segunda-feira, 19 de agosto de 2019

FREIXO E JANAÍNA

Janaína, Freixo e o Copacabana Palace
Mário Maestri*

Há dez dias, Marcelo Freixo, deputado federal pelo Rio de Janeiro, participou de diálogo ameno, de quarenta minutos, no programa do Youtube “Quebrando o Tabu”, com Janaína Paschoal, a histriônica golpista de primeira hora. O programa teve umas quinhentas mil visualizações. Um enorme sucesso, portanto. Não poucos admiradores de Marcelo Freixo não compreenderam o enorme hiato entre a conhecida coragem pessoal do deputado e a sua frouxidão política, registrada na participação e no conteúdo do programa. A afetuosa troca de idéias entre a musa do golpe e a ascendente estrela do PSOL motivou protestos de internautas e apoios, que foram do desbragado ao envergonhado.



BANCARROTA DO MACRISMO E CONJUNTURA ARGENTINA

Bancarrota del macrismo y coyuntura argentina

Reproduzimos abaixo a avaliação da TMB argentina acerca das consequências políticas da derrota do presidente Macri para a candidatura kichnerista nas eleições primárias realizadas no país que se realizaram no dia 11 de agosto. As PASO (Primárias Abertas Simultâneas e Obritatórias) apontaram um favoritismo para a oposição de centro esquerda em relação ao governo de direita nas eleições presidenciais que se realizarão no dia 27 de outubro de 2019.

El macrismo está debilitándose rápidamente tras el resultado de las primarias y la devaluación con los indicadores de inflación disparados. La progresiva debilitad política de Macri se ve en su intento de congelar el aumento de los combustibles para evitar que estos sigan la elevación del dólar y se trasladen al conjunto de la cadena de precios. Esto tuvo el propio veto que las multinacionales petroleras le impusieron.