TRADUTOR

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Há um ano do levante trumpista

No aniversário da insurreição fascista de 6 de janeiro, um chamado à ação

Republicamos este apelo à ação emitido pela Frente Unica por um Partido Trabalhista de Massa e já apoiado por organizações de quatro continentes. Estamos assinando e conclamamos todas as organizações e indivíduos da classe trabalhadora internacionalmente a endossar e compartilhar este apelo na construção até 6 de janeiro. Novas adesões ou notícias de outras ações em 6 de janeiro podem ser enviados para labormedia1@gmail.com


Republicamos este apelo à ação emitido pela Frente Unica por um Partido Trabalhista de Massa e já apoiado por organizações de quatro continentes. Estamos assinando e conclamamos todas as organizações e indivíduos da classe trabalhadora internacionalmente a endossar e compartilhar este apelo na construção até 6 de janeiro. Novas adesões ou notícias de outras ações em 6 de janeiro podem ser enviados para labormedia1@gmail.com

A vitória de Biden e dos democratas nas eleições de 2020 não conteve nem poderia impedir a ascensão do fascismo. O único grupo da sociedade que tem força para deter os fascistas é a classe trabalhadora.  Os esforços sistemáticos de Trump para transformar o Partido Republicano em um corpo fascista estabelecerão as bases para a reviravolta da eleição em 2024. As teorias da conspiração de Trump estão sendo usadas como teste de tornassol para expurgar qualquer um no Partido Republicano que não seja completamente leal a Trump. Assim, movendo o cenário político ainda mais para a extrema direita no sentido da preparação de um golpe fascista.
A ascensão do fascismo não é apenas uma ameaça existencial, mas é uma ameaça real com consequências terríveis para a classe trabalhadora nos EUA e internacionalmente. Se Trump e seus cúmplices forem autorizados a tomar o poder, eles tentarão acabar com as normas democráticas e fazer uso de agências estatais aliadas a organizações fascistas para destruir qualquer resistência organizada e estabelecerão o domínio fascista nos Estados Unidos.

O direito de greve, protesto, piquete e organização política seria imediatamente ameaçado com ataques diretos da polícia, grupos fascistas e o uso de militares. O esforço de Trump para convocar os militares para esmagar os protestos do Black Lives Matter se tornaria a norma na supressão da dissidência.

Os democratas são incapazes e não querem conter o curso político em direção ao fascismo. A administração Biden recusou-se a apresentar queixa contra qualquer um dos principais conspiradores que lideraram a tentativa de derrubar a eleição de 2020, uma vez que ele está mais alinhado com a política deles do que com a política de um movimento independente da classe trabalhadora. Além disso, ele continuou a empurrar os custos financeiros da pandemia para os trabalhadores, forçando-nos a pagar pela crise que os capitalistas criaram.

Ambos os partidos capitalistas se dedicam ao enriquecimento da elite financeira a todo custo. Ambas as partes responderam ao declínio do imperialismo dos EUA com uma escalada do militarismo e repressão policial e ataques aos direitos democráticos e à liberdade de imprensa, incluindo a prisão e tortura do jornalista Julian Assange. O orçamento militar é agora de US $ 768 bilhões por ano; certamente esse dinheiro poderia ter sido usado para pagar a moradia e o seguro-desemprego para que os trabalhadores não precisassem trabalhar, mantendo a classe trabalhadora segura ao limitar a propagação da doença, que agora é uma epidemia descontrolada.

O empobrecimento e a desindustrialização dos Estados Unidos permitiram aos capitalistas obter maiores lucros no exterior e incentivaram a guerra contra o trabalho em casa. Isso permitiu o colapso do sistema de saúde pública e a morte de mais de 800.000 pessoas nos Estados Unidos e milhões em todo o mundo, expondo o fracasso do capitalismo americano. A maneira como Biden lidou com a pandemia deslegitimou sua administração aos olhos de milhões de pessoas e expôs novamente a falência do Partido Democrata.

Apenas a organização de massas de milhões de trabalhadores lutando em defesa de seus direitos democráticos pode parar o aumento do fascismo e derrotar a suposta ditadura fascista de Trump de uma vez por todas.

A crescente divisão de classes e a raiva crescente dos trabalhadores com as condições opressivas levaram a uma onda crescente de greves de trabalhadores na Universidade de Columbia, Volvo, Kellogg, UMWA Warrior Met, engenheiros da Kaiser IUOE e profissionais de saúde em todo o país.

A convocação de uma greve geral da AFL-CIO de Vermont antes da chantagem eleitoral sobre a ameaça de uma tentativa de golpe e insurreição da extrema direita era urgente na época e é ainda mais urgente hoje. Seu apelo por uma greve geral foi a resposta correta à tentativa de golpe. A ameaça fascista não diminuiu, especialmente porque não houve consequências.

Os sindicatos, trabalhadores e organizações de trabalhadores devem trabalhar agora para organizar e formar movimentos de frente única nacional e internacional contra o fascismo.

Precisamos de um movimento internacional da classe trabalhadora para defender os trabalhadores em todos os países para conectar nossas lutas globalmente.

Isso significa dias de luta e ação globais para defender os trabalhadores em todo o mundo que lutam contra as multinacionais e os capitalistas globais. Significa se opor ao militarismo dos EUA e apoiar e se organizar com trabalhadores que lutam por seus direitos em todo o mundo.

À medida que a crise capitalista se aprofunda, as forças fascistas e seus apoiadores usam o racismo e o militarismo para provocar divisões na classe trabalhadora. Os trabalhadores e suas organizações devem lutar contra a disseminação do racismo, sexismo, xenofobia e homofobia. Os trabalhadores devem parar os ataques aos imigrantes e se opor à propaganda belicista dirigida à China e à Rússia por democratas e republicanos. Convocamos os trabalhadores a se organizarem amplamente, em fábricas, escolas e outros locais de trabalho, para construir organizações que possam defender seus direitos e se opor a outro golpe fascista. A organização de greves gerais, ocupações de moradias, greves de aluguel, a autodefesa e a formação de organizações de massa da classe trabalhadora são essenciais para deter um golpe fascista.


Assinado por

Comitê da Frente Única para um Partido Trabalhista (EUA)

Consciencia de Classe (Austrália)

Partido dos Trabalhadores Revolucionários (Namíbia)

Partido Socialista da Liberdade (EUA)

Comitê de Ligação para a Quarta Internacional e seus grupos nacionais:
Democratas Consistentes (Grã-Bretanha)
Liga Comunista (Brasil) 
Tendencia Militant Bolchevique (Argentina) 
Socialist Workers League (Estados Unidos)