sábado, 18 de abril de 2020

BANGLADESH - O CRESCIMENTO DO MOVIMENTO OPERÁRIO

História do crescimento do movimento operário em Bangladesh
Partido Socialista, BD 
Trabalhadoras têxteis em Bangladesh em luta por aumento salarial, em 10 de janeiro de 2019, em Daca

É verdade que o movimento operário começou na Europa durante a revolução industrial. Anteriormente, a ideia enfrentava grande resistência. No entanto, o movimento trabalhista foi ativo no início e meados do século XIX e vários partidos e sindicatos foram formados em todo o mundo industrializado. O movimento trabalhista tem um passado muito longo nesta região, embora a industrialização tenha ocorrido muito tarde em Bangladesh. O início da agitação trabalhista no subcontinente indiano foi em Bengala.

Em 1860, houve um forte protesto contra as condições desumanas de trabalho e as dificuldades dos trabalhadores agrícolas. Mais tarde, uma forma mais organizada de atividades sindicais começou nessa região. Infelizmente, o analfabetismo e a desunião entre os trabalhadores, atitudes negativas dos empregadores e partidarismo desnecessário dificultaram o crescimento sindical em Bangladesh. Este artigo tentou analisar o contexto histórico, bem como a situação dos trabalhadores industriais e sindicais e seu impacto na produtividade geral dos trabalhadores em Bangladesh.

O movimento sindical em Bangladesh tem um passado muito longo. O início da agitação trabalhista na Índia ocorreu em Bengala. Em 1860, em Bengala, uma notável reforma dramática e social, Dinbandhu Mitra, juntamente com alguns de seus amigos jornalistas, protestou contra as condições desumanas de trabalho e as dificuldades dos trabalhadores agrícolas. Nil Darpan escreveu um título dramático. Um drama sobre o comportamento do escravo em relação ao trabalhador por um cultivador nulo. O drama causou um enorme impacto na mente das pessoas e da elite social. As pessoas podem perceber a condição deplorável e desumana dos trabalhadores. Este foi o começo do movimento trabalhista.

Alguns anos depois, em 1875, Sarobji Shapuri, em Bombaim, protestou contra as más condições de trabalho dos trabalhadores e o denunciou ao Secretário de Estado indiano. A primeira Comissão da Fábrica foi nomeada posteriormente em 1875 e, como resultado, a Lei da Fábrica de 1881 foi promulgada, mas essa lei não refletia a aspiração dos trabalhadores. Não havia previsão sobre trabalho infantil e trabalhadoras. Em 1884, outra Comissão da Fábrica foi nomeada. No mesmo ano, uma conferência de trabalhadores na fábrica de Bombaim (agora Mumbai), organizada por NM Lokhande, pediu um dia inteiro de descanso no domingo, um intervalo de meia hora todos os dias da semana, horário de trabalho entre as 6h30. Manhã. Até o pôr do sol, pagamento de salários o mais tardar no dia 15 do mês e indenização por lesões.

Em 1889, em Bombaim, os trabalhadores de Spinning e Weaving Mills exigiram domingo como feriado, regularidade no pagamento de salários e remuneração adequada em caso de acidente. Mas, mais uma maneira de organizar as atividades sindicais nessa região, o subcontinente indiano começou no início do século XVIII.

O movimento sindical era geralmente liderado por filantropos e reformadores sociais que organizavam os trabalhadores e os protegiam contra condições desumanas de trabalho. Um deles era Anusuyaben Sarabhai. Ela era filha de um agente de usina em Ahmedabad. Ela visitou a Inglaterra e viu por si mesma atividades sindicais lá. Depois de retornar à Índia em 1914, ele começou a trabalhar entre trabalhadores têxteis e setores mais pobres da sociedade em Ahmedabad.

Ela estabeleceu escolas e centros de assistência social e trabalhou para a melhoria dos trabalhadores e das pessoas pobres. Em 1917, os trabalhadores de Ahmedabad Mills recorreram a uma greve para exigir um aumento nos salários. Anusuyaben foi um dos líderes nessa greve. Os trabalhadores têxteis de Ahmedabad organizaram um sindicato sob sua liderança em 4 de dezembro de 1917. Deve-se notar que a revolução socialista russa também influenciou os trabalhadores indianos.

A greve foi bem sucedida e os trabalhadores obtiveram um aumento salarial. O primeiro sindicato regular foi formado em Ahmedabad em 1920 para os trabalhadores do departamento de cavaletes. Isto foi seguido por diferentes sindicatos ou sindicatos baseados em artesanato. No mesmo ano, outro sindicato foi formado em Madras, em nome do Madras Labour Union. Este foi formado por B.P. Wadia, sob a liderança e orientação da Dra. Annie Besant. Mas o crescimento do movimento sindical ganhou impulso no final da Primeira Guerra Mundial. O crescimento da indústria e do comércio aumentou após a guerra. Muitos sindicatos foram formados em toda a Índia. Houve uma série de greves entre 1919 e 1922. Influência da revolução bolchevique russa na Índia, como ocorreu em outros lugares.

O triunfo bolchevique demonstrou que um movimento organizado da classe trabalhadora poderia tomar o poder do Estado. O movimento comunista na Índia organizou os trabalhadores em um sindicato com o objetivo de: primeiro, garantir objetivos imediatos, como salários mais altos e melhores condições de trabalho; e o objetivo final de construir um movimento de longo alcance que derrubaria o estado burguês e libertaria a Índia do domínio britânico. Isso acelerou o ritmo do movimento sindical. Em 1920, foi formado o Congresso Sindical da Índia. Isso foi iniciado por forças de ideologia diferente. As forças comunistas e também nacionalistas estavam lá.

Mais tarde, após a independência da Índia, o líder sindical associado ao Partido do Congresso Nacional deixou a AITUC e formou o Congresso Nacional dos Sindicatos da Índia em 1947. O governante colonial finalmente introduziu o Ato Sindical da Índia de 1926. Antes disso, os trabalhadores na Índia tinham negado direitos fundamentais à liberdade. De associação. A Lei Sindical da Índia de 1926 foi promulgada com o objetivo de "prever o registro de sindicatos e, em certos aspectos, definir a lei sobre sindicatos registrados". O direito de greve e bloqueio foi finalmente reconhecido na Índia indiretamente, de acordo com as disposições da Lei de Disputas Comerciais da Índia, de 1929.

A lei previa o Conselho de Conciliação ad hoc e o Tribunal de Investigação para a solução de controvérsias comerciais. A lei proíbe greves e bloqueios nos serviços públicos e greves gerais que afetam a comunidade como um todo. Na era do Paquistão, havia três principais centrais nacionais no Paquistão Oriental: a Federação dos Trabalhadores do Paquistão Oriental, a Federação Mazdoor e a Federação Paquistanesa Sramik Purbo, liderada pelos comunistas. Além dessas federações centrais, o Partido Socialista Revolucionário (RSP) liderou a Federação Chotkal Sramik e desempenhou um papel importante na organização dos trabalhadores das fábricas de juta. As greves dos trabalhadores da fábrica de juta em 1964 e 1967 foram iniciadas por esta federação industrial.

Em março de 1971, no movimento de desobediência civil contra o governo militar paquistanês, os sindicatos haviam desempenhado um papel importante, praticamente assumiram a administração e executaram a ordem que receberam de Bangobandhu Sheikh Mujibur Rahman.

Após a independência de Bangladesh, o governo deve assumir as indústrias e os estabelecimentos que foram abandonados quando os proprietários se mudaram de Bangladesh para o Paquistão. Após a independência, a estrutura de propriedade no setor industrial foi: Propriedade Privada Paquistanesa: 47% EPIDC: 34% Proprietários de Bangladesh: 18% Proprietários Estrangeiros: 1% Indústrias Abandonadas e EPIDC. No total, foi de 81% e foi adquirida em março de 1972, dos quais 77% permaneceram nacionalizados e os 4% restantes foram colocados à venda.

Essas indústrias assumidas foram colocadas sob empresas de diferentes setores.

Além disso, foram nacionalizadas instituições financeiras de juta, têxtil, açúcar e grandes indústrias. De repente, os sindicatos descobriram que tinham que desempenhar um papel importante na administração e gerenciamento de indústrias e estabelecimentos, na ausência de proprietários e gerentes para os quais não estavam preparados.
Eventualmente, embora por enquanto eles se tornem gerentes de muitas indústrias e estabelecimentos. Muitos oportunistas também se uniram a sindicatos para buscar ganhos pessoais. Em 1972, Bangladesh adotou a Portaria de Relações Trabalhistas de 1969 com o objetivo de regular as relações e disputas trabalhistas no país. Em 1 de maio, 1 de maio, foi declarado feriado nacional. Em 1973, uma Comissão Salarial para Trabalhadores Industriais foi estabelecida para definir o nível salarial e outros benefícios para os trabalhadores industriais no setor público. A Lei do Estado das Indústrias de Manufatura (Termos e Condições de Serviço) foi promulgada para implementar a escala salarial e os benefícios adicionais determinados pela comissão salarial.

Restrição e proibição de atividades sindicais:

Após a libertação de Bangladesh, os trabalhadores desfrutaram de muita liberdade e direitos sindicais. A maioria dos sindicatos em nível de fábrica havia se juntado ao centro sindical do partido governante da Liga Jatiyo Sramik. Muitos novos sindicatos foram registrados no nível da fábrica. O sindicato era uma ameaça poderosa para obter autoridade sobre o abandono de fábricas, fábricas e estabelecimentos pelo proprietário anterior e posteriormente assumido pelo governo. A elite política local havia se juntado ao sindicato para controlar e se beneficiar das indústrias e estabelecimentos assumidos. Tradicionalmente, a maioria dos trabalhadores era de fora da localidade e de diferentes distritos, e agora a população local quer ter um emprego lá para que os trabalhadores industriais recebam melhores salários do que o setor informal.

Houve muitos tumultos entre locais e não locais em diferentes distritos industriais. A pior situação havia surgido nos distritos industriais de Chittagong e Tongi. A liderança do partido no poder local para assumir os sindicatos havia começado a revolta contra trabalhadores não-locais porque os líderes sindicais eram de pessoas não-locais. Para ganhar controle sobre o sindicato, a elite local vence de várias maneiras. A primeira coisa é que eles podem comprar os produtos pelo preço de fábrica e vender no mercado a um preço alto; em segundo lugar, eles podem fornecer matérias-primas para fabricar com o alto preço de fábrica e, em terceiro lugar, induzindo seu próprio pessoal como trabalhadores e empregados. Eles podem ter controle sobre o estabelecimento e a política local: fios de algodão, tecidos, produtos de juta, óleo de manteiga e muitos outros produtos da indústria e da taxa de mercado diferem bastante. Pode-se tornar milionário da noite para o dia, possuindo um revendedor da Kohinoor Chemical Company, uma indústria de cosméticos e produtos de higiene pessoal, ou tendo uma cota de fios de algodão da Muslin Cotton Mills de Kapasia ou uma cota de concessões de Dhaka Match Factory por Postogola.

Agenda e temas do Movimento Sindical:
Houve uma mudança de governo em agosto de 1975, que foi seguida por uma mudança na política econômica. A política socialista do governo Mujib foi abandonada e o processo de privatização foi iniciado, iniciado pelo governo sucessor de Ziaur Rahman. A privatização começou com o desinvestimento e a desnacionalização de empresas estatais (SOE). Até o momento, todo o governo continuou a mesma política econômica. O atual governo da Liga Awami, para acelerar o processo de privatização de empresas estatais, formou uma nova instituição chamada The Privatization Broad, a quem é confiada a responsabilidade de privatizar as empresas estatais identificadas para privatização. Entre as indústrias de desinvestimento, uma pesquisa do governo do ministério das indústrias constatou que algumas delas funcionam apenas na totalidade, outras são parcialmente e um grande número não funciona. A força de trabalho nessas indústrias foi drasticamente reduzida.

Setores líderes como juta e têxteis, onde tradicionalmente o movimento sindical era forte, enfraqueceram-se devido à perda de emprego de seus membros. Para proteger os direitos trabalhistas e sindicais, os sindicatos se uniram e formaram Sramik Karmachari Oikya Parishad (SKOP) em 1983 e lançaram uma série de programas de ação para pressionar suas demandas, incluindo segurança no emprego, salários mais altos, direitos sindicais e outros. Em 1984, o governo e o SKOP concordaram que uma comissão salarial será estabelecida para recomendar uma nova estrutura salarial. Mas foi implementado apenas no setor público. Outra questão importante foi a segurança no emprego nas indústrias de desinvestimento e não haverá mais desinvestimentos sem a consulta de trabalhadores. Esta parte do acordo também não foi respeitada pelo governo. Também houve acordo de que o governo formará uma comissão para elaborar legislação trabalhista democrática.

Salário mínimo nacional:
Atualmente, a principal agenda do movimento sindical é um salário mínimo nacional. Mas há uma tremenda oposição do empregador quanto à fixação de um salário mínimo nacional. Eles argumentam que deve ser medido por setor. Existem muitos empregadores no setor que não têm capacidade para pagar o salário mínimo. Os sindicatos argumentam que o salário mínimo nacional argumenta que o salário mínimo deve ser considerado o direito básico de fornecer um requisito mínimo para levar uma vida social e profissional saudável. Isso terá que ser uniforme para todos. Eles argumentam ainda que o trabalho não é uma mercadoria. É tanto a entrada na produção quanto o objeto da produção. Os salários mínimos são um sinal para a sociedade de que é isso que se espera e que ninguém cairá. É também um incentivo muito importante para as empresas melhorarem determinadas estruturas salariais que obrigam caminhos competitivos a reduzir salários e condições degradantes de trabalho. Os sindicatos também precisam ajustar regularmente os salários à razão da taxa de inflação da moeda.

Violação de direitos sindicais:
Desde o início dos anos 80, surgiu uma nova indústria não tradicional, a Garments Industries. E agora o crescimento do emprego lá quase 45 lakh e a força de trabalho são principalmente mulheres e não organizadas em sindicatos. O empregador não permite que o trabalhador forme um sindicato. O Ministério do Trabalho silenciosamente desconfia da violação das regras sindicais. O governo também proibiu atividades sindicais nas ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

Agora, o governo está pressionando os EUA. EUA E também à OIT para abrir atividades sindicais nas ZPE. As indústrias da EPZ podem importar importações isentas de impostos de matérias-primas e outros componentes; eles não precisam pagar impostos especiais sobre produtos locais e são elegíveis para isenções fiscais. A idéia é criar um ambiente favorável para enfrentar a concorrência no mercado de exportação. Portanto, os investidores serão atraídos para investir aqui, e o emprego, a renda e a transferência de tecnologia aumentarão. A maioria das EPZs em outros lugares oferece um pacote semelhante ao investidor estrangeiro.

Agora, as questões são as seguintes: quanto emprego local essas indústrias estão gerando nas ZPEs e quanta transferência de tecnologia realmente ocorreu a partir dessas indústrias? Quanto porto e outros encargos recebemos deles, quanta participação nos lucros poderíamos obter deles? Até o momento, duas EPZs existentes empregam menos de um milhão de trabalhadores, e a maioria das indústrias aqui são têxteis, calçados e outras indústrias de pequena escala, onde um pequeno número de trabalhadores é empregado e nenhuma tecnologia de ponta é adotada.

Mas estamos oferecendo a esses investidores uma quantidade notável de terra, fornecimento de energia, instalações de infraestrutura etc. A questão também é por que as atividades sindicais deveriam ser proibidas lá? O governo não pode restringir os direitos humanos de seus cidadãos devido ao custo do investimento estrangeiro? Além disso, esse não é o único problema que os investidores precisam. A paz e a não perturbação na relação de emprego certamente atrairão investidores estrangeiros, mas os investidores estrangeiros também precisam de uma atmosfera agradável, infraestrutura como bancos, suporte de comunicação e instalações, que são mais importantes para eles do que o benefício de não fazer negócios. união.

A estrutura sindical:

A Portaria de Relações Trabalhistas de 1969 (alterada ou atualizada) tem como objetivo regular as atividades sindicais que permitem que os trabalhadores se organizem em sindicatos. O sindicato deve estar registrado no Registro de Sindicatos. Os sindicatos em Bangladesh podem ser divididos em três categorias, a primeira sendo o sindicato básico, uma organização primária dos trabalhadores em seu local de trabalho. A segunda é a Federação Industrial ou a Federação do Comércio, composta por vários sindicatos básicos relacionados ao mesmo tipo de indústria, como a Federação dos Trabalhadores da Juta, a Federação dos Trabalhadores Têxteis, as Federações dos Trabalhadores em Vestuário e a terceira. que a União Nacional é uma federação de sindicatos básicos, independentemente das categorias de trabalho.

Uma Federação Nacional pode ser composta de dois ou mais sindicatos básicos, independentemente do comércio. Além destes, existem Craft Union, mas eles não têm muitos. É uma organização artesanal inteligente, como a Railway Karigar Union, um sindicato de técnicos da Bangladesh Railway ou o sindicato Biman Cabin Crew. Não funcionários e não trabalhadores não podem ser eleitos para os comitês de um sindicato básico, mas podem ser eleitos para o comitê da Federação Industrial e da Federação Nacional, mas não podem representar mais de 20% do número total de membros do comitê.

Segundo as regras, nenhum sindicato ou federação de sindicatos não registrados pode funcionar como sindicato. No caso de existir apenas um sindicato registrado em um estabelecimento ou grupo de estabelecimentos, esse sindicato é considerado um agente coletivo de negociação para esse estabelecimento ou grupo, desde que seja membro mínimo de um terço do total de trabalhadores empregados na empresa. O estabelecimento ou grupo de estabelecimentos. No caso de haver mais de um sindicato registrado, ao receber uma solicitação de qualquer sindicato ou gerência do estabelecimento, o Registro Sindical determina o agente por negociação secreta por um período de dois anos. Mas eles precisam obter no mínimo um terço dos votos do número total de trabalhadores empregados no estabelecimento ou grupo.

Antes de não haver restrições para os não trabalhadores serem membros de um sindicato, a restrição ocorreu quando o governo militar alterou a Portaria de Relações Industriais em 26 de julho de 1980. A tradição e a história do sindicato de Bangladesh são sempre aquelas não sindicais Os trabalhadores assumiram um papel de liderança na organização do sindicato. É sempre para um ativista social ou político que o sindicato organiza. Países vizinhos de Bangladesh, como Sri Lanka, Índia e outros, não têm restrições, apenas a proporção de membros externos do comitê é definida.

As convenções da OIT também não têm restrições para estranhos. Os sindicatos devem arquivar uma declaração anual de suas receitas e despesas, ativos e passivos da maneira prescrita no Registro da União; as mudanças nos titulares de cargos também devem estar relacionadas ao Registro da União. Uma pessoa não terá o direito de ser membro ou oficial de um sindicato formado em um estabelecimento ou grupo de estabelecimentos se não estiver efetivamente empregado ou envolvido no estabelecimento ou grupo de estabelecimentos.

Movimento trabalhista:
Movimento trabalhista (até 1947) Antes de 1947, havia apenas alguns investimentos industriais no leste de Bengala (atual Bangladesh). Isso incluiu cerca de 25 jardins de chá em Chittagong e Sylhet, que empregam cerca de 12.000 trabalhadores, 6 fábricas de algodão (quatro em Dhaka e uma em Kushtia e Khulna) que empregam aproximadamente 10.000 trabalhadores. Havia também alguns trabalhadores no porto de Chittagong. Trabalhadores do setor de chá foram recrutados principalmente de tribos aborígines na região de Chhotanagpur. Outros eram principalmente pessoas locais de comunidades hindus e muçulmanas.

Os primeiros sinais de agitação trabalhista foram observados durante os dias dos movimentos de Khilafat e de não cooperação (1920-22). Atingir os trabalhadores das plantações de chá no vale de Chargola, em Sylhet (Assam), abandonou as plantações em um êxodo. Os homens da East Bengal Railways e do Chandpur Steamer Services começaram as greves de simpatia em maio de 1921. Os golpistas, presos em Chandpur, enfrentaram grandes dificuldades. Mas isso foi considerado politicamente como uma grande vitória para os não cooperadores de Bengala. Finalmente, em agosto de 1921, a pedido de Gandhi, a greve foi suspensa. Os tumultos em Chittagong pelos trabalhadores da Burma Oil Co em abril-maio ​​de 1921, sob a liderança de JM Sengupta, causaram uma grande agitação.

Em 1927, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores em Fábricas de Algodão de Dhakeswari. Mas o sindicato foi enfraquecido por uma série de greves convocadas quatro meses após a sua formação. Devido à Grande Depressão, o movimento trabalhista, no entanto, desacelerou. Os ativistas comunistas estavam principalmente por trás do movimento, mas não-comunistas como o Congresso oficial e o samiti anushilano, apoiados pelo governo, se opunham às táticas de militância dos comunistas e, portanto, agiam como uma restrição a qualquer movimento prolongado. . As greves dos trabalhadores do algodão em 1937-40 podem ser vistas como o ponto de virada do movimento, tanto em frequência quanto em intensidade. Quatro ataques podem ser mencionados em Mohini Mills, Kusthia (fevereiro-maio ​​de 1937; julho-setembro de 1937; agosto-outubro de 1939 e fevereiro-abril de 1940) e os ataques em Dhakeswari Mills (julho de 1939 e janeiro-fevereiro, 1940). O movimento não conseguiu gerar vapor. Naturalmente, teve um efeito desmoralizante no sindicato dos trabalhadores dominado pelos comunistas e nenhum movimento adicional foi registrado até 1947. O tempo da guerra foi um período de "calma desconfortável" em Dhaka. Os anos imediatos do pós-guerra testemunharam o renascimento da agitação dos trabalhadores militantes que levou a greves no moinho Acharya Prafulla Chandra, Khulna (dezembro de 1945 - janeiro de 1946) e nas quatro fábricas em Dhaka (fevereiro-maio ​​de 1946).

Desde 1942, os trabalhadores do Chittagong Tea Garden estão conectados às atividades do Partido Comunista local. Eles organizaram algumas greves em torno de questões econômicas específicas no período pós-Segunda Guerra Mundial, com pouco sucesso. Com a partição, os organizadores comunistas, principalmente hindus, foram para a Índia. Os trabalhadores do chá de imigrantes de Chhotanagpur não desejavam retornar ao seu local de origem. Sem líderes, a organização do trabalho enfraqueceu-se. Os trabalhadores da EB Railways estavam melhor organizados e mais politicamente conscientes. Mas eles estavam divididos entre sindicatos dominados por nacionalistas e comunistas.

Movimento sindical O Movimento Sindical organizou as atividades dos trabalhadores para melhorar suas condições de trabalho. Na primeira etapa do desenvolvimento industrial, quando havia contatos pessoais entre empregadores (professor) e trabalhadores (oficiais), não havia necessidade de nenhuma organização determinar as relações entre os dois. Mas, sob o moderno sistema fabril, o toque pessoal está ausente e as relações empregador-trabalhador foram tensas. O conflito de interesses entre o comprador e o vendedor da força de trabalho tornou-se aparente e isso levou à ascensão do movimento sindical em todo o mundo. A tradição do desenvolvimento paralelo do movimento nacionalista e sindical, originário da Índia britânica, continuou durante todo o período do Paquistão até o nascimento de Bangladesh. Pela primeira vez na Índia, a Bombay Mill Hands Association foi formada em 24 de abril de 1890. Isso deu impulso ao movimento sindical na Índia britânica. O estabelecimento da OIT em 1919 forneceu uma fonte de inspiração para os trabalhadores organizarem e moldarem seu destino. O número de membros da Índia influenciou bastante a formação de uma organização central de trabalhadores chamada 'Congresso dos Sindicatos da Índia' (AITUC) em 1920, com o objetivo de liderar e coordenar as atividades das organizações trabalhistas.

O período de 1924 a 1935 pode ser considerado como a era do movimento sindical revolucionário. MN Roy, Muzaffer Ahmed, SA Dange e Shawkat Osmani lideraram os movimentos sindicais e, como resultado, aumentaram a conscientização política entre os trabalhadores industriais. Para controlar o movimento, o governo britânico tomou medidas cruéis (por exemplo, o caso de conspiração de Kanpore e o caso de conspiração de Meerat) contra trabalhadores militantes e líderes sindicais, mas nenhuma estratégia poderia suprimir o movimento sindical; antes, a resistência colonial revigorou o movimento contra o poder colonial. Mais tarde, o movimento sindical estava intimamente relacionado aos movimentos nacionalistas e a classe trabalhadora iniciou uma vigorosa luta pela emancipação da extrema repressão e exploração econômica pelo regime colonial.

Na época da partição de Bengala (1947), a maioria dos líderes sindicais era hindu e, quando emigraram para a Índia, foi criado um vácuo na liderança do movimento sindical do Paquistão, especialmente em sua ala oriental. Além disso, as instituições para promover o interesse dos trabalhadores estavam localizadas principalmente em áreas fora do Paquistão. Havia apenas 75 sindicatos registrados no Paquistão, em comparação com 1987 na Índia indivisa em 1946. Desse pequeno número de sindicatos, a maioria caiu no oeste do Paquistão, deixando apenas alguns para a ala leste, onde havia apenas 141 fábricas. com 28.000 trabalhadores e 30 sindicatos no total, com um total de 20.000 membros.

Durante o período do Paquistão, a maioria dos líderes sindicais manteve opiniões divergentes e os sindicatos foram fragmentados e enfraquecidos. Como resultado, o movimento sindical encontrou um contratempo e as atividades sindicais passaram para as mãos dos líderes da pequena burguesia. Além disso, o movimento sindical no Paquistão foi caracterizado pela fragmentação dos sindicatos, greves prolongadas, retaliações e piquetes que às vezes levavam à violência.


Como o movimento sindical em Bangladesh se originou na Índia e no Paquistão britânicos, naturalmente manteve seu antigo caráter de trabalhar mais como uma força nacionalista contra o domínio colonial do que como uma força de classe contra a exploração capitalista. Como resultado, o movimento sindical da região que ganhou impulso nas mãos de líderes políticos se dividiu em linhas políticas e / ou ideológicas em Bangladesh independente.

Durante esse período, o movimento sindical foi marcado pela interferência direta do governo e do partido no poder em seus assuntos internos. Em muitos cinturões industriais, homens na frente trabalhista do então partido governante desencadearam o terrorismo e tentaram expulsar sindicalistas honestos da liderança dos sindicatos. Além disso, a proibição de não-residentes de exercer a liderança sindical no nível sindical básico tornou muito fácil o processo de seqüestro sindical e tornou os trabalhadores uma comunidade muito fraca e indefesa.

No início dos anos 80, o governo militar de Bangladesh proibiu todas as atividades sindicais no país. Então surgiu uma aliança da Federação Nacional dos Sindicatos (NFTU) em nome de SRAMIK KARMACHARI OIKYA PARISHAD (SKOP) para estabelecer os direitos democráticos dos trabalhadores e atender às suas demandas econômicas. A maioria das NFTUs estava no SKOP e, desde 1983, a maioria dos movimentos sindicais em Bangladesh foram organizados sob a liderança do SKOP.

O oportunismo e a atitude indulgente dos líderes sindicais, incluindo o SKOP, deram aos regimes dominantes a oportunidade de ignorar os acordos assinados entre o governo e os líderes sindicais. Atualmente, os líderes de dezenove das vinte e três NFTUs estão incluídos no SKOP. Após sua formação, o SKOP apresentou uma carta de demanda de 5 pontos para estabelecer seus direitos democráticos e salários mais altos através de manifestações, procissões de tochas, manifestações, greves, bloqueios, etc.

Ironicamente, o SKOP não produziu resultados tangíveis para a classe trabalhadora do país. A eficácia do movimento sindical sob a liderança do SKOP foi gradualmente enfraquecida porque a maioria dos líderes do SKOP tem afiliações políticas e, portanto, não pode escapar da influência de seus respectivos partidos políticos. Além disso, a falta de apoio ativo dos principais partidos políticos para os programas SKOP, a pressão excessiva sobre o governo por empregadores privados e agências doadoras para ignorar as demandas do SKOP, usando medidas repressivas para interromper o movimento sindical. , a ocupação forçada de sindicatos, o suborno de líderes sindicais, a atitude oportunista e comprometedora da liderança sindical tornaram as demandas do SKOP ineficazes. De fato, o SKOP se tornou um fórum da classe trabalhadora moribundo, com pouco a oferecer aos futuros movimentos sindicais do país.

Problema acerca de cuidados de saúde:
Os trabalhadores de Bangladesh não têm instalações de saúde separadas, como um hospital ou seguro de saúde para eles. A política de saúde proposta para Bangladesh recomendou a existência de um sistema de saúde separado para os trabalhadores em Bangladesh. Somente os funcionários e funcionários do governo e do setor privado recebem dinheiro a uma taxa fixa de Tk.150 e Tk.200 por assistência médica com seus ordenados e salários todos os meses. Isso é tão raro que não ajuda os trabalhadores quando ficam doentes. Além disso, eles não sabem o que fazer para onde obter os cuidados médicos certos.

No nível primário da doença, eles geralmente vão a qualquer farmácia para obter algum medicamento. Se eles não forem curados com medicamentos administrados pelo fornecedor da farmácia, procure um médico homeopático, alopático ou kabiraj nas proximidades. Em muitos casos, se a doença é de natureza grave, como cólera, varíola, tuberculose, doença cardíaca ou qualquer distúrbio mental, alguns pacientes recorrem a curandeiros espirituais. Quando a doença se torna mais complicada, eles tentam entrar em hospitais públicos. Mas os hospitais governamentais estão sempre lotados de pacientes off-line, dificultando a admissão lá.

Se puderem ser admitidos no hospital, devem pagar por medicamentos, exames patológicos e outros exames realizados em um laboratório ou clínica particular. A maioria dos casos tem que ir para hospitais particulares, eles são caros. Eles precisam vender suas terras e outros ativos para cobrir as despesas. Muitos deles não podem arcar com tais despesas, eles têm que morrer sem os devidos cuidados médicos. Os cuidados médicos são prestados principalmente pelo governo, pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar (MHFW). Alguns projetos multissetoriais em vários ministérios que possuem componentes de saúde, planejamento familiar e nutrição também estão sob MHFW. Existem também municípios, corporações municipais, departamentos do exército, polícia e ferrovias que possuem programas de saúde. Muitas ONGs também têm programas de saúde e planejamento familiar. A Diretoria do Trabalho possui uma ala de planejamento familiar e nutrição para os trabalhadores.

Existem vários centros de assistência social operados pelo Ministério do Trabalho em diferentes cordões industriais para fornecer atendimento médico de emergência, mas, na realidade, os trabalhadores não recebem atendimento médico lá. Geralmente, os trabalhadores também não visitam porque pensam que é inútil ir até lá. Médicos e agentes de assistência social deveriam estar lá, mas dificilmente podem ser encontrados, se estiverem disponíveis no centro, mas não há remédios e equipamentos. Não há necessidade de explicar os cuidados médicos adequados, não apenas o direito básico do trabalhador, mas também ajuda a aumentar a produtividade. Reduzirá a taxa de mortalidade e, portanto, aumentará a expectativa de vida e melhorará a eficiência do trabalho. Reduzirá os dias de trabalho perdidos devido a doenças. Os trabalhadores também precisam de um centro de saúde especializado onde as doenças ocupacionais possam ser curadas.

Um estudo recente sobre trabalhadores de curtumes em Hazaribag, em Daca, conduzido pela Sociedade de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, revelou que a longevidade média de um trabalhador é inferior a 50 anos. Quase 90% dos trabalhadores de curtumes morrem antes dos 50 anos devido ao seu ambiente de trabalho insalubre e à falta de atendimento médico adequado. Cerca de 58,10% dos trabalhadores sofrem de úlceras, 31,28% têm pressão alta e 10,61% sofrem de febre reumática ... O diretor assistente de saúde Dr. Mohammad Hassan Ali disse que poluentes industriais, resíduos Fluidos e poeira de couro são a principal causa dos transplantes. Ele publica no Daily Star em 28 de fevereiro de 2000.

Enquanto buscava a idéia que me surgiu no começo, muitos de nós não ficamos muito entusiasmados porque isso não daria "dinheiro para construir hospitais ou comprar ambulâncias". O governo de Bangladesh também não tinha um plano na época para ter um plano de saúde dos trabalhadores. Demorou algum tempo para perceber as possibilidades e o futuro desse tipo de projeto de saúde. O Ministério do Trabalho e Recursos Humanos concordou em propor um projeto piloto de seguro de saúde ao governo alemão por sua assistência. Até a atitude da Associação de Empregadores foi positiva para o projeto proposto.

Após uma longa consulta com o representante dos trabalhadores e empregadores, o Ministério do Trabalho e a GTZ finalmente apresentaram um plano de projeto piloto. O projeto teve início no segundo semestre de 1998 e deve cobrir em sua fase inicial pelo menos cinco fábricas com pelo menos 2.000 trabalhadores, predominantemente mulheres e seus dependentes, aproximadamente 5.000 a 7.000 habitantes. Com base na experiência positiva adquirida, documentada e disseminada e apoiada pelas Associações de Empregadores, incluindo a Associação de Fabricantes e Exportadores de Roupas de Bangladesh (BGMEA), esperava-se obter uma participação substancialmente mais ampla dos empregadores, mesmo com os primeiros fase do projeto.

O projeto será implementado em conjunto pelo Ministério do Trabalho com a participação de ministérios relacionados, a Associação dos Empregadores e o Sindicato. A ideia era uma abordagem tripartida. A provisão de serviços de saúde será organizada de acordo com sua capacidade, com GOBs, prestadores de serviços do setor privado ou ONGs. A GTZ, Alemanha, fornecerá suporte técnico, com base em planos operacionais anuais desenvolvidos em conjunto e levando em consideração a capacidade e contribuição locais. Mas o projeto não se concretizou porque o governo alemão finalmente não o aprovou. Este projeto pode ser um bom começo para um plano de saúde do trabalhador. A partir desse projeto, poderia ser desenvolvido um plano de saúde mais amplo e abrangente, que começaria a abranger os trabalhadores industriais e, então, abrangeria mais os trabalhadores do setor informal.

Um exemplo pode estar aqui. As notícias publicadas em um jornal bengali sobre uma indústria de vestuário estão de acordo com uma organização de saúde sem fins lucrativos, Community Health Service, para o serviço de saúde de seus trabalhadores. A Índia e o Paquistão também têm um plano de saúde para trabalhadores das indústrias e do setor organizado. Em minha recente visita ao Paquistão e à Índia, experimentei um plano de assistência médica impressionante para trabalhadores industriais na província de Punjab, no Paquistão, durante uma viagem de estudo sobre Relações Industriais no Paquistão, juntamente com outro amigo do sindicato organizado pelo Institute of Labor Studies do Bangladesh. E esse esquema de saúde é financiado apenas pelos empregadores. Nenhuma contribuição do governo. Somente no período inicial do esquema do governo ele forneceu suporte de infraestrutura.

O esquema é chamado de Plano de Seguridade Social dos Empregados e foi introduzido no Paquistão em 1967 sob a provisão da Portaria Provincial de Seguridade Social dos Empregados. Sob essa ordenança, foi criada a Instituição de Seguridade Social dos Funcionários do Punjab. O objetivo principal do PESSI é fornecer cobertura médica abrangente aos trabalhadores segurados e lesões no trabalho.

Atualmente, mais de 4.98.000 trabalhadores empregados em mais de 24.000 estabelecimentos industriais e comerciais e mais de 30 de suas famílias estão recebendo benefícios do plano. Possui 13 escritórios locais e 14 sub-locais para servir os trabalhadores. A principal fonte de renda da PESSI é a contribuição previdenciária coletada de indústrias e estabelecimentos comerciais notificados a uma taxa de 7% do salário pago a seus trabalhadores que recebem salários de até Rs.3000 por mês. Os trabalhadores cobertos por esse esquema permanecem seguros, mesmo que seus salários excedam o limite de Rs.3000. Mas, nesse caso, o empregador não paga um aumento percentual nas contribuições para a seguridade social em relação ao salário que excede o limite de Rs.3000.

O PESSI fornece cobertura médica abrangente para os trabalhadores e suas famílias, incluindo consultas, tratamento médico interno e externo, atendimento médico de emergência. Existe uma clínica de atendimento primário de saúde externa para pacientes, pequenos hospitais têm leitos para 30 a 50 [pacientes. Os grandes hospitais possuem mais de 100 leitos, onde estão localizados especialistas em medicina, cirurgia, ginecologia, tuberculose, patologia, ortopedia, radiologia, cardiologia, odontologia, etc. Mesmo os cuidados médicos de alta tecnologia, como cirurgia cardíaca, centros de diálise. O PESSI possui 117 ambulâncias disponíveis em diferentes hospitais e centros de atenção primária à saúde. Todos os pacientes internados em hospitais recebem despesas com dieta à taxa de Rs.40 por dia. Pacientes com tuberculose e câncer recebem uma taxa de Rs 50 por dia. O esquema é administrado por um órgão governamental composto por empregadores, trabalhadores e governo. A Índia também possui um esquema de saúde semelhante ao do Paquistão. Trabalhadores que ganham RS.3000 ou menos são cobertos por este esquema.

Difere de estado para estado na cobertura do esquema. Alguns estados são cobertos por todas as fábricas não sazonais que usam energia e empregam 10 ou mais funcionários e fábricas que não usam energia, mas empregam 20 ou mais pessoas. Fábricas, minas e plantações sazonais estão excluídas da cobertura. O plano fornece sete tipos de cobertura, assistência à maternidade, benefícios de dependência, assistência para deficientes, despesas com funeral e subsídio de reabilitação. Exceto pelos cuidados médicos, a maioria dos outros benefícios é paga em dinheiro. O esquema ESI é administrado pela corporação ESI, é composto por representantes dos governos central e estadual, da profissão médica e do parlamento.

Um Conselho Médico assessora a Corporação em todos os assuntos relacionados aos cuidados médicos. O esquema fornece três categorias de assistência médica: assistência médica restrita, assistência médica ampliada e assistência médica abrangente. Todos os segurados recebem benefícios médicos completos, independentemente das instalações necessárias no governo ou em outras instituições. Os membros da família recebem atendimento médico restrito ou expandido, mas não o atendimento médico completo. Benefícios não médicos são benefícios de doença, invalidez e dependência. Estes são pagos em dinheiro como compensação. O financiamento para o esquema é feito principalmente através de contribuições de empregadores e funcionários.

O governo da Índia não contribui, mas os governos estaduais compartilham o custo dos benefícios médicos na extensão de um oitavo dos custos especificados em tais benefícios. O empregador contribui com 4% dos salários e os funcionários 1,5% no esquema. O ESIS atende apenas o serviço no setor industrial organizado, não fornece segurança à saúde ao grande número de trabalhadores que trabalham no setor informal. Além disso, os líderes trabalhistas indianos reclamam que a qualidade do serviço prestado pelos centros médicos da ESIS é baixa.

Situação atual
Até 32 federações centrais estão registradas até o momento. Nenhuma federação central tem força para iniciar uma luta nacional independente. Nem eles têm esse recurso organizacional ou financeiro. Quase todos os partidos políticos têm um sindicato. Tudo isso, exceto alguns sindicatos, depende principalmente do apoio e da ajuda financeira do partido político. Essa é também uma das razões pelas quais a central sindical do partido no poder tem muito mais sindicatos afiliados do que outros. Quando houver uma mudança de governo, também haverá uma mudança de associação. Os sindicatos aqui também dependem do apoio da Federação e das fundações sindicais internacionais. Eles obtêm fundos da Federação Internacional de Sindicatos e Fundações para realizar seminários, publicações e outras atividades.

Bilhete grátis para ir ao exterior para participar de seminários e reuniões. As visitas ao exterior são tão freqüentes para alguns líderes sindicais que quase cuidam dos preparativos da viagem: obter vistos, preparar documentos de seminários e outros, e eles têm pouco tempo para fazer o trabalho sindical. Isso se torna um aspecto importante do movimento sindical aqui. Um exemplo pode estar aqui, a Liga Jatiyo Sramik, a ala trabalhista da Liga Awamy, ingressou recentemente na Confederação Internacional dos Sindicatos. Anteriormente, foi com a antiga Federação Mundial de Sindicatos, liderada pela União Soviética.

Ao suprimir a União Soviética e o estado socialista na Europa Oriental, a FSM havia perdido seus membros e recursos e agora não conseguia oferecer passagens aéreas gratuitas para viagens ao exterior e oferecer hospitalidade no Metropole Hotel ou no Ukrine Hotel em Moscou para suas afiliadas nos países em desenvolvimento. Embora o chefe da AL, Sheikh Hasina, tenha tomado uma iniciativa pessoal no início dos anos 80 para a SL ingressar na FSM, a SL não perdeu tempo em mudar para a ICFTU. Embora haja uma pressão crescente dos trabalhadores pela união sindical, o movimento sindical, inicialmente estabelecido como mão estendida de um partido político, continua a funcionar mais ou menos como mão estendida de seu partido político afiliado.

Palavras finais:
A sociedade humana hoje está em um nível de desenvolvimento em que o homem se tornou o de outros seres humanos. As pessoas se tornaram vítimas de exploração, opressão, tortura e privação. Contudo, antes da hostilidade da civilização humana, os humanos eram muito solidários, cooperativos e muito próximos um do outro. A sociedade era boa para todos. Mas a evolução do tempo criou uma classe social na sociedade. Uma classe compra mão de obra e a outra vende mão de obra. Quem vende mão de obra é pobre, e quem compra mão de obra é o dono dos meios de produção e os mais ricos. Poder social, prestígio e dominação são ocupados por eles. O nível poderoso aplica as leis, estabelece salários, define o padrão para crimes e punições. Em todos esses casos, o número de pessoas pobres da sociedade é inútil na opinião da classe trabalhadora.

A sociedade humana está agora fazendo o que for preciso, pois a sociedade animal está 'insistindo em sua origem', isto é, os proprietários ricos. Consumindo cada vez mais uma vida de luxo. Por outro lado, a classe trabalhadora vive duplamente devorada. Algumas pessoas seguraram toda a sua riqueza. Quando trabalhadores pobres querem protestar, essa lei aparece em nome da lei, em nome da disciplina, em nome da disciplina e, às vezes, com a ajuda da religião. Muita coisa aconteceu e, desta vez, a mudança nas relações de produção tornou-se inevitável através da revolução social.
Não há alternativa para estabelecer uma nova sociedade e uma sociedade socialista independente, abolindo o sistema social capitalista existente para proteger a saúde de todas as pessoas, incluindo a classe trabalhadora, eliminando o desemprego, a pobreza e a agitação social. Para acabar com os saques do capitalismo, do sistema estatal, do imperialismo, precisamos construir uma sociedade onde não haja domínio humano sobre os seres humanos. As pessoas não vão explorar as pessoas. Eles vão se cuidar. Sistema social não estatal, não capitalista e autogerenciado. Todos os sistemas de produção serão de propriedade de pessoas da sociedade, incluindo fábricas de moinhos e fazendas agrícolas. Não haverá volatilidade de bens pessoais. A palavra emprego desaparecerá para sempre. As pessoas serão completamente livres e livres.
O Partido Socialista: trabalhando para preparar as pessoas para mudarem a sociedade existente por meio de organização, educação e treinamento. A sociedade está trabalhando para estabelecer um sistema no qual nenhum período de trabalho hierárquico e injusto.