TRADUTOR

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

GRÉCIA - KED

A provocação da direita não será tolerada!

Esta declaração foi 
originalmente publicada em grego em 26 de janeiro de 2018. Não é tanto uma análise aprofundada da questão macedônica 1; sua ênfase é colocada na onda do chauvinismo da extrema direita grega ressurgente e totalmente reacionário, o papel vergonhoso desempenhado pelo Syriza e as tarefas da esquerda.


Contra os comícios chauvinistas!

O inimigo está dentro do “nosso próprio país”!

Tomaremos as ruas no sábado e no domingo em comícios internacionalistas e antifascistas!

Desde o domingo 21/1, o país vive uma dinâmica imposta pelo esgoto de extrema-direita e pelo "Estado profundo" 
2 , depois do comício nacionalista em Salónica 3

O governo do primeiro ministro Aléxis Tsípras, do Syriza, também está fazendo o jogo da extrema-direita - como sempre acontece toda vez que a situação fica tensa -, cumprindo as ordens da UE e dos liberais do movimento reacionário “We Stay in Europe”. A fim de acomodar-se com os que estão verdadeiramente no poder neste país, a polícia fecha os olhos ou apoia as provocações fascistas, como ocorreu três vezes recentemente: em Thessaloniki quando eles atacaram juntos a “Escola” do Espaço Social Livre, sem sucesso, e foram repelidos pela autodefesa do movimento; um pouco mais tarde, incendiaram a ocupação anarquista "Libertatia", com a polícia impedindo que até mesmo a brigada de bombeiros se aproximasse. A ação conjunta dos fascistas e da polícia da SWAT (MAT) continuou no dia seguinte, quando atacaram uma manifestação de 2.500 pessoas em solidariedade à "Libertatia", espancando e matando dezenas de manifestantes e prendendo 5 deles sob acusações tão graves quanto sem fundamento.

No entanto, os incendiários fascistas gozam de absoluta imunidade do governo, que sinaliza sua tolerância com a direita "indignada" na questão da Macedônia, que depois de terem capitulado em toda linha ao canibalismo capitalista do ajuste imposto pelo Memorando de entendimento da Troika (Comissão da UE, BC europeu e FMI) sobre a Grécia, agora fazem pose de orgulhosos nacionalistas - e valentões dos Bálcãs.

Leia também

As milícias paraestatais de extrema direita são um status in statu (um Estado dentro do Estado), com o apoio da direita oficial e também explicitamente das organizações fascistas, que não limitam sua agenda ofensiva à questão macedônica. A crescente mobilização dos últimos dias vem construindo redes e ramificações há muito tempo. Eles são os mesmos que, durante o período da luta anti-Memorando, apareceram nos comícios dos “Indignados” para gritar contra os “traidores” de “Goudi” 
4, são os mesmos que se posicionam na parte superior da Praça Syntagma, cantando canções nacionalistas e slogans sobre a "Glória Macedônica" e "defender a Macedônia". São aqueles que em outubro de 2011 intervieram nos desfiles e levaram ao poder primeiro Papadimos e depois Samaras-Venizelos, para impor o mais severo pacote de austeridade. Estes são os mesmos vermes que emergiram como o movimento “Nós Fiqcaremos na Europa” no momento do referendo no verão de 2015, quando o "Estado profundo" estava ameaçando com um Golpe de Estado e o atual presidente do país, do partido Nova Democracia (um tradicional partido da direita conservadora), escolhido pelo SYRIZA, estava declarando que ele não permitiria que o país deixasse a zona do euro. É o mesmo lixo pequeno-burguês que tomou as ruas vestido como o "movimento da gravata" junto com grandes latifundiários que exigiam os cortes nos subsídios aos agricultores pobres. Esta ralé são os descendentes dos colaboradores nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, do parastado, aqueles que sentem nostalgia pelo ditador Metaxas e pela Junta Militar. São aqueles que vivem da pilhagem do Estado e do suor da classe trabalhadora, nacional e estrangeira, há décadas, que agora nos dizem que são os direitos dos trabalhadores, os sindicalistas e a esquerda os culpados pelos problemas da economia.

É verdade que a reunião de Salónica também contou com a presença de pessoas que não pertencem ao esgoto nacionalista. No entanto, reunindo-se com fascistas e agindo como uma platéia passiva dos padres de extrema-direita e para o general neoliberal da OTAN, Fragos Fragoulis, que agora é o líder de toda essa histeria chauvinista, é uma escolha política. Obviamente, as pessoas precisam de um lugar para buscar esperança. A ausência de uma alternativa de esquerda confiável após a derrota do movimento e a humilhação do SYRIZA, que poderia inspirar as pessoas que continuam sofrendo com a crise e a ofensiva burguesa, podem empurrar uma parte da insatisfação para o outro lado. Esse é o preço da derrota. A pior coisa que poderia acontecer, no entanto, seria a esquerda se curvar diante desse tipo de insatisfação. Pensar que podemos de alguma forma influenciar essas pessoas que "acordaram" e "agora se levantaram de seus sofás" é um grande erro.

Desta vez não são as nossas - indignadas - pessoas que tomarão as ruas. São aqueles que acreditam que, para sobreviver, é preciso pisar nos cadáveres dos mais fracos. São aqueles que vêem em «Skopie», como eles chamam o estado vizinho de uma maneira humilhante, não um perigo ou uma ameaça, mas um povo pobre pronto para sofrer saques e intimidações. São as mesmas pessoas que vêem os famintos, os pobres, os perseguidos, os refugiados e os imigrantes como um "perigo". E são as mesmas pessoas que estão em frente das poderosas nações do planeta e especialmente seus próprios chefes, prontos para fazer todos os tipos de favores para si.

As pessoas que defendem a libertação, a justiça social, a igualdade e a solidariedade não têm absolutamente nada a ver com esse ódio canibal, o chauvinismo, o orgulho nacional, a tolerância das gangues fascistas e a histeria anticomunista.

A extrema direita, seja abertamente através da Golden Dawn, ou secretamente através dos vários generais e da Nova Democracia, com a tolerância dos vários políticos burgueses e com o centro-esquerda neoliberal se curvando diante dela, e até mesmo através das ramificações semi-oficiais, da máfia da igreja e dos hooligans, está travando seu ataque contra o povo da esquerda, o proletariado consciente, contra toda força política e social que continua a luta inspirada pelos ideais de igualdade social e solidariedade, contra aqueles que lutam por uma sociedade sem chefes, sem exploração, sem classes dominantes e nações sentadas no pescoço dos mais fracos do planeta. A questão macedônica é meramente uma desculpa para que imponham sua própria agenda reacionária, como é o caso em muitos países europeus, onde a direita racista se tornou um dos pilares oficiais do sistema político após o colapso do contrato social.

A mobilização nacionalista não é um tipo de continuação confusa ou desorientada da luta contra o Memorando - é exatamente o oposto. É uma contrarrevolução burguesa, da qual os únicos vencedores serão os alas direitistas, bem como a ala fascista.

Em 4 de fevereiro, os nacionalistas estão se preparando para se reunir em Atenas. É possível que o encontro também seja atendido por milhares de elementos lúmpens na busca de sua dignidade perdida. Nesse dia, eles tentarão imprimir sua própria marca nos acontecimentos. Não só pela questão macedónica. Seu apetite é aguçado. E como eles não encontrarão nenhum “Scopiano” em seu caminho, sua agressão será dirigida aos “traidores da nação”. Que não haja dúvidas sobre isso. Em toda parte, essas pessoas declaram que o incêndio da ocupação da Libertatia foi apenas o começo. Seus slogans deixam claro: "Anarquistas e bolcheviques, esta terra não pertence a você". As gangues fascistas mais uma vez tentam surpreender. Depois de um tempo, os meios de comunicação são mais uma vez solidários com eles e a seu retorno, enquanto o estado os tolera como fez durante o período 2008-2013. Seus alvos não incluem apenas alguns agachamentos anarquistas, mas toda a esquerda, o proletariado, a juventude radicalizada que não compra os contos de fadas nacionalistas, o movimento comunista e anarquista, as pessoas que não compartilham a histeria nacionalista. Cada parte da esquerda é um alvo para eles, até mesmo aquele que vê algum tipo de patriotismo genuíno e progressista nos encontros nacionalistas.

Vamos deixar que esses vermes andem no parque? Permitiremos que punks de extrema direita ameacem e ataquem nossos companheiros? Será que vamos deixá-los saquear a honrosa história de nossos mortos, atropelar nossos valores e as bandeiras da libertação social? Iremos tolerar que, após o Memorando, os fascistas ainda sentem em nossa garganta?

A Ação Revolucionária Comunista apela a todas as forças políticas e sociais do proletariado organizado para responderem aqui e agora à provocação de extrema direita, organizando as nossas próprias manifestações e defendendo-se com militância e decisão em todos os espaços do nosso movimento contra a extrema direita pára-estatal e pára-militar. Nenhum desafio deve ficar sem resposta. A mensagem deve estar clara em todas as direções.

¡No pasarán! Eles não passarão!


Notas

1A origem da disputa remonta ao anos 1940, quando a atual Fyrom passou a integrar a República Socialista Federativa da Iugoslávia como a República Socialista da Macedônia. Em 1944, a Assembléia Antifascista para a Libertação Nacional da Macedônia defendeu a unificação de toda a “nação macedoniana” e a “eliminação de fronteiras artificiais” dividindo os seus territórios, o que incluiria parte da Grécia. Josip Broz Tito, líder da Iugoslávia, nunca repudiou a ideia de uma “Grande Macedonia” e até fomentou uma insurgência na Grécia como forma de obter acesso ao mar Egeu. A Grécia acusa Fyrom de exibir em seus livros educacionais o território macedônio grego dentro de uma “Grande Macedônia”, além de usar símbolos da cultura grega e estátuas de Alexandre, o Grande. Atenas defende que Fyrom adote um “nome composto com um qualificador geográfico” ou temporal antes do termo Macedônia para não deixar dúvidas sobre a distinção entre os dois países e seus respectivos territórios. Até agora, Fyrom resistiu a essa solução, o que tem levado a Grécia a bloquear ambições internacionais do país, como a adesão à OTAN e à União Europeia. Um acordo pode estar mais próximo uma vez que o novo governo de Fyrom parece ser mais aberto a concessões para algum nome composto, mas a situação não é simples. Tsipras se reuniu em 27 de janeiro com líderes de diversos partidos sem conseguir um consenso sobre o tema. O premier depende do partido populista de direita Anel, parte de sua coligação, que se opõe a qualquer uso do termo Macedônia por Fyrom. Sem a legenda, Tsipras perderia a maioria que detém no parlamento grego. Uma pesquisa recente mostrou que 68% dos gregos não quer ver o país vizinho sendo chamado de Macedônia. “Este é um território grego. Podemos ser vizinhos sem nenhum problema, mas não podemos ter o mesmo nome. É historicamente incorreto”, defende Christina Karageorgidou, sob intensa chuva ao fim do protesto. O seu amigo Giorgos Ploumakis completa: “A única forma de eles se chamarem Macedônia é se fizessem parte da Grécia, porque nós poderíamos reclamar aquelas terras se quiséssemos. Mas não faremos isso.” BONIS, Gabriel. Macedônia, um nome em disputa há 25 anos, Carta Capital, 11/02/2018 https://www.cartacapital.com.br/revista/989/macedonia-um-nome-em-disputa-ha-25-anos

2. Deep State, que literalmente significa "Estado profundo". Organizações militares , policiais, juizes ou políticos grupos que são postos para trabalhar secretamente em favor de proteger determinados interesses sem serem eleitos, que governam nos bastidores, por trás da democracia do país. O termo "estado profundo " ganhou popularidade em alguns círculos durante a eleição presidencial dos EUA em 2016, em oposição aos principais candidatos republicanos e democratas. Mike Lofgren publicou em 5/1/2016 o livro “The Deep State: The Fall of the Constitution and the Rise of a Shadow Government”.

3. Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.

4. Goudi é onde região de Atenas onde se localizava uma antiga base militar onde, em 1922, foram executados seis líderes políticos antimonarquistas e de oposição ao nacionalismo liberal grego conhecido como Venizelism (GreekΒενιζελισμός). Os 6 foram acusados de "alta traição" por liderar um levante popular contra o Governo Grego após o monarca e a direita nacionalista realizar uma desastrosa campanha militar chamada de a Catástrofe da Ásia Menor. A Grécia entrou na I Guerra Mundial estimulada pela Inglaterra que prometeu que o país ficaria com parte do território do despedaçado Império Otomano. A guerra era contra os turcos que a venceram e impuseram uma vergonhosa derrota a Grécia, depois que Inglaterra, França e Itália traíram os gregos que tiveram ao final que fazer várias concessões aos turcos. Goudi também é onde tiveram início dois golpes militares, em 1909 e 1967.