domingo, 30 de maio de 2021

TRUMKA, TIRE AS MÃOS DO CONSELHO DA AFL-CIO DE VERMONT

Campanha: TRUMKA: Tire as mãos da AFL-CIO de Vermont - Nove organizações da esquerda em todo mundo defendem a resolução do Conselho da AFL-CIO de Vermont

Campanha no Facebook da VT-AFL-CIO
Site do VT-AFL-CIO


A Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (do inglês American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations), conhecida por sua sigla AFL-CIO, é a maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. Formada em 1955 pela fusão da AFL (1886) com a CIO (1935). É composta por 54 federações nacionais e internacionais de sindicatos dos Estados Unidos e do Canadá que juntos representam mais de 10 milhões de trabalhadores. Até 2005 funcionou, na prática, como central sindical unitária, mas, em razão de cisões internas, várias das maiores agremiações que a formavam deixaram a organização. A AFL-CIO tem sido acusada de receber financiamento da CIA. Pesquisadores também apontaram as relações estreitas dos sindicalistas norte-americanos com embaixadores, adidos trabalhistas, autoridades políticas, CIA e Departamento de Estado.

Carta Aberta ao Presidente da AFL-CIO dos EUA

Carta aberta ao presidente da AFL-CIO, Richard Trumka, em solidariedade à seção da AFL-CIO de Vermont

A carta abaixo foi assinada e endossada por organizações e indivíduos de todo o mundo em solidariedade ao Vermont AFL-CIO. O Comitê de Ligação pela IV Internacional, do qual a Frente Comunista dos Trabalhadores subscreve essa Carta Aberta:



A Richard Trumka, presidente da AFL-CIO:

Defendemos o direito do Vermont AFL-CIO de ter aprovado uma moção autorizando uma Greve Geral se os resultados das eleições de 2020 tivessem sido anulados por um golpe. Esta moção, votada pelos delegados comuns na Convenção AFL-CIO 2020 de Vermont, fez parte de uma tradição que nos deixa orgulhosos, de lutar juntos contra a ameaça do fascismo e da ditadura. Defendemos o direito dos trabalhadores e do movimento sindical organizado de fazer greve em defesa de seus direitos democráticos.

Grã Bretanha: O Ascenso da Luta Palestina e as Debilidades da Esquerda

O movimento de massas na Grã-Bretanha e pontos fracos da esquerda

Consistent Democrats - Grã Bretanha

Nossos camaradas da Fração Trotskista (seção britânica do Comitê de Ligação pela IV Internacional, CLQI. Em inglês: LCFI) participaram de quatro grandes manifestações em Londres em solidariedade aos palestinos durante aquele período de 11 dias. É notável que nas três primeiros, a esquerda britânica foi muito sub-representada em comparação com sua participação em eventos onde outras questões foram o foco. As manifestações foram predominantemente de muçulmanos, sul-asiáticos e árabes.

A VITÓRIA PALESTINA NA GRÃ BRETANHA

A derrota de Israel em 'Saif Al-Quds' e a política de massa

Fração Trotskista - Grã Bretanha



O recuo de Israel, após 11 dias de bombardeios em Gaza, o cessar-fogo incondicional efetivamente imposto ao Estado sionista, é uma grande vitória palestina cujas implicações são muito prejudiciais para todo o projeto sionista. Um artigo no Middle East Monitor (24 de maio), da Dra. Amira Abo el-Fetouh, caracterizou o resultado de forma muito nítida:

“Israel com armas nucleares, e seu exército equipado com o armamento mais recente, foi derrotado. O elogiado, e extremamente caro, sistema de defesa antimísseis “Domo de Ferro” falhou devido aos foguetes disparados pelos grupos de resistência palestinos na Faixa de Gaza sitiada. O resultado foi que os foguetes palestinos poderam atingir todas as partes que foram tomadas da Palestina pelo sionismo em 1948, bem como as plataformas de gás de Israel no Mar Mediterrâneo, e o país, às vezes, ficou quase completamente sob toque de recolher.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

EL SALVADOR

 ¡Fuera el imperialismo de El Salvador y América Central! ¡Los trabajadores deben confiar ante todo en sus propias fuerzas!

Tendencia Militante Bolchevique (Argentina)


El gobierno de Nayib Bukele fue un importante soporte de la política anti-inmigratoria del imperialismo en la era Trump. Todavía, hoy Bukele cayó en desgracia con Biden-Harris y está entrando en contradicción con el imperialismo estadounidense en América Central acercándose de China. Bukele es un político burgués que paso por el FMLN, siendo alcalde de la capital San Salvador en el 2015, del cual fue expulsado en el 2017 y a partir de ahí se acerca al Gran Alianza por la Unidad Nacional (GANA), con el cual aprovecha el desgaste del bipartidismo constituido por el Frente Martí de Liberación Nacional y ARENA, siendo electo presiden en el 2019y poniendo así fin a casi 30 años de bipartidismo en El Salvador.

domingo, 23 de maio de 2021

VITÓRIA PALESTINA HUMILHA ISRAEL

Vitória dos Trabalhadores palestinos e da resistência internacional humilham Netanyahu

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional


O cessar-fogo entre Israel e o governo palestino do Hamas em Gaza após 11 dias de bombardeio de Gaza é o resultado de um grande fracasso de Israel em face das múltiplas facetas da resistência à provocação deliberada de Netanyahu desta fase da guerra sionista contra os palestinos . O cessar-fogo foi concedido com muita relutância e, assim que entrou em vigor, os israelenses lançaram outra provocação em Al Aqsa, mas a queda do público ainda foi significativa e permitiu que os líderes do Hamas em Gaza reivindicassem a vitória.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

PELA VITÓRIA PALESTINA

Pela vitória palestina contra a Nakba de Israel em Al Quds!

Declaração do CLQI


Os despejos de famílias palestinas em Sheikh Jarrar, em Jerusalém Oriental / Al Quds, os ataques a muçulmanos na Mesquita de Al Aqsa / Cúpula da Rocha e os ataques assassinos sobre Gaza, que derrubaram um prédio residencial de 13 andares, pelo governo "interino" de Netanyahu são mais uma escalada do genocida Projeto sionista de destruição do povo palestino. Um propósito óbvio disso é prolongar o governo pessoal de Netanyahu, que enfrenta uma possibilidade real de prisão por corrupção. Tendo falhado pela terceira vez em formar um governo estável após uma eleição, Netanyahu provoca um conflito com os palestinos, um estratagema deliberado para permanecer no poder.

terça-feira, 11 de maio de 2021

COLÔMBIA

Fim da repressão e do ajuste

Abaixo o governo do Duque e seu regime uribista!

Tendência Militante Bolchevique - Argentina


Os trabalhadores na Colômbia estão liderando uma série de lutas contra a política de ajuste por parte do "modelo" de estado semicolonial que o imperialismo busca impor na América Latina.

O DIA DA VITÓRIA E TROTSKY

Há 76 anos o exército vermelho derrotava o nazismo

Frederico Costa
Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Coordenador do instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO.


Todo ser humano que ama a liberdade deve ao Exército
Vermelho mais do que conseguirá pagar em uma vida.

Ernst Hemingway

Há 76 anos, no 8 de maio 1945, ocorreu a derrota formal da Alemanha nazista para os aliados na Segunda Guerra Mundial. Havia um acordo entre os aliados de que o dia 9 de maio de 1945 seria o dia da celebração, no entanto, jornalistas ocidentais divulgaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A URSS manteve as celebrações para a data acordada, por isso o fim do conflito, conhecido na Rússia como a Grande Guerra Patriótica, é celebrado no dia 9 de maio. Já a vitória aliada sobre o Japão é comemorada no dia 15 de agosto de 1945.

sábado, 1 de maio de 2021

1° MAIO - 2021 - SOCIALISTA, REVOLUCIONÁRIO, CLASSISTA, INTERNACIONALISTA

Primeiro de maio socialista, revolucionário, classista, internacionalista

Publicamos a seguir o vídeo do primeiro de maio do grupo Emancipação do Trabalho.