segunda-feira, 23 de novembro de 2020

EMANCIPAÇÃO DO TRABALHO - ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Pela unidade da classe trabalhadora, votar contra o Bolsonarismo e os Golpistas!
Posição do Grupo Emancipação do Trabalho Sobre as Eleições Municipais

Reproduzimos abaixo o documento de balanço do primeiro turno das eleições de 2020 e posição política no segundo turno do Emancipação do Trabalho com a qual temos pleno acordo. No imediato, anexamos o card e o link correspondente a live feita pelos companheiros sobre os mesmos temas. Clique na imagem para acessar ao vídeo.

SEGUNDO TURNO: Pela Unidade da Classe Trabalhadora, Votar contra o Bolsonarismo e os Golpistas!


1. A maioria dos candidatos a prefeito apoiados diretamente por Bolsonaro foram derrotados no primeiro turno, menos em Belém, Fortaleza e no Rio de Janeiro. Mas os partidos do espectro da extrema direita dobraram suas votações. São os que defendem de forma radical os interesses do capital e de seus setores mais fundamentalistas: Republicanos, PSL, PROS, PRB, Patriota, PRTB, PSC. Juntos, saltaram de 6 milhões, em 2016, para 12 milhões de votos em 2020. Os partidos tradicionais da direita, oriundos do partido principal da ditadura, a Arena, PSD, DEM, PP, também cresceram, para prefeito, obtiveram 10,6 milhões, 8,3 milhões e 7,6 milhões dos votos, respectivamente. Em votos para vereador, o DEM foi o partido que mais cresceu, 44% a mais que em 2016. Os partidos de centro, oriundos do partido da oposição consentida à ditadura, o MDB: MDB e PSDB, embora sigam sendo os dois partidos mais votados individualmente, 10,9 e 10,7 milhões de votos, perderam 12 milhões de votos de 2016 para 2020.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

POR QUE TRUMP PERDEU?

Por que Trump perdeu?
Uma análise materialista

Humberto Rodrigues


"As eleições de 2020 enterrem de uma vez por todas a noção equivocada de que as eleições de 2016 foram um acidente histórico, uma aberração americana. Donald Trump conquistou mais de 70 milhões de votos, a segunda maior votação da história americana (atrás apenas de Joe Biden, que foi eleito). Nacionalmente, ele tem mais de 47% de participação em seus votos e parece ter vencido 24 Estados, incluindo seus preferidos Flórida e Texas."  (BBC, 9 de novembro de 2020)

Primeiramente, é preciso observar que Trump foi mais votado agora do que há quatro anos. Mas, a BBC justifica a derrota de Trump alegando que "as pessoas estão cansadas de seu estilo agressivo", ou seja, a partir da superestrutura política e superficialmente esse resultado sem conseguir explicar suas causas concretas.

A eleição foi a mais polarizada e participativa da história dos EUA. 75 milhões de votos para o candidato democrata, 70 milhões para o republicano. Ainda que a vitória democrata tenha sido inflada pela mídia, e que a diferença de delegados no colégio eleitoral tenha sido mais de 76 votos, na quantidade de eleitores a eleição foi muito disputada. 3% foi a quantidade de votos percentuais de diferença. As pesquisas pró-Biden, eram instrumento da campanha eleitoral democrata, apoiada pela maior parte do capital financeiro e por mais de 90% dos monopólios mundiais de mídia.