TRADUTOR

quinta-feira, 29 de junho de 2017

KED - BREVE CRÔNICA DA QUESTÃO GREGA 2010-2017

Breve crônica da questão grega 2010-2017
Ação Revolucionária Comunista - KED/Grécia
English

Reproduzimos abaixo uma carta dos camaradas do Ação Revolucionária Comunista grego ao Comitê de Ligação pela IV Internacional (CLQI). Trata-se de um documento de suma importância para abstrair lições da experiência recente da luta de classes grega em favor da luta dos trabalhadores no mundo e em particular no Brasil.

Queridos camaradas,

Alguns meses atrás, vocês nos pediram para lhe fornecer
a) uma breve visão geral da questão grega após 2008-2010 e
b) alguns comentários sobre as posições do CLQI [1, 2].
Por este meio, fornecemos algumas respostas e pedimos desculpas pela resposta tardia.

Breve crônica da questão grega

2010-2012

Foi imposto o primeiro “memorando de entendimento” [da chamada “Troika”, uma Comissão Europeia (órgão formado por representantes dos países da União Europeia), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI)]. Ele provocou a erupção e desenvolvimento de lutas econômicas de massa. A Grécia registrou sua maior onda de greves gerais e manifestações [25 greves gerais entre 2010-2017]. Embora essas lutas fossem ferozes, não eram coordenadas e faltava-lhes um plano concreto na rua e, o mais importante, no plano político estratégico. Este movimento deu sua última batalha na rua em fevereiro de 2012, quando o parlamento votou acatando um novo memorando. Durante uma noite inteira, as pessoas entraram em confronto com a polícia em frente ao parlamento e se recusaram a sair da praça, mesmo quando a polícia transformou a praça em uma câmara de gás. O memorando passou, nosso campo de classe sofreu mais uma derrota. Esse movimento não reapareceria por um tempo.

Após um breve período de baixas expectativas e falta de perspectiva, o vento mudou: SYRIZA [Coalizão da Esquerda Radical, em grego] jogou o slogan de um governo de esquerda, deu uma perspectiva política às massas e explodiu. De uma pequena festa que levou 4-5% dos votos, subiu para 17% nas eleições de maio e 26% nas eleições de junho. A esquerda comunista era muito incompetente para fazer algo equivalente. Enquanto a batalha agora estava sendo travada no nível político central, a maior parte da nossa esquerda pensava que a única coisa que precisávamos era ir aos locais de trabalho e agitar. Se tivéssemos conseguido lançar um slogan de um governo dos trabalhadores que tomasse as medidas necessárias (com base em um programa de transição etc.) naquela época, a situação poderia ter sido completamente diferente.

Nas eleições duplas do verão de 2012, a Nova Democracia [o principal partido burguês grego] venceu, nosso campo de aula foi novamente derrotado e recuou.

2012-2014

A classe burguesa, revigorada com um "novo mandato popular", aumentou a repressão. O estado tornou-se o que chamamos de estado de emergência. Os vermes fascistas surgiram nas eleições, tendo 7% dos votos, e nosso campo de classe também teve que lidar com eles. Escusado será dizer que quase ninguém sabia nada sobre o fascismo e como lutar contra ele; Enquanto os estalinistas estavam derramando Dimitrov (ou, no caso do KKE, Dutt, que defendeu a grande teoria do fascismo social, cujo sucesso foi maravilhosamente documentado na Alemanha), os trotskistas procuravam a frente dos trabalhadores unidos para protegê-los de Os ataques fascistas e outros confiaram esta tarefa à polícia e tribunais do estado democrático. É uma longa discussão que podemos ter se desejar. Sob a cobertura da polícia, os imigrantes ficariam esfaqueados tarde da noite, os trabalhadores comunistas seriam atacados. Mais uma vez, nosso campo de classe não conseguiu manter seu ponto de vista contra o ataque burguês. Perdemos terreno no nível da rua. Todas as expectativas mudaram para o campo eleitoral.

2015 - janeiro-junho

Primeiro de maio em Atenas
Em 25 de janeiro de 2015, SYRIZA ganhou as eleições com a promessa de cancelar os memorandos. A maneira de fazer isso foi, de acordo com SYRIZA, uma negociação difícil com os "parceiros" europeus que resultariam em uma "solução mutuamente benéfica".

Ao mesmo tempo, a burguesia nativa estaria convencida de que a economia grega só pode se recuperar da crise através do crescimento, algo que não poderia acontecer com os memorandos que a mergulhavam mais fundo na recessão.

Ao contrário da percepção comum de que esta vitória veio como subproduto do movimento de massa dos anos anteriores, a verdade é que veio como subproduto de sua derrota.

A linha de SYRIZA era contraditória. Esta estratégia era um beco sem saída; O reformismo pode ser muito bom para negociar o preço em que os trabalhadores venderão sua força de trabalho em "bons tempos", mas não tem assunto em tempos de crise. Permita-me elaborar um pouco sobre o problema: durante os "bons tempos", a classe dominante de um capitalismo que funciona bem é capaz de ganhar o consenso das massas oprimidas jogando-lhes algumas migalhas da mesa. Estabelecendo um contrato social com eles. Os trabalhadores negociam coletivamente o preço em que eles vendem o trabalho aos patrões, os sindicatos têm como se pronunciarem. Há espaço para uma camada pequeno-burguesa e uma aristocracia operária se formar sob a burguesia. Um estado de bem-estar pode ser preservado (cuidados de saúde gratuitos, educação, etc.). Se esse capitalismo tiver uma parcela do saque do imperialismo do terceiro mundo, o contrato pode conter ainda melhores termos para as classes subordinadas dentro do país. Em um ambiente desse tipo, os reformistas têm um papel (quer simplesmente pedir à burguesia que jogue algumas migalhas para os trabalhadores ou que exijam essas migalhas através de greves, ações parlamentares, etc.).

No entanto, em tempos de crise, este não é o caso. O contrato social é violentamente destruído. A classe dominante não pode reter seu domínio sobre as classes subordinadas usando a cenoura; Ela só pode usar o porrete. O PIB grego foi de 240 bilhões de euros em 2010; Agora é em torno de 180. "Nosso" capitalismo só pode funcionar usando o porrete. Esta é uma situação em que nenhum governo de esquerda pode mudar - a menos que proceda a expropriar a burguesia, algo que SYRIZA, que não é um partido revolucionário, nunca prometeu fazer.

Em qualquer caso, a vitória de SYRIZA foi o momento de testar essa linha contraditória na prática. Durante sete meses, o governo SYRIZA tentou negociar com seus "parceiros".

Apesar da incapacidade da "oposição esquerda" (dentro e fora do SYRIZA) para explorar esse período, o auge das contradições de SYRIZA combinadas com a profundidade da crise política e social causou um grande desenvolvimento político: o referendo.

Referendo - preparativos para guerra aberta

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis,
e o primeiro-ministro Alexis Tsipras, no auge
da crise do "GREXIT" em abril de 2015.
O que o SYRIZA queria do referendo era uma melhor ferramenta de barganha ou uma forma de evitar a responsabilidade de assinar o memorando. Mas reduzir isso para uma pantomima ou uma facada, como fazem alguns camaradas, é simplificar demais a realidade. Por dois motivos: primeiro, o próprio fato de que o referendo foi chamado testemunha o auge das contradições de SYRIZA. Nenhum partido burguês em sã consciência faria algo equivalente. O referendo foi chamado não por métodos maquiavelicos, mas, por meio de revoltas, os reformistas foram fortemente pressionados contra a parede pela contrarrevolução burguesa. Esses pobres reformistas queriam manter o equilíbrio pisando em dois barcos, escondendo-se por trás de "ambiguidades produtivas", etc., constantemente adiando a luta e tentando manter todos felizes - mas tal acordo não dura para sempre.

"Ambiguidades produtivas" era a expressão usual do então ministro das finanças do Syriza, Yanis Varoufakis, que ficou famoso justamente por se insurgir contra o memorando, mas propalando a ilusão de um acordo que garantisse justiça e igualdade dentro da UE com os capitalistas e as corporações imperialistas. E em seguida ao resultado do referendo, da vitória do “NÃO” (OXI em grego) não acatado por Tsipras Varoufakis romper com o governo. Varoufakis, ganhou fama de altermundista mundo afora tentando salvar suas fantasias sobre uma "solução mutuamente benéfica" que a Grécia alcançaria com seus parceiros. Claro, os parceiros não estavam dispostos a negociar. Embora Varoufakis tenha sido um orador brilhante, ele não conseguiu entender que a negociação era sobre a relação das forças, e não com o valor de seus argumentos. Essa era uma característica geral da delegação do SYRIZA nas negociações com a Troika. Esse é o pensamento comum das pessoas, mesmo renomado economistas, que não reconhecem a existência do imperialismo e consideraram o Estado burguês não como uma ferramenta nas mãos da classe dominante, mas como uma entidade neutra em classe sujeita ao equilíbrio de forças.

Quando ficou evidente que o acordo obtido pelo Syriza não durava para sempre, os reformistas tentaram se esconder atrás do povo, com a esperança (bastante realista) de que as pessoas ficassem aterrorizadas com a orgia da propaganda e votariam sim, absolvendo-os da responsabilidade. Segundo, e mais importante, o referendo desencadeou uma dinâmica que Tsipras não tinha sonhado. A sociedade foi dividida em dois de uma maneira que nunca vimos desde a Guerra Civil. Dois campos de classe são formados:

Por um lado, nossa BURGUESIA e sua periferia. Eles estavam realmente aterrorizados. A sua linha era que um voto NÃO significaria uma saída do euro, da UE e de que nos tornaria a Síria depois que as sete pragas do faraó nos atingissem. O medo deles era real; A orientação geopolítica do país como parte do imperialismo ocidental não é negociável para a nossa "burguesia", a UE e a OTAN estavam no seu DNA desde que ganhou a guerra civil e reconstruíram o país dentro do contexto do Plano Marshall. E este péssimo Tsipras estava colocando a solvência do país em relação a seus parceiros em perigo!

Um movimento reacionário levantou a cabeça raivosa sob o slogan "ficamos na Europa". As forças pró-capitalistas começaram a se reunir na praça central de Atenas, exigindo que Tsipras assinasse o que quer que os credores lhe pedissem para assinar sem mais discussões. Este movimento seguiu a metodologia da CIA para as “revoluções coloridas”.

O tom dos comícios é um anticomunismo explícito, juntamente com o ódio amargo em relação aos oprimidos. A multidão segura cartazes que exigem a demissão dos "servos públicos preguiçosos" (excetuando, claro, da polícia, do exército e do clero).

Os patrões não pagam salários e aterrorizam os trabalhadores para votar sim. Os sindicatos pelegos ordenam aos seus trabalhadores que participem dos comitês reacionários. Os fascistas misturam-se a multidão. As pessoas trazem seus filhos e colocam cêdulas de euros em suas testas enquanto seguram cartazes que lêem "não ao estalinismo na Grécia" - e todos entendemos que sua crítica sobre o período associado ao nome de Stalin não decorre de uma perspectiva revolucionária. Até o último momento, as pesquisas mostram que não e sim tomam uma porcentagem igual da votação.

Políticos centrais da burguesia ameaçam abertamente com um golpe se Tsipras não assina. Vangelis Meimarakis, líder do Nova Democracia, afirma que "se não houver acordo, os cidadãos da classe burguesa reagirão". Outro fala sobre "uma invasão à sede do governo" e outros em "traição nacional".

E SOBRE O OUTRO CAMPO DE CLASSE? Sem uma orientação e um plano políticos sérios, despreparados, diante da reação interna e externa, diante da ira de todos os partidos burgueses, com o KKE não disposto a se juntar à luta e a pedir a anulação dos votos. E com a direção do SYRIZA temores e membros proeminentes conversando até o último minuto sobre o cancelamento do referendo.

Apesar de tudo isso, o nosso campo de classe resiste. Dois dias antes do referendo, mais de 150 mil pessoas se reúnem na praça central de Atenas e gritam um sonoro “NÃO”. Eles enfrentam as ameaças da burguesia (doméstica e estrangeira) e votam maciçamente “NÃO. 61,3%, quando todas as pesquisas estavam reivindicando até o último momento que era 50-50.

A classe burguesa provou ser incapaz de socializar seus interesses e medos para o nosso campo de classes.

O SYRIZA capitula, sem lutar

O pobre Tsipras entra em desespero ... Ele só queria uma melhor ferramenta de barganha ou uma maneira de livrar-se da responsabilidade de assinar o memorando ... O que ele agora vê inabalável diante de seus olhos é um confronto feroz de proporções tremendas, um choque que ele não está disposto nem Capaz de lidar. E, em qualquer caso, ele nunca prometeu fazer nada assim.

Assim, no dia seguinte ao referendo, ele se encontra com os líderes dos partidos burgueses, ressuscitando os mortos e diz que o referendo não teve perdedores ou vencedores e que o mandato era que o governo encontrasse uma solução dentro da zona do euro. Ele faz exatamente o que ele teria feito se ele tivesse perdido o referendo.

Depois de um tempo, ele assina tudo o que os credores pedem. Ele sai e diz que, ao fazê-lo, impediu a guerra civil. E ele estava falando a verdade. A verdadeira questão colocada após o referendo foi "quem governa este país". A classe burguesa ainda governa, ou será permitido que essas massas feias, sujas e malvadas imponham sua vontade?

O que é que alguém que desejasse a última saída faria para impor isso? E isso significaria ganhar a guerra civil. Nenhuma direção alternativa avança para a tarefa. Nós perdemos. Esta derrota é ratificada nas eleições de setembro.

Quanto à natureza de classe de SYRIZA (até sua capitulação)

Costumamos usar o termo "frente popular" para descrevê-lo. Observe as aspas: tentar encaixar o SYRIZA no esquema de uma frente popular de acordo com os padrões da Espanha nos anos 30 é absurdo. O SYRIZA não possuía uma base sólida na classe trabalhadora em termos organizacionais. No entanto, e isso é importante, teve um aspecto importante de uma frente popular: um pé na classe trabalhadora e um na burguesia. O governo liderado pelo SYRIZA - e o SYRIZA em si - era um governo de colaboração de classe. Sua ala esquerda, SYRIZA, foi um produto das lutas de classe dos anos anteriores. Não era diretamente burguês. A classe burguesa nunca buscou colaboração com tal partido. Esta colaboração foi imposta à classe burguesa. O período que conduziu às eleições de 25 de janeiro de 2015 teve uma política contrarrevolucionária, um estado de emergência que pisoteou a maioria dos direitos democráticos, bem como a severa austeridade que destruiu parte dos vínculos que a classe burguesa teve com as classes subordinadas. Combinado com as lutas que ocorreram durante esses anos (em que SYRIZA sempre participou, atuando como um partido reformista), isso trouxe o enfraquecimento das alternativas políticas da burguesia e obrigou essa classe a aceitar o governo liderado pelo SIRIZA. SYRIZA intermediou a luta de classes do período anterior, bem como algumas das expectativas de nosso campo de classe no nível político central. Somente o SYRIZA não conseguiu cumprir essas expectativas; E aqui forjou uma contradição interessante, que todos queriam dirigir as coisas para a revolução e o comunismo precisava levar em consideração e tentar explorar.

Em essência, SYRIZA atuou como uma cerca que separa os dois campos de classe rivais. Infelizmente, foi apenas o lado burguês que estava empurrando, com o nosso campo de classe simplesmente esperando para ver o que aconteceria. A cerca, que não poderia ficar para sempre, desabou em nossas cabeças.

Sobre as táticas eleitorais da ação revolucionária comunista: por que pedimos voto no SYRIZA sem ilusões


Alguns apontamentos nossos:

- a questão decisiva para o nosso próprio campo de classe é a derrota eleitoral do governo ND-PASOK

- esta derrota significaria que o memorando e o estado de emergência não teriam as pessoas certas para a função no governo

- esta derrota pode sinalizar o fortalecimento do nosso campo de classe - não só na Grécia
Entre outras coisas, afirmamos:

"A política revolucionária nessas circunstâncias, nessas eleições, é abrir o caminho para o confronto.

Em 25 de janeiro de 2015, aqueles que entendem que a tarefa do momento é a expulsão do primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, líder da direita e do Nova Democracia, deve votar no SYRIZA. Esta é a ferramenta mais adequada para esse fim.

Um voto para o SYRIZA é um voto para expulsar de Samaras e Co. Não é um voto para o seu programa atual, e é muito menos um voto para o programa do SYRIZA irá desenvolver se ele ganhar o mandato. A votação no SYRIZA é uma ferramenta, exatamente da maneira que uma barricada é uma ferramenta durante um choque de rua.

O regresso do dilema das eleições de junho de 2012. As eleições de 25 de janeiro são uma revanche de facto dessa luta. Cerca de 2,5 anos se passaram, o governo pode ter imposto quase todas as medidas dos memorandos, a contrarrevolução social pode ter desmantelado os 3/4 do que era o estado de bem-estar social e o contrato social na Grécia, o movimento pode ter enfrentado Repetidas derrotas, tendo perdido a maioria das batalhas, mas a guerra ainda não acabou.

A contrarrevolução burguesa que vem acontecendo há cinco anos não será derrotada em uma urna em 25 de janeiro. De fato, não vai parar com as cédulas. O resultado desta batalha não será decidido no trabalho legislativo do próximo parlamento, mas em um confronto geral com os mecanismos estatais e de profundidade desenvolvidos sob o domínio da emergência. No confronto com os capitalistas enraivecidos que agora têm seus próprios exércitos privados consistindo de fanáticos e gangsters pagos, prontos para esmagar aqueles que colocam obstáculos aos planos de seus patrões. Com a sujeira fascista à espreita para desempenhar seu papel histórico, mesmo que, atualmente, o estado oficial parece não tolerá-los. As lutas pelos salários, as pensões, a ERT (TV pública), a recuperação das ocupações pelos anarquistas, Skouries (uma luta contra uma cooperação multinacional que quer destruir uma floresta antiga para construir uma mina de ouro), as ocupações universitárias, bem como as lutas contra os campos de concentração para os imigrantes, todas as frentes serão abertas novamente sob novas condições, que serão mais favoráveis para o movimento e para a esquerda. Isso só pode acontecer com a derrota do atual governo e a formação de um governo do SYRIZA. O despejo do atual governo de seu cargo é um primeiro passo, uma trégua para o movimento para começar seu contra-ataque e abrir uma nova rodada de confronto de classes.

• Nenhuma paz de classe com os patrões!
• Nenhuma tolerância ao estado de emergência!
• A luta continua! "

Tendo dito o acima, vamos voltar e tentar imaginar uma configuração diferente. Suponhamos que SYRIZA tenha perdido as eleições de janeiro, já que perderam as eleições de junho de 2012 - naquela época, o site de vanguarda (o KED ainda não havia sido formado) também pediu voto para o SYRIZA. O que aconteceria? A contrarrevolução burguesa teria obtido um novo "mandato popular" e o novo memorando teria sido assinado no prazo de um mês após as eleições. A vitória de ND significaria a justificativa dos cinco anos anteriores de ataque contra a classe trabalhadora, a juventude, os imigrantes e os oprimidos. Isso significaria a justificação do estado de emergência, a escalada do ataque burguês contra o que restava dos direitos políticos e democráticos. Além disso, significaria uma maior adulação do órgão nacional.

SYRIZA permaneceria intacta e continuaria repetindo sua história. "O governo não negocia, eles são corruptos, blá, blá, o memorando é ruim, blá, depois que o povo grego nos colocou no governo, dentro de quatro anos, vamos consertar tudo com uma lei". Ao mesmo tempo, nossa classe internalizaria a derrota em todos os níveis e começaria a procurar uma forma de refúgio na Alemanha ou nos EUA.

Por que chamamos o voto no “NÂO” no referendo

Faixa do KED na praça Sintagma, em Atenas, 22/06/2015, na
primeira contramanifestação à uma concentração anticomunista pró-EU.
Na faixa lê: “Não ao novo acordo, não ao memorando!”
Ação revolucionária comunista / Vanguarda
Nós defendemos o slogan do referendo por algum tempo antes que Tsipras o anunciasse. Em 13 de maio de 2015, publicamos um artigo intitulado "não ao novo memorando - referendo agora" seguido de outro artigo no mesmo espírito alguns dias depois (tudo em grego, desculpas). Na época, ficou claro que o governo estava prestes a assinar um novo memorando vergonhoso com seus "parceiros", negociando com eles sob completo sigilo. A única informação que poderia obter para o curso das negociações veio através de vazamentos contraditórios, e nosso campo de classe estava sendo levado a loucura, sentado diante da TV o dia todo e tentando dar sentido a toda a informação contraditória. A tarefa era colocar obstáculos a tal desenvolvimento (ou seja, a assinatura do memorando). Como podemos fazer isso? Algumas possibilidades:

- Através de uma insurreição que expulsaria Tsipras, esmague o Estado burguês e estabelecesse um Estado operário. Isso seria bom; Mas se pediria isso, simplesmente estaríamos adicionando mais um slogan vazio à lista. Nada aconteceria, ninguém seria mobilizado. Nosso destacamento de classe estava congelado no momento. Não tivemos o poder de fazê-lo com base em nossas próprias forças. Jogar tal slogan só ajudaria na salvação de nossas almas para a eternidade.

- Através de um ataque político indefinido contra o novo memorando. Isso também seria ótimo, mas não houve ação sindical na época. Ao mesmo tempo, as forças organizadas do movimento esperavam pacientemente que Tsipras assinasse para que pudessem sair e dizer "nós lhe dissemos" (KKE) ou simplesmente não tinha um plano em vez de repetir a coleção solta usual de slogans que eles pensam constituir um programa de transição (ANTARSYA e vários agrupamentos).

- Através da oposição dentro do SYRIZA. Talvez a "oposição à esquerda" dentro do SYRIZA possa mudar o curso do partido? Dificilmente. Para fazê-lo, eles teriam que desafiar o capitão da capitulação, Tsipras, tomar a direção de suas mãos e assumir a responsabilidade de liderar a ruptura com a UE e a burguesia. Nenhum deles havia insinuado a existência de tal plano (exceto a tendência comunista, IMT, cujo tamanho e influência eram extremamente pequenos).

- Através de trapaça ...

Na ausência de outras opções viáveis, escolhemos trapaças. Nossa proposta foi a seguinte: traga-nos o pacote de medidas e pergunte se as pessoas aceitam ou rejeitam. Este foi o único processo que poderia dividir os destacamentos de classe no momento dado. Este foi o único processo que poderia mobilizar novamente a vanguarda do nosso campo de classe, aqueles que haviam lutado por todos esses anos e não queriam passar a viver presos, que estavam paralisadas e passaram seus dias olhando a TV tentando descobrir o que diabos estava acontecendo por trás do véu de toda essa diplomacia secreta. Este processo, o mais importante, rasgaria o conceito de "unidade nacional" que o SYRIZA promovia, a saber, que a pequena Grécia pobre luta em conjunto contra os negros europeus e desmascara a natureza de classe da austeridade e dos memorandos.

Ok, Tsipras e seu conclave decidiram assinar o memorando - embora essa decisão possa mudar, já que a UE estava tentando conscientemente em humilhá-los e esmagá-los, enviando uma mensagem clara para todos os que poderiam ter ideias erradas: "Não há nenhuma alternativa à austeridade eterna; Aqueles que questionam isso serão esmagados sem piedade ". Mas, mesmo que a decisão da direção do SYRIZA permaneça disposta a assinar o memorando, era certo que os deputados do SYRIZA e o partido aceitariam isso? Nós teríamos que ver sobre isso. Ao mesmo tempo, estávamos interessados em complicar o jogo, inserindo outro parâmetro na conversa, que até então envolveu a burguesia gritando que Tsipras estava ameaçando o futuro do nosso país com sua política aventureira (ou seja, não assinar o que os credores exigiam) e SYRIZA pedindo desculpas. Na época, considerávamos uma possibilidade real de que mesmo o anúncio de um referendo funcionasse como uma bomba para as negociações, levaria a um padrão e uma grande desestabilização. O ELA provavelmente terminaria para a Grécia - adeus do euro. E quem sabe. Talvez, talvez, tal desenvolvimento poderia fazer com que a bolha das finanças explodisse, transformando a Grécia nos Irmãos Lehman da Europa e trazendo a crise da periferia para o coração da UE e o imperialismo ocidental. As diferenças de classe seriam então desbloqueadas - e não apenas na Grécia.

Tudo o que está acima pode ser encontrado em nossos artigos publicados antes do anúncio do referendo, todos infelizmente em grego.

O dia em que o referendo foi anunciado, emitimos esta declaração. O anúncio do referendo constituiu uma ruptura com a classe burguesa. Claro, essa ruptura foi uma ruptura reformista - parcial, incompleta, vaga e despreparada - e o governo nem sequer a entendia como tal (uma ruptura com a burguesia), mas isso não mudou muito. Nossa tarefa agora era levar este fim incompleto até o fim, para concluí-lo. Para garantir que o referendo tenha lugar - contra a vontade da burguesia e contra as oscilações do SYRIZA - e assegure-se de que o NÃO ganhou.

No melhor dos casos (em que Tsipras foi forçado até mesmo por acidente, empurrado contra a parede pela contrarrevolução, para não capitular completamente), a classe burguesa, estrangeira e doméstica, encenaria um Golpe de Estado (de veludo ou possivelmente um duro). Tal desenvolvimento significaria a intensificação da luta de classes, não porque Tsipras quisesse, mas porque a reação burguesa não estava disposta a tolerar qualquer merda em relação ao direção do país. Abrimos abertamente e conscientemente essa intensificação. Em tal desenvolvimento, nosso campo de classe não teria mais escolha do que lutar. É verdade que o nosso campo de classe não estava preparado para tal desenvolvimento. Sem uma verdadeira direção revolucionária, o cenário mais provável é que um cenário do Chile se desdobrasse, o que significaria claramente que seríamos massacrados ou lançados nas masmorras. Um camarada do IG-LFI que veio a Atenas e se encontrou conosco caracterizou esta posição como "aventureira". Ele estava absolutamente certo, e eu aceitei isso. Mas, ao mesmo tempo, talvez o nosso campo de classe encontre a força para evitar o cenário do Chile. Em qualquer caso, não estávamos prestes a usar nossa falta de capacidade como desculpa para não entrar na batalha; O fato de que até agora não fomos capazes de forjar esse direção revolucionária não era algo que pudéssemos mudar no momento e não poderíamos chorar sobre o leite derramado. E quem sabe; Talvez no calor da batalha contra Kornilov (desculpe-me a analogia), poderíamos reunir forças suficientes para organizar a defesa proletária contra a sabotagem burguesa, apenas para voltá-la contra Kerensky mais tarde. E mesmo que não conseguíssemos fazer nada, o proletariado e oprimido de algum outro país poderia ter retirado de onde o deixamos.

Imaginemos que o SIM prevaleceu no referendo. O que aconteceria? Tsipras e Cia. iriam para Bruxelas no dia seguinte, assinar o memorando e começar a implementá-lo. Com a maior legitimidade! Isto é o que as pessoas perguntaram depois de tudo ... Nosso campo de classe seria mais desmoralizado do que o que é agora.

O que dissemos ao proletariado (ou, para ser mais preciso, a vanguarda do proletariado, como nosso tamanho e orientação não permite ilusões que podemos falar com as massas proletárias) foi o seguinte:

"Tsipras não aguenta o desafio de acabar com austeridade. Por que? Existem forças na esquerda que dizem que não pode haver fim para austeridade no âmbito do euro e outros que dizem que não há fim para austeridade no âmbito da União Européia. Ambos não estão completamente errados, mas faltam o ponto mais importante. Que não pode haver fim para austeridade no quadro do próprio capitalismo. Não vá procurar o inimigo em Berlim ou em Bruxelas. O inimigo está em casa, é a nossa própria classe burguesa. O que está acontecendo neste país não é tão grande, Merkel está impondo severas medidas de austeridade sobre a Grécia como um todo. O que está acontecendo é que a classe burguesa, estrangeira e doméstica, estão implementando seu plano de contrarrevolução burguesa.

Para se livrar daquela péssima austeridade, precisamos nos livrar do capitalismo, o que significa que precisamos ganhar a guerra civil. SYRIZA não pode fazer nada disso, nem prometeu nada equivalente. Nós entendemos que toda essa conversa sobre revoluções e guerras civis pode soar como um monte de porcaria para você ou, em qualquer caso, que você prefira ignorar essa parte, a menos que seja comprovadamente tão necessário, sem qualquer dúvida. Entendemos que você acredita e espera que com SYRIZA algo possa mudar. Nós também entendemos que suas esperanças mudaram para o campo eleitoral, e isso tem a ver com o fato de que as várias lutas que você travou nos anos anteriores acabaram em uma derrota - não fomos capazes de lhe fornecer uma direção que o ajude a vencê-los. Vamos lutar ao seu lado em todas as lutas progressivas e também votar no domingo para colocar os péssimos reformistas no governo. A derrota do governo burguês claro criará um ambiente mais favorável para realizar a luta. Vamos continuar a expor as várias inadequações e "traições" dos reformistas e tentar fazer você entender através de sua própria experiência que estamos certos e que a austeridade só pode ser interrompida através do fogo e do aço ".

Embora esta descrição possa trazer à mente a tática da frente unida, não é isso. Nosso tamanho comparado o SYRIZA não permitiu ilusões que estivemos em algum tipo de frente unida. Mas o KKE teve o peso relativo para fazer algo como o que estou descrevendo.

Nossa crítica aos outros grupos da extrema esquerda na Grécia

A "extrema esquerda" dentro do SYRIZA promoveu ilusões (na qual eles realmente acreditavam, como ainda acreditam na tática da síntese anticapitalista) que o SYRIZA pode de alguma forma ser transformado em um partido que pode acabar com austeridade – ou seja transformado em um partido revolucionário. Então eles nunca consideraram seu dever desafiar a "prerrogativa gerencial" de Tsipras e tentar aproveitar a direção do partido de suas mãos. Até o último momento, eles começariam todos os discursos que deram dando juramentos à santa unidade do SYRIZA que era um "partido de seus membros", que Tsipras não poderia desafiar, chegando à conclusão de que ele não iria assinar qualquer coisa ruim. Nunca desafiaram a diplomacia secreta do governo, que estava deixando nosso campo de classe no escuro sobre o que estava acontecendo. Tudo o que fizeram foi lamentar e pedir à direção que fique fiel às promessas do SYRIZA e às "linhas vermelhas". Para ser justo, deixe-me diferenciar aqui a posição da Tendência Comunista (IMT) que, apesar de qualquer crítica que possamos ter contra ela, pedia uma mudança de direção e a adoção de um programa anticapitalista desde o início (desde então 20 de fevereiro).

Também criticamos os vários outros grupos (Plataforma Esquerda liderada por Lafazanis e agrupamentos dentro e ao redor da ANTARSYA) que tinham mantido o anti-Euro ou o anti-UE como sua bandeira, promovendo ilusões que depois de uma saída da UE [o "GREXIT"], depois todos viveríamos felizes para sempre, que tal passo não levaria a uma guerra civil; de acordo com os seus principais economistas, após esse desenvolvimento, "nós", como país, procederíamos a reorganizar a "nossa" economia, livre dos grilhões da UE imperialista, e depois de um período inicial difícil (devido à desvalorização da dracma) A economia ... floresceria.

E, claro, criticamos o KKE por recusar-se a lutar contra a reação burguesa e, essencialmente, estender a mão à burguesia. Quando o referendo foi anunciado, o secretário-geral do partido reuniu-se com líderes dos partidos burgueses para assegurar-lhes de forma muito amigável que o partido não teve nada a ver com o NÃO defendido por SYRIZA - ou seja, o KKE será bom e o NÃO causa problemas à burguesia nesta importante luta. A burocracia da direção do KKE só está interessada em prolongar a sua triste existência.

Ao mesmo tempo, quase ninguém na esquerda entendia a necessidade de lutar contra a poeira humana da contrarrevolução burguesa que estava fazendo esforços para aparecer nas ruas durante o verão (movimento "permanecemos na Europa"). Esses comícios pró-capitalistas (e também anti-governamentais) eram o equivalente a Kornilov ou o Maidan e precisavam ser esmagados sem piedade, para não receber nenhum espaço - especialmente não a praça central de Atenas! Mas nossos camaradas na esquerda estavam muito preocupados com o fato de serem vistos como apoiantes do governo se realizassem qualquer ação. Quando emitimos o primeiro chamado para uma contra-demonstração contra esses vermes, nenhuma organização da esquerda participou. Os únicos a reunir foram o KED e uma organização de origem anarco-stalinista. Naquele dia, só conseguimos reunir 200 pessoas na mesma praça onde os reacionários se reuniam. Nós os confrontamos por um tempo, depois recuaram de forma organizada. Mais organizações responderam às seguintes chamadas - o OKDE-Spartakos (componente da ANTARSYA, mandelitas), o ORMA (Organização para o Antifascismo Militante) e Rocinante (anarcosindicalistas) - mas ainda estamos falando de uma pequena minoria.

Finalmente, e esta é a parte mais importante, quase ninguém na esquerda tinha um plano para a implementação da qual eles estavam dispostos a assumir a responsabilidade. Ok, o KKE estava simplesmente tentando preservar sua existência, deixe-nos de lado. Mas os outros, daqueles que acreditavam que poderiam pressionar SYRIZA pela esquerda para aqueles que acreditavam que SYRIZA poderia se tornar um partido revolucionário, simplesmente estavam escondidos atrás de Tsipras - o assunto que lideraria a ruptura com a UE ou o capitalismo ou “eu-não-sei-o-que-Tsipras-estava-acordando-com-eles”. Mas uma revolução não é algo que acontece quando reformistas ou sindicalistas ou “eu-não-sei...” são pressionados pela esquerda. As revoluções exigem um plano político consciente e um assunto político que assumirá a responsabilidade de implementar este plano. As revoluções não ocorrem por engano ou apesar da vontade de seus protagonistas.

Após a capitulação

A derrota sofrida pelo nosso campo de classe no verão de 2015 fechou de certa forma um ciclo de radicalização, a saber, o tipo de radicalização da "frente popular". Por esse termo, estou tentando descrever uma ampla onda de radicalização que atravessou a sociedade grega entre 2010-2012 e, em menor medida, 2012-2015. Essa radicalização queria uma mudança real, mas não era suficientemente madura para identificar o inimigo. Recusou-se a procurar o inimigo no lugar certo (culpando sempre os "estrangeiros" ou os "traidores" etc. e apelava a burguesia nativa sob um véu de "unidade nacional", da "pequena Grécia pobre contra a grande Europa má", etc.). Esta forma de radicalização, que representava principalmente soluções fáceis e formas de sair da crise, foi capaz de atrair um grande número da população. De agora em diante, essa radicalização de massa não será repetida. Ainda haverá uma radicalização, mas de uma quantidade e qualidade diferentes.

A maior parte do proletariado é desmoralizada e na busca de soluções individuais, especialmente na ausência de uma alternativa política crível da classe trabalhadora. A burguesia está aumentando o assalto contra os direitos dos trabalhadores, separando o que resta do "estado do bem-estar" e deixando claro que a era do contrato social e de um certo acordo entre as classes desapareceu. Este processo é encontrado com pouca resistência do nosso campo de classe. Nós argumentamos que a vanguarda deve chegar a um acordo com o fato de que o tempo de protesto social e luta de classes dentro dos limites aceitáveis do período anterior acabou. A experiência SYRIZA fornece mais uma prova de que não há nenhum caminho a seguir, mas a luta intransigente contra a burguesia e seu estado.

Sobre as posições do CLQI acerca da Grécia

O artigo do camarada Downing é bom. Concordamos com a crítica que ele faz em relação às posições do KKE e do SEP, e com a necessidade de um método de transição. Suas críticas para os grupos esquerdistas gregos também são consequentes; especialmente a parte em que ele menciona que quase ninguém se preocupou em abordar a questão do estado. O título pode ter sido um pouco otimista demais, mas ele certamente não é culpado da incompetência da esquerda grega.
Também lemos a Declaração do CLQI. Nós consideramos isso um documento importante, mas não tivemos tempo ainda para abordá-lo da maneira que deveríamos de forma adequada.

Espero que o acima ajude a esclarecer melhor a nossa perspectiva. Estamos, claro, abertos a qualquer crítica e comentários que você ainda possa ter.

Saudações vermelhas da Grécia!


P. P. pela Ação Revolucionária Comunista

Notas


[1] ‘Syriza: O populismo pequeno burguês gerindo o Estado capitalista, em meio a nova guerra fria’, 19/02/2015

https://socialistfight.com/2015/07/02/the-greek-revolution-has-begun-vote-no/


Artigos relacionados

Dez posições acerca da revolução e da identidade comunista hoje
Ação Revolucionária Comunista - KED/Grécia

Cavalo grego
Mário Medina, TR, Frente Comunista dos Trabalhadores