TRADUTOR

quinta-feira, 4 de julho de 2019

POR UMA NOVA GREVE GERAL

"Por uma nova greve geral"

Recorte de 2:28 min do programa de Rádio: Mundo do Trabalho da FM Universitária da UFC, exibido em 25 de junho de 2019.
Click sobre a imagem acima para assistir ao vídeo

"A nação está sendo destruída. O Brasil foi colônia. Formalmente colônia, ou seja, quando um país é econômica e politicamente dependente de outro, no caso, Portugal, até 1822. De lá até 2016, nós eramos uma semi-colonia. Dependentes economicamente (da Inglaterra/Europa e EUA) e, politicamente, com uma relativa independência. A partir do golpe de 2016, nós temos a desconstrução do Brasil inclusive como país semi-colonial. Nós voltamos a ser colônia.

Como o conjunto dos meus colegas de bancada acabam de colocar, vemos a quebra do modelo do Brasil nação. E aí, a reforma da previdência é a ultima pá de cal nessa destruição. Mas vejam bem. O problema é que a gente não pode só xingar o outro lado na guerra, na luta de classes. A gente tem que explicar os erros que nós precisamos superar no nosso lado.

Nós tivemos um mês e meio agora maravilhoso. Teve o primeiro de maio, o 15 de maio, o 30 de maio, o 14 de junho, de um crescente de mobilizações e que não podem parar. É precisa ser marcada uma nova Greve Geral. De imediato é preciso dar um passo adiante nesse movimento e não dar trégua, nem dar férias para os nossos adversários, que estão se rearticulando. E mais, isso significa também não se limitar a defender a previdência tal como ela está.

Quando eles pautam o ataque eles querem barganhar no mínimo para piorar um pouco em relação ao que já se encontra. O que nós precisamos é defender o fim da DRU (Desvinculação das Receitas da União). Que os patrões paguem 100% de contribuição (previdenciária). Que a classe trabalhadora que não tem nada para contribuir, não tenha que contribuir. Que os grandes devedores paguem o que estão devendo. Que a classe trabalhadora, através dos usuários e os próprios funcionários do INSS controlem as verbas da previdência. Eu acho que nós temos que dar um passo adiante. O primeiro passo para isso foi o mês de maio e o 14 de junho. Precisamos de uma nova Greve Geral."

O vídeo completo está disponível em: https://www.facebook.com/programamundodotrabalhovies/videos/2214847461935168