TRADUTOR

sábado, 27 de julho de 2019

EM DEFESA INCONDICIONAL DO IRÃ COMO DA LÍBIA CONTRA O IMPERIALISMO

Em defesa incondicional do Irã contra o imperialismo, como na Líbia em 2011

Declaração do Comitê de Ligação pela IV Internacional - CLQI

Desde a Declaração sobre a Líbia assinada pela Liga Comunista do Brasil (nome de uma das organizações que deu origem a Frente Comunista dos Trabalhadores), o Revolutionary Marxist Group (Grupo Marxista Revolucionário) da África do Sul e o Socialist Fight (Luta Socialista) da Grã-Bretanha, em 21 de abril de 2011, o LCFI (CLQI em português) se posicionou sobre os fundamentos graníticos do leninismo-trotskismo revolucionário. Nós declaramos então:

DECLARAÇÃO AOS TRABALHADORES DO MUNDO E À SUA VANGUARDAINTERNACIONALISTA
Em defesa incondicional da Líbia contra o imperialismo!
Frente Única Militar com Gadafi para derrotar a OTAN e os “rebeldes” armados pela CIA!
Nenhuma confiança no governo de Trípoli! Somente pelo armamento de todo o povo e pela revolução permanente nós poderemos vencer esta luta!


E nós criticamos aqueles que saudaram uns tais rebeldes de Benghazi apresentados como dirigentes de uma revolução:

“Os que patrocinam a noção ingênua de que o que ocorre na Líbia é uma revolução de "massas", como uma continuidade das revoltas na Tunísia e no Egito, esquecem que as massas foram enganadas para apoiar a queda do Muro de Berlim, a Revolução de Veludo (Checoslováquia ), a Revolução Laranja, (Ucrânia) e todas as outras "revoluções" fabricadas pela CIA. Todos estes movimentos foram, na verdade, contrarrevoluções patrocinados pelo imperialismo.”

Shachtmanismo hoje: "Abaixo com Gaddafi, abaixo com a OTAN" é definitivamente terceiro campismo

Apoiamos o princípio da Frente Única Anti-imperialista que reuniu nossa corrente e representa as perspectivas internacionalistas contra todas as outras, incluindo os terceiros campistas que saudaram a revolta como uma verdadeira revolução e / ou que assumiram uma postura neutra dizendo: como a Fração Trotskista - Quarta Internacional (FT-CI) liderada pelo PTS da Argentina: “Abaixo a intervenção militar imperialista na Líbia! Abaixo Ghaddafi! Por um governo popular e dos trabalhadores! "

A FT continuam admitindo no mesmo artigo:

“Como já discutimos em outras notas contra aqueles que contribuem para argumentos de esquerda para sustentar essa política contra-revolucionária, a intervenção nada tem a ver com questões humanitárias e menos ainda com a conquista da democracia, mas com a garantia de que um regime mais pró-imperialista do que o próprio Ghaddafi na Líbia e relegitimado, colocando-os ao lado dos "rebeldes" para poder intervir mais decisivamente e colocar um limite na "Primavera Árabe". [1]

O grande problema aqui é uma falha em avaliar corretamente a situação no terreno. A classe trabalhadora na Líbia ou globalmente em 2011 não deve ser comparada à classe trabalhadora nas décadas de 1920 e 30 ou nos anos 70 e 80 em termos de combatividade e consciência de classe. Os primeiros atos dos rebeldes de Benghazi foram linchar trabalhadores negros do Chade e de outros lugares com base no fato de que eles eram mercenários de Gaddafi. Em Benghazi, a CIA tinha muitos ativos e a bandeira do rei Idris apareceu logo nos primeiros dias; a famosa bandeira que se opunha à intervenção imperialista tinha cerca de 20 pessoas em torno dela e quase certamente foi importada pela CIA de Langley, na Virgínia, para enganar aqueles que queriam ser enganados por ser outra revolta da “Primavera Árabe” como a Tunísia e o Egito.

Depois que quatro estadunidenses foram mortos em Benghazi em setembro de 2012, o Business Insider revelou como a CIA havia participado da revolta de 2011 desde o início:

“Também em outubro relatamos a conexão entre o embaixador Stevens, que morreu no ataque, e uma remessa registrada em setembro de mísseis SA-7 terra-ar anti-ofício (ou seja, MANPADS) e granadas de foguete de Benghazi para a Síria através do sul da Turquia.Essa remessa de 400 toneladas - "a maior remessa de armas" para os rebeldes sírios - foi organizada por Abdelhakim Belhadj [2], que foi o recém-nomeado chefe do Conselho Militar de Trípoli. Em março de 2011, Stevens, o contato oficial dos EUA com os rebeldes líbios ligados à al-Qaeda, trabalhou diretamente com Belhadj enquanto liderava o Grupo de Combate Islâmico da Líbia. ”[3]

Dissemos que as analogia políticas mais adequadas diante dessa situação foram as dos conselhos de Trotsky sobre a Abissínia, em 1936, sobre a China em 1937 e acerca da suposta situação no Brasil em 1938. A classe trabalhadora não lutava pelo poder na Líbia neste momento, portanto os slogans por um governo camponês e operário, embora corretos, não passam de propagandismo. A exigência de que se constituísse uma Frente Única Antiimperialista para derrotar a intervenção imperialista e assim fortalecer a classe trabalhadora para atacar Gaddafi mais tarde foi a correta. Apelar para a derrota de Gaddafi em 2011, quando esse era exatamente o objetivo do próprio imperialismo e uma ilusão sobre a insurreição em Benghazi conduzia de tal forma para uma posição "terceiro campista": nem de Gaddafi nem do imperialismo, por uma revolução operária. Quem adotou essa posição se recusou a olhar para as forças reais existentes no terreno e acabou apoiando objetivamente o imperialismo, apesar das suas intenções. Não tão reacionário como Gilbert Achcar ou o LIT-CI, mas muito próximo do último, apesar das diferenças. Esses mesmos princípios se aplicam ao Irã hoje.


Notas
  
[1] Eduardo Molina, Trotskyist Fraction – Fourth International (FT-CI), 29 DEC 2011, ONCE AGAIN, DEBATE STRATEGIES WITH THE PSTU / LIT-CI, The Libyan situation and the politics of the revolutionaries.

[2] Wikipedia, Abdelhakim Belhaj (or Belhadj) (born 1 May 1966) is a Libyan politician and military leader. He is the leader of the conservative Islamist al-Watan Party and former head of Tripoli Military Council.[3] He was the emir of the defunct Libyan Islamic Fighting Group, an anti-Gaddafi guerrilla group, Abdelhakim Belhaj


[3] Business Insider, Michael B Kelley and Geoffrey Ingersoll Aug. 3, 2013, Intrigue Surrounding the Secret CIA Operation In Benghazi Is Not Going Away, Intrigue Surrounding The Secret CIA Operation In Benghazi Is Not Going Away