TRADUTOR

segunda-feira, 2 de abril de 2018

PALESTINA

"Por uma revolução permanente e um estado operário multiétnico da Palestina, do rio ao mar, parte de um Oriente Médio socialista!"
Ian - Socialist Fight - Grã Bretanha

Declaração do Socialist Fight, seção britânica do Comitê de Ligação pela IV Internacional, subscrita pela FCT. O SF vem há dois anos sendo perseguido por combater intransigentemente o sionismo, desde quando o primeiro ministro conservador David Cameron exigiu a expulsão dos militantes de nossa corrente britânica, em particular de Gerry Downing, de dentro do Partido Trabalhista, em 2016.Declaração sobre o massacre israelense contra a "Grande Marcha do Retorno"

O Socialist Fight condena o massacre que matou 17 e feriu mais 773 palestinos com munição real. Este massacre foi dirigido contra manifestantes de direitos civis desarmados na Grande Marcha do Retorno, uma iniciativa de base de muitos refugiados palestinos presos no campo de concentração gigante de Gaza, para fugir e voltar para as casas que eles ou seus pais foram expulsos pela limpeza étnica da Palestina que está em andamento no Naqba desde 1947.
Congratulamo-nos com o fato de Jeremy Corbyn ter podido pelo menos twittar que o massacre foi "terrível" depois de ter sido desafiado por apoiadores do Socialist Fight, entre outros, por que ele não disse nada durante um dia e meio enquanto o crime continuava. Gerry Adams do Sinn Fein, por exemplo, twittou para condenar o massacre 15 horas antes de Corbyn. A razão pela qual é óbvia: a campanha viciosa de difamação da esquerda trabalhista e do próprio camarada Corbyn como anti-semita teve o efeito pretendido de intimidar alguns setores da esquerda ameaçados de terem as cabeças cortadas politicamente por condenarem os crimes israelenses.

A marcha tinha um objetivo em particular, os refugiados palestinos reivindicaram em massa um direito que até as Nações Unidas reconhecem. O direito de retornar às casas de onde foram expulsos na época da criação de Israel através de pogroms em massa e limpeza étnica, que expulsou mais de dois terços dos habitantes árabes da Palestina e produziu uma maioria judaica artificial pelo simples expediente de expulsão a maioria de direito.

O que Corbyn não fez, no entanto, foi defender o direito ao retorno. Ele também não pediu nenhuma ação contra Israel para tentar ajudar os manifestantes dos direitos civis a alcançar seu objetivo. Ele apenas pediu uma nova iniciativa de 'paz'. Uma tuitada com menos vigor que a repugnante declaração do Conselho de Deputados Judeus Britânicos, que dizia que Israel estava defendendo suas fronteiras contra o HAMAS e seu uso de "escudos humanos". Uma desculpa repugnante para um massacre, como muitos apontaram. Imagens de vídeo surgiram mostrando adolescentes sendo baleados nas costas por franco-atiradores enquanto fugiam, e até mulheres atravessando campos com roupas islâmicas sendo derrubadas sem piedade por atiradores de longa distância.

Enquanto isso, dentro do Trabalhismo, nem o Progresso, o Movimento Trabalhista Judeu, nem os Amigos Trabalhistas de Israel disseram nada para condenar o massacre, nem nada sobre isso. O porquê é óbvio: como todos eles defendem a limpeza étnica da Palestina, quando os palestinos tentam reverter isso pacificamente, retornando aos lares que foram roubados deles, a única resposta que eles recebem é dada pelas balas.

Blairite MP Stella Creasy é uma das poucas da direita que disse que se atreveu a dizer alguma coisa sobre os assassinatos. Ela reclamou que a violência não era "proporcional", mas também que "as nações têm o direito de defender as fronteiras". [...] Israel não tem o direito de defender qualquer fronteira contra suas vítimas. Esta é uma marcha em massa das vítimas da limpeza étnica que exigem das Nações Unidas o que a ONU já reconhece como direito: voltar para suas casas.

Portanto, o resultado é que Creasy, juntamente com todo o contingente pró-Israel do Partido Trabalhista, deve apoiar o uso de força letal para manter o povo palestino fora das partes da Palestina que os israelenses roubaram pela força. Creasy é realmente mais honesta do que, por exemplo, Emily Thornberry, que disse que qualquer pessoa que negue o direito de existência de Israel não tem lugar no Partido Trabalhista.

A declaração de Thornberry, como Secretário de Relações Exteriores da oposição trabalhista, o shadow gabinete, é branda e evasiva, apenas pedindo que Israel mostre "moderação" e evite "mais perdas de vida". Mas ela também apela para 'ambos os lados', e a 'comunidade internacional como um todo' para 'se unirem' e 'encerrar o ciclo de violência' através da 'solução de dois estados' que naturalmente negaria aos palestinos o direito de retornar que eles procuram e que eles têm direito de acordo com a ONU. Além do fato de que todos sabem que Israel nunca concordará em permitir a existência de qualquer estado palestino soberano.

Como marxistas, e mesmo como democratas consistentes, apoiamos totalmente a exigência dos manifestantes pelo direito ao retorno palestino. Qualquer coisa menos é simplesmente uma traição à democracia. Que Israel libera imediatamente os manifestantes de Gaza! Justiça para os assassinos sionistasT! Apoio crítico à campanha do BDS que busca mobilizar a solidariedade internacional com a luta dos palestinos pela igualdade! Por uma revolução permanente e um estado operário multiétnico da Palestina, do rio para o mar, parte de um Oriente Médio socialista.