quinta-feira, 30 de abril de 2020

ZIMBABUE - 1o DE MAIO

Declaração do UFAWUZ para o dia 1o de maio do 2020
Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação e dos trabalhadores afins do Zimbábue (UFAWUZ)
30 de abril de 2020
"Somos trabalhadores, não servos"
"Trabalhadores do mundo uni-vos!", disse Karl Marx na época. Permitam-me que comece saudando a atitude internacionalista do governo cubano enviando os médicos cubanos para o serviço internacional para Itália, Espanha, China, África do Sul etc. na luta contra o Covid-19, apesar do embargo ilegal de mais de cinco (5) décadas contra o ilha pelos Estados Unidos imperialistas da América.

GOVERNO BOLSONARO: O QUE É E COMO AINDA SE SUSTENTA

Cachorro louco dos banqueiros, blindado pelos militares



O governo de Bolsonaro conduz a população brasileira para a morte. O coronavírus tornou-se um aliado incidental na guerra de classes. O fenômeno do bolsonarismo ascendeu ao poder após um golpe de Estado parlamentar (2016) e uma fraude eleitoral (2018).

É um tipo de nazismo colonial contemporâneo. Nacionalista de palavras, entreguista ao extremo na prática, por ser colonial. Sob orquestração dos EUA, no governo Trump, foi implantado no país com a mais profunda tradição escravocrata da era burguesa. O Brasil foi onde a escravidão teve maior tempo de duração e a maior quantidade de pessoas foram escravizadas.

GRÉCIA - SOB O REGIME DE PROIBIÇÃO DE DIREITOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS

Sob o regime de proibição
de direitos coletivos e individuais
Nenhuma solidariedade com os patrões e seus agentes políticos na proibição de direitos coletivos e individuais!
Ação Comunista Revolucionaria - KED ★ Avantgarde

Sob o pretexto de limitar o contágio do coronavírus, o governo grego ameaça os direitos democráticos, coletivos e individuais. Qualquer protesto sindical ou político está sendo perseguido, pois agora seriam movimentos desnecessários. Estão chovendo multas por qualquer tipo de protesto. E também ações da polícia que violam deliberadamente os direitos democráticos, enquanto para o abuso de poder foi dada imunidade por tempo indeterminado.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

150 ANOS DE LENIN

150 anos de Lenin

Há 150 anos nascia Vladimir Ilyich Lenin, quem melhor aprimorou a forma de organização dos explorados para a luta política e para a tomada do poder pelos trabalhadores desde o advento do marxismo na luta de classes. Reunimos abaixo as melhores publicações de Folha do Trabalhador em homenagem ao grande revolucionário bolchevique:


Sobre a questão da Dialética
V.I.Lenin

Marxist Internet Archiv publica "Sobre a Questão da Dialética" de Lenin traduzido por Folha do Trabalhador

La consciencia de clase y el partido revolucionario

Combater o Golpe sem defender o governo

sábado, 18 de abril de 2020

BANGLADESH - O CRESCIMENTO DO MOVIMENTO OPERÁRIO

História do crescimento do movimento operário em Bangladesh
Partido Socialista, BD 
Trabalhadoras têxteis em Bangladesh em luta por aumento salarial, em 10 de janeiro de 2019, em Daca

É verdade que o movimento operário começou na Europa durante a revolução industrial. Anteriormente, a ideia enfrentava grande resistência. No entanto, o movimento trabalhista foi ativo no início e meados do século XIX e vários partidos e sindicatos foram formados em todo o mundo industrializado. O movimento trabalhista tem um passado muito longo nesta região, embora a industrialização tenha ocorrido muito tarde em Bangladesh. O início da agitação trabalhista no subcontinente indiano foi em Bengala.

terça-feira, 14 de abril de 2020

SOLIDARIEDADE A LUTA ANTIFASCISTA EM DONBASS

Os comunistas da Grã-Bretanha, América Latina e Estados Unidos apoiaram o apelo do PCUS atentos as hostilidades que se desenvolvem no Donbass 
13/04/2020


Caros camaradas

Enviamos saudações de solidariedade do Reino Unido a todos os que vivem sob um governo ilegítimo infestado de fascistas na Ucrânia, defendendo e construindo as repúblicas anti-fascistas nas Donbas, e às centenas de milhares forçadas ao exílio pela repressão política, ataques de fascistas gangues e austeridade econômica.

domingo, 12 de abril de 2020

CONVERSA COM FRANK FITZMAURICE

"Uma reviravolta pró-imperialista da ultra esquerda"

Reproduzimos trechos da primeira conversa entre o camarada Humberto Rodrigues (FCT-Brasil) e Frank Fitzmaurice (SF-Grã Bretanha) em 02/09/2017. Frank faleceu no dia sete de abril de 2020. Na expressão acima, que titula essa publicação, Frank resume o giro que acometeu a Liga Internacional dos Trabalhadores, corrente internacional da qual o PSTU é a seção brasileira. Na conversa também são abordados o WRP, a ISL, Nahuel Moreno, "revoluções democráticas" na Líbia e Síria,...

Original dialogue in English on the Trotskyist Fraction page
É assim que eu quero ter 106 anos. Talvez não seja tão agradável, mas desejo ter a mesma atitude. Esta era uma mulher armênia que guardava sua casa em 1990, aos 106 anos [a imagem faz parte do mural de Frank no facebook e foi publicada pelo mesmo poucos dias antes da conversa abaixo]
Humberto Rodrigues: Oi Camarada.

Frank Fitzmaurice: Olá Humberto.

Humberto Rodrigues: Por muito tempo, quero falar com você, precisamos fortalecer nossos laços de amizade. Perdoe-me pelo meu precário uso da língua inglesa. 

Frank Fitzmaurice: Seu inglês é bom. Como vai você? Muito melhor do que o meu português, que não existe.

Humberto Rodrigues: Sem problemas. De onde você veio, politicamente? 


Frank Fitzmaurice: Eu estava no WRP com Gerry [Downing, dirigente do Socialist Fight]. Depois da expulsão de Healy, nosso grupo iniciou conversações com a LIT [Liga Internacional dos Trabalhadores] e ingressamos nessa organização em 1988 e nos tornamos a seção britânica da LIT, a ISL [Liga Socialista Internacional, em português]. [Depois de 2011] Alguns de nós saíram após divergências sobre a política da LIT na Líbia.

sábado, 11 de abril de 2020

FRANK FITZMAURICE (1938 - 2020)

Frank Fitzmaurice (1938-2020),
Presente em nossas lutas!
Hoje e sempre!
Humberto Rodrigues


Lamentamos anunciar a morte do camarada Frank Fitzmaurice (1938-2020). Conheci Frank em 2015, ele era um ativista do movimento trabalhista, membro do Socialist Fight, do Comitê de Ligação pela IV Internacional. Anteriormente ele fizera parte da ISL (Liga Socialista Internacional), originalmente de um grupo morenista em Liverpool.

terça-feira, 7 de abril de 2020

GEOPOLÍTICA E CORONAVIRUS

Não é uma economia de guerra, é uma bomba de nêutrons
Por Gian Paolo Caselli - Revista Limes - Itália

por Laura Canali

A pandemia desencadeou uma crise muito mais rapidamente do que em 1929 e 2008. A linguagem da guerra usada para descrevê-la não é totalmente correta. A crise financeira e econômica originária da nova pandemia de coronavírus é diferente das duas grandes crises econômicas anteriores. Tanto a de 1929 quanto a de 2008.

GRÃ BRETANHA: BORIS JOHNSON E SUA ARROGÂNCIA SOCIAL-DARWINISTA E SUICIDA NA UTI

Arrogância social-darwinista suicida de Boris Johnson
Ian Donovan - Trotskyist Faction of Socialist Fight (Grã-Bretanha) 


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Boris Johnson, está hoje na UTI do Hospital St Thomas's de Londres, em tratamento intensivo, recebendo oxigênio em um ventilador duas semanas depois de contrair Covid-19 e ter o seu quadro clínico evoluído para uma situação grave. É possível que ele não sobreviva à pneumonia viral desencadeada. Essa é possivelmente a demonstração mais chocante e proeminente até agora da natureza muito perigosa do vírus Coronavirus-Sars-2, responsável por essa pandemia. Os próprios ministros de Johnson começaram a enfatizar que o vírus não discrimina suas vítimas e pode infectar ou matar qualquer pessoa. Mesmo um primeiro-ministro conservador, educado e formado no internato de elite Eton College, pode ser derrotado por ele!

segunda-feira, 6 de abril de 2020

COVID-19 E CRISE CAPITALISTA - DECLARAÇÃO INTERNACIONAL

A Pandemia de Covid-19 e a Crise Capitalista Mundial – Declaração Internacional

Os grupos revolucionários da classe trabalhadora abaixo-assinados exigem a proteção de todos os trabalhadores e oprimidos dos perigos causados ​​pela pandemia de Covid-19, que é a ameaça mais perigosa para a saúde e a vida dos oprimidos em nossa época. Trabalhadores particularmente idosos, aposentados, deficientes, aqueles com condições precárias de saúde, prisioneiros, empobrecidos e aqueles em países como o Irã, Palestina ocupada, Gaza, Cuba, Venezuela e Coréia do Norte, que são alvo de sanções por fome e privação bárbara de suprimentos e serviços médicos básicos do imperialismo e seus aliados, e particularmente também de muitas pessoas oprimidas que vivem em nações semicoloniais empobrecidas da África, Ásia, América Latina e Oceania.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

1964 - 2016 - 2020

56 anos de 1964, quatro anos de 2016 e a tática miserável da esquerda brasileira

Há 56 anos a população trabalhadora do Brasil sofreu um Golpe de Estado. Há quatro anos, sofreu outro. A redemocratização do país, entre 1985 e 2016 foi produto das lutas de resistência da classe trabalhadora contra a ditadura do capital. O mesmo vale para as lutas atuais contra a nova ditadura que se instaura agora não mais pela ocupação imediata das ruas por tanques, mas pela tática das “aproximações sucessivas”, como expôs o próprio General Mourão em 15/09/2017, hoje vice presidente e candidato a substituir Bolsonaro em uma trama palaciana com o apoio da centro-esquerda brasileira. Essa tática é o método do processo atual, golpe parlamentar, governo tampão do vice, nada de movimentos militares clássicos, lawfare, guerra híbrida, eleição fraudada, ocupação “em massa” por militares de postos do executivo que sempre foram ocupados por civis.