sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Diferenças no CLQI acerca da Guerra Civil nos EUA

Sobre nossas diferenças públicas sobre a invasão trumpista do Capitólio


As forças repressivas do regime imperialista protegem o Capitólio,
logo após o prédio ser invadido por manifestantes pró-Donald Trump
Tasos Katopodis - Getty Images via AFP

Tendência Militante Bolchevique (Argentina) - Frente Comunista dos Trabalhadores (Brasil) - Liga Socialista dos Trabalhadores (EUA) - Seções do Secretariado das Américas do Comitê de Ligação para a Quarta Internacional

1. Existem diferenças em nossa corrente internacional sobre as tendências do atual processo de Guerra Civil nos Estados Unidos.

2. As seções do Brasil, Argentina e a dos próprios EUA, FCT, TMB e SWL, respectivamente, entendem que só ao proletariado organizado pode ser confiada a tarefa de esmagar o Trumpismo. Não temos ilusões em nenhum bloco ou apoio às medidas militares imperialistas do Partido Democrata. Eles não acreditam que os golpistas do Partido Democrata, que realizaram golpes contra os povos oprimidos, sejam os melhores aliados dos trabalhadores estadunidenses para combater os golpes de Trump. Não defendemos a "democracia dos ricos imperialistas" nem suas instituições decadentes que deliberam sobre os povos oprimidos do mundo e os trabalhadores dos Estados Unidos todos os males do grande capital. Esta nação foi construída sobre os pilares da opressão dos escravos e do patriarcado. O Partido Democrata é um componente estrutural e histórico desse estado. Até a década de 1930, o Partido Democrata foi a ala do bipartidarismo que melhor representou o sul escravista (1). Os democratas não têm força nem interesse em destruir a ala supremacista branca, nem em erradicar sua tradição que faz parte da própria tradição democrata, mas apenas em atenuá-los e usá-los como justificativa para expandir o seu poder político, agora efetivamente hegemônico no Executivo, na Câmara e no Senado. Defendemos um levante político (muito além do social ou racial) das massas brancas indígenas, latinas, afrodescendentes e exploradas, muçulmanas e oprimidas contra a carnificina promovida pelas corporações de todos os seus agentes governamentais.

3. Assim, possuímos divergências públicas com os camaradas britânicos do FT-SF que também compõem o Comitê de Ligação para a Quarta Internacional (CLQI). Aqui está sua declaração: " Declaração da Facção Trotskista sobre o golpe fracassado de Trump em Washington . " Pelo que sabemos, os camaradas cometem uma série de erros sucessivos e combinados no golpe fracassado de Trump que nos impediu de assinar uma declaração comum. Aqui está a declaração: "O Golpe de cervejaria" de Trump assinado por TMB, FCT e SWL.

4. Os camaradas britânicos são a favor de um bloco militar com os Democratas e invocam as instituições da máquina estatal imperialista contra o trumpismo, fazendo uma analogia entre a Espanha em 1936 e os Estados Unidos em 2021, pois em ambas as situações estaria presente um ataque fascista a um regime parlamentar burguês em um país imperialista. No entanto, esta é uma falsa analogia porque minimiza o fato de que na Espanha, em oposição ao lado fascista imperialista de Franco, havia uma frente popular, cujo principal componente era um partido de massas da classe trabalhadora, seus sindicatos e suas centrais sindicais. Portanto, o que Franco ameaçava era aos organismos da democracia proletária e não apenas um parlamento burguês espanhol. A defesa da democracia proletária contra um golpe fascista não tem nada a ver com a defesa da "democracia imperialista".

“Defesa da República ou Revolução Operária

A aliança política dos dirigentes da classe operária com a burguesia se disfarça em defesa da "república". A experiência da Espanha mostra o que realmente é essa defesa. A palavra "republicano", como a palavra "democracia", é charlatanismo deliberado que serve para encobrir as contradições de classe. O burguês é um republicano, enquanto a república protege a propriedade privada. E os trabalhadores usam a República para derrubar a propriedade privada. Ou seja: a República perde todo o seu valor para a burguesia ao assumir valor para os trabalhadores. O radical não pode entrar no bloco com os partidos operários sem a garantia de apoio nas lideranças. Não é por acaso que Daladier está no comando do Ministério da Guerra francês. A burguesia francesa confiou-lhe esta posição mais de uma vez e ele nunca o traiu. Só pessoas como Maurice Paz ou Marceau Pivert podem acreditar que Daladier é capaz de purgar o exército de reacionários e fascistas, ou seja, de dissolver o corpo de oficiais. Mas ninguém leva essas pessoas a sério. Mas aqui a exclamação nos interrompe. “Como pode o corpo de oficiais ser dissolvido? Isso não significa destruir o exército e deixar o país desarmado diante do fascismo? Hitler e Mussolini estão esperando por isso! "Todos esses argumentos são antigos e familiares. É assim que raciocinam os cadetes, SRs e mencheviques russos em 1917, e é assim que raciocinam os dirigentes da Frente Popular Espanhola. Os trabalhadores espanhóis acreditaram nesses argumentos para a mídia, até que a experiência os convenceu de que o inimigo fascista mais próximo estava no exército fascista espanhol. Como era de se esperar, nosso velho amigo Karl Liebknecht ensinou: "O principal inimigo está em nosso próprio país!"

Expurgo do exército fascista, uma ilusão

L'Humanite chora implorando para que o exército seja expurgado de fascistas. Mas de que adianta esse apelo? Quando você vota por créditos de manutenção, quando você faz uma aliança com Daladier e, por meio dele, com o capital financeiro, você confia o exército a Daladier - e ao mesmo tempo exige que esse exército inteiramente capitalista sirva "o povo" e não o capital, então ou você se tornou um completo idiota ou está conscientemente enganando as massas trabalhadoras. "

Leon Trotsky, Lições da Espanha: Última advertência, 30 de julho de 1936

5. Devido a este erro, o FT-SF induz outro: nesta analogia, apesar de negar, a posição do FT induz então a falsa crença, embelezamento de que o Partido Democrata dos Estados Unidos de 2021 seria algo semelhante a um partido de massas . Da classe trabalhadora, que é completamente falsa e cria ilusões no núcleo duro do imperialismo mundial. A Secretaria do CVCI para as Américas não concorda com a unidade de ação ou bloco militar com o Partido Democrata, mesmo que seja "crítica" ou sem qualquer apoio político formal. Nada de fachada com Biden que, como vice-presidente de Obama, promoveu e foi beneficiário direto do golpe neonazista na Ucrânia! Defendemos o derrotismo de ambas as alas do imperialismo, como Lenin na Primeira Guerra Mundial, para transformar a guerra intraimperialista em guerra de classes.


Notas

1. https://en.wikipedia.org/wiki/Democratic_Party_(United_States)
2. https://law.yale.edu/yls-today/news/electoral-college-votes-against-equality-essay-prof -akhil-love-and-vikram-love

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Invasão do Capitólio pelo Trumpismo

O “putch da cervejaria” de Trump

Socialist Workers League - EUA
Frente Comunista dos Trabalhadores - Brasil
Tendência Militante Bolchevique - Argentina

1. Para quem ainda não se recuperou do ano de 2020, 2021 começou no dia 6 de janeiro com um acontecimento sem precedentes, indicando o quanto pode ser um ano convulsivo. Lembramos que, do ponto de vista geopolítico, 2020 começou com um ataque de drone dos EUA que assassinou o principal chefe militar do Irã no Iraque, Qasem Soleimani, acontecimento de grande repercussão regional que foi seguido da crise econômica mundial e da pandemia.