TRADUTOR

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

LIÇÕES DA GREVE DO INSS EM MOVIMENTO

Intransigência e truculência do governo
anima greve dos servidores da previdência social
Ordem da Presidência do INSS para corte de ponto dos servidores causa verdadeiro motim entre gerentes de recursos humanos e de agência.

Raimundo Dias, trabalhador do INSS, simpatizante da LC e colaborador do Folha do Trabalhador 
Ocupação da superintendência de São Paulo pelos grevistas em 25/08
Os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social alcançam o seu 45º dia de greve sem que o Governo tenha apresentado sequer uma contraproposta formal às reivindicações dos trabalhadores.

A pauta desta campanha salarial, longe de buscar um reajuste da remuneração dos servidores, busca apenas corrigir distorções na política salarial do órgão, como o fato de 70% da remuneração atual da categoria ser composta de gratificação variável que, inclusive, não é integralmente contada para efeitos de aposentadoria. As outras questões são: jornada de trabalho de 30 horas para todos (atualmente apenas agências que cumprem certos critérios ditados pelo governo possui essa jornada), discussão das metas e ritmos de atendimento, reajuste para recomposição das perdas inflacionárias do último período, concursos, melhores condições de atendimento a população, etc.

sábado, 22 de agosto de 2015

O MAIOR PERIGO DO MOMENTO

O "já ganhamos", o maior perigo do momento

Enquanto conspiração segue seu curso a todo vapor e a frente golpista homogeniza sua tática para derrubada de Dilma e prisão de Lula ... 


... Burocracia da CUT comemora perigosamente vitória antes do tempo, acreditando que "terceiro turno" (eufemismo covarde para o Golpe de Estado) foi sepultado no dia 20 com as manifestações de rua e a denúncia contra Eduardo Cunha no STF.


Parágrafos finais da Declaração "Não ao Golpe!" 
Os trabalhadores devem combater a direita por todos os meios, construir uma Frente Única anti-imperialista e antigolpista com as organizações de massa do país, a CUT, o MST, o MTST, como nas manifestações do dia 20 de agosto, exigindo que os aparatos destas organizações de massas que convoquem e construam uma verdadeira greve geral contra o Golpe.

EDITORIAL DO FOLHA DO TRABALHADOR 24

Contra o ceticismo e o derrotismo,
erguer a Frente Comunista dos Trabalhadores!

O primeiro ano do segundo mandato de Dilma Rousseff já se encontra na metade, e está longe de ser tranqüilo. A oposição de direita tem recrudescido seus ataques, através de todas as instâncias possíveis: não apenas por meio da mídia venal - vide as campanhas sensacionalistas de panfletos como Veja e Época -, onde recorre a mentiras deslavadas no afã de desestabilizar o governo, como pelos meios institucionais disponíveis, como o show midiático-judicial da “Lava Jato” (emulando outro show, o do “Mensalão” de Joaquim Barbosa) e os pedidos insistentes de impeachment no primeiro semestre de 2015, Dilma já sofrera quase tantos pedidos quanto FHC em seus 8 anos de mandato- com bases nas alegações mais diversas, da suposta leniência da presidente com os supostos desmandos na Petrobras às “pedaladas fiscais” no TCU. Jogando contra, o suposto “aliado” PMDB, partido do mafioso presidente da Câmara (o parlamento mais reacionário das últimas décadas), Eduardo Cunha, que há pouco acusou o PT de atiçar a Polícia Federal contra si, declarou-se, hipocritamente, oposição.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

FOLHA DO TRABALHADOR 24

Folha do Trabalhador 24

Sumário

EDITORIAL
Contra o ceticismo e o derrotismo, erguer a Frente Comunista dos Trabalhadores!

APRENDENDO COM OS MESTRES
"Nenhum compromisso?"
V.I. LENIN

DECLARAÇÃO FCT-FT - Derrotar o Golpe de Estado em marcha no Brasil
Não ao Golpe!
FRENTE COMUNISTA DOS TRABALHADORES (LIGA COMUNISTA, COLETIVO LENIN-FO, ESPAÇO MARXISTA E TENDÊNCIA REVOLUCIONÁRIA) E FRAÇÃO TROTSKISTA-VANGUARDA OPERÁRIA


CONJUNTURA NACIONAL - OPINIÃO

TRABALHADORES DA PREVIDÊNCIA
Greve do INSS em resposta à política do governo Dilma, de ataques aos direitos dos trabalhadores, arrocho salarial e por melhores condições de atendimento à população
LIGA COMUNISTA

O golpe parlamentar e jurídico e a crise política no Congresso e na mídia
COLETIVO LENIN – FO

Contra a redução da maioridade penal
LIGA COMUNISTA

Golpistas da Câmara aprovam redução da maioridade penal
ESPAÇO MARXISTA

domingo, 16 de agosto de 2015

DECLARAÇÃO FCT-FT CONTRA O GOLPE

Derrotar o Golpe de Estado em marcha no Brasil
Não ao Golpe!
Mobilizar os trabalhadores para combater a sabotagem patronal da economia e as medidas covardes contra a população e de capitulação de Dilma à direita e a seu ministro Joaquim Levy!

Declaração da Frente Comunista dos Trabalhadores (Liga Comunista, Coletivo Lenin-FO, Espaço Marxista e Tendência Revolucionária) e Fração Trotskista-Vanguarda Operária

Desde o segundo semestre de 2013 está em marcha um golpe de Estado no Brasil. Os principais expoentes da frente golpista são banqueiros, empresários, ONGs, grande parte do parlamento e do poder judiciário ligado a oposição burguesa pró-imperialista, com o apoio ora aberto ora dissimulado da grande mídia nacional e internacional. O cerco é tão amplo que o instrumento mais ativo da caçada ao PT e a seu governo está instalado nada mais nada menos do que na polícia que é ligada ao poder executivo, a Polícia Federal.

Em 2009, quando a China passou a ser a principal parceira comercial do Brasil, a bíblia do mundo das finanças internacionais, a The Economist britânica, soou o alarme: “De que lado está o Brasil?”. Não estava nada contente com a política internacional de alinhamento de Lula com os bolivarianos e com os BRICS. O principal comentarista político da superpoderosa Rede Globo, Merval Pereira, anunciou que a crise política do governo Dilma atingiu no princípio de agosto, a situação de “tempestade perfeita”. Na “Cúpula do Trovão”, articulando de cima a frente golpista no Brasil está a embaixadora dos EUA no país, Liliana Ayalde, que assumiu o cargo em primeiro agosto de 2013, tendo no seu currículo a articulação do Golpe de Estado “suave” do Paraguai e sido expulsa da Bolívia em 2008, sob a acusação de tramar o mesmo contra Evo. A atividade de Ayalde é facilitada pelo fato de que o serviço de espionagem de seu país grampeou as conversações mais internas do governo brasileiro. O mega-especulador George Soros, que patrocinou diretamente o golpe fascista na Ucrânia e é dono de muitas ações da Petrobras declarou abertamente em entrevista à TV americana ABC que aposta na quebra econômica do Brasil. Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev e o empresário mais rico do país patrocina o movimento pelo Fora Dilma e PT "VemPraRua". Mais nítido, impossível e só não percebe a conspiração golpista do imperialismo e do grande capital para derrubar Dilma quem não quer.

sábado, 8 de agosto de 2015

GREVE DOS TRABALHADORES DA PREVIDÊNCIA

Servidores do INSS se levantam em greve em resposta à política do governo Dilma/PT de ataques aos direitos dos trabalhadores, arrocho salário e por melhores condições de atendimento à população
Raimundo Dias, trabalhador do INSS, simpatizante da LC
e colaborador do Folha do Trabalhador no Cariri.

Seguindo o exemplo de outras categorias do serviço público federal, como Universidades e Judiciário, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se declararam em greve por tempo indeterminado desde 07/07/2015. A medida é uma resposta à truculência do governo do PT em tentar descarregar nas costas dos trabalhadores a conta da crise que, embora peremptoriamente alardeada pela mídia golpista, apenas se avizinha da economia brasileira.



Este movimento paredista é o primeiro após os previdenciários terem amargado uma tremenda derrota na greve de 2009, quando, mesmo tendo sido cumpridos todos os requisitos legais e antes mesmo de seu início, a greve foi declarada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, fato que demonstra que quando se trata de atacar os direitos da classe trabalhadora há uma aliança dos poderes da república em defesa do Estado capitalista. Na ocasião, além de não terem sido atendidas nenhuma das reivindicações, ainda foram descontados do salário dos servidores todos os 29 dias parados.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TURQUIA – DÖRDÜNKÜ BLOK

Perigo de guerra na fronteira Síria
a atual crise no Oriente Médio e suas perspectivas
Reproduzimos abaixo texto dos camaradas trotskistas turcos do DÖRDÜNKÜ BLOK, bloco quartainternacionalista, em português.

Hoje nós estamos enfrentando uma grande crise no Oriente Médio. O povo palestino vive sob a opressão do Estado sionista de Israel. O terrorismo do Isis faz da guerra civil na Síria um inferno. E, apesar de parecer uma operação simples envolvendo o Irã e a Turquia, está sendo realizada uma grande intervenção imperialista contra luta do povo curdo em que o governo turco se meteu para desencadear uma guerra ainda maior.