sexta-feira, 30 de abril de 2021

PANDEMIA: PELA QUEBRA DAS PATENTES

A vida acima do lucro: Senado precisa aprovar a quebra de patentes das vacinas

Frederico Costa*

O Senado deve votar nesta quinta-feira, 29, o Projeto de Lei 12/2021, que permite a quebra de patentes de vacinas, testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a covid-19 enquanto vigorar o estado de emergência de saúde. De acordo com o texto, os titulares de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos para o enfrentamento à covid-19. O objetivo, segundo o autor, o senador Paulo Paim (PT-RS), é agilizar a produção de imunizantes na tentativa de acelerar o processo de vacinação contra a doença no país. Em sua justificativa, o senador afirma que a medida não implica ignorar os direitos à propriedade intelectual relacionados ao comércio, mas relativizá-los em caráter temporário, diante do interesse maior do povo brasileiro.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

GRÃ BRETANHA - TORYS BREXIT E LABORISTAS EM QUEDA LIVRE

Os Torys do Brexit Britânico e os Laboristas em queda livre

Fração Trotskista - Grã Bretanha


Na Grã-Bretanha de hoje, o governo Brexit Tory de Boris Johnson se recuperou um pouco no apoio popular do severo descrédito que sofreu por causa do grande número, mais de 150.000, que morreram de Covid. O governo originalmente tinha uma política ultrajante de "imunidade de rebanho" sem vacinas, depois mudou sob pressão de baixo para uma série de lockdowns indiferentes, que na verdade ele próprio sabotou ao suspendê-los quando estavam prestes a ser eficazes, para permitir lucros para retomar. Agora que o amplo programa de vacinação está mostrando sinais de gerar imunidade de rebanho real, o regime de Johnson está levando o crédito.

1o DE MAIO DE 2021

Primeiro de Maio de 2021: a classe trabalhadora enfrenta pandemia, depressão, guerras e aquecimento global
Este ano, muitos bilionários dobraram suas riquezas e 500 novos surgiram. Enquanto mais 150 milhões foram empurrados para a pobreza extrema.
O capitalismo deve ser derrubado!


Manifesto do Comitê de Ligação pela Quarta Internacional



Nesse primeiro de maio de 2021, a classe trabalhadora internacionalmente enfrenta a pior situação desde o início dos anos 1930. Em alguns aspectos e locais, se encontra em condições ainda piores que nos anos 30. Ao redor do mundo, o capitalismo está esmagando nossa classe de muitas formas. A pandemia de Covid-19 é o resultado da pilhagem capitalista do meio ambiente e um subproduto terrível de sua exploração desenfreada da natureza. Sua aparente origem na China é, sem dúvida, um subproduto da mercantilização daquela sociedade por meio da restauração capitalista. Essa pilhagem da natureza cria riscos de infecções por transbordamento biológicos que podem causar enormes danos à humanidade e são possíveis em muitos lugares. A natureza está sendo degradada pelo capitalismo em todo o mundo.

sábado, 24 de abril de 2021

EUA: O sentido estratégico da luta contra a Amazon

O sentido estratégico da luta contra a Amazon

SWL e Secretariado Americano do CLQI


A Amazon é o maior varejista on line do planeta. A empresa emprega atualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo, o que a coloca entre as 10 maiores instituições empregadoras do mundo, juntamente com o Departamento de Defesa dos EUA, o Exército chinês, o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido e corporações privadas como o MacDonald's e o WallMart.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

MIANMAR - A DITADURA MILITAR E A CLASSE TRABALHADORA, GRUPO BOLCHEVIQUE DA CORÉIA DO SUL

A Ditadura militar de Mianmar e a classe trabalhadora
E a percepção muito prejudicial de alguns esquerdistas

Reproduzimos abaixo um documento sobre Mianmar com o qual temos acordo, elaborado pelo Grupo Bolchevique da Coréia do Sul





A maioria da esquerda coreana e internacional se opõe ao golpe militar de Mianmar. Mas, evidentemente, a maioria nem sempre está certa. No caso dos protestos em Hong Kong e da Bielo-Rússia, que foram temas quentes em 2019 e 2020, a maioria apoiou os chamados protestos " democráticos ". Ambas as ondas de manifestações foram de natureza reacionária e majoritariamente a "esquerda" esteve em Hong Kong e na Bielorrússia em apoio aos protestos pela democracia anti-chineses e aderiram à campanha anti-Rússia (ver grupo bolchevique em Hong KongBelarus posição de referência ). Mas na Declaração de 3/5/2021 conforme descrito neste artigo, estamos ao lado dos manifestantes que arriscam suas vidas para derrubar os militares reacionários.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

CONTRA A GUERRA EUA-UCRÂNIA CONTRA O DONBASS E A RÚSSIA

Contra a guerra EUA-Ucrânia contra o Donbass e a Rússia – Basta de provocações, ataques de drones a civis e assassinato de crianças!

A organização dos EUA Solidarity with Novorossiya & Antifascist na Ucrânia está realizando um protesto contra os preparativos de ataque apoiados pelos EUA / OTAN para uma nova fase da guerra no Donbass, em Nova York, no próximo sábado, 10 de abril. O LCFI e suas seções nacionais endossaram a declaração que acompanha o protesto e a própria iniciativa de protesto, e instamos outros socialistas e comunistas antiimperialistas, a fazerem o mesmo.