TRADUTOR

terça-feira, 21 de maio de 2019

CLIMA, LUTA DE CLASSES E FASCISMO

As mudanças climáticas provocam a luta de classes - mas também a ascensão do fascismo

Dov Winter - EUA

ALERTA DE EXTINÇÃO: Elevação da temperatura em graus Centígrados,
desde o marco inicial de medição em 1735. As alterações climáticas estão chegando
a um ponto irreversível para o clima e a vida na terra. Fonte: Artic-News

Os ingredientes para a sopa do fascismo estão se consolidando nos EUA. Sabemos sobre a ascensão de milícias de direita que vem ocorrendo há várias décadas e a adesão de elementos da classe trabalhadora branca e pauperizada ao fascismo. Mas há um novo ingrediente: a pequena burguesia devastada e insatisfeita no campo - um dos ingredientes clássicos do fascismo.

A classe trabalhadora empobrecida e a pequena burguesia no campo nunca se recuperaram da depressão / recessão geral de 2008. Então, muitos deles foram manipulados para apoiar Trump em 2016. E ainda há um novo e devastador ingrediente a longo prazo para o recrutamento dos fascistas: os efeitos devastadores das inundações e secas ocasionados pelas mudanças climáticas. As inundações e secas causaram devastações no Sul e no Meio-Oeste, uma área privilegiada para o desenvolvimento do fascismo.

Em última análise, estamos lidando com uma situação muito contraditória. O movimento fascista está crescendo, mas também a esquerda está em ascensão. Muitos jovens nos EUA agora são atraídos pelas idéias socialistas de um modo que não ocorre há muitas décadas. E muitos milhares de jovens estão marchando contra as mudanças climáticas.

A crise econômica e política do capitalismo tem crescido (embora a crise econômica seja desigual), já que a mudança climática está fora de controle. Como resultado, pudemos ver os novos "camisas pardas" combatendo um crescente movimento juvenil anticapitalista.



Os irmãos Koch ocupam a ala direita do Partido Republicano [financiam várias atrocidades pelo mundo, inclusive agentes do Golpe de Estado no Brasil]. Se o capitalismo americano precisará do fascismo para esmagar a classe trabalhadora, os irmãos provavelmente serão instrumentais para o estabelecimento de um regime fascista.

Os irmãos Koch são inimigos mortais dos que tentam deter as alterações climáticas, gastam muitos milhões de dólares para desacreditar a realidade das alterações climáticas. Agora seus agentes no Texas estão atacando os manifestantes da Mudança Climática da maneira mais severa possível. Projetos de lei apoiados pela indústria no Legislativo do Texas criminalizam ativistas que supostamente participaram de manifestações de desobediência civil para paralisar ou retardar a construção de oleodutos e gasodutos com penas iguais as de "tentativa de assassinato"! Eles poderiam passar pelo menos 10 anos de prisão. Segundo The Observer:
"A Casa do Texas [a Assembleia legislativa texana] aprovou provisoriamente uma versão emendada do projeto HB 3557 na segunda-feira, com uma votação de 99 a 45. O autor, o deputado Chris Paddie, R-Marshall, reduziu a pena do texto original por atos intencionais que "impedem, inibem ou interferem" com as operações de infra-estrutura para tipificá-los como um crime de terceiro grau, que leva até uma sentença de 10 anos de prisão.
Sob uma proposta que está sendo considerada na Casa do Texas nesta semana, os ativistas que se envolverem em desobediência civil para parar ou atrasar a construção de oleodutos seriam acusados ​​do mesmo nível de crime que tentativas de homicídio.
O Projeto de Lei 3557, do deputado Chris Paddie, R-Marshall, aumentaria as penalidades e fianças para atos intencionais que" impedem, inibem ou interferem "com as operações de" infraestrutura crítica ", incluindo instalações de energia elétrica, estações de tratamento de água e instalações de petróleo e gás.O projeto iria além da definição de infraestrutura crítica do estado para incluir equipamentos e projetos em construção.
Os supostos infratores seriam acusados ​​de crimes de segundo grau, que podem levar até 20 anos de prisão, sob a HB 3557. Além disso, indivíduos teriam de pagar uma multa de até US $ 10.000 e organizações acusadas de violar a lei teriam que pagar uma multa de US $ 1 milhão. Os infratores também seriam responsáveis ​​por danos". (Manifestantes contra oleodutos podem pegar 10 anos de prisão sob a lei OK'd da Texas House).
"Quem limpará a sujeira deixada por todos os vazamentos dos gasodutos"
O artigo não deixa claro se os manifestantes vão passar 10 anos ou 20 anos na prisão. Mas o ponto central é que eles passarão longos anos na prisão. Este é um ataque frontal contra os mais elementares direitos democráticos.

A burguesia está ciente de que, à medida que a mudança climática aumenta, destruindo a vida de milhares, senão milhões de pessoas, a classe trabalhadora e os oprimidos não terão outra escolha senão lutar contra a miséria insuportável que as mudanças climáticas lhes infligem.

A burguesia está se preparando para destruir qualquer oposição militante contra os efeitos da mudança climática. Não é por acaso que o Texas está planejando acusar os manifestantes da mudança climática de uma pena similar a de tentativa de assassinato!

Mas a classe trabalhadora e a esquerda não estão prontas para revidar. Os jovens das escolas secundárias começaram a mostrar o caminho a seguir com saídas e demonstrações. Precisamos urgentemente aprimorar o programa de transição, vincular a mudança climática à luta de classes.

A grande questão é o papel da classe trabalhadora e dos sindicatos nessa luta. Se acordarem e se juntarem aos jovens, a perspectiva de socialismo se tornará mais brilhante, porque a crise das mudanças climáticas só potenciará o possível colapso econômico e político do capitalismo.

Conclusão: Como o capitalismo não pode e não vai conter a crise crescente das mudanças climáticas, o capitalismo entrará em um período de instabilidade e crise prolongadas que não desaparecerão. O resultado final será: socialismo ou barbárie.