TRADUTOR

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

AS ELEIÇÕES DOS EUA SÃO DEMOCRÁTICAS

As eleições estadunidenses são democráticas?

Frederico Costa, IMO, GPOSSHE, Emancipação do Trabalho



Em 4 de novembro, ocorrerão eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA), o país imperialista mais poderoso do mundo. Os EUA vendem-se ideologicamente como os guardiões da liberdade e democracia no mundo. Mas será que, realmente, os EUA sustentam-se num regime político que expressa os interesses da maioria da população?

terça-feira, 13 de outubro de 2020

ELEIÇÃO DOS EUA: A AMEAÇA DA DITADURA

Nenhum apoio político para Biden/Harris!
Romper com os democratas! 

DECLARAÇÃO DO COMITÊ DE LIGAÇÃO PELA IV INTERNACIONAL



As Eleições Presidenciais dos EUA de 2020 são as mais perigosas e incendiárias em muitos anos, já que a 'democracia' dos EUA e suas aspirações por estabilidade social e política estão agudamente ameaçadas pela perspectiva de que, mesmo se derrotado, Donald Trump não aceitará isso e irá lutar para manter o poder, aconteça o que acontecer. Trump aparenta ter superado a Covid-19 e aspira ser uma reprise dos EUA de alguém como Louis Bonaparte, capaz de subverter e manipular um sistema "democrático" altamente antidemocrático para ganhar as eleições e se manter o poder sem obter a maioria, ou mesmo uma pluralidade, do voto popular.

sábado, 10 de outubro de 2020

CAMPANHA EM DEFESA DOS SEM TERRA DA LCP DE RONDÔNIA

Polícia prepara megaoperação para reprimir Sem Terra em Rondônia

Miguel Campos - Emancipação do Trabalho



Polícia prepara megaoperação para reprimir com sua típica selvageria aos camponeses pobres sem terra do acampamento Thiago dos Santos, apoiado pela Liga dos Camponeses Pobres - LCP em Rondônia. Sob a falsa acusação de que os camponeses mataram dois policiais militares nas proximidades do acampamento da LCP, toda mídia semicolonial se esmerou em seus noticiários sensacionalistas em provocar, estimular, justificar e legalizar um ação repressiva dos órgãos de segurança e policiais ao acampamento Thiago dos Santos.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

ELEIÇÕES URUGUAIAS

Uruguai: Panorama para além da ponte*

Fernando Moyano, o
utubro de 2020

"... e agora eles tristemente percebem que a burguesia não precisa mais deles."
Rosa Luxemburgo


No Uruguai, há eleições a cada cinco anos, um processo contínuo que dura 10 meses e este caso foi estendido para 14 devido à pandemia. Em julho há eleições internas dos partidos. Em outubro os parlamentares junto com o primeiro turno das eleições presidenciais, e o segundo em novembro. O Parlamento toma posse em fevereiro e o novo presidente em março. Em maio, as eleições departamentais e municipais. Desta vez foram adiados, foram no dia 27 de setembro. Em todos, exceto a votação interna é obrigatória.

BOLÍVIA 2020 - ELEIÇÕES SOB GOLPE

Golpistas se unificam em torno da ala moderada contra o MAS

DECLARAÇÃO DO COMITÊ DE LIGAÇÃO PELA IV INTERNACIONAL


Em 2019 a Bolívia sofreu o mais violento Golpe de Estado na América Latina da nova era de golpes iniciados pelo governo Obama-Hillary Clinton (2009-2017), com os golpes em Honduras (2009), Paraguai (2012) e Brasil (2016).

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

BIELORRÚSSIA: "REVOLUÇÃO COLORIDA"

Revoluções Coloridas”: Bielorrússia como a Bola da Vez

Por Mário Maestri*



O imperialismo, o grande capital europeu e a OTAN sonham em transformar a Bielorrússia em uma nova Ucrânia. Impõe-se movimento de solidariedade incondicional, por parte do mundo do trabalho, da esquerda e das mulheres e homens de bem contra a tentativa de “revolução colorida” liberal na pequena nação eslava, já parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.