trotsky explica, o que é a passagem crucial em toda essa série de discussões:
"Aqui estamos numa reunião sindical para discutir a afiliação ao LNPL. Vou dizer no sindicato: Primeiro, a unificação dos sindicatos em um plano político é um passo progressivo. Mas existe o perigo de cair nas mãos de nossos inimigos. Então, proponho, portanto, duas medidas:
1) Que tenhamos apenas operários e camponeses como nossos representantes; Que não dependamos dos chamados amigos parlamentares;
2) Que nossos representantes sigam nosso programa, este programa. Nós então traçamos planos concretos sobre desemprego, orçamento militar, etc.
Então eu digo, se você me propuser como candidato, você sabe qual é o meu programa. Se você me enviar como seu representante, vou lutar por este programa no LNPL, no partido trabalhista. Quando a LNPL toma a decisão de votar em LaGuardia, eu renuncio em protesto ou protesto e permaneço: "Não posso votar em La Guardia. Tenho o meu mandato. "Temos grandes novas possibilidades de propaganda ... A dissolução da nossa organização está absolutamente excluída. Deixamos absolutamente claro que temos a nossa organização, a nossa imprensa, etc., etc. É uma questão de relação de forças. O camarada Dunne diz que ainda não podemos defender o apoio dos sindicatos ao SWP. Por quê? Porque somos muito fracos. E não podemos dizer aos trabalhadores: Esperem até que sejamos mais fortes, mais poderosos. Devemos intervir no movimento como ele é ... "
E mais tarde Trotsky apresenta novamente essa abordagem dialética:
"Não vou dizer que o partido trabalhista é um partido revolucionário, mas que faremos tudo para torná-lo possível. Em cada reunião, direi: Sou um representante do SWP. Considero-o o único partido revolucionário. Mas eu não sou um sectário. Você está tentando agora criar um grande partido de trabalhadores. Vou ajudá-lo, mas eu proponho que você considere um programa para este partido. Faço tais e tais proposições. Eu começo com isso. Sob estas condições, seria um grande passo em frente. Por que não dizer abertamente o que é? Sem qualquer camuflagem, sem qualquer diplomacia. "
 James Cannon entende:
"Até agora, a questão sempre foi colocada de forma abstrata. A questão do programa nunca foi delineada como você a delineou. Os Lovestoneites sempre defenderam um partido trabalhista; Mas eles não têm nenhum programa, dedicam-se apenas as conciliações de cúpula. Parece-me que se temos um programa e sempre apontar para ele ... "
Trotsky concorda:
"Primeiro há o programa, e depois os estatutos que asseguram a dominação dos sindicatos contra os liberais individuais, pequenos burgueses, etc. De outra forma, pode se tornar um partido trabalhista que pela composição social será um partido politicamente capitalista".
Durante a discussão de 31 de Maio, Trotsky explica as três formas diferentes de formação dos sindicatos:
"Em países como a Alemanha, a Áustria e especialmente na Rússia, onde os sindicatos eram desconhecidos, eles foram originados, construídos e guiados por um partido político, a social-democracia"."Outro tipo de desenvolvimento é aquele realizado nos países latinos, na França e especialmente na Espanha. Aqui o movimento partidário e o movimento sindical são quase independentes uns dos outros e atuam sob diferentes bandeiras, até mesmo em certa medida antagônicas entre si. O partido é uma máquina parlamentar. Os sindicatos são até certo ponto na França - mais na Espanha – estavam sob a direção dos anarquistas. ""O terceiro tipo ocorreu na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos, e em menor ou maior medidas em outros dominios britânicos. A Inglaterra é o país clássico dos sindicatos. Eles começaram a construir sindicatos no final do século XVIII, antes da Revolução Francesa, e durante a chamada revolução industrial. (Nos Estados Unidos, isso ocorreu durante a ascensão do sistema de fabricação.) Na Inglaterra, a classe operária não tinha um partido independente. Os sindicatos eram as organizações da classe trabalhadora, na realidade a organização dos aristocratas trabalhistas, os estratos mais elevados. Na Inglaterra havia um proletariado aristocrático, pelo menos nos seus estratos superiores, porque a burguesia britânica, gozando do controle quase monopolista do mercado mundial, podia dar uma pequena parte da riqueza à classe trabalhadora e assim absorver parte da renda nacional. Os sindicatos eram adequados para abstrair da burguesia. Só depois de cem anos os sindicatos começaram a construir um partido político. Isto é absolutamente contrário ao que ocorreu na Alemanha ou Áustria. Lá o partido despertou a classe trabalhadora e construiu os sindicatos. Na Inglaterra, os sindicatos, após séculos de existência e luta, foram forçados a construir um partido político ".
O ponto central é demonstrar como e quando intervir nestas organizações operário-burguesas e, nos EUA, quando apresentar a demanda por um Partido Trabalhista, somente no final dos anos 1930, quando o imperialismo dos EUA estava em crise e também o CIO se encontrava em declínio o CIO e as formações sindicais novas e muito mais genuínas, foram apanhados pela crise descrita acima. A última discussão em julho foi sobre a crise econômica real nos EUA e sua ligeira duração e consequências. Sabemos agora que suas consequências foram a guerra em setembro de 1939, que os Estados Unidos entraram em 8 de dezembro de 1941 após o ataque japonês a Pearl Harbor no dia 7, dois anos e três meses depois do início da Segunda Guerra Mundial. Trump tem ambições semelhantes para os EUA hoje na escalada de uma Terceira Guerra Mundial.

Claro, o objetivo central desta tática é a construção de uma direção e de um partido revolucionário. Nunca nos esqueçamos desse objetivo central.

Quais são as perspectivas de um
Partido Trabalhista nos EUA hoje?

Em primeiro lugar, a luta começa nas questões sociais, o racismo em curso nos EUA, os assassinatos que a polícia pratica e já não consegue encobrir levando à confirmação de que, na verdade, para a sociedade americana as vidas dos negros não importam tanto quanto as vidas dos brancos. E isso escandalosamente ocorre quando a nação é governada pelo primeiro Presidente Negro. Na verdade, o fracasso duplo de Obama para resolver qualquer um destes problemas deriva de sua impotência para inverter o declínio do padrão de vida e do terrível desemprego, sentido mais agudamente nos guetos negros, cidade do interior, o que desencadeou o movimento “Black Lifes Matter” (“As vidas negras são importantes”).

Começou em 2013,
"Com o uso da hashtag #BlackLivesMatter nas mídias sociais, depois da absolvição de George Zimmerman na morte de tiroteio do adolescente afro-americano Trayvon Martin. Black Lives Matter tornou-se nacionalmente reconhecido por suas manifestações de rua após as mortes de 2014 de dois afro-americanos: Michael Brown, resultando em protestos e agitação em Ferguson, e Eric Garner em Nova York". [12]

O movimento nativo americano em Standing Rock também corresponde a uma agitação dos mais pobres e mais oprimidos nos EUA. E está recebendo apoio dos oprimidos do mundo inteiro, aumentando a solidariedade de 2014 entre Black Lives Matter e os palestinos sob agressão assassina na Operação Protective Edge em Gaza. E esses dois agora solidariedade com as nativas Américas batalha em Standing Rock sobre o gasoduto Dakota. "
Diante desse quadro, nossa jovem seção nos EUA, a Socialist Workers League (SWL) defende que:

Mais do que nunca é necessário unificar nossa classe, brancos, negros, índios, asiáticos, latinos e imigrantes contra o Estado policial... pela autodefesa negra, como defenderam os Panteras Negras em sua luta contra o Estado policial que se arma ciberneticamente para nos esmagar. [Como parte da luta pela] construção de um partido revolucionário sobre a base do proletariado multirracial de toda América do Norte. [13]
Também é ótimo ver jovens americanos perdendo seu respeito pela figura divina do Presidente, representando a escritura sagrada da Constituição Americana nos protestos de rua realizada imediatamente. Trump foi declarado eleito. É impossível respeitar Trump e esta irreverência retornar impulsiona uma tendência à esquerda encorajadora para todo o proletariado do país, revivendo os dias de protesto contra a guerra do Vietnã. Ninguém perguntou a Obama quantas crianças ele matou hoje, eles podem muito bem perguntar a Trump na primeira oportunidade. E algumas manifestações até queimaram bandeiras americanas!

Estes movimentos devem e devem repercutir dentro dos sindicatos. Qual é o estado atual do movimento sindical norte-americano? Em 2007, revisamos um livro do dirigente da Service Employees International Union (SEIU), Andy Stern, chamado Getting America back on track: a country that works. Andy Stern e o chefe dos Teamsters (trabalhadores caminhoneiros), Jimmy Hoffa, dirigia uma fração de 40% na AFL-CIO em 2005, formando uma nova federação sindical chamada Change to Win (mudar para vencer). No livro, ele fala de trabalhadores que "autogerenciam sua vida profissional" e prevê que "um em cada quatro trabalhadores será empregado temporário [!] Ou trabalhador por conta própria em 2010. Os indivíduos querem mais flexibilidade em seus empregos" (p.38). Sugerimos que os "funcionários temporários" dariam muito para ter muito menos "flexibilidade" e mais segurança. Ele está falando do que agora é chamado de gig economy e ele foi, obviamente, um motor principal está ajudando seu desenvolvimento.

Ele falou da sua admiração por Lech Walesa e seus "bravos sindicalistas" que demonstraram a necessidade de "sindicatos livres e democráticos, em contraste com os sindicatos dominados pelo governo das ditaduras comunistas", ganhando a guerra fria e "destruindo todos os obstáculos Para o capitalismo de mercado" (p.38).

Estranhamente, no capítulo anterior, ele relata sua visita à China e a generosa recepção dada à sua delegação pela Federação de Sindicatos da China (ACFTU). Ele diz:
"A disposição da ACFTU de se transformar para efetivamente combater o impacto da globalização tem implicações de longo alcance para os trabalhadores em todos os lugares" (p. Isso ocorre porque eles recorreram às táticas americanas tradicionais de "lista negra" de empresas estrangeiras que desafiavam as leis trabalhistas chinesas. É claro que a ACFTU não pode ser uma daquelas terríveis "federações sindicais dominadas pelo governo das ditaduras comunistas", pois é inteiramente a favor do "capitalismo de mercado".
Em outra situação ele pediu à Wal-Mart que resistisse quando os trabalhadores exigiram seu direito de se "organizar". Esta organização completamente falsa de 150 milhões de membros garante que essas lojas e fábricas não são organizadas - o próprio Estado está protegendo o Wal-Mart contra os trabalhadores. O Wal-Mart não tolerará os sindicatos em suas lojas nos EUA e apenas concederá reconhecimento em países onde o movimento é forte o suficiente para impor sua vontade.

Em junho de 2016, o agora o ex-líder do SEIU, Andy Stern, lançou um novo livro chamado “Raising the Floor”: How a Universal Basic Income Can Renew Our Economy and Rebuild the American Dream, onde ele explica como um programa de renda básica universal pode renovar nossa economia e reconstruir o sonho americano. Ele recebeu uma considerável publicidade em programas nacionais de rádio e TV. Ele estrelou a Convenção Nacional Democrata em uma discussão com um Josh Zepps para um bate-papo do “Facebook Live” sobre a nova política norte-americana. Ele é muito admirado nesses círculos, sendo elogiado como aquele que "rompeu com o modelo de um líder sindical tradicional e está disposto a experimentar, assumir riscos e antecipar tendências futuras". Em outras palavras, ele era um burguês colaborador de classe que se vendeu e enforcou os trabalhadores em todas as vezes que teve oportunidade.

Seu tema agora é que a automação está prestes a criar um tsunami de perdas de emprego e não há nada que possa ser feito contra isso. Criticamente o psicólogo Michael Bader, avalia Stern:
"Se você comprar a análise de Stern acerca da magnitude da catástrofe que vem em nosso caminho na forma de desemprego e subemprego disparados pela automação, inteligência artificial, robótica e outras novas tecnologias, então você tem que questionar se as soluções progressistas tradicionais - sindicatos mais fortes, um sistema fiscal e regulatório redistributivo, um governo mais ativo e uma rede de segurança social mais ampla e eficaz - são suficientes para enfrentar o desafio. Se a resposta for não, então idéias radicais como a UBI começam a romper nosso cinismo. Nesse caso, devemos a Andy Stern uma dívida de gratidão." [14]
O UBI referido é um rendimento básico universal. A revisão no site da Amazon nos esclarece do que se trata:
"A idéia de uma renda básica universal para todos os americanos é controversa, mas as atitudes americanas estão mudando. Stern tem sido um cambista de jogo ao longo de sua carreira e seu próximo objetivo é criar um movimento que forçará o establishment político a tomar medidas contra algo que muitos na direita e na esquerda acreditam ser inevitável. O plano de Stern é ousado, idealista e desafiador - e chegou a hora ". [15]
A política de renda básica foi a principal política social do governo do Partido dos Trabalhadores no Brasil sob o nome de “Programa Bolsa Família”. O PT se orgulha de ter temporariamente retirado 36 milhões de pessoas da miséria extrema com esse programa. O conceito de “Renda Mínima” remonta a "subvenções de capital providas à época da maturidade" introduzido em 1795 no panfleto “Agrarian Justice” de Thomas Paine [16], escritor que participou das Revoluções dos EUA e da França. No panfleto, se discutem as origens da propriedade e a ideia de igualitarismo, elementos progressivos da fase infantil do liberalismo burguês. Mas, no século XX, os questionamentos envolvendo a questão da propriedade e da igualdade foram deixados de lado pelos teóricos neoliberais.

Hoje é uma política sugerida pelos organismos internacionais como a ONU e o FMI, que foi reformulada por Milton Fredman sob o nome de “imposto de renda negativo” como relata Abba Lerner em sua obra "The Economics of Control" (“A economia do Controle”). Tal política é aplicada também como produto da pressão das massas empobrecidas e de suas lutas, mas é tão miserável e limitada que nem sequer pode ser considerada uma reforma no capitalismo porque incide apenas imediata e paliativamente sobre as consequências da desigualdade social e não sobre as causas dessa desigualdade, que cresce e se reproduz ciclicamente na mesma velocidade com que o capital se acumula.

Os marxistas não se opõem a assistência elementar aos setores mais precarizados da classe trabalhadora, inclusive a defendem contra os políticos de direita que pretendem reduzi-la ou extingui-la onde já é aplicada, mas tanto os reformistas quanto os revolucionários não se contentam com a fórmula neoliberal, defendem a ampliação da assistência imediata para todos os trabalhadores e com um valor maior do que o estipulado pela ONU, mas enquanto os mais avançados reformistas defendem essa medida apenas sob a base da taxação progressiva das grandes fortunas e lucros, os revolucionários a defendem sob a expropriação revolucionária do capital. Mas é preciso dizer claramente que essa política reformista está voltada primordialmente para a contenção da revolta social, para desorganizar a luta contra os patrões e seu governo, estimulando a colaboração de classes com o Estado supostamente benevolente e bem feitor. Aproveitando-se do adormecimento e da desorganização do proletariado promovido pelo PT do Brasil, na primeira oportunidade, o imperialismo e seus agentes no Brasil expulsaram o PT do governo, realizaram um Golpe de Estado, sob orientação das corporações (os irmãos Koch e George Soros) e da Secretaria de Estado Hillary Clinton, desataram uma caça as bruxas contra o PT, os demais partidos de esquerda e todos os direitos elementares da classe trabalhadora, mantendo de forma ainda mais restrita o “Programa Bolsa Família”.

Os EUA praticam essa política de renda mínima desde 1975, para o adormecimento dos setores mais precarizados do proletariado, o que não impediu a corrosão da renda do conjunto dos trabalhadores em 25% até 2008 e em seguida uma agravação desta miséria crescente após a crise.

Essa “nova ideia” da corrupta e mafiosa burocracia sindical dos EUA não passa de um engano miserável. A grande maioria dos trabalhadores e desempregados obviamente entendeu que isso era um lixo pelo que não valeria a pena lutar. Entenderam também que os dirigentes sindicais e ex-dirigentes são corrompidos para proferir tais absurdos na Convenção Democrática e o fato de tantos burocratas sindicais desmoralizados terem apoiado Clinton favoreceu a vitória de Trump. Sugerimos vivamente a adoção do programa traçado por Trotsky acima, em particular o slogan da divisão do trabalho com redução da jornada sem redução salarial, uma das reivindicações de transição a ser defendida nos sindicatos, juntamente com a luta por um governo operário e no imediato por um Partido Trabalhista. Acreditamos que esse é o único caminho a seguir adiante.



Xenofobia, uma chantagem a serviço da superexploração imperialista

O governo dos EUA estima que devem haver cerca de 11,3 milhões de imigrantes ilegais nos EUA. Por trás do discurso “pró imigrantes”, Obama foi o presidente que mais expulsou estrangeiros dos EUA nos últimos 30 anos.

“Uma revisão feita pela Univision Noticias dos números de deportações registradas nos últimos 30 anos demonstra que o presidente Barack Obama é o mandatario que mais gente expulsou do país nas últimas décadas, mais do que Reagan, Bush pai, Clinton ou Bush filho. Segundo os dados publicados pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS), entre os anos fiscais de 2009 e 2015, o número de deportados foi de 2.571.860.” [17]

O gráfico abaixo é uma impressionante confirmação do aumento histórico da taxa de deportações sob Obama: "Barack Obama chamou-se de "campeão em chefe" da reforma da lei de imigração. Ativistas latinos, irritados com a remoção de imigrantes ilegais por parte de seu governo, responderam chamando-o de deportador chefe. O que os dados nos dizem?

"A América está expulsando imigrantes ilegais em nove vezes mais que expulsava a 20 anos atrás; Quase 2 milhões até agora sob Barack Obama, ultrapassando facilmente qualquer presidente anterior ", escreveu o economista em fevereiro de 2014.

"Agentes de patrulha fronteiriça já não apenas patrulham a fronteira; Eles vasculham todo o país em busca de ilegais para expulsar. A máquina de deportação custa mais do que todas as outras áreas de aplicação da lei penal federal combinadas".

Os críticos podem declarar o presidente Obama é brando sobre a imigração, mas como mostra este gráfico da Reuters, de acordo com dados da Imigração e Alfândega (ICE) o Departamento de Segurança Interna deportou 414.481 pessoas no ano fiscal de 2014, contra 438.421 no ano anterior. Cada ano do governo Obama tem feito mais deportações do que qualquer presidente anterior; O máximo que um presidente expulsou antes de Obama foi feito por George W. Bush, em 2008, seu último ano fiscal, foram 358.886 pessoas". [18]
Todavia, apesar de realizar a maior quantidade de deportações da história, Obama expulsa menos de 25% de imigrantes para superexplorar os outros 75% dos 11 milhões de imigrantes ilegais e pressionar a redução dos salários de todo o restante do proletariado dos EUA. O neoliberalismo foi o grande defensor da globalização. Mas não interessa aos EUA legalizar os indocumentados. É preciso mantê-los na condição de mão de obra ilegal, de proletários precarizados, ou precariado. Apesar de estar escrito em todas as constituições burguesas o direito de ir e vir, são os trabalhadores a classe social cujos interesses históricos defende verdadeiramente o direito de migrar, de ficar, de retornar para qualquer parte, ninguém é ilegal. Na luta pelo controle da consciência e psicologia das massas, o imperialismo busca envenenar os trabalhadores com fobias como a xenofobia e a islamofobia para jogar uns contra os outros.

Trump renova a chantagem xenófoba e logo após as eleições declarou que irá deportar 3 milhões de imigrantes ilegais que tenham praticado crimes nos EUA. Ora, a condição de ilegal já é um crime em si para o império, o não pagamento de impostos (pelos trabalhadores) é outro crime gravíssimo para o Estado imperial. Mas nem sequer pode pagar impostos ao Estado aquele que é obrigado a ser ilegal pelo Estado. Por fim, a própria luta pela sobrevivência obriga os imigrantes a fazer o que podem clandestinamente. Ao final, a maioria da população e não apenas os 11 milhões são acuados como criminosos por algo. Segue-se a isso o estímulo a delação de seus irmãos de classe e a criminalização por parte do Estado da organização da resistência das massas. Eis o fermento da reação fascista e do crescimento do terrorismo do Estado cada vez mais policial e militarizado.
Trump ameaça de construir um muro dividindo os EUA do México. Sabemos que a finalidade principal destas ameaças é aterrorizar a domesticar os imigrantes, o mais lucrativo é criminalizar para ampliar a exploração de classe e não livrar-se definitivamente dessa categoria de escravos do império. Sob a ameaça de serem deportados, muitos fazem qualquer trabalho por qualquer pagamento. E esse é o objetivo principal da xenofobia, ganhar uma parte da classe trabalhadora contra outra. Após associar-se ao seu inimigo de classe, será a vez do traidor ser descarnado também. Esse é o sistema. Mais do que nunca nosso lema é “proletários de todo mundo, uni-vos!”

A política de deportação é uma chantagem que se impõe de imediato aos trabalhadores imigrantes para obrigá-los a aceitar condições de exploração cada vez maios duras, mas em seguida atinge também a classe operária nativa branca, negra, documentada, que é obrigada a competir com os imigrantes cada vez mais precarizados no mercado de trabalho e submeter ao rebaixamento brutal de seus salários também. Portanto, os trabalhadores nativos precisam superar a intoxicação da ideologia xenófoba como condição para defender suas próprias condições salariais. Essa é a única saída. A xenofobia tem também o como objetivo dividir aos trabalhadores em brancos, negros e latinos. As reivindicações imediatas para oporem-se a esta manobra é a defesa da igualdade de direitos democráticos, trabalhistas e sindicais para o conjunto dos trabalhadores e salário igual para trabalho igual. Além do protecionismo industrial dos EUA que afetará sobretudo ao México, provocando a desindustrialização mexicana e a volta de setores manufatureiros para os EUA. Nessa perspectiva se impõe a unidade das classes operárias do México e EUA.

Muitos indocumentados poderão ser expulsos, mas ainda assim serão uma minoria, a maioria será submetida a superexploração para ficar como escravos ou semi-escravos nos EUA. O mesmo vem fazendo a Europa, redistribuindo o material humano para superexploração com um discurso xenófobo funcional para amedrontar os refugiados proletários. Trump quer reindustrializar os EUA para, aproveitando-se da desvalorização da força de trabalho, disputar com a China a competição pelo menor valor da produção. É também nisto que consiste seu slogan de "Fazer a América grande novamente!". Após anos de crescimento exponencial da miséria nos EUA com a crise de 2008, Trump tentará colocar os EUA de volta na competição mundial pelo menor custo da produção. Essa nova política do império, retomando os investimentos na produção sem abandonar a especulação, provocará uma nova depressão nos salários de todo o mundo.

Este é um processo que vem crescendo há vários anos. Conhecida como 'reshoring', ela se liga ao movimento de grandes empresas de manufatura de plantas estadunidenses com alto índice de sindicalização em estados como Detroit para Estados do sul como Kentucky onde o movimento sindical é fraco. The Economist relatou em janeiro de 2013:

"O número de empresas conhecidas por terem" reshoring" suas manufaturas nos EUA é bem menor do que 100. Sem dúvida, muito mais empresas estão fazendo isso silenciosamente. Exemplos variam de minúsculas, como a ET Water Systems, à enorme, como a General Electric, que no ano passado retomou a fabricação de máquinas de lavar, geladeiras e aquecedores de volta da China para uma fábrica no Kentucky, a qual há muito tempo estava prestes a fechar. O Google atraiu muita atenção para decidir fazer seu Nexus Q, um novo streamer de mídia, em San José." [19]
A unidade do proletariado nativo e estrangeiro, negro, branco, latino, oriental ou muçulmano contra os patrões em um Partido Laborista contra o imperialismo é a melhor tática para preservar as condições de vida, habitação e os salários do proletariado da nação mais rica do planeta.

Islamofobia e sionismo
Os escravos de uniforme listrado: Judeus trabalhadores, O racismo antisemita
a serviço das multinacionais imperialistas. O nazismo multiplicou os lucros

Existem mais identidade entre Trump e o sionismo do que parece. A ideologia imperialista sionista de Israel hoje é o que existe de mais racista e parecido com o nazismo no século XXI em forma de Estado opressor e expansionista. Trump anuncia a construção de um muro entre os EUA e o México, mas isso não quer dizer que os EUA vão impedir toda passagem de latinos para trabalhar para o império. Assim também como os vários muros entre Israel e Palestina não impedem a passagem de imensas levas de assalariados palestinos para trabalhar nas cidades israelenses. Existem entre 1 a 3 milhões de latinos migrantes ilegais que transitam de um lado para o outro da fronteira regularmente para trabalhar como operários agrícolas temporários, mal pagos e “invisíveis” nos EUA. [20]

Que Woody Guthrie cantou tão emocionante em sua balada Deportee em 1948. [21]


Palestinos em fila para o checkpoint ao lado do Muro israelense
Racismo e Xenofobia sincronizados com a Superexploração:
O atual governo israelense ampliou o muro do apartheid sionista
contra os palestinos e sincronizadamente o número de palestinos
trabalhando em Israel dobrou nos últimos quatro anos.
A política israelense de substituir o trabalho palestino por trabalhadores estrangeiros "convidados", muitos do subcontinente indiano, falhou após a Operação Protective Edge em julho e agosto de 2014. Muitos deixaram o país e não foram substituídos por causa do crescimento espantoso da extrema direita. E a atitude neo-fascista para com os palestinos também respingou sobre os outros povos oprimidos. Haaretz informou em março de 2015:

"O número de palestinos da Cisjordânia trabalhando em Israel tanto legal como ilegalmente duplicou nos últimos quatro anos para cerca de 92.000 em 2014, em muitos casos substituindo trabalhadores estrangeiros convidados, disse o Banco de Israel ontem.

"Mas os palestinos que trabalham em Israel recebem menos do que os seus homólogos israelenses - mesmo aqueles que trabalham para os mesmos empregadores - e poucos recebem pensões e outros benefícios, observou o banco central. Os palestinos que entram em Israel com uma licença para trabalhar pagam taxas "significativas" aos empreiteiros palestinos e israelenses." [22]
"Trabalho Forçado judeu sob os nazistas: necessidades
econômicas e metas raciais, 1938-1944", Wolf Gruner
Quanto a islamofobia, ela concentra um duplo caráter, além de ser uma chantagem para deprimir os salários internamente, também tem a função externa de aprofundar a associação criminosa e histórica entre EUA e Israel, que tenderá ser fortalecida em um nível superior por Trump, após o esfriamento das relações entre Washigton e Tel Aviv na era Obama.

Trump foi muito bem recebido na AIPAC, a principal organização sionista dos EUA, e não por acaso, o republicano teve em Tel Aviv a vitória comemorada enquanto segue sendo repudiado dentro dos EUA por manifestações de massas. Evangélico e racista, Trump foi apoiado por setores das mais reacionárias frações da classe dominante imperialista, os fundamentalistas cristãos, israelenses e gusanos (vermes em português, designação usada por Fidel Castro para os contrarrevolucionários que fugiram de Cuba para Miami, EUA). Israel espera que Trump cumpra com sua promessa de campanha de ruptura dos acordos entre Obama e o Irã e a partir de então o novo mandatário adote uma posição mais belicista e permissiva em relação ao belicismo israelense contra os inimigos do sionismo na região.

De acordo com um relatório da Associated Press publicado pelo Mail Online em 26 de setembro, quando Netanyahu se reuniu por 90 minutos com Trump, eles discutiram a


'assistência militar, segurança e estabilidade regional'. O 'Sr. Trump reconheceu que Jerusalém foi a capital eterna do povo judeu por mais de 3.000 anos e que os Estados Unidos, sob administração Trump, aceitarão finalmente o mandato do Congresso de reconhecer Jerusalém como a capital indivisível do Estado de Israel, 'Disse a campanha de Trump. Trump reconheceu que Israel e seus cidadãos sofreram muito. Há muito tempo nas linhas de frente do terrorismo islâmico", acrescentaram na declaração. "Ele concordou com o primeiro-ministro Netanyahu que o povo israelense quer uma paz justa e duradoura com seus vizinhos, mas que a paz só virá quando os palestinos renunciarem ao ódio e à violência e aceitarem Israel como um Estado judeu. Trump também prometeu" extraordinária cooperação estratégica, tecnológica, militar e de inteligência entre os dois países ", se ele for eleito. [23]

O Mail Online também informou em 26 de outubro que o conselheiro de Donald Trump sobre Israel David Friedman disse que os assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada não eram ilegais e ele acreditava que o candidato concordava com isso. Trump também foi "tremendamente cético" sobre as perspectivas de uma solução de dois estados para o conflito israelense-palestino. Os Estados Unidos intensificaram as críticas à construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia nos últimos meses, alertando que essa expansão está consumindo as esperanças de uma solução de dois estados. [24] Não admira que houvessem tantas celebrações em Tel Aviv por Trump!


Trump pode perder seus domínios
latino americanos para a China

Após a crise de 2008, perderam domínios no mercado mundial para a China, para a Rússia e seus aliados. Desde a chamada “primavera árabe” o imperialismo realizou um contrataque por todos os meios. Foi desencadeado uma espiral de golpes de Estado em Honduras, Paraguai, Líbia, Ucrânia, Thailândia, Brasil. Em alguns países, como a Síria, África do Sul e Turquia os golpes não triunfaram. Diferente do passado, os EUA tem recorrido menos as forças militares e mais as instituições políticas, como os poderes legislativo, judiciário e a mídia do país alvo, para realizar golpes de Estado parlamentares e judiciais. Esse contra-ataque foi mais intenso nas semicolonias latino americanas sob a Secretaria de Estado de Clinton.

O fim do financiamento "barato" da bola de neve da dívida e da recepção de capitais especulativos por parte das economias semicoloniais com as mudanças no FED estadonidense. Nesse sentido, é possível que os governos títeres de Macri na Argentina e Temer no Brasil possam ter um destino similar ao de De la Rua [25], quando em 2001 o governo argentino perdeu sua sintonia com o imperialismo, quando a fração dos capitalistas de Wall Street de Bill Clinton foi substituída pela fração mais ligada ao Complexo Militar Industrial e as quatro irmãs petroleiras [26] dentro do próprio imperialismo estadunidense com Bush. Isso indica que os atuais títeres podem sofrer uma desestabilização precoce, talvez serem tratorados por setores ainda mais à direita do que são. Temer e Macri podem não chegar ao final de seus mandatos e serem destituídos por pressões da direita, ou da esquerda se a força da resistência da classe trabalhadora organizada puder fazê-lo.

Seja como for, em nenhuma parte de mundo se deve subestimar o ascenso da extrema direita e do fascismo. Com avanço da direita e os golpes do imperialismo em vários países, se um Trump, antes tido como um mero fanfarão que nem mesmo setores da direita imaginariam a vitória dele, não devemos desprezar políticos reacionários, defensores da volta da ditadura militar e da tortura, como Bolsonaro no Brasil [27], que é tão fanfarão como Trump. Em um país onde a direita não tem um líder, ele pode encarnar os posicionamentos fascistas que estão ai aparecendo como solução para o país. Seja como for, nossas preocupações devem ser reforçadas com a nomeação de Mike Pompeu para diretor da CIA por Trump. Pompeu é um agente direto dos irmãos Koch, magnatas do Petróleo que interessados na Petrobrás patrocinaram diretamente o Golpe de Estado no Brasil.

A tarefa para os trabalhadores do Brasil é aproveitar-se de todas as contradições dos inimigos de classe construir a Frente Única Anti-imperialista e a resistência de massas a ditadura que gradualmente se estabelece no país e para isso precisa criar Comitês Populares contra o governo golpista e pela defesa de seus direitos. Nesta luta é preciso fazer um rigoroso balanço da tragédia do PT, superando sua direção burguesa e covarde e construindo novas organizações de massas livres da influência da perniciosa política de conciliação de classes. Na Argentina, os revolucionários devem investir seus esforços em dotar de um programa marxista e revolucionário aos trabalhadores em luta contra o governo Macri para superar os enganos da burocracia sindical peronista, nacional e popular.

Por último está a questão dos países que todavia mantém governos nacional-populistas como Venezuela, Equador e Bolívia. É preciso combater os agentes golpistas por todos os meios, reivindicar o armamento de todo o povo, a nacionalização com expropriação de todos os meios de produção dos golpistas, sem emprestar nenhuma confiança política nesses governos bolivarianos que confiam mais nas instituições burguesas do Estado, como o Exército e a Justiça, que na população trabalhadora. Com essa política, ao contrário de avançar em direção ao socialismo, da autodefesa das massas, da instituição de organismos de poder operário e camponês, esses governos fortalecem o Estado capitalista. Esses processos políticos encontram-se em uma encruzilhada mortal, os revolucionários defendem a frente única para conquistar a influência política sobre as massas e construir lo partido operário e revolucionário. Essa foi a principal lição deixada pelo Golpe de Estado de Pinochet contra Allende no Chile em 1973. [28]

No caso da Nicarágua onde a frente sandinista impulsiona uma política pró-China, Daniel Ortega ganhou de forma avassaladora as últimas eleições com mais de 72 % dos votos, a Frente Sandinista impulsiona um acordo acordo econômico histórico entre Nicaragua e China através da construção pela empresa asiática HKND Group um grande Canal interoceânico maior que o Canal do Panamá para impulsionar o comércio internacional Atlántico-Pacífico. Um projecto gigantesco e de impacto geoestratégico, de avanço chinês na América Latina enquanto Trump anuncia o abandono do Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico. Na Nicarágua, está colocado para os trabalhadores lutarem com todas suas forças por converter o país em um bastião da luta antiimperialsita na América Centrao, mas sem se submeterem a superexploração trabalhista sob os padrões chineses e se organizarem com independencia política em relação ao sandinismo que historicamente se revelou oposto da transformação da luta antiimperialista em luta pela revolução socialista e agora é um sócio minoritário da exploração capitalista chinesa dos trabalhadores nicaraguenses.

Assim como o lobby sionista, o lobby gusano jogou um papel ativo na condução de Trump a presidência. Isto indica que se reforçam as tendências do imperialismo para cercar a Cuba e asfixiar o Estado operário. Depois da vitória de Trump, Havana tomou duas medidas preventivas inéditas: felicitou a Trump e anunciou de imediato um grande exercício militar do Exército cubano e dos Comitês de defesa da Revolução.

Agora é necessário unificar todas as lutas dos trabalhadores e povos oprimidos contra Trump e sua escalda reacionária no coração do monstro imperialista e em qualquer parte do planeta. Faremos isso através de uma Frente única anti-imperialista com todas as forças politicas que unam praticamente no combate ao império, suas multinacionais e seus agentes, sem que isso signifique alimentar qualquer ilusões nas burguesias que momentaneamente se chocam com os EUA e a UE e sem abandonar a luta pela revolução socialista internacional. Nessa tarefa, o Comitê de Ligação pela IV Internacional empenha o melhor de seus esforços militantes e convida as outras organizações marxistas revolucionários a erguermos juntos o Partido Mundial da Revolução Socialista.


Notas


[1] Extraído do jornal diário britânico The Guardian, 18 de novembro, Donald Trump’s cabinet nominations: what we know so far (O que sabemos até agora sob as nomeações do Gabinete de Trump) http://tinyurl.com/zulqzbv

[2] Em termos marxistas, os centristas são aqueles que como os maoístas, os autoproclamados trotskistas e alguns outros grupos que continuam oportunisticamente a usar alguns aspectos do programa revolucionário capitulando politicamente a uma memória altamente idealizada de Mao (que em vida pactuou com o imperialismo contra a URSS), ao capitalismo liberal em geral, à burocracia sindical de esquerda, ao laborismo, às frentes populares, etc.

[3] Estilisticamente, usamos 'trabalhista' ou laborista no Reino Unido e 'trabalhista' nos EUA e mantido esta forma ortográfica no artigo como um todo.

[4] Leon Trotsky, Sobre la cuestión de las tendencias en el desarrollo de la Economia Mundial (Sobre a questão das tendências no desenvolvimento da economia mundial), 18 de janeiro de 1926.

[5] Wikipedia, National debt of the United States, https://en.wikipedia.org/wiki/National_debt_of_the_United_States.

[6] "Rapee" é uma gíria criada nos guetos americanos para designar a violência contra uma garota amarrada e estuprada por uma gangue. Se sob qualquer circunstâncias correntes essa ação já seria abominável, é imensamente mais abominável quando reivindicada por um candidato a condição de estadista presidente da mais influente nação do planeta.

[7] Folha do Trabalhador número 27, Junho de 2016, jornal da Frente Comunista dos Trabalhadores, Brasil.

[8] Institute of Race Relations, Post-Brexit racism (Racismo após o Brexit), http://www.irr.org.uk/news/post-brexit-racism/

[9] Socialist Fight número 23, Outono de 2016, p. 8.

[10] Wikipedia, Chicago Boys, https://en.wikipedia.org/wiki/Chicago_Boys

[11] Leon Trotsky, On the Labor Party Question in the United States (Sobre a questão do Partido Trabalhista nos Estados Unidos), (Abril-Junho de 1938), Transcription/HTML Markup: Chris Harman and David Walters, Proofread: Einde O’Callaghan (Setembro de 2015), Source: The Encyclopedia of Trotskyism On-Line, https://www.marxists.org/archive/trotsky/1938/04/lp.htm

[12] James Burnham, “A Little Wool Pulling” (A ponta do novelo), New International, Vol.4 No.8, August 1938, pp.246-247.

[13] Wikipedia, Black Lives Matter (A vidas negras são importantes), https://en.wikipedia.org/wiki/Black_Lives_Matter


[15] Kate McFarland, US: Continuing Publicity for Andy Stern and Raising the Floor, 11 de agosto, 2016, http://basicincome.org/news/2016/08/us-publicity-andy-stern-raising-floor/

[16] Amazon, Raising the Floor: How a Universal Basic Income Can Renew Our Economy and Rebuild the American Dream (Levantando o piso: como um programa universal de renda básica pode renovar nossa economia e reconstruir o sonho americano) Hardcover – 30 Jun 2016 by Andy Stern, Review Author, Lee Kravitz https://www.amazon.co.uk/Raising-Floor-Universal-Economy-American/dp/1610396251

[17] Wikipedia, Agrarian Justice (Justiça Agrária), https://en.wikipedia.org/wiki/Agrarian_Justice

[18] Univision Noticias, Obama es el presidente que más ha deportado en los últimos 30 años (Obama é o presidente que mais deportou nos últimos 30 anos), http://tinyurl.com/zl69soh

[19] Mike Corones, Tracking Obama’s deportation numbers (Levantamento do número de deportações de Obama), 25 de fevereiro de 2015, http://blogs.reuters.com/data-dive/2015/02/25/tracking-obamas-deportation-numbers/

[20] Extension, Migrant Farm Workers: Our Nation’s Invisible Population (Trabalhadores rurais migrantes: A população invisível de nossa nação), http://articles.extension.org/pages/9960/migrant-farm-workers:-our-nations-invisible-population

[21] Woody Guthrie, Deportee (Plane Crash At Los Gatos), https://www.youtube.com/watch?v=qu-duTWccy

[22] Haaretz, Moti Bassok, 04 de março de 2015, Number of Palestinians Working in Israel Doubled Over Four Years, Central Bank Says, Palestinians have been displacing foreign workers because they are more reliable and stay at their jobs longer, the central bank said (O número de palestinos que trabalham em Israel duplicou em quatro anos, diz o Banco Central, os palestinos estão deslocando trabalhadores estrangeiros porque são mais confiáveis e permanecem em seus empregos por mais tempo, disse o banco central).http://www.haaretz.com/israel-news/business/.premium-1.645266

[23] The Mail online, 26 de setembro de 2016, Bibi meets The Donald in NYC and tells him a thing or two about building a wall while Trump promises Netanyahu he will recognize Jerusalem as Israel’s capital if he is elected (Bibi encontra o Donald em NYC e diz-lhe uma ou duas coisa sobre a construção de muros, enquanto Trump promete Netanyahu que se for eleito ele vai reconhecer Jerusalém como capital de Israel),

[24] Afp Mail Online 26 de outubro de 2016, Israeli settlements in West Bank not illegal: Trump adviser (Trump recomenda: Os assentamentos israelenses na Cisjordânia não são ilegais), http://tinyurl.com/j4pjupy

[25] Earlier in 2001 also the Slovak republic awarded De la Rúa the Order of the White Double Cross 1st Class in 2001, an award beyond irony in the circumstances (No início de 2001, a República Eslovaca concedeu a De la Rúa a Ordem da White Double Cross 1st Class em 2001, um prêmio que nas circunstâncias se tornou irônico). http://www.slovak-republic.org/symbols/honours/

[26] Wiki, Big Oil, The supermajors are considered to be BP plc, Chevron Corporation, ExxonMobil Corporation, Royal Dutch Shell plc, Total SA and Eni, with ConocoPhillips Company also sometimes described as forming part of the group (Grandes Petroleiras, São consideradas as maiores companhias a BP plc, Chevron Corporation, ExxonMobil Corporation, Royal Dutch Shell plc, Total SA e Eni, com a ConocoPhillips Company também algumas vezes descrita como fazendo parte do grupo). https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Oil

[27] James Armour Young, 27 de abril de 2016, Meet Brazil’s Donald Trump: He’s Deliberately Outrageous and He Wants to Be President (Conheça o Donald Trump brasileiro: ele é deliberadamente ultrajante e quer ser presidente), http://tinyurl.com/hpg3sw2

[28] Veja em Socialist Fight, Wang Hongwen, Historic Compromises, Ralph Miliband, Allende 1973 and Jeremy Corbyn (Wang Hongwen, Compromissos Históricos, Ralph Miliband, Allende 1973 e Jeremy Corbyn), http://tinyurl.com/zpveal4 e Yao Wenyuan, The Chile Coup of 1973 and the Communist Party’s “Historic Compromise” (Yao Wenyuan, O Golpe de Estado de 1973 e os Compromissos Históricos do Partido Comunista), http://tinyurl.com/zj7v69y