terça-feira, 23 de novembro de 2021

Plenária Nacional pelo Fora Bolsonaro - Lula presidente

Uma frente necessária contra Bolsonaro e o imperialismo na atual etapa de luta contra o golpe
Balanço da "Plenária Nacional pelo Fora Bolsonaro – Lula Presidente"


Nos dias 06 e 07 de novembro, se realizou em São Paulo a Plenária Nacional Fora Bolsonaro – Lula Presidente. Foi convocada por um esforço conjunto do Partido da Causa Operaria, do Partido Comunista do Povo Brasileiro e por nossa organização, a Frente Comunista dos Trabalhadores - Comitê de Ligação Quarta Internacional. Com a predominância da militância do PCO, a Plenária Nacional teve aderência de vários movimentos sociais, sindicatos e ativistas, movimentos indígenas, atraindo, inclusive, setores do PT e do movimento sindical e popular descontentes com a orientação política de enterrar a luta de ruas para começar a campanha eleitoral.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Argentina

Frustração com Fernandez e abstenção impulsionam a vitória da direita

Por Christian Romero e Humberto Rodrigues.


Nas eleições legislativas argentinas de 2021, o partido do presidente Alberto Fernández, herdeiro direto do peronismo - Frente de Todos (FDT) recuou em relação às eleições de 2019. A coalizão de direita - Juntos pela Mudança - conseguiu manter seu apoio eleitoral, que com a alta abstenção significou um crescimento proporcional, relativo. Na capital federal e na província de Buenos Aires, a direita, cada vez mais neofascista do que neoliberal, foi a terceira força. A esquerda era a terceira maior força a nível nacional. Na província de Jujuy, a frente de esquerda - FIT - obteve 25% dos votos.

sábado, 13 de novembro de 2021

Manifesto por Cuba contra os EUA

Manifesto internacional de apoio a Cuba contra os atos organizados pelos gusanos e pelos EUA para 15 de novembro de 2021

Documento assinado por vários dirigentes de organizações de massa, ativistas e partidos de dez países. 


O imperialismo dos EUA está promovendo uma mobilização da direita neste 15 de novembro em Cuba, pela derrubada do planejamento econômico e a restauração em grande escala do capitalismo. A burguesia gusana é um componente orgânico do imperialismo e encabeça essa campanha criminosa contra o Estado operário cubano.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

VÍDEO: EM DEFESA DE CUBA, CONTRA OS GUSANOS E OS EUA

Vídeo: Em defesa de Cuba, contra as manifestações gusanas, patrocinadas pelos EUA para 15/11/2021


Programa FT - FOLHA DO TRABALHADOR, Jornal virtual da Frente Comunista dos Trabalhadores. Transmissão 144 do Canal Emancipação do Trabalho.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

OS DESEMPREGADOS FAZEM PARTE DO PROLETARIADO?

Os desempregados fazem parte do proletariado?

Frederico Costa*


Foi usual, nas décadas de 1980 e 1990 do século passado, a afirmação de que o proletariado teria desaparecido. Uma tese bastante comum afirmava que os desempregados não são proletários e que novas tecnologias tendem a eliminar o próprio trabalho criando uma população crescente de “marginalizados” e “excluídos”. Além disso, outras teses excluíam do proletariado um conjunto de setores sociais: “empregados”, “trabalhadores por conta própria”, desempregados”, “pobres” etc.

NÃO AO 15N GUSANO! - CLQI

Rechaçar à mobilização Gusana de 15/11, que faz parte da guerra híbrida do imperialismo contra Cuba!

Pela defesa incondicional do estado operário cubano!

Declaração do CLQI


O imperialismo dos EUA está promovendo através do uso de técnicas híbridas de guerra, uma mobilização contra-revolucionária em 15 de novembro, em Cuba. Essa manifestação faz parte de sua campanha criminosa contra o Estado operário desde a década de 1960. A burguesia cubana, expropriada e obrigada a fugir para os EUA após o giro anticapitalista da revolução, em 1961, tornou-se um componente orgânico do imperialismo.