TRADUTOR

quinta-feira, 24 de julho de 2014

IRAQUE

Frente Única Anti-imperialista contra
mais uma “revolução - made in CIA”
O levante do EIIL é mais um golpe para justificar a nova ofensiva imperialista e balcanizar o Iraque. Por milícias multiétnicas, sem divisões religiosas, de trabalhadores e povos oprimidos do Oriente Médio para expulsar o imperialismo e avançar a luta por governos Operários e Camponeses!

Declaração do COMITÊ DE LIGAÇÃO PELA IV INTERNACIONAL
(Liga Comunista/Brasil; Socialist Fight/ Grã Bretanha, Tendência Militante Bolchevique/Argentina) e do AEWAR KHAN (grupo de companheiros que rompeu com o CIT/CWI no Paquistão)
julho de 2014

GEOESTRATÉGIA DO IMPERIALISMO EM DECADÊNCIA

Sempre oculto, o principal objetivo das aventuras militares da Casa Branca, no Afeganistão e no Iraque, foi buscar superar a crise capitalista nos EUA combatendo a queda da taxa de lucro, buscando novas áreas de investimento para suas finanças domésticas e suas multinacionais, através da política de 'mudança de regime' (regime change) nas nações oprimidas, alimentando a máquina mortífera do MIC (Complexo Militar Industrial). [1]

quarta-feira, 23 de julho de 2014

SAUDAÇÃO DO BOROTBA AO ATO POR DONBASS

Saudação do Borotba ucraniano ao ato pró-Donbass no Consulado Geral da Ucrânia em São Paulo

Obrigado, camaradas! 

Lamentamos fazer esta saudação atrasada.
Mas estamos muito gratos pelo apoio!


Иван Боротьбист
(União Borotba)


Thank you, comrades!


We are sorry we are late for the greetings. But we are very grateful for support!

Иван Боротьбист

terça-feira, 22 de julho de 2014

DERRUBADA DO BOEING 777 NA UCRANIA

Mais uma farsa do terrorismo imperialista decadente, para culpar a Rússia e a resistência ucraniana, mais um crime contra a humanidade perpetrado pelos EUA
Cui prodest (a quem interessa) a derrubada do avião malaio sobre a Novorússia?
Pela defesa incondicional da resistência antiimperialista e antifascista!

DECLARAÇÃO DO COMITÊ DE LIGAÇÃO PELA IV INTERNACIONAL - CLQI
Julho de 2014
Ato político internacionalista de protesto
no Consulado Geral da Ucrânia em São Paulo
O KNOW HOW DA CIA EM ATAQUES “SOB FALSA BANDEIRA” PARA CULPAR O ADVERSÁRIO

A derrubada do Boeing 777, vôo MH17 da aviação malaia, enquanto esse sobrevoava o espaço aéreo do leste ucraniano, representa o mais recente capítulo da guerra imperialista para esmagar a resistência antifascista da Novarússia, e acuar a Rússia. Morreram no ataque cerca de 300 pessoas, entre elas, 80 crianças, e mais de 100 cientistas, especialistas em HIV, que se dirigiam a um Congresso Internacional sobre AIDS na Austrália. É provável que a cura para a AIDS possa ter sido adiada por causa desta catástrofe.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ARGENTINA - ATO POLÍTICO TPR-TMB CONTRA O PAGAMENTO DA DÍVIDA

¡Por un Frente Único por el
No Pago de toda la deuda!
Reproduzimos abaixo relato e saudação ao ato ocorrido no dia da independência Argentina, realizado pela TPR, com a participação da TMB, seção do Comitê de Ligação pela IV Internacional - CLQI

http://tmb1917.blogspot.com.br/
Acto de la Tendencia Piquetera Revolucionária con la
Tendencia Militante Bolchevique. En la foto, León Carlos, de la TMB,
 lee el saludo del Comité de Vinculación por la IV Internacional
En el 9 de julio, la TMB participó con la Tendencia Piquetera Revolucionaria de un acto político en el Obelisco - Capital Federal, donde se repudió al pago de la deuda a la ves que se hizo un llamamiento a un Frente por el no pago de la Deuda. Se leyeron salutaciones de varias corrientes internacionales y la propia TMB hizo uso de la palabra, a través del compañero Leon Carlos.

"Desde la Tendencia Militante Bolchevique (TMB) y el Comité de Vinculación por la Cuarta Internacional (CVCI/CLQI) nos sumamos al acto antiimperialista convocado por la Tendência Piquetera Revolucionaria en el 9 de julio en Obelisco, capital federal argentina, porque defendimos la formación de un Frente Único por el No Pago de toda la deuda publica y la lucha por el Control de cambios y nacionalización sin pago y bajo control obrero del comercio exterior, la banca, las mineras, las petroleras y los pooles sojeros.

ATO EM SÃO PAULO EM DEFESA DA PALESTINA CONTRA ISRAEL

Pela vitória da resistência antifascista
e antiimperialista na Palestina!
Em 19 de julho, cerca de quatro mil pessoas saíram às ruas em São Paulo para protestar contra a ofensiva nazi-sionista contra a faixa de Gaza que já matou cerca de 550 palestinos, feriu milhares e afugentou de suas casas 100 mil pessoas, contra 20 mortos israelenses. Foi a maior manifestação por uma causa internacional realizada no Brasil nos últimos cinco anos. Boa parte dos manifestantes era composto de militantes da causa árabe e palestina em São Paulo e por ativistas do MTST, centrais sindicais (CTB, CUT, Conlutas) e organizações de esquerda como a Liga Comunista, o PSOL, PSTU, LER, TPOR, OT. 

Houve protestos também em Londres, Paris, Santiago no Chile, dentre várias outras cidades. Em São Paulo, a manifestação concentrou-se na Av. Luis Carlos Berrini, na Zona Sul da capital paulista, em frente a Rede Globo, monopólio das comunicações brasileiro integrado a rede mundial de propaganda de guerra imperialista contra os povos oprimidos e em especial contra os palestinos, e se dirigiu até o Consulado israelense em São Paulo, na Rua James Joule 92. A manifestação fechou as duas faixas da Av. Luis Carlos Berrini, cantando frases como "Estado de Israel, Estado assassino. Viva a luta do povo palestino".

sábado, 19 de julho de 2014

SAUDAÇÃO DO SF AO ATO POR DONBASS

"Estamos com você em rejeitar totalmente a falsa 'revolução democrática' em Kiev pelos Euro-Maidan"
Socialist Fight - Grã Bretanha

Luta Socialista envia suas mais calorosas saudações aos camaradas que tomam esta posição princípios em defesa dos combatentes anti-fascistas e anti-imperialistas na região de Donbass no leste da Ucrânia. Estamos com você em rejeitar totalmente a falsa "revolução democrática" em Kiev pelos Euro-Maidan. Este movimento é liderado pelas forças fascistas e de extrema-direita, cuja herói é Stepan Bandera, o colaborador ucraniano com os nazistas de Hitler no extermínio de até 1,5 milhões de judeus, bem como poloneses, russos, comunistas e todos os ativistas de esquerda. Também apoiamos totalmente o povo palestino sob ataque assassino do principal aliado do imperialismo dos EUA no Oriente Médio, o estado colonial sionista de Israel...

SAUDAÇÃO DA TMB AO ATO POR DONBASS

"Actitudes como las de este acto hacen a la formación de una fuerte conciencia antiimperialista y antifascista en la autentica vanguardia luchadora"
Tendencia Militante Bolchevique - Argentina

Desde Argentina en la TMB, saludamos el acto antifascista y antiimperialista que se esta realizando, Tipo de actitudes como las de este acto son un componente en lo que hacen a la formación de una fuerte conciencia antiimperialista y antifascista en la autentica vanguardia luchadora primero y a partir de ahí en el conjunto de las masa después, siendo el desarrollo de la conciencia de masas un arma central en la lucha contra la reacción fascista del imperialismo, es claro la importancia de este acto como un paso en el camino de es desarrollo. En términos materiales se debe recordar que hasta e mas largo de los caminos comienza por un primer paso por lo tanto la importancia de acciones como las que ustedes hacen hoy el que sean por ahora de tipo moleculares, lejos de empequeñecer agiganta la importancia de este acto como parte de ese primer y decisivo paso.

Saludos fraternales desde Argentina: León Carlos de la TMB

SAUDAÇÃO DO COLETIVO LENIN AO ATO POR DONBASS

"Os países imperialistas da OTAN estão numa ofensiva para conseguir novos "'espaços vitais'"
Coletivo Lenin

Em nome do Coletivo Lênin, saúdo os companheiros que estão organizando este importante ato em solidariedade aos povos de Novorussia, na bacia do Rio Don.

Desde a derrubada do Kadafi na Líbia, em seguida a fabricação de uma guerra civil na Síria, passando ofensiva fascista na Ucrania, a armadilha jurídica pra quebrar a Argentina, e agora novamente o genocídio na Palestina, os países imperialistas da OTAN estão numa ofensiva para conseguir novos "espaços vitais" e avançam como tigres acuados quando se veem ameaçados de perder a hegemonia do mercado do capital mundial, com crescimento dos países do BRICS impulsionados pela China.

Neste momento nosso papel como marxistas revolucionários, sejam conselhistas, leninistas e trotskistas, é denunciar essa nova onda de ataques do imperialismo hegemônico da OTAN, e mostrar para a classe trabalhadora que frente uma possibilidade de uma nova guerra de proporções mundiais, somente com fim das burguesias, das propriedades privadas e dos bancos, substituídos por um governo mundial dos trabalhadores numa economia global planificada, poderemos evitar a destruição da humanidade pela barbárie capitalista imperialista.

SAUDAÇÃO DE UM TRABALHADOR DE CUBA AO ATO POR DONBASS

"Están pulsando a Rusia"
LMD, trabalhador da construção civil em Cuba

Están pulsando a Rusia. Están tratando de tomarle la temperatura al país más extenso de la tierra y al pueblo más aguerrido de todos los tiempos. Es real que hay que optar por la paz y hay que buscar arreglos dentro del entendimiento pero también es real que se soportan determinadas acciones, pero no la criminalidad contra la gente, cualquiera que sea la gente, la gente humana aun cuando no la conocemos es nuestra familia y humillarla, vejarla, asesinarla no es lo correcto ni hay que soportarlo. Hay la condición humana y contra ella todas las armas se mellan y la politica se ennoblece y los clarines callan y la sombra se hace luz porque es el ser humano el que está en peligro y nadie tiene autoridad para ir contra la especie más inteligente que ha dado la naturaleza ni su esencia humana. Al humanismo hay que sacrificarlo solo para hacer la justicia total y si muchos tenemos que morir que sea en gestión de la paz y no hay imperio en el mundo que taje una nube de ideas, las ideas son las armas mejores pero no bastan hay que poner el pecho y todas las banderas y todo el sacrificio por terminar con la barbarie y no basta hay que echar todo al fuego para que se salve la humanidad y para que avancemos a la luz.

PS.: A propósito, apesar de nossas diferenças com a burocracia castrista, recomendamos a leitura da nota de Fidel Castro sobre a derrubada do avião malaio:

Fidel Castro: El derribo de avión malasio es una "provocación insólita" de Ucrania
Em: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/134369-fidel-castro-derribo-avion-malasio-granma-ucrania

terça-feira, 15 de julho de 2014

UCRÂNIA - ATO PELO POVO OPRIMIDO DE DONBASS

Ato em solidariedade ao povo de Donbass atacado pelo Exército da Ucrânia sob ordem da OTAN

A Liga Comunista convida a todos seus leitores e simpatizantes para participarem do ato político em solidariedade a população oprimida, aos trabalhadores, e a toda a resistência antifascista e antiimperialista da Ucrânia, de Donbass e NovaRussia. Em defesa do Borotba e do Partido Comunista da Ucrânia, organizações políticas que tiveram seus militantes sequestrados, torturados e assassinados pelo governo fascista de Kiev e grupos fascistas pára-militares, organismos reacionários e criminosos patrocinados pela OTAN e pelo imperialismo dos EUA e União Europeia. Por isso, a Liga Comunista defende uma Frente Única Antifascista e Antiimperialista. Por um governo dos conselhos proletários na Ucrânia!

Ato em solidariedade ao povo de Donbass atacado pelo Exército da Ucrânia
16/07/2014 - às 16:00
Consulado da Ucrânia em São Paulo 
Alameda dos Jurupis, nº 1005, cj.nº 81/82, Moema - Próximo ao Ibirirapuera

Convocam: Liga Comunista, Partido da Causa Operária, Corrente Comunista Revolucionária, Refundação Comunista, Espaço Cultural Latino Americano, Bloco Saci da Bixiga

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/259049464291538/

domingo, 13 de julho de 2014

METALÚRGICOS ABC PAULISTA

Contra o desemprego,
CUT propõe o subemprego
Indústrias do ABC demitiram 6.351 trabalhadores em 2014 e
burocracia cutista defende redução de jornada com redução de salário

Erwin Wolf
Ao contrário de combater o desemprego de frente, com greves e pralisações,
burocratas defendem o subemprego e ainda estimulam a xenofobia,
no caso da manifestação da foto, contra os trabalhadores chineses
O Ministério do Trabalho informou que as indústrias do ABC demitiram 6.351 trabalhadores em 2014, conforme dados do CAGD (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados), segundo Leone Farias, do Diário do Grande ABC de 12 de julho.

Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Rafael Marques, informou que há 2.300 trabalhadores em lay-off (suspensão temporário dos contratos de trabalho) na região.

“SISTEMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO” OU SISTEMA DE ARROCHO SALARIAL PARA PROTEÇÃO DOS LUCROS PATRONAIS?